TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27256 Mensagem por Marino » Ter Jan 05, 2010 12:22 pm

Ao contrário da Marinha, a FAB está deixando claro que é ela quem escolhe seus aviões de primeira linha
Adriano, não entendi este seu post, por isso peço para explicá-lo, para que eu não faça mau juízo e responda como pensei inicialmente.
Por acaso vc diz que não foi a MB que escolheu seus meios?
Você acompanhou TODO o processo de escolha dos submarinos?
Você acompanhou TODAS as respostas da MB, explicando ou desmentindo notas e reportagens como esta que vemos hoje?
Você viu que o TCU acompanhou desde o início TODO o processo da MB?
Você acompanhou o lobby montado pelos alemães de maneira a denegrir a escolha da MB?
Se não, comece lendo aqui, as notas OFICIAIS da MB:
http://www.mar.mil.br/imprensa/respostas_a_imp.html
http://www.mar.mil.br/imprensa/esclarecimentos.html
Após sua leitura, estarei aqui esperando sua resposta.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27257 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 05, 2010 12:23 pm

Wolfgang escreveu:Se o apontado for o preço, mas o Rafale ganhar na parte técnica, a END já prevê um aumento substancial no orçamento das FAs. Quem chega na Volks com o pai podendo pagar um Jetta e pega um Gol completinho 1.0?
Medo da mesada ou do emprego de estagiário não der para pagar pelo carro? Pows, mas hoje você anda de Scooter e o $ já não dá!
Olha, falar uma coisa. Esse "prevê" é uma palavra beem legal. :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27258 Mensagem por Wolfgang » Ter Jan 05, 2010 12:26 pm

Bolovo escreveu:
Wolfgang escreveu:Se o apontado for o preço, mas o Rafale ganhar na parte técnica, a END já prevê um aumento substancial no orçamento das FAs. Quem chega na Volks com o pai podendo pagar um Jetta e pega um Gol completinho 1.0?
Medo da mesada ou do emprego de estagiário não der para pagar pelo carro? Pows, mas hoje você anda de Scooter e o $ já não dá!
Olha, falar uma coisa. Esse "prevê" é uma palavra beem legal. :mrgreen:
Bolovo, sem a END não vejo motivo para a MB ter subs nucleares nem a FAB o F-X. Sério. Se não acreditarmos nisso como discutir até mesmo Gripen C na FAB? Sei lá, às vezes deseanima porque parece que discutimos só bobagens por aqui.




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27259 Mensagem por gaitero » Ter Jan 05, 2010 12:27 pm

Marino escreveu:
Ao contrário da Marinha, a FAB está deixando claro que é ela quem escolhe seus aviões de primeira linha
Adriano, não entendi este seu post, por isso peço para explicá-lo, para que eu não faça mau juízo e responda como pensei inicialmente.
Por acaso vc diz que não foi a MB que escolheu seus meios?
Você acompanhou TODO o processo de escolha dos submarinos?
Você acompanhou TODAS as respostas da MB, explicando ou desmentindo notas e reportagens como esta que vemos hoje?
Você viu que o TCU acompanhou desde o início TODO o processo da MB?
Você acompanhou o lobby montado pelos alemães de maneira a denegrir a escolha da MB?
Se não, comece lendo aqui, as notas OFICIAIS da MB:
http://www.mar.mil.br/imprensa/respostas_a_imp.html
http://www.mar.mil.br/imprensa/esclarecimentos.html
Após sua leitura, estarei aqui esperando sua resposta.
Vale lembrar que na época foi a propria folha de são paulo, o principal meio de desinformação dos brasileiros... :roll:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27260 Mensagem por Wardog » Ter Jan 05, 2010 12:27 pm

Mas essa é a verdade.

Somos um bando de macacos discutindo bananas.
Tenho que admitir.




Avatar do usuário
Jin Jones
Sênior
Sênior
Mensagens: 1005
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 2:18 pm
Localização: Santos/SP

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27261 Mensagem por Jin Jones » Ter Jan 05, 2010 12:27 pm

Tá na cara que o relatório foi vasado propositadamente, e é bem capaz que cabeças venham a rolar, mas se for do Saito, ai isso vai estourar forte na midia, ai eu pergunto .....
Será que o GF vai querer atrair para o FX mais midia investigativa ? :wink:

Já não de hoje que a FAB está com esse Gov. entalado na garganta e isso só vai parar quando chagar novo inquilino no Palácio do Planalto.
A FAB não tem pressa, se tiver que ficar com as tranqueiras voando por mais 1 ano, tudo bem.

Mesmo se o FX a assinatura de contrato do Gripen sair só em 2011, a Suécia tem vários Gripen A estocados prontinhos para cruzar o Atlantico caso o BR precise aposentar urgentemente os F-5M ( o que é de longe, muito melhor que os M-2000c atuais ), o que significa que o prazo de 2014 ainda é válido.




Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27262 Mensagem por GDA_Fear » Ter Jan 05, 2010 12:28 pm

Adriano escreveu:Pronto.... quando a notícia é contra o que se espera, está errada ou é fruto de notícia paga...

Senhores, basta uma simples análise desapaixonada sobre o andar da carruagem do F-X2 para se perceber que o Rafale ficou lá em baixo na análise da FAB. Não interessa agora qual o motivo, interessa é que a FAB não prefere o Rafale. Se a FAB não souber do que precisa pra defender o país, quem é que sabe? Vocês?

Ao contrário da Marinha, a FAB está deixando claro que é ela quem escolhe seus aviões de primeira linha. Ela já fez isso antes no F-X. Perdeu a compra mas não se vendeu. Parabéns a FAB pela decisão de manter sua soberania, mesmo contra a vontade do NJ e do próprio presidente! Quem entende de defesa, geopolítica e END são as forças armadas e não NJ ou Jobim. São nossos brigadeiros que cursaram a Escola Superior de Guerra e não o Lula.
Se vierem os Rafales, ela os usará, mas não caberá a ela a responsabilidade da má escolha.

Adriano
JulianC escreveu:PERFEITO!
X3




Editado pela última vez por GDA_Fear em Ter Jan 05, 2010 12:32 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27263 Mensagem por Marino » Ter Jan 05, 2010 12:28 pm

Voce tem razão, um ÚNICO SSN e uma polga para a NAVY é a mesma merda !
Como se esse tal de SSN podesse neutralizar a maior e mais moderna marinha do mundo, realmente eles devem estar se mijando de medo
Jin Jones, por isso eu sou mais leitor que colaborador aqui nas aéreas.
Creio que vc deve abrir um tópico nas navais e explicar detalhadamente sua conclusão, para que possamos todos beber na fonte que ilumina nossa ignorância.
Mas não se esqueça de levar em conta o que já lhe escreveram sobre o único submarino convencional argentino nas Malvinas, que por acaso fez a FT inglesa gastar TODO o estoque de armas A/S antes de chegar no TO.
Isso entre outras coisas, como, p. ex., não será somente UM SSN a ser construído para a MB.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Knight
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 289
Registrado em: Dom Jul 08, 2007 12:26 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27264 Mensagem por Knight » Ter Jan 05, 2010 12:30 pm

orestespf escreveu:PERGUNTAS, FATOS E CONTRADIÇÕES

...
15) Naturalmente existem muito mais quesitos do que os três apontados pela Eliane em sua matéria (o tal relatório não tem mais de 30 mil páginas? SIC), fica a dúvida: os quesitos restantes são realmente vitais a ponto de poder alterar a classificação ou só existem para passar a ideia de seriedade em todo o processo?



PS: parabéns ao Leonardo (Skyway) pelo post da página 1811, o mais lúcido que pude ler recentemente. :wink:
Orestes.

Gostei muito deste item 15 e peço sua licença para comentar um pouco.

Especulo que a Eliane não leu todas as páginas (as 30 mil).

O "resumo" que a Eliane teve acesso pode até conter fragmentos da verdade, mas isso não o torna o relatório da FAB.

Nenhum dos avaliados atingiu "nota máxima" em todos os quesitos.

Então, dependendo dos quesitos compilados, um resumo pode apontar qualquer um deles.

Considero que o interesse de quem elaborou o "resumo" direcionou a classificação.

Com minhas limitações, imagino que o "resumo" oficial será do GF e principalmente a classificação (que ainda levará em conta mais quesitos que os do relatório).

Agora minha conclusão (que pode ir direto pro mangue).
Esta matéria mais atrapalha o Rafale do que ajuda o Gripen.
Considero até que atrapalha um pouco o Gripen.
Quem sobra? O F-18
Parece (pra mim) que quem parecia quieto não está tão quieto assim.

Abração.

Knight-MSoares




Avatar do usuário
alexmabastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27265 Mensagem por alexmabastos » Ter Jan 05, 2010 12:31 pm

Jin Jones escreveu:Tá na cara que o relatório foi vasado propositadamente, e é bem capaz que cabeças venham a rolar, mas se for do Saito, ai isso vai estourar forte na midia, ai eu pergunto .....
Será que o GF vai querer atrair para o FX mais midia investigativa ? :wink:

Já não de hoje que a FAB está com esse Gov. entalado na garganta e isso só vai parar quando chagar novo inquilino no Palácio do Planalto.
A FAB não tem pressa, se tiver que ficar com as tranqueiras voando por mais 1 ano, tudo bem.

Mesmo se o FX a assinatura de contrato do Gripen sair só em 2011, a Suécia tem vários Gripen A estocados prontinhos para cruzar o Atlantico caso o BR precise aposentar urgentemente os F-5M ( o que é de longe, muito melhor que os M-2000c atuais ), o que significa que o prazo de 2014 ainda é válido.
Serra?
Se for o Serra amigo, virão F18 de prateleira.




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27266 Mensagem por soultrain » Ter Jan 05, 2010 12:32 pm

Knight escreveu:
Agora minha conclusão (que pode ir direto pro mangue).
Esta matéria mais atrapalha o Rafale do que ajuda o Gripen.
Considero até que atrapalha um pouco o Gripen.
Quem sobra? O F-18
Parece (pra mim) que quem parecia quieto não está tão quieto assim.

Abração.

Knight-MSoares
O que eu pensei exactamente.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27267 Mensagem por Wolfgang » Ter Jan 05, 2010 12:32 pm

Jin Jones escreveu:Tá na cara que o relatório foi vasado propositadamente, e é bem capaz que cabeças venham a rolar, mas se for do Saito, ai isso vai estourar forte na midia, ai eu pergunto .....
Será que o GF vai querer atrair para o FX mais midia investigativa ? :wink:

Já não de hoje que a FAB está com esse Gov. entalado na garganta e isso só vai parar quando chagar novo inquilino no Palácio do Planalto.
A FAB não tem pressa, se tiver que ficar com as tranqueiras voando por mais 1 ano, tudo bem.


Mesmo se o FX a assinatura de contrato do Gripen sair só em 2011, a Suécia tem vários Gripen A estocados prontinhos para cruzar o Atlantico caso o BR precise aposentar urgentemente os F-5M ( o que é de longe, muito melhor que os M-2000c atuais ), o que significa que o prazo de 2014 ainda é válido.
Aí é que você se engana. O próximo inquilino pode f.... literalmente com a FAB, rasgar jornais dentro dos jatos de transporte e jogar no chão para os milicos pegarem....




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27268 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 05, 2010 12:33 pm

Wolfgang escreveu:
Bolovo escreveu: Olha, falar uma coisa. Esse "prevê" é uma palavra beem legal. :mrgreen:
Bolovo, sem a END não vejo motivo para a MB ter subs nucleares nem a FAB o F-X. Sério. Se não acreditarmos nisso como discutir até mesmo Gripen C na FAB? Sei lá, às vezes deseanima porque parece que discutimos só bobagens por aqui.
Também não gosto da palavra "acreditarmos", sei lá, parece que algo como "fé"... :mrgreen:

ps. to so enchendo teu saco, orra! :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27269 Mensagem por gaitero » Ter Jan 05, 2010 12:33 pm

gomugomu escreveu:Mas essa é a verdade.

Somos um bando de macacos discutindo bananas.
Tenho que admitir.
Gomu, passei minhas férias em são paulo... aonde eu estava rolou um tiroteio, e um policial que estava de férias matou 3 pessoas e feriu 1 gravemente. Motivo? O amigo do policial brigou e estava apanhando.

Na folha de são paulo teve um pequeno artigo sobre o incidente, nele estava escrito assim. Policial reclama de barulho no bar e vandalos tentaram invadir o seu prédio. Ele saiu na sacada e deu 2 tiros para o alto, sem demonstrar intimidação o grupo tentou novamente invadir a localidade e o policial atirou contra os vandalos atingindo uma vítima que se encontra internada mas passa bem, o policial retornou a são paulo para prestar escalarecimentos...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55176
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27270 Mensagem por P44 » Ter Jan 05, 2010 12:35 pm

Wolfgang escreveu:
Jin Jones escreveu:Tá na cara que o relatório foi vasado propositadamente, e é bem capaz que cabeças venham a rolar, mas se for do Saito, ai isso vai estourar forte na midia, ai eu pergunto .....
Será que o GF vai querer atrair para o FX mais midia investigativa ? :wink:

Já não de hoje que a FAB está com esse Gov. entalado na garganta e isso só vai parar quando chagar novo inquilino no Palácio do Planalto.
A FAB não tem pressa, se tiver que ficar com as tranqueiras voando por mais 1 ano, tudo bem.


Mesmo se o FX a assinatura de contrato do Gripen sair só em 2011, a Suécia tem vários Gripen A estocados prontinhos para cruzar o Atlantico caso o BR precise aposentar urgentemente os F-5M ( o que é de longe, muito melhor que os M-2000c atuais ), o que significa que o prazo de 2014 ainda é válido.
Aí é que você se engana. O próximo inquilino pode f.... literalmente com a FAB, rasgar jornais dentro dos jatos de transporte e jogar no chão para os milicos pegarem....

mas aí se calhar a FAB até já gosta, é isso? 8-]




Triste sina ter nascido português 👎
Responder