Reafirmo que tudo isto poderia ser evitado se o Lula não tivesse anunciado em publico a sua preferencia pelo Rafale e que autorizou iniciar as negociações com a Dassault em setembro do ano passado.
Ele poderia simplesmente aguardar a conclusão do relatório da FAB(naquela época não estava ainda concluida) e pelo poder que lhe confere simplesmente escolher o favorito. Simples assim, não haveria nenhuma polemica.
Se ele agiu assim com a esperança de poder barganhar melhor com os franceses, não imaginava que este tema fosse virar uma discussão nacional. Hoje, os maiores jornais do país noticiaram na primeira página o assunto. O resultado é que virou tema corrente entre os politicos em Brasília, cada um emitindo as mais diversas opiniões.
Agora, qualquer que seja a decisão dele, terá que estar coberta de esclarecimentos."...
Hélio, porque anunciar isso assim de supetão? Só porque o Lula quis é simplório demais.
Cachaça e caganeira eu acredito que você não vai colocar como explicação, como muitos fizeram, você está beeem acima disso.
Se tudo estivesse calmo abaixo da linha d'água, digamos assim, bastaria dizer ao Sarkozy para esperar mais um pouco que a fatura era liquidada.
Então, porque anunciar de supetão, antes da data?
O Lula ser chamado de burro e cachaceiro tudo bem, mas o presidente da França ser colocado no mesmo saco?
Ambos acertaram a nota e o cmte da FAB estava sabendo, todos os principais nevolvidos sabiam que ia sair.
Essa conversa de forçar preço me parece simplória também, os serviços de informação dos países existem e trabalham muito nestas horas, uma jogada tão simplória seria vista longe.
Agora, por outro lado, se pensarmos que se estaria fechando uma aliança estratégica com A maiúsculo entre Brasil X França, que agora o eixo de poder na América do Sul realmente estava para mudar de inclinação, e definitivamente.
Pensemos que o domínio do Atlântico Sul é uma aspiração brasileira e que dessa forma, com uma MB forte, uma FAB poderosa e um EB idem; isso tudo estaria se tornando uma realidade num horizonte razoavelmente curto e crível, crível como nunca o foi.
Você não pensa nem por um minuto que por trás das cortinas palacianas, por trás dos hangares, por trás das conversas diplomáticas e por trás das trocas de informações entre países, alguém começou a mexer seus pauzinhos para barrar essa derrota estratégica?
Quem realmente antecipou o anúncio das negociações com a França?
A antecipação foi causa ou efeito?
Eu fico coma segunda opção. Assim como a antecipação da short-list, e que com ela o GF perdeu um trunfo fortíssimo.
Acho que hoje muitos concordam comigo sobre isso.