TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27316 Mensagem por Skyway » Ter Jan 05, 2010 1:29 pm

Wolfgang escreveu:
Skyway escreveu: Mas Wolf, nada vazou! Não existe tal documento que afirma que a FAB prefere o Gripen, capiche?
É simples, esse "documento" da "notícia" não possui os mesmos parâmetros esperados do documento original, não possui as mesmas características.

Um abraço!

Eu sei! É esforço retórico. Tem gente que acredita que vazou e que isso é bom. Demais, né? :wink:
:wink:




AD ASTRA PER ASPERA
Gandalf
Júnior
Júnior
Mensagens: 75
Registrado em: Sex Dez 04, 2009 6:06 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27317 Mensagem por Gandalf » Ter Jan 05, 2010 1:35 pm

Fico pensando se tivesse sido o Gripen que o Lula falou naquele fatídico dia 7 de setembro...Uma hora dessas a manchete seria outra: "FAB diz que gripen é a pior escolha", "Caça francês obteve ótimo desempenho em treinamento no Oriente Médio contra caças americanos de última geração", bom, por aí vai...




Loki
Sênior
Sênior
Mensagens: 880
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 2:19 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27318 Mensagem por Loki » Ter Jan 05, 2010 1:35 pm

Nossa almocei rápido, 5 páginas só!!!! :twisted:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27319 Mensagem por Marino » Ter Jan 05, 2010 1:39 pm

Jin Jones, eu acho que o Marino não precisa ler nada. Ele já leu o suficiente. Ele é oficial da Marinha Brasileira...
Caro Bolovo, agradeço toda a qualquer indicação de leitura. Ler nunca é demais.
Mas estou aguardando a resposta do Jin para meu questionamento, que não veio com o último post.
Abração




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27320 Mensagem por Enlil » Ter Jan 05, 2010 1:41 pm

Marino escreveu:
Jin Jones escreveu: Partindo desse principio, GRAÇAS A DÉUS que não houve o conflito entre EUA X URSS, a forta americana não duraria 1 semana com as dezenas de SSN de ataque Soviéticos no Atlantico Norte.:shock:
Bom, não sei o que este seu post tem a ver com o anterior. Mas estou disponível para respondê-lo.
Interessante sua afirmação. Vc deve saber da rede SOSUS, na fenda GIUK, e as CAPTOR posicionadas, ou não?
Também sobre a doutrina americana de colocar um ssn caçando cada ssn soviético, ou não?
Então, a previsão de uma semana é interessante, só isso.

E o mesmo pânico devia estar sentindo o Almirantado Soviético em relação aos SSN americanos.
Será? O DEVIA de sua resposta antecipa o que penso.
Vou lhe sujerir uma boa leitura - A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL - AGOSTO DE 1985, escrito por, um Gen. da OTAN ( talvez ele entenda alguma coisa de assuntos militares 8-] )
GENERAL SIR JOHN HACKETT, dá uma boa idéia de como seria a escala de um eventual conflito desses.
Já li esta ficção, publicada pela BIBLIEX já há muito. Também não lhe ajuda a responder seu post anterior, mas obrigado pela indicação.
Por acaso voce sabia que o torpedo MK-46, usado pela Royal Navy e pela maioria das marinhas da OTAN, foi desenvolvido para combater os ruidosos SSN Russos em grandes profundidades e não um SSK estacionado no fundo raso.
Bom, como o MK46 possui um sonar ativo, para ele tanto faz se é ruidoso ou silencioso o alvo. Vc pode dizer qual a profundidade mínima de lançamento do 46, para sustentar sua afirmação? Eu posso.
Também não vejo como isso ajuda a responder seu post.

O desenvolvimento de guerra em aguas rasas é algo recente, e só agora as marinhas modernas estão se equipando para enfrentar tal adversário.
Recente para quem? E de que forma isso responde seu post anterior?
Mas é lógico que vc deve saber disso.
E muito mais, pois esta É MINHA ÁREA.
Afinal nem todos são ignorantes como eu, né cavalheiro !
Não lhe chamei de ignorante, muito pelo contrário, chamei de iluminado.
Mas vc não explicou sua conclusão, como pedi. Estou aguardando um post direto, com resposta clara à minha pergunta, sem tergiversações ou desvios para outros campos, em que terei o maior prazer em debater lá nas navais.
Poucas pessoas devem ser mais avessas do q eu a "carteiraços" mas acho q o colega Jin Jones não sabe com quem está falando :lol:...

Também tenho o A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL e justamente ele foi escrito a partir da opinião pessoal de UM Gen. da OTAN, em 1985...




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27321 Mensagem por Penguin » Ter Jan 05, 2010 1:45 pm





Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27322 Mensagem por Sintra » Ter Jan 05, 2010 1:45 pm

Marino escreveu:
Jin Jones, eu acho que o Marino não precisa ler nada. Ele já leu o suficiente. Ele é oficial da Marinha Brasileira...
Caro Bolovo, agradeço toda a qualquer indicação de leitura. Ler nunca é demais.
Mas estou aguardando a resposta do Jin para meu questionamento, que não veio com o último post.
Abração
Marino

Eu estaria a viajar muito na maionese se disse-se que qualquer SSN de uma potência média que estivesse a ponto de chegar a "vias de facto" com os Estados Unidos estaria a ser seguido 24 horas sobre 24 horas por dia por um par de Hunter-Killers da US Navy a partir do exacto momento em que saisse do porto?

Abraço




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3217
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 216 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27323 Mensagem por jumentodonordeste » Ter Jan 05, 2010 1:46 pm

Marino,

Favor enviar seu posto na MB para matar minha curiosidade.

Enviar nome, endereço e foto 4x4 para que eu possa enviar a blue transporter até aí. :mrgreen:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27324 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 05, 2010 1:48 pm

Marino escreveu:
Jin Jones, eu acho que o Marino não precisa ler nada. Ele já leu o suficiente. Ele é oficial da Marinha Brasileira...
Caro Bolovo, agradeço toda a qualquer indicação de leitura. Ler nunca é demais.
Mas estou aguardando a resposta do Jin para meu questionamento, que não veio com o último post.
Abração
Vendo agora, eu sinto que me meti no meio de uma conversa que eu tinha nada a ver. :oops:

Desculpas.

Mas enfim, o livro parece ser bom, apesar de nunca o ter lido, mas sempre o procurado... :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27325 Mensagem por Penguin » Ter Jan 05, 2010 1:49 pm

Sintra escreveu:
Marino escreveu: Caro Bolovo, agradeço toda a qualquer indicação de leitura. Ler nunca é demais.
Mas estou aguardando a resposta do Jin para meu questionamento, que não veio com o último post.
Abração
Marino

Eu estaria a viajar muito na maionese se disse-se que qualquer SSN de uma potência média que estivesse a ponto de chegar a "vias de facto" com os Estados Unidos estaria a ser seguido 24 horas sobre 24 horas por dia por um par de Hunter-Killers da US Navy a partir do exacto momento em que saisse do porto?

Abraço
Também sobre a doutrina americana de colocar um ssn caçando cada ssn soviético, ou não?
Já li sobre isso também.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27326 Mensagem por Marino » Ter Jan 05, 2010 1:50 pm

Sintra escreveu:
Marino escreveu: Caro Bolovo, agradeço toda a qualquer indicação de leitura. Ler nunca é demais.
Mas estou aguardando a resposta do Jin para meu questionamento, que não veio com o último post.
Abração
Marino

Eu estaria a viajar muito na maionese se disse-se que qualquer SSN de uma potência média que estivesse a ponto de chegar a "vias de facto" com os Estados Unidos estaria a ser seguido 24 horas sobre 24 horas por dia por um par de Hunter-Killers da US Navy a partir do exacto momento em que saisse do porto?

Abraço
Não, não estaria.
A questão seria a potência média antecipar a crise e mandar para o mar seus submarinos, principalmente se esta potência estiver em um TO não prioritário e tiver tempo para fazer isso.
Também não devem ser esquecidos os SSK desta potência, que navegariam em águas muito rasas, evadindo qualquer perseguidor, antes de "amarar" e seguir para suas zonas de patrulha.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27327 Mensagem por Marino » Ter Jan 05, 2010 1:52 pm

jumentodonordeste escreveu:Marino,

Favor enviar seu posto na MB para matar minha curiosidade.

Enviar nome, endereço e foto 4x4 para que eu possa enviar a blue transporter até aí. :mrgreen:
:lol: :lol: :lol:
Já disse várias vezes que sou CMG. O resto, fica para quando eu for para a reserva. Desta maneira, mantenho minha independência, escrevendo o que penso sem interferências de ninguém.
Muitos aqui me conhecem, mas vamos ficar só com eles, pelo menos por enquanto.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
JulianC
Júnior
Júnior
Mensagens: 43
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 4:08 pm
Localização: Santa Catarina

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27328 Mensagem por JulianC » Ter Jan 05, 2010 1:53 pm

O livro eh legal, especialmente o primeiro capitulo, com descricao de combates iniciais...depois perde um pouco a graça.




Imagem
Loki
Sênior
Sênior
Mensagens: 880
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 2:19 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27329 Mensagem por Loki » Ter Jan 05, 2010 1:54 pm

Gostei do "blue transporter" seria a famigerada Kombi Azul?




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27330 Mensagem por gaitero » Ter Jan 05, 2010 1:55 pm

Sintra escreveu:
Marino escreveu: Caro Bolovo, agradeço toda a qualquer indicação de leitura. Ler nunca é demais.
Mas estou aguardando a resposta do Jin para meu questionamento, que não veio com o último post.
Abração
Marino

Eu estaria a viajar muito na maionese se disse-se que qualquer SSN de uma potência média que estivesse a ponto de chegar a "vias de facto" com os Estados Unidos estaria a ser seguido 24 horas sobre 24 horas por dia por um par de Hunter-Killers da US Navy a partir do exacto momento em que saisse do porto?

Abraço
Não estaria não... Acredito que seria esta justamente a maior preocupação de qualquer pot~encia média.

Pero... São poucos aqui que tem este mito de que o Brasil esta a armar-se para entrar em guerra com uma potencia do porte dos EUA. Na verdade hoje, NENHUA potência teria capacidades bélicas e econômicas para sustentar uma guerra com os EUA.

O ponto em questão neste caso específico seria proteger o Brasil de todos os demais países, que sem dúvida nunca chegarão a ter o mesmo poderio bélico norte americano. Porém vale destacar que para o caso específico Brasileiro, é interessante deter de avançados meios em todos os setores, para permitir ao mesmo acompanhar o desenvolvimen to futuro de novas tecnologias.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Responder