TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28186 Mensagem por Penguin » Qua Jan 06, 2010 11:42 pm

Wolfgang escreveu:Quero ver a cara de todo mundo quando o relatório real vier à tona e não indicar o Gripen com a melhor média no geral. Me cobrem.
Pedro Paulo ( http://panoramaglobal-estrategia.blogspot.com/ ) vaza no seu Blog o resultado do relatório com a nova metodologia das cores:
Os quatro-estrelas colocaram um bocado de azul na linha do F/A-18E/F, considerado a pior proposta em termos de transferência de tecnologia. tornando-o a primeira escolha da Força.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28187 Mensagem por Wardog » Qua Jan 06, 2010 11:45 pm

Carlos Mathias escreveu:Gomu, me perdoe, mas por favor:

AI MEU DEUS QUE QUE EU FASSO AGORA????

Sobre a manutenção.
Bem, hoje eu não estou mais a fim de debater isso.

Q q nóis faiz agora???




Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28188 Mensagem por Wardog » Qua Jan 06, 2010 11:46 pm

Mas esse negócio das cores foi o primeiro, depois ele mandou refazer com cores mais tropicais.




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28189 Mensagem por PRick » Qua Jan 06, 2010 11:49 pm

Santiago escreveu:
Wolfgang escreveu:Quero ver a cara de todo mundo quando o relatório real vier à tona e não indicar o Gripen com a melhor média no geral. Me cobrem.
Pedro Paulo ( http://panoramaglobal-estrategia.blogspot.com/ ) vaza no seu Blog o resultado do relatório com a nova metodologia das cores:
Os quatro-estrelas colocaram um bocado de azul na linha do F/A-18E/F, considerado a pior proposta em termos de transferência de tecnologia. tornando-o a primeira escolha da Força.

Agora nós vamos ver um festival de cores, vai ser um arco-íris mediático. :lol: :lol: :lol:

[]´s




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28190 Mensagem por Penguin » Qua Jan 06, 2010 11:49 pm

Santiago escreveu:[ quote="AlbertoRJ"]
Santiago escreveu:[ quote="helio"] Matheus
Eu acho que na ocasião que selecionaram os 3 candidatos, não haviam ainda avaliado com precisão cada candidato. Ao fazer isto a FAB pode(veja bem, é apenas uma suposição) ter encontrado motivos de colocar em ultimo lugar.
Esta coisa que se comenta aqui "qualquer um dos três serviria" a meu ver não foi dita pela FAB.

Abraços
Hélio
Naquele momento (RFI) eram apenas as informações dos fabricantes.
Depois do short list começou as análises mais profundas, incluindo vôos, visitas às fábricas, operadores e outros detalhes: o que, como, quando e quanto.

[]s
Quer dizer que a escolha não se dará mais entre os 3 selecionados?
Não entendi.

[]'s[/quote]

-----------------------------------

Não. Após o short list o processo de avaliação se aprofundou em cada um dos candidatos. O conhecimento sobre cada um e sobre cada proposta aumentou muito em relação ao anúncio do short list.

[]s[/quote]

-----------------------------------

Houve confusão. Queria dizer: "Não, ela está se dando entre os 3 selecionados".

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28191 Mensagem por Wolfgang » Qua Jan 06, 2010 11:50 pm

Santiago escreveu:
Wolfgang escreveu:Quero ver a cara de todo mundo quando o relatório real vier à tona e não indicar o Gripen com a melhor média no geral. Me cobrem.
Pedro Paulo ( http://panoramaglobal-estrategia.blogspot.com/ ) vaza no seu Blog o resultado do relatório com a nova metodologia das cores:
Os quatro-estrelas colocaram um bocado de azul na linha do F/A-18E/F, considerado a pior proposta em termos de transferência de tecnologia. tornando-o a primeira escolha da Força.

Então o custo de operação não é mais problema? Porque o SH é caça pesado e custa uma baba para operar. Estão vendo que nada faz sentido...? E se o SH tiver ganho em primeiro, o Gripen em segundo e o Rafa em terceiro, mas a diferença for mínima? O SH está de acordo com a END no quesito transferência de tecnologia? Não. O Gripen está no quesito geopolítico? Não. O Rafale pode estar.
Se a FAB não entendeu isso - e segundo parte da mídia o Saito compreendeu muito bem - esse relatório vai trazer o Rafale como primeiro. Anotem.




Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28192 Mensagem por Wardog » Qua Jan 06, 2010 11:52 pm

A que venha o RafalLISE!
Cansei ja... Se não der pra operar essa bosta quero que se foda tmb.
Agora só vou fazer campanha eleitoral pra Dilma! BOM DILMA!




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28193 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Jan 06, 2010 11:53 pm

Segundo o que o pessoal bem informado adiantou, a nota plantada foi só o começo e vem mais coisas do gênero por aí. É o golpe do FX2. :lol:
Vamos aguardar os próximos capítulos.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28194 Mensagem por Wolfgang » Qua Jan 06, 2010 11:55 pm

gomugomu escreveu:A que venha o RafalLISE!
Cansei ja... Se não der pra operar essa bosta quero que se foda tmb.
Agora só vou fazer campanha eleitoral pra Dilma! BOM DILMA!
A FAB quer mais F-5 e se tornar o maior museu aeronáutico do mundo. :mrgreen:




Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28195 Mensagem por Wardog » Qua Jan 06, 2010 11:57 pm

Puta que pariu, como é difícil compra uns avião no Brasil.
MELLLL DEUS!




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28196 Mensagem por Penguin » Qua Jan 06, 2010 11:59 pm

Wolfgang escreveu:Admitir esse tese, Santiago, é admitir a TOTAL incompetência da FAB. Os parâmetros do que ela podia arcar deveria estar incluso no RFI. Sob essas condições, se eu fosse o Lula, cancelava essa pu..... logo.
Vamos supor que a Saab não tivesse atendido aos requerimentos técnicos, de desempenho ou de ToT . Ele não iria para o short list. Iria no seu lugar o quarto melhor colocado. Quem seria esse? Seria com certeza um bimotor.

Os custos continuariam um fator relevante. Qual dos 3 apresentariam a melhor relação custo-benefício?

O Gripen NG, tendo atendido aos requerimentos técnicos e de desempenho estabelecidos pela FAB, provavelmente teria uma muito boa relação custo-benefício. O ponto de críticas seria o risco maior do projeto. Porém maiores risco geralmente estão relacionados a maiores benefícios.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28197 Mensagem por Wolfgang » Qui Jan 07, 2010 12:04 am

Santiago escreveu:
Wolfgang escreveu:Admitir esse tese, Santiago, é admitir a TOTAL incompetência da FAB. Os parâmetros do que ela podia arcar deveria estar incluso no RFI. Sob essas condições, se eu fosse o Lula, cancelava essa pu..... logo.
Vamos supor que a Saab não tivesse atendido aos requerimentos técnicos, de desempenho ou de ToT . Ele não iria para o short list. Iria no seu lugar o quarto melhor colocado. Quem seria esse? Seria com certeza um bimotor.

Os custos continuariam um fator relevante. Qual dos 3 apresentariam a melhor relação custo-benefício?

O Gripen NG, tendo atendido aos requerimentos técnicos e de desempenho estabelecidos pela FAB, provavelmente teria uma muito boa relação custo-benefício. O ponto de críticas seria o risco maior do projeto. Porém maiores risco geralmente estão relacionados a maiores benefícios.

[]s
Sim, Santiago, mas a idéia do RFI era: o que a FAB não quer de qualquer jeito? Excluiu EF, SU e F-16? Então, o Presidente da República, em sua prerrogativa escolhe o que achar melhor.
Gente, estamos trocando F-5 por Rafale, não F-14 por F-18. Estamos melhorando, não piorando. Medo de não ter $? Se o GF não quiser mais que a FAB opere caças, diminui o orçamento, independente de qualquer coisa... A FAB está jogando gol a gol com sem goleiro do outro lado e está com medo de errar. Pô, muda de esporte. Sei lá, bocha...




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28198 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Jan 07, 2010 12:05 am

ABIN neles.
Imagem




Alberto -
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18506
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2379 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28199 Mensagem por knigh7 » Qui Jan 07, 2010 12:07 am

orestespf escreveu:
kirk escreveu:TEM MAIS UM PROBLEMINHA QUE O PESSOAL AQUI TA SE ESQUECENDO ;

A matéria não fala SOMENTE do preço do Rafale "Eliane Castanhêde" :-

1) Continuou com valores considerados proibitivos, ao contrário do que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, havia prometido a Lula.

2) O prometido repasse de tecnologia foi considerado muito aquém da ambição Brasileira. Trata-se de um “produto pronto”, que teria, ou terá, dificuldades para ser vendido a outros países a partir do Brasil.

3) A Embraer, consultada pela Aeronáutica, declarou que, se fosse o Rafale, não teria interesse em participar do projeto, pois lucraria muito pouco em tecnologia e em negócios.

Sds
kirk
Kirk, sem querer ser chato, mas isto foi negado pelo JN e JG hoje em nota encaminha (pelas empresas) à Globo. Então... É passado o que disse. :wink:
a Embraer apenas lançou uma nota "água com açúcar" dizendo que não tem preferências.
Ora, iria novamente tomar um cala boca do Lobista do Rafale Jobim, após o Vice Presidente para a Aérea de Defesa da Empresa afirmar em 2 entrevistas que aproposta da SAAB era a que oferecia melhor transf. de tecnologia?

A bem verdade, o Presidente Lula é um rolo compressor: no FX1, a FAB não quis os Mirage 2000BR. Então ele simplesmente cancelou a disputa.
Ferrou a nossa Defesa Aérea




Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#28200 Mensagem por Mapinguari » Qui Jan 07, 2010 12:10 am

Gandalf escreveu:
Dieneces escreveu:Faltam 9 meses e a Dilma não consegue sair do starting gate . O Lula precisa de um semestre SÓ de notícias boas para turbinar sua pupila . Os números das pesquisas estão aí . Basta lê-los com olhos críticos .
Mas as eleições ainda nem começaram, a Dilma nem se apresentou a boa parte do povo brasileiro, quando isso acontecer o índice do Serra vai cair igual chumbo na água.
No Amazonas, é Dilma na cabeça!




Mapinguari

Imagem
Responder