TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27136 Mensagem por kirk » Ter Jan 05, 2010 10:19 am

Amigos, relaxem,

Se der o Gripen será escolhido pelo Presidente, que tem autoridade e jogo de cintura para recuar da decisão, se for o melhor para o país, o Pres. também ficou bem impressionado com a proposta Suéca, e vamos ser sinceros os franceses não cooperaram em nada, e não cumpriram o prometido por Sarkô, o GF fez sua parte na parceria, entretanto a paciência do Brasil do GF e da FAB tem limites, e é bom que os franceses saibam disso!

Sds
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27137 Mensagem por PRick » Ter Jan 05, 2010 10:20 am

Bolovo escreveu:Vamos, legiões gripeiras! Vamos flanquear esses rafaleiros de me%#@!!! Besegra fienden!!!! rs :mrgreen:
Bolovinho saiu da tumba! Mas defender o Gripen é tarefa ardúa demais, por isso contrataram a Eliane, a Folha e a Veja, a tropa de choque tem que ser oposta ao tamanho do caça!! :lol: :lol: :lol:

[]´s




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27138 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 05, 2010 10:21 am

De que cor serão os nossos Gripen? :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Renato Maurer
Júnior
Júnior
Mensagens: 87
Registrado em: Qua Fev 04, 2009 11:13 pm
Agradeceram: 15 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27139 Mensagem por Renato Maurer » Ter Jan 05, 2010 10:21 am

Em primeiro lugar, um feliz ano novo a todos do fórum.

É a primeira vez que eu posto aqui mas acompanho vocês, todos os dias, a mais de dois anos.

Pois bem, a Eliane Cantanhêde é uma jornalista muito bem conceituada e tenho a impressão de que dificilmente ela faria essa matéria sem as informações certas, pois é uma profissional com muito trânsito entre políticos e com ótimo conceito nessas questões. Assim, acho que a informação tem alta probabilidade de ser verdadeira. (Opinião pessoal, somente isso)

Dessa forma, tendo como verdadeira a notícia da Eliane Cantanhêde (mais uma vez, vale frisar, isto é uma opinião pessoal, com base em meus parcos entendimentos de política), acho que o FX-2 está morto e enterredo.

Em ano de eleição, Lula empenhado mais do que nunca em fazer o seu sucessor, não irá se desgastar com ninguem e por isso a única solução que vejo, para não desagradar nenhuma das partes é "deixar a decisão para o próximo presidente", ou seja, bye, bye FX-2. (Uma última vez, isso é uma opinião pessoal)

Um abraço a todos do fórum, um feliz ano novo e que minha leitura esteja errada pois sou um entusiasta dos assuntos militares e gostaria de ver a FAB voando caças de primeira linha.

Renato Maurer




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27140 Mensagem por PRick » Ter Jan 05, 2010 10:22 am

kirk escreveu:Amigos, relaxem,

Se der o Gripen será escolhido pelo Presidente, que tem autoridade e jogo de cintura para recuar da decisão, se for o melhor para o país, o Pres. também ficou bem impressionado com a proposta Suéca, e vamos ser sinceros os franceses não cooperaram em nada, e não cumpriram o prometido por Sarkô, o GF fez sua parte na parceria, entretanto a paciência do Brasil do GF e da FAB tem limites, e é bom que os franceses saibam disso!

Sds
kirk

Mais uma pérola da argumentação gripeira, é por isso, que precisam da Folha e da Veja. Olha que a invenção vai longe, até o Lula ficou impressionado, IMPRESSIONANTE!!! [003] [003] [003]

[]´s




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27141 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 05, 2010 10:22 am

PRick escreveu:
Bolovo escreveu:Vamos, legiões gripeiras! Vamos flanquear esses rafaleiros de me%#@!!! Besegra fienden!!!! rs :mrgreen:
Bolovinho saiu da tumba! Mas defender o Gripen é tarefa ardúa demais, por isso contrataram a Eliane, a Folha e a Veja, a tropa de choque tem que ser oposta ao tamanho do caça!! :lol: :lol: :lol:

[]´s
Bah Prick. Estou só brincando. Nem gostar do NG eu gosto. Mas que o FX2 está engraçado, ah isso está, que novela da porra... entra na onda, vai :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27142 Mensagem por brisa » Ter Jan 05, 2010 10:23 am

Enquanto isso, fico olhando aqui de cima,...... a podridao se degladiando la embaixo 8-]

......vai que o "melhor" ganhe esta josta do FX.... :roll:




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27143 Mensagem por PRick » Ter Jan 05, 2010 10:24 am

Renato Maurer escreveu:Em primeiro lugar, um feliz ano novo a todos do fórum.

É a primeira vez que eu posto aqui mas acompanho vocês, todos os dias, a mais de dois anos.

Pois bem, a Eliane Cantanhêde é uma jornalista muito bem conceituada e tenho a impressão de que dificilmente ela faria essa matéria sem as informações certas, pois é uma profissional com muito trânsito entre políticos e com ótimo conceito nessas questões. Assim, acho que a informação tem alta probabilidade de ser verdadeira. (Opinião pessoal, somente isso)

Dessa forma, tendo como verdadeira a notícia da Eliane Cantanhêde (mais uma vez, vale frisar, isto é uma opinião pessoal, com base em meus parcos entendimentos de política), acho que o FX-2 está morto e enterredo.

Em ano de eleição, Lula empenhado mais do que nunca em fazer o seu sucessor, não irá se desgastar com ninguem e por isso a única solução que vejo, para não desagradar nenhuma das partes é "deixar a decisão para o próximo presidente", ou seja, bye, bye FX-2. (Uma última vez, isso é uma opinião pessoal)

Um abraço a todos do fórum, um feliz ano novo e que minha leitura esteja errada pois sou um entusiasta dos assuntos militares e gostaria de ver a FAB voando caças de primeira linha.

Renato Maurer
:lol: :lol: :lol: A Eliane é um fake construído pela Folha, ela é simplória como jornalista, não faz nada é apenas uma teleguiada, como a maioria hoje em dia.

[]´s




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27144 Mensagem por PRick » Ter Jan 05, 2010 10:25 am

Bolovo escreveu:
PRick escreveu: Bolovinho saiu da tumba! Mas defender o Gripen é tarefa ardúa demais, por isso contrataram a Eliane, a Folha e a Veja, a tropa de choque tem que ser oposta ao tamanho do caça!! :lol: :lol: :lol:

[]´s
Bah Prick. Estou só brincando. Nem gostar do NG eu gosto. Mas que o FX2 está engraçado, ah isso está, que novela da porra... entra na onda, vai :mrgreen:

Sem dúvida, ainda mais com a Eliane de atriz principal.

[]´s




Avatar do usuário
Cunha
Avançado
Avançado
Mensagens: 396
Registrado em: Seg Set 03, 2007 1:46 pm
Localização: Bahia
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27145 Mensagem por Cunha » Ter Jan 05, 2010 10:25 am

Até que haja uma declaração oficial da FAB ou GF, fica o dito pelo não dito. Até lá...
E se de fato o relatório final da FAB vasou dessa forma, quem vasou e por quê?




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27146 Mensagem por PRick » Ter Jan 05, 2010 10:28 am

Walterciclone escreveu:No final das contas com demissão coletiva e tudo "vai dar Rafale" porque já existe um comprometimento político com a França...mas eu só quero ver quem é o brigadeiro que vai assinar isso. O atual da COPAC é que não vai ser...
Não precisa, o Presidente pode assinar sozinho, como sempre foi. Ou pode haver vida pensante além do corpotativismo, e alguém se lembre que pelo menos estarão comprando o melhor, e não o mais barato.

[]´s




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27147 Mensagem por PRick » Ter Jan 05, 2010 10:29 am

Cunha escreveu:Até que haja uma declaração oficial da FAB ou GF, fica o dito pelo não dito. Até lá...
E se de fato o relatório final da FAB vasou dessa forma, quem vasou e por quê?
Só existe uma explicação, o vencedor não é aquilo que o vazamento aponta, assim, tenta-se fabricar mais uma crise.

[]´s




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27148 Mensagem por Enlil » Ter Jan 05, 2010 10:29 am

Santiago escreveu:Tá explicado...
FSP, São Paulo, terça-feira, 05 de janeiro de 2010

Contrariando Lula e Jobim, FAB opta por caças suecos
Aeronáutica recomenda compra do Gripen NG, o mais barato dos finalistas do FX-2

Relatório técnico contraria preferência pública pelos franceses manifestada pelo governo federal; decisão final cabe ao presidente

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e último lugar no relatório técnico que o Comando da Aeronáutica entregou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o projeto FX-2, de renovação da frota da FAB. O Gripen NG, da sueca Saab, ficou em primeiro lugar na avaliação, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, em segundo.
O resultado tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão final sobre o projeto de compra de 36 caças, ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica pró-suecos à preferência política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da área diplomática pela oferta que foi apresentada pelos franceses.
A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota conjunta assinada pelos presidentes Lula e Nicolas Sarkozy, em setembro passado, mas o governo brasileiro recuou depois da repercussão negativa na FAB e entre os concorrentes, já que a avaliação técnica nem sequer havia sido concluída.
Agora, o governo está num impasse: ou passa por cima do relatório da FAB e fica com os Rafale, ou desagrada o governo francês e opta pelo Gripen NG. Formalmente, o presidente Lula está liberado para escolher qualquer um dos três.
Conforme a Folha apurou, o "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo para a classificação do caça sueco: o Gripen NG, até por ser monomotor e ainda em fase de projeto (se baseia no Gripen atual, uma versão inferior em performance), é o mais barato dos três concorrentes finais.
A diferença de valores é tanto no quesito preço do produto como no custo de manutenção. A Saab diz que ofereceu o Gripen pela metade do preço do Rafale, ou seja, algo na casa dos US$ 70 milhões. Afirma que a hora-voo de seu avião é quatro vezes menor do que a do francês, o que a Dassault rejeita: como o Rafale tem duas turbinas, é mais caro de operar, mas teria melhor performance.
Quem vai arcar com todos esses custos, durante os cerca de 30 anos de vida útil do jato, é a FAB, que considera a questão prioritária.
Pesou também o compromisso de transferência de tecnologia. O Gripen NG é um projeto em desenvolvimento que oferece em tese mais acesso a tecnologias para empresas futuramente parceiras, como a Embraer. Há a promessa genérica de produção final no Brasil, mas de resto o Rafale também diz isso. O problema é que o francês é um produto pronto, supostamente com menor taxa de transferência de conhecimento de produção.
O relatório da FAB não considerou como negativo o fato de o jato sueco ser monomotor, já que em aviões modernos isso é visto com um problema menor na incidência de acidentes.
Já o Rafale apresentou três obstáculos, na análise da FAB:
1) Continuou com valores considerados proibitivos, ao contrário do que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, havia prometido a Lula.
2) O prometido repasse de tecnologia foi considerado muito aquém da ambição brasileira. Trata-se de um "produto pronto", que teria, ou terá, dificuldades para ser vendido a outros países a partir do Brasil.
3) A Embraer, consultada pela Aeronáutica, declarou que, se fosse o Rafale, não teria interesse em participar do projeto, pois lucraria muito pouco em tecnologia e em negócios.

O relatório foi feito pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate) e ratificado pelo Alto Comando da Aeronáutica no dia 18 de dezembro.
Jobim voltou ontem à noite a Brasília pronto para se reunir com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Oficialmente, para ganhar tempo, a versão do governo é que a FAB ainda não lhe entregou o documento.
O ministro já sabe do resultado desde uma viagem que fez com Saito à China e à Ucrânia, no final do ano. Os dois aproveitaram uma escala justamente em Paris para discutir a questão com o presidente da Copac, brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, que, conforme a Folha apurou, foi chamado de última hora a viajar à capital francesa para encontrá-los.
É uma das grandes compras em curso no mundo, e pode bater os R$ 10 bilhões.
Em entrevista à Folha em dezembro, Jobim admitiu que tinha interferido para mudar as regras do relatório da Copac, mas sem assumir que a intenção era evitar que a FAB indicasse um favorito que não batesse com o do Planalto.
Isso não está me cheirando bem. Veja e Folha de SP na vanguarda?

A Saab vai repassar q tipo de tecnologia q e a Dassault não faria? E os americanos? A Embraer LUCRARIA muito pouco? Em cima de quem? do Brasil? e/ou de terceiros? Há vendas externas ao Brasil garantidas para o NG ou F-18E/F então?

Q diabos de relatório confidencial é esse q vaza para a imprensa antes de um anúncio oficial?

Isso é INACREDITÁVEL! Se aconteceu de fato é a prova cabal do q foi essa "licitação": um circo!

A questão fundamental é: É FATO mesmo ou mais um factóide plantado pelos interessados de plantão.




Editado pela última vez por Enlil em Ter Jan 05, 2010 10:30 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27149 Mensagem por Adriano » Ter Jan 05, 2010 10:30 am

alexmabastos escreveu:[]´s
Pronto.... quando a notícia é contra o que se espera, está errada ou é fruto de notícia paga...

Senhores, basta uma simples análise desapaixonada sobre o andar da carruagem do F-X2 para se perceber que o Rafale ficou lá em baixo na análise da FAB. Não interessa agora qual o motivo, interessa é que a FAB não prefere o Rafale. Se a FAB não souber do que precisa pra defender o país, quem é que sabe? Vocês?

Ao contrário da Marinha, a FAB está deixando claro que é ela quem escolhe seus aviões de primeira linha. Ela já fez isso antes no F-X. Perdeu a compra mas não se vendeu. Parabéns a FAB pela decisão de manter sua soberania, mesmo contra a vontade do NJ e do próprio presidente! Quem entende de defesa, geopolítica e END são as forças armadas e não NJ ou Lula. São nossos brigadeiros que cursaram a Escola Superior de Guerra e não o Lula.
Se vierem os Rafales, ela os usará, mas não caberá a ela a responsabilidade da má escolha.

Adriano[/quote]

Devo lembrar que a short list incluiu todos os caças que atendiam a FAB e foi feita pela FAB.
Quem define política industrial de defesa é o governo federal.
Se o governo decidir pelo ultimo avaliado e não digo que seria o Rafale, poderia ser qualquer um, os perdedores terão de aceitar pois isso é competência do governo. Se os custos forem muito discrepantes entre Rafale e F18, o escolhido terá que ter justificativa. Se for griffen com certeza será menor pois é 1/2 avião.
Mas qualquer um dos três já foi aceito pela FAB!!
Cada um no seu quadrado. Mas isso vai acabar bem, tenho minhas certezas :mrgreen:[/quote]

Sim, sim.... a escolha final é do governo mas tudo indica que a FAB não prefere o Rafale, senão a escolha já teria sido divulgada.
Só congratulo a FAB por deixar claro o que é melhor para ela, mesmo deixando o presidente de saia curta.

Adriano




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3181
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 11 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27150 Mensagem por FABIO » Ter Jan 05, 2010 10:32 am

não adinata a FAB escolher, quem vai escolher é o LULA, para min o que vier ta´ótimo
ja ouvi dizer que vamos receber 44 mirage 2000-5, se o rafale for escolhido :shock:




Responder