TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27016 Mensagem por Mapinguari » Ter Jan 05, 2010 12:08 am

Enlil escreveu:Pois é, muito improvável q o NG ganhe na India (e mesmo q ganhe os requerimentos indianos são outros), logo há uma forte possibilidade de sermos os únicos operadores; há, mas os suecos incorporarão incríveis 10 exemplares.... Enfim, ouso falar em desespero, mas será q alguém acha q o projeto NG sobreviverá senão ganhar no Brasil ou na India? É praticamente certo q a dinastia Gripen ficará no C caso não ganhe uma das duas licitações...
Enlil, eu nunca disse que se o Brasil e Índia, ou ao menos um dos dois (ou qualquer outro país) não vier a adiqurir o Gripen NG, o programa não deverá parar no Gripen C/D. Neste ponto, eu concordo.
Mas a Dassault também se verá em apuros, se continuar não vendendo Rafale. A França continuará sendo a única operadora do avião. O que, em minha opinião, seria uma pena, do mesmo modo que eu consideraria uma pena não ver o Gripen NG equipando várias forças aéreas. Como foi uma pena para mim não ver o Northrop F-20 Tigershark produzido em série.




Editado pela última vez por Mapinguari em Ter Jan 05, 2010 1:00 am, em um total de 1 vez.
Mapinguari

Imagem
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27017 Mensagem por Enlil » Ter Jan 05, 2010 12:09 am

tscosta escreveu:[004] É mais do que lógico que analisando todos os ítens necessários a escolha da Força vai ser pelo Gripen NG...
Sem dúvida é a melhor opção no custo-benefício mesmo porque por não ser um projeto já acabado pode contar com partes do projeto tupiniquins e ser moldado de acordo com a necessidade da FAB...
De longe é a melhor escolha...
Qualquer dúvida é só ler a reportagem "F-X2 - A Hora da Verdade" na Revista Força Aérea Ano 14 Nº 60.
Abraços!!! [004]
Q partes? Se sua configuração já está praticamente pronta? A maioria dos sistemas do NG será ON-BOARD! Tem gente q acha q o NG é Lego! Ou ainda não descobriu q o mundo real não é aquela coleção de bandeirinhas do mundo das idéias dos Saab drabbade...




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27018 Mensagem por PRick » Ter Jan 05, 2010 12:10 am

Mapinguari escreveu:
soultrain escreveu: Concordo consigo em quase tudo, mas imagine que são vendidos somente 36, é uma hipótese remota, quase impossível, mas imagine que somente o Brasil opta pelo NG e fica-se por 36.

Qual o custo de actualizar constantemente o software, quando a garantia do fabricante se for? Qual o custo das peças que já mais ninguém fabrica? Quanto custará um MLU quando atingir os 15 anos de operação, quem o desenvolverá, uma vez que o país fabricante não o opera? Como se recuperão células perdidas em acidentes etc, sem haver mais nenhum operador? Como o país fabricante não opera, em caso de falha grave que ponha no chão a frota inteira como já aconteceu recentemente, quem desenvolve o penso e o paga?

Qual o custo?Quem pagará? Somente uma hipótese remota.

[[]]'s
Bem, para poder responder a isso, primeiro o Gripen NG tem que ser escolhido. E como eu disse em mensagens anteriores, apesar do desespero total do PRick, o Rafale está com a vantagem.
Se o NG for o escolhido, certamente não serão apenas 36. Sairão, com certeza, mais um ou dois lotes, pois a idéia da FAB é substituir todos os Mirage 2000, F-5 e A-1 pelo novo caça. Seja ele qual for.
Pode até ser que, dependendo do caça escolhido, não sejam 36+36+36. Pode ser que sejam uns 80 caças, sei lá.
Mas, apenas supondo que seja o Gripen. Supondo que o suecos cumpram o que disseram nas coletivas de imprensa e venham a adquirir também o Gripen NG, a coisa muda bem de figura. Além disso, sempre há a possibilidade de a Índia escolher o NG também.
E, se isso acontece, até mesmo o Sea Gripen pode vir a se tornar uma realidade. Quem sabe?

Olha o desepero não é meu, afinal, eu não fabrico caças, nem sou dono da SAAB. :lol: :lol:

[]´s




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27019 Mensagem por Enlil » Ter Jan 05, 2010 12:12 am

Carlos Mathias escreveu:Detalhes, meros detalhes... :lol:
CM, tem lugar ainda aí no mangue? Do jeito q anda a coisa a varanda já me serve :lol:...




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27020 Mensagem por PRick » Ter Jan 05, 2010 12:12 am

Enlil escreveu:
tscosta escreveu:[004] É mais do que lógico que analisando todos os ítens necessários a escolha da Força vai ser pelo Gripen NG...
Sem dúvida é a melhor opção no custo-benefício mesmo porque por não ser um projeto já acabado pode contar com partes do projeto tupiniquins e ser moldado de acordo com a necessidade da FAB...
De longe é a melhor escolha...
Qualquer dúvida é só ler a reportagem "F-X2 - A Hora da Verdade" na Revista Força Aérea Ano 14 Nº 60.
Abraços!!! [004]
Q partes? Se sua configuração já está praticamente pronta? A maioria dos sistemas do NG será ON-BOARD! Tem gente q acha q o NG é Lego! Ou ainda não descobriu q o mundo real não é aquela coleção de bandeirinhas do mundo das idéias dos Saab drabbade...
A propaganda é a alma do negócio.

[]´s




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27021 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 05, 2010 12:15 am

CM, tem lugar ainda aí no mangue? Do jeito q anda a coisa a varanda já me serve :lol:...
Você não leu que aqui no Mangue tá lotado ultimamente? :roll: :lol:

Vai pra varanda que ganhas bem mais lá. :wink: :)




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27022 Mensagem por soultrain » Ter Jan 05, 2010 12:17 am

kirk escreveu:
soultrain escreveu:Do desenvolvimento completamente desenvolvido eu já sei. Eu quero é que ponha o fonte onde diz que A Embraer tocará sequer numa célula.

Ainda não sei se percebeu mas a proposta sueca todas as células são fabricadas na Suecia, vocês fazem a montagem do kit e algumas partes acessórias, lembra das Bandeirinhas?

[[]]'s
Sr. soultrain,

Poderia me explicar como acontecerá esta sua afirmação ae acima? ... e também, por favor, aponte as fontes (ou fonte - eu aceito) de sua impactante informação, bem como "vocês :?: fazem a montagem?

Pergunto como, pois, se o desenvolvimento é conjunto, 40% Embraer e 60% SAAB, COMO eles iriam fazer a INTEGRAÇÃO?

Suas informações não estão conectadas !

Sds
kirk
Mas desenvolvimento do quê homem? O Gripen NG está desenvolvido, o demonstrador já voa com todos os sistemas prontos do NG.

O que a Embraer vai desenvolver? O trem de aterragem mais a ligação da asa à célula?

O importante de um caça moderno não é isso, são os sistemas e isso está tudo pronto. Vocês podem integrar o que quiserem, como nos outros dois, desde que paguem, como a Africa do Sul que ainda não tem BVR.

Á então não é o IRST, é o laser rangefinder? Já é diferente, mas actualmente que eu saiba já não é mais SAAB, é Sagem, isso foi nos primeiros, vê como a informação é distorcida, um "simples" laser já era o sistema todo. Mas fique descansado que todos têm componentes de todos os envolvidos, agora quais os sistemas importantes para a FAB?

Para nós, a FAP, foi importante o motor e o radar, para a FAB pode ser outra coisa qualquer, mas de certeza que não é fabricar asas.



[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27023 Mensagem por Mapinguari » Ter Jan 05, 2010 12:21 am

soultrain escreveu:E de oficial do NG?
De oficial?

Os 36 aviões seriam montados no Brasil. Haveria participação de empresas brasileiras na construção de partes e sistemas da aeronave, seguindo o mesmo modelo que a Saab adotou na África do Sul, onde componentes estruturais de todos os Gripen C/D são fabricados na África do Sul, além de alguns sistemas, como o sistema de áudio dinâmico, desenvolvido por uma empresa sul-africana. E os cabides modelos NATO de todos os Gripen C/D também são fabricados na África do Sul.
Então, lembro que engenheiros da empresa brasileira Akaer, que trabalha com materiais compostos (inclusive é fornecedora da Embraer) já estão na Suécia, trabalhando no desenvolvimento da asa do Gripen. É provável que certos componentes, como trens de pouso, por exemplo, seriam fabricado no Brasil, pela Embraer-Liebherr, que já desenvolveu e fabrica diversos trens de pouso de aeronaves da Embraer.
Todos criticam o fato de o Gripen NG usar vários componentes de terceiros. Mas é preciso lembrar que essa foi uma filosofia de projeto adotada pelos suecos, o de não se reinventar a roda. Os franceses seguiram filosofia oposta e o que conseguiram? Um maravilhoso e caríssimo caça 100% nacional!
O importante é que todo o software do Gripen NG, todos os códigos que a FAB precisa para integrar o armamento que quiser, são de domínio e/ou propriedade suecos. E eles garantem que a FAB terá acesso a eles. E isso, até onde sabemos, basta à FAB. Se não bastasse, o Gripen NG estaria fora da short-list.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27024 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 05, 2010 12:22 am

soultrain escreveu:Daqui a 30 anos vai vir alguem a dizer o mesmo em relação ao FX-2, há muitas coisas nestes processos que acabam por desaparecer nos artigos gerais. Eu já li sim que a FAB queria o F-4 e lhe foi negado.

[[]]'s
Vocês estão cafundindo as coisas. Houve dois "FX" nos anos 70. Um para um caça de interceptação. A FAB queria o F-4, mas foi negado. Nos ofereceram o F-5A e o A-4 (!). Fizemos uma concorrência e o Mirage IIIEBR ganhou de outros como o English Lightning, Draken e dos dois americanos. Nos ofereceram caças muito abaixo do que queríamos e compramos de outra fonte. Depois houve outra compra, para um caça tático, com maiores tipos de missões a realizar. Eu não lembro quem estava na concorrência, acho que era o Jaguar e algum Mirage. Porém o F-5E levou essa. Os EUA ofereceram algo que preenchia o que procurávamos e escolhemos esse. São coisas distintas. A FAB não estava pensando em F-4 para caça tático, mas sim para interceptação. Muita gente confunde os dois programas.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27025 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 05, 2010 12:24 am

Os franceses seguiram filosofia oposta e o que conseguiram? Um maravilhoso e caríssimo caça 100% nacional!
Só isso mesmo?




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27026 Mensagem por soultrain » Ter Jan 05, 2010 12:25 am

Imagem

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/08/gripen-partners.jpg





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27027 Mensagem por Mapinguari » Ter Jan 05, 2010 12:27 am

soultrain escreveu:
kirk escreveu: è oficial que TODOS as 36 células serão fabricadas no Brasil em conjunto com a Embraer.

Me surpreende que não saiba disso, afinal, falas com tanta "propriedade" do Gripen!, enfim ...

Sds
kirk
Pode postar a fonte, como fez com a anterior, já que tem tanta "propriedade", acho que vai ter uma grande surpresa, posso estar enganado...

Porque essa agressividade?

[[]]'s
Soultrain, veja/ouça as gravações da entrevista com o Ake Svensson, o Bengt Janer e o primeiro-ministro sueco, que colocaram o link aqui, alguns posts atrás. A resposta para seu pedido de informações está lá.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27028 Mensagem por soultrain » Ter Jan 05, 2010 12:29 am

Mapinguari escreveu:
soultrain escreveu:E de oficial do NG?
De oficial?

Os 36 aviões seriam montados no Brasil. Haveria participação de empresas brasileiras na construção de partes e sistemas da aeronave, seguindo o mesmo modelo que a Saab adotou na África do Sul, onde componentes estruturais de todos os Gripen C/D são fabricados na África do Sul, além de alguns sistemas, como o sistema de áudio dinâmico, desenvolvido por uma empresa sul-africana. E os cabides modelos NATO de todos os Gripen C/D também são fabricados na África do Sul.
Então, lembro que engenheiros da empresa brasileira Akaer, que trabalha com materiais compostos (inclusive é fornecedora da Embraer) já estão na Suécia, trabalhando no desenvolvimento da asa do Gripen. É provável que certos componentes, como trens de pouso, por exemplo, seriam fabricado no Brasil, pela Embraer-Liebherr, que já desenvolveu e fabrica diversos trens de pouso de aeronaves da Embraer.
Todos criticam o fato de o Gripen NG usar vários componentes de terceiros. Mas é preciso lembrar que essa foi uma filosofia de projeto adotada pelos suecos, o de não se reinventar a roda. Os franceses seguiram filosofia oposta e o que conseguiram? Um maravilhoso e caríssimo caça 100% nacional!
O importante é que todo o software do Gripen NG, todos os códigos que a FAB precisa para integrar o armamento que quiser, são de domínio e/ou propriedade suecos. E eles garantem que a FAB terá acesso a eles. E isso, até onde sabemos, basta à FAB. Se não bastasse, o Gripen NG estaria fora da short-list.
É isso mesmo que eu estava à espera que dissessem, a verdade. De si eu sabia que viria tal como ela é, mas assim como o prick é ufanista do Rafale, os outros são do NG.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27029 Mensagem por Mapinguari » Ter Jan 05, 2010 12:31 am

Carlos Mathias escreveu:Porque tirariam o IRST do Rafale?
Tiraram? Então, é pra acabar! Achei que o Rafale BR teria o IRST!




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27030 Mensagem por soultrain » Ter Jan 05, 2010 12:32 am

Mapinguari escreveu:
soultrain escreveu: Pode postar a fonte, como fez com a anterior, já que tem tanta "propriedade", acho que vai ter uma grande surpresa, posso estar enganado...

Porque essa agressividade?

[[]]'s
Soultrain, veja/ouça as gravações da entrevista com o Ake Svensson, o Bengt Janer e o primeiro-ministro sueco, que colocaram o link aqui, alguns posts atrás. A resposta para seu pedido de informações está lá.
Onde é que a SAAB alguma vez disse que fabricaria todas as células na Embraer? Montará como os outros, mais componente menos componente.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Responder