NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5491 Mensagem por Enlil » Seg Jan 04, 2010 4:08 pm

O único SSN garantido já vale mais do q o primeiro lote do FX-2. E nem de perto se vê essa ladainha interminável.




Divino Alves
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 200
Registrado em: Sáb Nov 07, 2009 1:03 pm

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5492 Mensagem por Divino Alves » Seg Jan 04, 2010 4:11 pm

Enlil escreveu:Isso foi o q se disse. Não há nada oficial ainda. Não se está comprando abóboras, o preço depende de N variáveis...
Isso até aqui em Goiás sabemos. De abóbora entendemos.
O que gostaria de reafirmar é que todos sabemos também a opção preferencial pelo Rafale.
E todos também sabemos que o que está dificultando a decisão são os preços do pacote francês.
E quem está travando a decisão, aguardando os preços se ajustarem, é o presidente e o MD.
Simples assim.




Divino Alves
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 200
Registrado em: Sáb Nov 07, 2009 1:03 pm

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5493 Mensagem por Divino Alves » Seg Jan 04, 2010 4:13 pm

Enlil escreveu:O único SSN garantido já vale mais do q o primeiro lote do FX-2. E nem de perto se vê essa ladainha interminável.
A ladainha está sendo entoada pelo presidente e pelo MD. Ou seja, por quem vai decidir e vai assinar o cheque.
Porque não perguntar a eles o porque da demora em decidir?
Como quiz dizer nos posts anteriores, nada a ver com a FAB.




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5494 Mensagem por Enlil » Seg Jan 04, 2010 4:27 pm

Meu caro, não se sabe a q pé anda a negociação, apenas se especulam coisas. Não há nenhuma declaração OFICIAL até agora. Do mesmo modo toda hora aparecem "setores" da FAB q acham isso ou aquilo...

O q tenho falado há vários posts é q a única FORÇA q priorizou um REAL poder DISSUASIVO foi a Marinha q, apesar de suas carências em N áreas, deu primazia a sua Força de Submarinos: está modernizando os Tupis/Tikuna, tem 4 SSK em carteira, um estaleiro, uma base naval e um SSN com tecnologia de propulsão totalmente nacional (outros estão previstos).

Independente do q aconteça, a única Força q hoje tem a possibilidade futura de privar de ação um oponente médio/grande em sua área de atuação é a Marinha do Brasil. Em síntese, apesar de todas limitações e carências a MB priorizou sua atuação como FORÇA NAVAL. E a meu ver essa está sendo sua total diferença.

Independente de qual seja o vencedor em 15 anos (contando a partir de hoje) ele será um caça obsoleto. E isso foi uma escolha da FAB: substituir todos os atuais vetores por um único, de "4G". Se realmente for feita essa opção o último caça recibido já chegará a linha de voo obsoleto, assim como o AMX... Essa escolha foi da FAB e de mais ninguém.




Editado pela última vez por Enlil em Seg Jan 04, 2010 4:42 pm, em um total de 1 vez.
Divino Alves
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 200
Registrado em: Sáb Nov 07, 2009 1:03 pm

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5495 Mensagem por Divino Alves » Seg Jan 04, 2010 4:38 pm

Enlil escreveu:Meu caro, não se sabe a q pé anda a negociação, apenas se especulam coisas. Não há nenhuma declaração OFICIAL até agora. Do mesmo modo toda hora aparecem "setores" da FAB q acham isso ou aquilo...

Enfim, o q tenho falado há vários posts é q a única FORÇA q priorizou um REAL poder DISSUASIVO foi a Marinha q, apesar de suas carências em N áreas, deu primazia a sua Força de Submarinos: está modernizando os Tupis/Tikuna, tem 4 SSK em carteira, um instaleiro, uma base naval e um SSN com tecnologia de propulsão totalmente nacional (outros estão previstos).

Logo, independente do q aconteça, a única Força q hoje tem a possibilidade futura de privar um oponente médio/grande em sua área de atuação é a Marinha do Brasil.
O que afirmei nos posts anteriores foi exatamente porque não li nenhuma declaração de setores da FAB a respeito de preços.
Li declarações atribuídas ao presidente Lula. E parece que estavam corretas, pois até agora nada foi decidido, apesar da opção preferencial.
Quanto a comparação da FAB com a MB, discordo da sua opinião mas não estou em condições de discutir isso agora.




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5496 Mensagem por Enlil » Seg Jan 04, 2010 4:43 pm

Leia e edição de meu post anterior :wink:. Em síntese, é o q penso.




Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5497 Mensagem por Adriano » Seg Jan 04, 2010 5:09 pm

Enlil escreveu:O único SSN garantido já vale mais do q o primeiro lote do FX-2. E nem de perto se vê essa ladainha interminável.
Concordo que a MB está pensando grande e acho que está mais que certa. Mas vale lembrar que essa história de Sub-nuclear já vem rolando há uns 30 anos... Lembro que o que a MB tem até o momento é um contrato para construção de um SSN cuja parte nuclear ainda tem anos ou década de desenvolvimento pela frente, tudo sujeito a contingências, desafios técnicos tremendos, retenções de verbas e mal-humor político, etc...
O risco de esse Sub não ficar pronto em 10 anos e virar um "pesadelo" orçamentário é infinitamente maior que o de desenvolvimento conjunto de um Grippen NG.
Ao contrário da maioria aqui no Fórum, não consigo ver esse SSN como algo que está "no papo".

Adriano




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5498 Mensagem por Enlil » Seg Jan 04, 2010 5:18 pm

O contrato está assinado e o planejamento já está sendo feito, é um compromisso de Estado. A questão fundamental é q ele será uma arma com real poder dissusivo perante qualquer Marinha q singre pelo Atlântico Sul pela próximas décadas; bem diferente será se a FAB optar por substituir toda sua frota por um único caça de 4G. Os último serão recebidos de fábrica já obsoletos frente aos caças de 5 geração.




Editado pela última vez por Enlil em Seg Jan 04, 2010 5:20 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5499 Mensagem por Marino » Seg Jan 04, 2010 5:19 pm

Vocês não entenderam que o Projeto Nuclear deixou de ser da MB, bancado por ela, e passou a ser um projeto do Brasil, projeto estratégico, geopolítico, que insere o país no rol das nações que dominam plenamente a tecnologia nuclear, que não constrói armamento nuclear por decisão soberana, mas que pode fazê-lo se quiser, se for ameaçado?
Não entenderam que na atual situação mundial quem tem, tem, quem não tem, não vai ter mais? Que o Brasil deve à MB MUITO, mas MUITO mesmo, por sua persistência, abnegação, visão de futuro, por não desistir nunca?
Que a demonstração brasileira de capacidade vai ser o SSN?
Então, que ele é irreversível, um projeto de ESTADO?




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5500 Mensagem por Enlil » Seg Jan 04, 2010 5:22 pm

Pois é Marino, pelo q parece tem gente q ainda não entendeu q o SSN é um compromisso de Estado e, sobretudo, até agora, é a ÚNICA arma brasileira q terá um REAL poder dissuasivo.

Não sei se alguns tem dificuldade em diferenciar mas o Gripen NG nunca será um caça de SUPERIORIDADE AÉREA, apenas de DEFESA AÉREA. Agora só falta me dizerem q ele está na mesma categoria de um Rafale, F-15 ou Su-35. Aliás, o CM já enfatizou essa tentativa lá no tópico do FX-2. Daqui a pouco o Gripen NG será quase um MiG-31 :roll:...




Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5501 Mensagem por Wardog » Seg Jan 04, 2010 5:40 pm

Como ja disse... A operacionalidade/"poder de fogo" é apenas 1 dos aspectos.
Esse projeto tem vários aspectos complementares de igual importância como: comercialidade, expanção do pátio bélico indústrial nacional, transferência de técnologia, etc.

Se fosse para se comprar somente pelo supertrunfo se faria uma compra de prateleira e se pagaria menos da metade do preço que está sendo cobrado.




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5502 Mensagem por Enlil » Seg Jan 04, 2010 6:01 pm

Até parece q fabricar pedaço de fuselagem e empenagens é um grande ganho industrial. O pulo do gato seria a tecnologia de propulsão, aviônica e radar. O EUA não transferem essa tecnologia nem para seus aliados de primeira ordem, o franceses não passarão e NENHUMA delas é sueca no Gripen NG...

Já foi esclarecido milhões de vezes q o Gripen NG será um caça com equipamentos on-board e de TERCEIROS, tipo computador das Casas Bahia. Mas têm alguns q ainda acham q caça é q nem Lego...




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5503 Mensagem por Dieneces » Seg Jan 04, 2010 6:08 pm

Carlos Mathias escreveu:
Muitos franceses não perdoam os norte-americanos por terem expulsado os alemães da França . Vide o apreço que tiveram por Vichy. Parte dos franceses que ficaram na França pós-40 simpatizavam com os nazistas e outra parte com os comunistas soviéticos.
Substitua França pro Brasil e Vichy por Sul do Brasil. Nem precisa descer tanto, em SP tinha muito camisa marrom meu caro, muito.
Getúlio ficou em cima do muro até o último segundo, e não foi só pra angariar vantagens não.

Aliás, nos EUA tinha muita gente de camisa marrom também.

Ou seja, colocar uma pecha num país por que parte da população deste no passado tinha preferências ideológicas é o último argumento gripeiro, o derradeiro.

A FRANÇA É NAZISTA!!!!!!!!

Aaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1 ( desmaios, gritinhos e rebuceteios na platéia apavorada).

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Hoje em dia não é mais .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5504 Mensagem por soultrain » Seg Jan 04, 2010 6:13 pm

Nunca foi!





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5505 Mensagem por Dieneces » Seg Jan 04, 2010 6:17 pm

gaitero escreveu:
Dieneces escreveu:Sim .Mas onde se lê França , substituamos por União Européia. A França em breve será o que o País de Gales é para a Grã-Bretanha , um povo a mais dentro de um todo , que tem um idioma próprio , mas intereses comuns...França competir com EUA é difícil .China sim , nela eu aposto . E só nela .
Vá a qualquer país centro europeu. ( Itália/Alemanha/França/Suiça) E diga alguma palavra em inglês...

Você é espancado, eles ainda perfuram a sua hipófise e te fazem lamber fezes de rato...
Mais confirma minha tese de que esses países não gostaram de ser libertados do nazi-fascismo pelos americanos , ingleses , canadenses , etc...




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Responder