Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#5626 Mensagem por binfa » Ter Dez 22, 2009 10:36 pm

Mapi boa noite!

Você que é colaborador da Segurança e Defesa, será que você não consegue um furo e arruma pra gente aqui do DB umas fotozinhas dos AH-2 Sabre. Perguntar não custa nada.

Um forte abraço cordial
binfa




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#5627 Mensagem por Skyway » Ter Dez 22, 2009 11:19 pm

Carlos Mathias escreveu:Quando eu era rico e poderoso eu achava isso também... :x :roll: :lol:
:lol: :lol: :lol:

Esses dias o pessoal que trabalhava na Falecida tava fazendo uma manifestação por aqui...tu veio? :mrgreen:




AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#5628 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 22, 2009 11:34 pm

Parei com essa porra, fui numas e não arrumei nada, só perna cansada e saco cheio.
Hoje eu tenho até pena de quem vai, cheio de boas intenções, mas não dá em nada mesmo. As coisas são decididas muito acima de manifestações. :?




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#5629 Mensagem por Skyway » Ter Dez 22, 2009 11:51 pm

Carlos Mathias escreveu:Parei com essa porra, fui numas e não arrumei nada, só perna cansada e saco cheio.
Hoje eu tenho até pena de quem vai, cheio de boas intenções, mas não dá em nada mesmo. As coisas são decididas muito acima de manifestações. :?
E ta certo...pra esse tipo de coisa manifestação só serve pro pessoal não esquecer que eles existem, e mesmo assim por um curto tempo... :x ... mas fazer andar alguma coisa a favor é muuuuito difícil. :?




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#5630 Mensagem por Bolovo » Qua Dez 23, 2009 12:23 am

A FAB na verdade esta se protegendo.

Se a imprensa (e qualquer ser com bom senso, nem precisa ser humano) vir que são Hinds, vão cair matando falando que é sucata velha (e com razão).

Então, acho que dá para entender toda essa confusão. :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3217
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 216 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#5631 Mensagem por jumentodonordeste » Qua Dez 23, 2009 12:33 am

Acho que eles vão divulgar vídeos das "sucatas velhas" destruindo várias coisas primeiro, aí depois eles mostram os nossos.




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#5632 Mensagem por soultrain » Seg Dez 28, 2009 11:32 pm






"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 915
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 112 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#5633 Mensagem por Lywis » Sáb Jan 02, 2010 4:50 am

Hehehe... acho bonitinho a turiminha do contra chamando o AH-2 de sucata velha, sempre tenho alunos desse tipo, faz eles se sentirem inteligentes!!! É aceitável...

Se comprassemos o HA-1Z Super Cobra seguindo a mesma lógica deles estariamos comprando sucata velha né? Uma versão melhorada do primeiro helicóptero de ataque (puro) operacional, talvez pudesse ser chamada assim né? Mas que coisa, são os helicópteros de ataque escolhido pelo Corpo de Fuzileiros Navais Ianque!!!

A tecnologia embarcada nos AH-2 Sabre está no memso nível do mais moderno heli de ataque do mundo (mas todos vocês sabem disto). Quanto as diferenças operacionais... bem, ai eu deixo a discussão rolar, afinal de contas, o que importa é a utilização que se fará do mesmo não é?!?!




Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 915
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 112 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#5634 Mensagem por Lywis » Sáb Jan 02, 2010 4:52 am

Manutenção de Helicópteros EH-101 custa 11 mihões Euros por ano

31/12/2009
EH-101 Merlin é caro demais!
Manutenção de Helicópteros EH-101 custa 11 mihões Euros por ano
Custos de manutenção são calcanhar de Aquiles do modelo

Fonte: Area Militar

Numa reportagem da emissora de televisão portuguesa SIC, a compra de doze helicópteros EH-101 para a força aérea portuguesa foi criticada e classificada de ruinosa. Segundo aquela fonte, a não assinatura de um contrato de manutenção, forçou o estado a gastar mais 11 milhões de Euros por ano para garantir a disponibilidade de pessoal do fabricante, que permita aumentar o grau de disponibilidade da frota.

Os problemas com a manutenção de helicópteros EH-101 não são em absoluto um problema exclusivamente português. A Dinamarca, um país com metade da população portuguesa, que comprou 14 helicópteros do mesmo tipo também teve problemas com a manutenção da frota.
A título de exemplo, no inicio de 2008 apenas 4 desses 14 helicópteros estavam operacionais e em condições de voar, ou seja, uma disponibilidade idêntica à portuguesa.

Os operadores da frota de helicópteros EH-101 queixam-se de que o tempo médio entre avarias aumentou muito para lá do previsto. Isto resultou numa diminuição da operacionalidade da frota.

Tal como em Portugal os problemas com a manutenção das aeronaves sucedem-se e a Dinamarca por exemplo, não tendo dimensão suficiente para dispor de uma unidade própria para a manutenção deste tipo de aeronave (num país pequeno isso seria ainda mais caro).

Não sendo viável criar estruturas próprias de manutenção, os operadores ficam dependentes do pessoal do fabricante, tendo que arcar com os custos inerentes à sua disponibilização.

A força aérea da Dinamarca teve mesmo que recorrer aos antigos helicópteros Sikorsky S-61 que era suposto serem substituídos, o que também aconteceu em Portugal, onde os velhos Puma, comprados para combater em África nos anos 70, voltaram a ser utilizados.




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#5635 Mensagem por soultrain » Sáb Jan 02, 2010 10:25 am

Como já disse no tópico apropriado, o problema foi mesmo a falta de peças, que afectou quase todos os mercados de defesa e quase todas as empresas desde a maior a LM às mais pequenas, pois a prioridade foram os TO's do Iraque e do Afeganistão. Outro problema foram as falhas não esperadas pelo fabricante.

O custo de 10% ao ano do valor da aeronave é muito aceitável e isso daria uma média de 4 milhões ao ano por aeronave, com contas grosseiras.

Ora o que é exposto é menos de 1 milhão por cada, o que é um valor bastante aceitável. Não estamos a falar de um heli civil, estamos a falar de Merlin com três motores e prestações a condizer com o que pedimos.


[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#5636 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Jan 02, 2010 10:38 am

soultrain escreveu:Como já disse no tópico apropriado, o problema foi mesmo a falta de peças, que afectou quase todos os mercados de defesa e quase todas as empresas desde a maior a LM às mais pequenas, pois a prioridade foram os TO's do Iraque e do Afeganistão. Outro problema foram as falhas não esperadas pelo fabricante.

O custo de 10% ao ano do valor da aeronave é muito aceitável e isso daria uma média de 4 milhões ao ano por aeronave, com contas grosseiras.

Ora o que é exposto é menos de 1 milhão por cada, o que é um valor bastante aceitável. Não estamos a falar de um heli civil, estamos a falar de Merlin com três motores e prestações a condizer com o que pedimos.


[[]]'s


Vcs estão satisfeitos então(com a manutenção da aeronave)?




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#5637 Mensagem por soultrain » Sáb Jan 02, 2010 11:16 am

Acho que não Walter, tanto que tivemos de reactivar os velhos e fiáveis Super-Puma. A minha opinião é que o problema não é o custo desse contrato de manutenção, mas é o que vende na imprensa.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#5638 Mensagem por Corsário01 » Sáb Jan 02, 2010 11:37 am

soultrain escreveu:Acho que não Walter, tanto que tivemos de reactivar os velhos e fiáveis Super-Puma. A minha opinião é que o problema não é o custo desse contrato de manutenção, mas é o que vende na imprensa.

[[]]'s

Poderia ser mais claro? :?:




Abraços,

Padilha
Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#5639 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 02, 2010 12:20 pm

Acho que não Walter, tanto que tivemos de reactivar os velhos e fiáveis Super-Puma
Prepara-te para a corda ao redor de teu pescoço vermelho, comunista brumeilho!!!!!
Bais tmaire pdradas aos montes!!!!!

PCbão!!!!!!! Nada supera o BléquiRóqui, seu herege!!!!!!

:lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#5640 Mensagem por soultrain » Sáb Jan 02, 2010 1:06 pm

Corsário01 escreveu:
soultrain escreveu:Acho que não Walter, tanto que tivemos de reactivar os velhos e fiáveis Super-Puma. A minha opinião é que o problema não é o custo desse contrato de manutenção, mas é o que vende na imprensa.

[[]]'s

Poderia ser mais claro? :?:
Do pouco que sei, os nossos Super Puma, na verdade Pumas modernizados e com motorização do Super, são verdadeiros cavalos de batalha, puros e duros. As equipas de manutenção conhecem-nos de trás para a frente e podemos "improvisar" muito, pois falta $$$. Atenção ao sentido de improvisar, não o levem literalmente.

Os EH-101 têm outra filosofia, são ultra modernos, têm um sistema de controlo de avarias muito sofisticado, e a manutenção ainda não está sistematizada pelo fabricante, ou seja o MTBF de alguns componentes ainda está a ser avaliado. Pela sofisticação acabou-se o velho jeitinho tuga e tudo tem de estar a 100% para voar, se não tiver não voa mesmo. Houve também alguns "glithes" operacionais.

É uma aeronave fantástica mas é muito "verde", faltam-lhe alguns anos de operacionalidade até estar 100%. Acreditem que é mesmo fantástica, eu só vi uma pequena parte das capacidades e aquilo é o melhor que há.

Junte-se a isto a falta de contrato de manutenção, aquando da compra, a falta de peças crónica e temos um grande problema entre mãos, que levou à reactivação dos Super Puma, já estocados há uns meses valentes.

Esta é a minha versão, do que ouvi aqui e ali, pode não ser a mais correcta.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Responder