TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26866 Mensagem por Booz » Seg Jan 04, 2010 12:15 am

Orestes, desculpe-me, minhas colocações foram inseridas como citação e não como resposta.




Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26867 Mensagem por orestespf » Seg Jan 04, 2010 12:23 am

jp escreveu:Orestes, desculpe-me, minhas colocações foram inseridas como citação e não como resposta.
Quase editei pra você em uma réplica, mas achei mais prudente deixar assim mesmo. Sobre a essência do que escreveu: perfeito, perfeito mesmo!!!!!!!!!!!!

PS (edit): vai passar batido mais uma vez... :mrgreen: :mrgreen:




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26868 Mensagem por kirk » Seg Jan 04, 2010 12:55 am

jp escreveu:Já que o problema são os custos, eis duas opções à FAB.
O segundo seria mais avançado, um PAK(ote).

Imagem

Imagem

Mas temos que correr, pois os custos do papel, folha de caderno, tendem a aumentar no início do período letivo.
O 1º parece ter melhor manobrabilidade ! ... :P




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26869 Mensagem por Enlil » Seg Jan 04, 2010 12:57 am

Túlio escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Engraçado, o Su-35BM e seu radar eram uma merda justamente porque a antena era móvel. Agora o Santiago (depois de trocar de camisa, mas ainda com muitas estrelinhas e listras :lol: ) aposta que um radar ghost paper será o melhor, mesmo que o avião não tenha espaço, potência nem exista e tenha o mesmo movimento mecânico, só que bem mais limitado.

Aí é que está: quando era no Flanker era josta e nem servia para nada. Agora não, é a última bolacha do pacote. Vai entender... :roll:

Nas buenas, podem até achar ruim os amigos 'neo-suecos' mas tentar convencer alguém que pegar um avião pronto e atuante, botar mais um montão de combustível, daí então trocar o motor para compensar e isso vai fazer algo melhor que um Super Hornet monoturbina é sodas. Pensem: mais combustível interno implica tanques maiores, com maior penalidade aerodinâmica e estrutural. Tudo tri, para isso se acrescenta reforços na estrutura e se dá umas garibadas nas superfícies. Trocando em miúdos, mais peso e RCS. E custo! E as entradas de ar? Turbina nova, não? Tem que mexer ou as entradas foram tão maravilhosamente desenhadas que servem para qualquer turbina? Tome mais custo! E peso! E tempo para testes e verificações/correções. Mas e a asa? Tem que ser bem maior ou a carga alar sobe até se ter um AMX Sueco! E todas essas perigosas modificações custam uma nota! E, mesmo sem ter voado certamente há um programa maravilhoso que já entrega o custo da hora de voo de uma aeronave que nem maiden flight já fez como 'tanto: nem mais nem menos'! Um avião cujo custo final de desenvolvimento é uma imensa incógnita como 'tanto: nem mais nem menos'! E esse 'tanto' é tão fabulosamente mais barato que a FAB está inteirinha perdidamente apaixonada porque quer um avião baratinho de voar porque o Brasil não pode mais...

ENTÃO POR QUE DIABOS OS BRIGADEIROS DESCARTARAM LOGO DE SAÍDA O IMBATÍVEL (em custos) F-16BR?

Hora de voo não é só QAV, é sobretudo peças e suprimentos e isso, para F-16, se acha até no galpão de lixo e ferro-velho do Júlio Lamas, POWS!!!

Querem saber? Acho que não vamos comprar é josta nenhuma, o outro governo que decida, como sempre. O FFHH já fez isso, agora o Lula e depois sei lá quem. Até elegermos o FABIO para Presidente, daí ele faz umas 'compras de oportunidade', sei lá, uns Phantoms ou Kfirs talvez, e fica tudo como dantes no quartel de Abrantes...
:lol:...




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26870 Mensagem por Bolovo » Seg Jan 04, 2010 12:58 am

Ilya Ehrenburg escreveu:O anuncio do Rafale saí neste mês.
Dizem que no dia 10. Já é dia 4.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26871 Mensagem por Bolovo » Seg Jan 04, 2010 1:01 am

Túlio escreveu:Querem saber? Acho que não vamos comprar é josta nenhuma, o outro governo que decida, como sempre. O FFHH já fez isso, agora o Lula e depois sei lá quem. Até elegermos o FABIO para Presidente, daí ele faz umas 'compras de oportunidade', sei lá, uns Phantoms ou Kfirs talvez, e fica tudo como dantes no quartel de Abrantes...
Esses dois usam o mesmo motor J79. Pura filosofia de economizar custos. Eu sabia, desde sempre o Fabio é um estrategista nato! :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26872 Mensagem por Enlil » Seg Jan 04, 2010 1:03 am

soultrain escreveu:
Santiago escreveu: ---------------------------------------------------------------------------------------

http://www.aereo.jor.br/2010/01/03/grip ... /#comments

Gripen NG Demo com pilotos brasileiros

Tem gente ainda pelos fóruns na internet dizendo que o Gripen NG não existe. Por isso publicamos novamente a foto enviada pela Saab com o NG decolando com dois pilotos da FAB nos comandos, para um dos voos de teste.

Imagem

Abaixo, as características operacionais do Gripen NG segundo a Saab e o vídeo com proposta de transferência de tecnologia para o Brasil:
Caça “Netcentric” – O Gripen NG é um verdadeiro caça “Network Centric”. É dotado de um sistema data-link multifrequência, com segurança altamente desenvolvida, que proporciona uma completa visualização para o piloto em todos os seus modos de operação.

Superior Fusão de Sensores – A última geração em sistema de aviônicos, com alto poder de computação, operando em vias de barramentos de dados digitais a altas velocidades.

Cockpit Digital Inteligente – Um avançado cockpit 100% digital com grandes telas multifuncionais em cores (MFD), Hands-On-Throttle-And-Stick (HOTAS) e Helmet Mounted Display (HMD).

Alcance e Raio de ação – Patrulha Aérea de Combate a 700 nm, ou 1.300 km, a partir da base de operações, com mais de 30 minutos on station. O Gripen NG tem um alcance superior a 2.200 nm, ou 4.000 km.
Potência – O novo motor de empuxo GE414 98KN confere a melhor potência/peso de sua classe, possibilitando decolagens curtas, subidas rápidas e regime supercruise na configuração de defesa aérea.

Primeiro a Ver – Primeiro a Atirar – A combinação de suas baixas assinaturas radar, infravermelha e visual, emprego do radar AESA, e a integração de armamentos de nova geração, garante a superioridade em engajamentos de longa distância, mesmo contra aeronaves equipadas com radares de maior alcance de detecção.

Incomparável Agilidade – É o caça mais ágil do mundo em combate à curta distância. Combina uma avançada configuração aerodinâmica com conjunto canard e asas em delta, conjugadas com um sistema de controle de voo fly-by-wire digital triplex.

Alta Disponibilidade Operacional – Exigências mínimas de suporte logístico resultando em um alto nível de disponibilidade operacional.

Confiabilidade – O Gripen está atualmente em operação regular nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria e África do Sul, bem como na Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS), com mais de 120 mil horas de voo acumuladas.

Custo do Ciclo de Vida – O Gripen NG possui o mais baixo custo operacional que qualquer outro caça atualmente em serviço.

Desenvolvimento Futuro – O Gripen NG foi projetado para se adaptar facilmente às mudanças e às futuras necessidades operacionais, enfrentadas pelas modernas Forças Aéreas.

Biposto – A versão biposto mantém completa capacidade operacional da aeronave monoposto. O Programa Gripen NG conta com o total apoio do governo sueco.


03 jan, 2010 Por Alexandre Galante
Esse artigo é claramente ufanista e escrito por quem percebe pouco da coisa, ou o faz propositadamente.

Parece uma publicidade, não é claramente um artigo e tem dois erros crassos:

1º São os Suecos que dizem não existir um Gripen NG, eles sempre foram bem claros, existe um demonstrador.

2ºA ETPS não tem nenhum Gripen nem nunca teve, é uma escola para pilotos e engenheiros de teste e tem um acordo com a Flygvapnet para usar o simulador e o bi-lugar duas vezes por ano. :roll:

O resto da matéria nem dei atenção...

[[]]'s
Vide o autor. É do mesmo blog (trio na verdade) q falou poucas e boas sobre o contrato dos Subs da MB, sobretudo em sua "defesa" da HDW...




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26873 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 04, 2010 2:05 am

PS (edit): vai passar batido mais uma vez...
Será que vai? :roll: 8-]




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26874 Mensagem por Bolovo » Seg Jan 04, 2010 2:35 am

soultrain escreveu:marcelo l.,

Os Suecos têm 144 Gripens que terão de abater, em principio o anunciado e aprovado é ficarem somente 60 activos.

Os Húngaros e Checos serão devolvidos do empréstimo em 2016.

[[]]'s
Isso foi dito em maio de 2008. Em setembro de 2008 o governo sueco voltou atrás e disse que não fecharia nenhum regimento das forças armadas suecas, nisso incluso a Flygvapnet, nos próximos anos. Hoje, janeiro de 2010, tudo ainda está como está. A Suécia tem apenas três bases aéreas com caças. Dá para manter. E faz todo sentido, a diminuição das tensões com a Rússia acabou com toda necessidade de ter uma super força aérea como a que eles tinham durante os anos 50, com 800 caças, sendo a quarta maior do mundo. E acredito que os húngaros e checos irão comprar as unidades do Gripen, atualmente alugadas.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26875 Mensagem por Enlil » Seg Jan 04, 2010 2:44 am

Também acho q os húngaros e checos ficarão com seus Gripens. Aliás, seria de extrema burrice abandonar toda a experinência q adquiriram operando esses aparelhos para devolvê-los em meados desta década...




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26876 Mensagem por Bolovo » Seg Jan 04, 2010 2:55 am

É mais fácil isso do do que devolve-los, ficar sem força aérea e ter que procurar um caça novamente...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26877 Mensagem por Mapinguari » Seg Jan 04, 2010 3:24 am

PRick escreveu:
Santiago escreveu:

http://www.aereo.jor.br/2010/01/03/grip ... /#comments

Gripen NG Demo com pilotos brasileiros

Tem gente ainda pelos fóruns na internet dizendo que o Gripen NG não existe. Por isso publicamos novamente a foto enviada pela Saab com o NG decolando com dois pilotos da FAB nos comandos, para um dos voos de teste. :lol: :lol: :lol: Tem gente dizendo que um demonstrador de tecnologia prova a existência de algo, isso da foto é um Gripen C de 02 lugares modificado, o resto é MENTIRA

Imagem

Abaixo, as características operacionais do Gripen NG segundo a Saab e o vídeo com proposta de transferência de tecnologia para o Brasil:
Caça “Netcentric” – O Gripen NG é um verdadeiro caça “Network Centric”. É dotado de um sistema data-link multifrequência, com segurança altamente desenvolvida, que proporciona uma completa visualização para o piloto em todos os seus modos de operação.Todos os FX-2 tem isso.

Superior Fusão de Sensores – A última geração em sistema de aviônicos, com alto poder de computação, operando em vias de barramentos de dados digitais a altas velocidades.Lero-lero

Cockpit Digital Inteligente – Um avançado cockpit 100% digital com grandes telas multifuncionais em cores (MFD), Hands-On-Throttle-And-Stick (HOTAS) e Helmet Mounted Display (HMD).Todos os FX-2 tem isso.

Alcance e Raio de ação – Patrulha Aérea de Combate a 700 nm, ou 1.300 km, a partir da base de operações, com mais de 30 minutos on station. O Gripen NG tem um alcance superior a 2.200 nm, ou 4.000 km.Nenhuma comprovação, apenas dados passados pelo fabricante, sobre um demonstrador de tecnologia
Potência – O novo motor de empuxo GE414 98KN confere a melhor potência/peso de sua classe, possibilitando decolagens curtas, subidas rápidas e regime supercruise na configuração de defesa aérea.Deve ser alguma piada.

Primeiro a Ver – Primeiro a Atirar – A combinação de suas baixas assinaturas radar, infravermelha e visual, emprego do radar AESA, e a integração de armamentos de nova geração, garante a superioridade em engajamentos de longa distância, mesmo contra aeronaves equipadas com radares de maior alcance de detecção.Tem um concorrente que faz melhor. :twisted: :twisted:

Incomparável Agilidade – É o caça mais ágil do mundo em combate à curta distância. Combina uma avançada configuração aerodinâmica com conjunto canard e asas em delta, conjugadas com um sistema de controle de voo fly-by-wire digital triplex.Agora, o delírio começa.

Alta Disponibilidade Operacional – Exigências mínimas de suporte logístico resultando em um alto nível de disponibilidade operacional.Mais delírios!

Confiabilidade – O Gripen está atualmente em operação regular nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria e África do Sul, bem como na Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS), com mais de 120 mil horas de voo acumuladas.O GRIPEN C, o NG não existe, não está em serviço, não e operacional.

Custo do Ciclo de Vida – O Gripen NG possui o mais baixo custo operacional que qualquer outro caça atualmente em serviço.O Gripen NG não está em serviço. :lol: :lol:

Desenvolvimento Futuro – O Gripen NG foi projetado para se adaptar facilmente às mudanças e às futuras necessidades operacionais, enfrentadas pelas modernas Forças Aéreas.Papo de vendedor.

Biposto – A versão biposto mantém completa capacidade operacional da aeronave monoposto. O Programa Gripen NG conta com o total apoio do governo sueco.Todos tem isso.


03 jan, 2010 Por Alexandre Galante
PRick,

Sinceramente, você devia pensar muitas vezes antes de responder a uma mensagem desta forma. Chega a ser ridículo. Por que esse desespero, esse temor ao Gripen NG? Tem medo de fantasma?




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26878 Mensagem por Bourne » Seg Jan 04, 2010 3:27 am

Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:Querem saber? Acho que não vamos comprar é josta nenhuma, o outro governo que decida, como sempre. O FFHH já fez isso, agora o Lula e depois sei lá quem. Até elegermos o FABIO para Presidente, daí ele faz umas 'compras de oportunidade', sei lá, uns Phantoms ou Kfirs talvez, e fica tudo como dantes no quartel de Abrantes...
Esses dois usam o mesmo motor J79. Pura filosofia de economizar custos. Eu sabia, desde sempre o Fabio é um estrategista nato! :mrgreen:
Creo que também não compraremos nada. Porém não vejo com temor, mas sim uma oportunidade de sair queimando etapas e pular para um caça de quinta geração. Assim, dentro desse prodigioso pensamento, comprar mais uns Mirage2000 "tá loko de bão" para cubir o gap até a entrada em serviços dos poderosos.

Perceberam se a FAB adquirir 72 caças novos praticamente renova a frota. :oops: Podem até ser fusões, mas está renovada.




Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26879 Mensagem por Mapinguari » Seg Jan 04, 2010 3:29 am

PRick escreveu:
marcelo l. escreveu:Aqui vai uma colocação se eu li direito tudo que todos escreveram se o Rafale ficarão no chão, gripen e F-18 idem, o que vale para um, valerá para todos.

Pois é, você tocou no ponto, por isso falei em mediocridade no pessoal que defende o Gripen NG, dentro do quadro atual, todos os FX-2 ficariam parados dado que o mais barato, é muito mais caro do que temos hoje.

[]´s
PRick, você está se excedendo. Defendo o Gripen NG, mesmo sabendo da vantagem política do Rafale. Se você quer me chamar de medíocre, melhor pensar duas vezes.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#26880 Mensagem por Bolovo » Seg Jan 04, 2010 3:42 am

O debate está por demais polarizado. Ou se está dentro ou se está fora e ponto final. Preto e branco, não tem cinza! Tanto que até sumi daqui...

Para defesa do Rafale, ou quem for, o Gripen está sendo atacado de todos os lados. Do mesmo modo que o Rafale também está sendo. Mas os dois (dois?) lados estão usando argumentos bastante furados. Na mídia o Rafale virou pecado mortal. Aqui o Gripen é alguma entidade que me lembra o satanás. Andam até comentando um post de um blog qualquer como se fosse questão de vida ou morte. O Galante está apenas deixando a opinião dele, afinal, o blog é dele, escreve o que quiser e lê quem quer.

Do mesmo jeito que um lado jogou sujo, o outro também está jogando, como forma de se defender. Isso para mim não é defesa, não é ser superior, é estar no mesmo nível. Poderiam ser melhor...

E gente, de uma vez por todas, a FAB, o governo ou quem lá quem vai decidir isso, não vai comprar um caça, definir uma política estratégica, lendo panfletos, apesar de alguns serem bem bonitos e chamativos. Pera lá. O FX2 é um quebra-cabeça muito, mas muito maior a isso tudo.

Alias, mensagens recentes me lembraram os debates de dois, três anos atrás. Não tínhamos superado tudo isso?

Abraços




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder