TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27001 Mensagem por Enlil » Seg Jan 04, 2010 11:44 pm

cb_lima escreveu:
soultrain escreveu: Concordo consigo em quase tudo, mas imagine que são vendidos somente 36, é uma hipótese remota, quase impossível, mas imagine que somente o Brasil opta pelo NG e fica-se por 36.

Qual o custo de actualizar constantemente o software, quando a garantia do fabricante se for? Qual o custo das peças que já mais ninguém fabrica? Quanto custará um MLU quando atingir os 15 anos de operação, quem o desenvolverá, uma vez que o país fabricante não o opera? Como se recuperão células perdidas em acidentes etc, sem haver mais nenhum operador? Como o país fabricante não opera, em caso de falha grave que ponha no chão a frota inteira como já aconteceu recentemente, quem desenvolve o penso e o paga?

Qual o custo?Quem pagará? Somente uma hipótese remota.

[[]]'s
Obrigado por responder Mapi e muito bem colocado Soultrain.

'E claro que as coisas sao bem diferentes em relacao ao custo Brasil, mas como eu disse eu acho o NG uma aeronave que favorece principalmente a FAB "Industrial" porque o que ela tem a oferecer em termos de tecnologia ja existe HOJE nos outros dois concorrentes.

Veja bem cara, por exemplo o radar o SH j'a tem o AESA em operacao a mais de ano e o Rafale come'ca esse ano, o Gripen Demo est'a comecando ainda a testa-lo em uma aeronave, e voce e eu sabemos que as coisas ainda levam um tempo.

Obviamente esse exemplo pode ser rebatido, etc e tal, mas como eu disse o galho e' ter uma aeronave "amanha" que 'e equivalente (mais ou menos) a uma aeronave que ja existe hoje.

Soutrain, tudo isso que voce falou no Brasil teve um nome... "AM-X". E 'e por isso que as vezes eu pessoalmente me refiro ao NG como AM-X 2.0. Pois 'e o brinquedo da FAB industrial na minha opniao (ja nao basta o KC-390).

Eu gosto do Gripen, vi em operacao la na suecia (na epoca versao "A", vi em shows aereos desde 19 e antigamente) e por mim traria muitas vantagens se fossemos de versao "C" que est'a a'i operando com compradores etc e tal. Sei l'a particularmente me empolga mais uma aeronave mais "real", se fosse o Gripen "C" eu honestamente acharia uma boa (embora no fim acho que o Brasil iria precisar de algo um pouco mais 'robusto', mas esse sou eu).

Infelizmente nao sinto a mesma empolgacao pelo NG pois acho que ele oferece amanha tecnologias ja disponiveis hoje a um preco alto.

Para mim a FAB (como originalmente eu achava) comprava esse F-X e dai partia para um projeto "industrial" mais ousado (5 Geracao - como o Mangabeira pregava)... nessa chamava russos e americanos ou mesmo chineses para um bate-papo e seria esse o Sub Nuclear da FAB se 'e que me entendem.

O Gripen NG na minha opniao elimina esse hipotese para no fim recebermos um F-18 com uma turbina s'o e que nem decolar de PA decola.

Tudo de uma maneira simplista de ver as coisas :)

[]s
CB_Lima
Perfeito, concordo em gênero, número e grau. Também me daria por satisfeito se tivéssemos optado por uns 48-60 Gripen C há anos atrás. Poderíamos até ter recebido um lote estocado dos suecos; não teriamos recebido o M-2000 e o F-5 (sem M) teria sido passado adiante. Perto de 2020 já estaríamos com a cabeça no de 5G. De fato o programa está parecendo um AMX 2.0, se substituírmos toda a frota por um único vetor; os últimos já chegarão a linha de voo obsoletos, q nem o AMX...




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27002 Mensagem por Enlil » Seg Jan 04, 2010 11:51 pm

gomugomu escreveu:É oficial que a propriedade intelectual do vetor será conjunta Embraer-SAAB.
É oficial que a Embraer poderá exportar o NG em plataforma mundial.
É oficial que poderão ser integrados todos os data links e qualquer tipo de aviônicos brasileiros.
E oficial que o Brasil poderá integrar qualquer tipo de armamento ao NG.
Só se for a propriedade da fuselagem, asas e empenagens já q o resto NÃO É SUECO.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27003 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 04, 2010 11:53 pm

Mas isso a EMBRAER já não faz?




Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27004 Mensagem por Franz Luiz » Seg Jan 04, 2010 11:53 pm

Mapinguari escreveu:
Franz Luiz escreveu:Como eu disse meu amigo

Achei mais um "mise-en-scène" dos executivos da Boeing do que qualquer outra coisa.
E concordo, ultimamente só tem dado Rafale e NG. O F-18 sei que não está morto mas sumiu da midia.
Abraço

Franz
Não diria que tá morto, não...
Fico até preocupado com o low profile deles (os gringos)... :?
Concordo.
Abraço
Franz




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27005 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 04, 2010 11:55 pm

Morto não tá porque mesmo com um motor só, eles estão com a mão no pescoço dos bugres.




Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27006 Mensagem por Franz Luiz » Seg Jan 04, 2010 11:55 pm

1801.
Até dia 10 chegaremos à 2000;
E eu me lembro quando perguntávamos se chegaríamos à 1000.
Bons tempos.
Franz




tscosta
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Jan 04, 2010 11:48 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27007 Mensagem por tscosta » Seg Jan 04, 2010 11:57 pm

[004] É mais do que lógico que analisando todos os ítens necessários a escolha da Força vai ser pelo Gripen NG...
Sem dúvida é a melhor opção no custo-benefício mesmo porque por não ser um projeto já acabado pode contar com partes do projeto tupiniquins e ser moldado de acordo com a necessidade da FAB...
De longe é a melhor escolha...
Qualquer dúvida é só ler a reportagem "F-X2 - A Hora da Verdade" na Revista Força Aérea Ano 14 Nº 60.
Abraços!!! [004]




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27008 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 04, 2010 11:58 pm

Profícuo tópico, muito profícuo.




Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27009 Mensagem por Wardog » Seg Jan 04, 2010 11:58 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas isso a EMBRAER já não faz?
Faz com aviões comerciais e é muito bem sucedida.
Será também quando fizer na área de aviões de caça de alto desempenho.




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27010 Mensagem por Enlil » Seg Jan 04, 2010 11:59 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas isso a EMBRAER já não faz?
É o q estou careca de repetir no tópico do "Rafale da FAB": integração de sistemas e peças em materias compostos a Embraer JÁ faz. Q diabo de ganho industrial é esse q o Gripen NG nos daria? Já q a parte fina da coisa (motores, aviônica e radares) é tudo tecnologia de terceiros? A Suécia, assim como nós, não deterá qualquer propriedade sobre essas tecnologias em um hipotético NG "BR".




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27011 Mensagem por Enlil » Ter Jan 05, 2010 12:00 am

Carlos Mathias escreveu:Morto não tá porque mesmo com um motor só, eles estão com a mão no pescoço dos bugres.
:lol:...




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27012 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 05, 2010 12:01 am

Detalhes, meros detalhes... :lol:




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27013 Mensagem por kirk » Ter Jan 05, 2010 12:01 am

soultrain escreveu:Do desenvolvimento completamente desenvolvido eu já sei. Eu quero é que ponha o fonte onde diz que A Embraer tocará sequer numa célula.

Ainda não sei se percebeu mas a proposta sueca todas as células são fabricadas na Suecia, vocês fazem a montagem do kit e algumas partes acessórias, lembra das Bandeirinhas?

[[]]'s
Sr. soultrain,

Poderia me explicar como acontecerá esta sua afirmação ae acima? ... e também, por favor, aponte as fontes (ou fonte - eu aceito) de sua impactante informação, bem como "vocês :?: fazem a montagem?

Pergunto como, pois, se o desenvolvimento é conjunto, 40% Embraer e 60% SAAB, COMO eles iriam fazer a INTEGRAÇÃO?

Suas informações não estão conectadas !

Sds
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27014 Mensagem por Mapinguari » Ter Jan 05, 2010 12:03 am

soultrain escreveu:
Mapinguari escreveu: Lima,

A questão fundamental é que no caso de TODOS os concorrentes, é difícil saber qual será o custo operacional deles NO BRASIL. Tudo é estimado. Mas não precisa ser nenhum gênio (pode ser até um medíocre defensor do Gripen NG) para saber que a FAB tem informações sobre o custo de aquisição e de operação dos três concorrentes em seus países de origem. E a FAB deve ter como extrapolar essas estimativas para o Brasil.
Aí, você pode perguntar: mas e o Gripen NG, que não tem protótipo, non ecziste, é de papel, etc, etc?
Bem, não vejo como não é possível estimar o preço de um novo caça, baseado num já existente, fabricado em cerca de duas centenas, sabendo-se o custo do novo motor, do novo radar, do reprojeto estrutural e sabendo-se que há maior uso de componentes COTS mais recentes (e mais baratos) e que o novo motor é 20% mais barato do que o anterior (declaração de Bob Kemp). Sobre o custo operacional, maior alcance, etc, etc, também não vejo como não é possível estimar isso tudo. Não é uma questão de matemática?
Aí, os suecos devem ter pensado: "mas e se os custos prebistos subirem, digamos, 20%?"
Bem, aí, colocaram uma cláusula no contrato dizendo que, se isso acontecer, o governo sueco absorve a diferença.
Então, onde está o risco?
Ah! O avião é uma colcha de retalhos! Mas os aviões da Embraer já não o são?
O motor é americano! Mas os motores de quase todas as aeronaves da FAB também não o são?
Pô, gente...
O Rafale é o preferido do governo? Ótimo! Se for confirmado como o escolhido, maravilha!
Mas dizer que o Gripen NG nunca teve chance, que será o fim do mundo se fosse escolhido, é demais!
Concordo consigo em quase tudo, mas imagine que são vendidos somente 36, é uma hipótese remota, quase impossível, mas imagine que somente o Brasil opta pelo NG e fica-se por 36.

Qual o custo de actualizar constantemente o software, quando a garantia do fabricante se for? Qual o custo das peças que já mais ninguém fabrica? Quanto custará um MLU quando atingir os 15 anos de operação, quem o desenvolverá, uma vez que o país fabricante não o opera? Como se recuperão células perdidas em acidentes etc, sem haver mais nenhum operador? Como o país fabricante não opera, em caso de falha grave que ponha no chão a frota inteira como já aconteceu recentemente, quem desenvolve o penso e o paga?

Qual o custo?Quem pagará? Somente uma hipótese remota.

[[]]'s
Bem, para poder responder a isso, primeiro o Gripen NG tem que ser escolhido. E como eu disse em mensagens anteriores, apesar do desespero total do PRick, o Rafale está com a vantagem.
Se o NG for o escolhido, certamente não serão apenas 36. Sairão, com certeza, mais um ou dois lotes, pois a idéia da FAB é substituir todos os Mirage 2000, F-5 e A-1 pelo novo caça. Seja ele qual for.
Pode até ser que, dependendo do caça escolhido, não sejam 36+36+36. Pode ser que sejam uns 80 caças, sei lá.
Mas, apenas supondo que seja o Gripen. Supondo que o suecos cumpram o que disseram nas coletivas de imprensa e venham a adquirir também o Gripen NG, a coisa muda bem de figura. Além disso, sempre há a possibilidade de a Índia escolher o NG também.
E, se isso acontece, até mesmo o Sea Gripen pode vir a se tornar uma realidade. Quem sabe?




Mapinguari

Imagem
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#27015 Mensagem por kirk » Ter Jan 05, 2010 12:06 am

Mapinguari escreveu:Bem, para poder responder a isso, primeiro o Gripen NG tem que ser escolhido. E como eu disse em mensagens anteriores, apesar do desespero total do PRick, o Rafale está com a vantagem.
Se o NG for o escolhido, certamente não serão apenas 36. Sairão, com certeza, mais um ou dois lotes, pois a idéia da FAB é substituir todos os Mirage 2000, F-5 e A-1 pelo novo caça. Seja ele qual for.
Pode até ser que, dependendo do caça escolhido, não sejam 36+36+36. Pode ser que sejam uns 80 caças, sei lá.
Mas, apenas supondo que seja o Gripen. Supondo que o suecos cumpram o que disseram nas coletivas de imprensa e venham a adquirir também o Gripen NG, a coisa muda bem de figura. Além disso, sempre há a possibilidade de a Índia escolher o NG também.
E, se isso acontece, até mesmo o Sea Gripen pode vir a se tornar uma realidade. Quem sabe?
O END prevê o desenvolvimento nacional de um caçador naval! quem sabe?




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Responder