suntsé escreveu:Na verdade eu morro de rir quando alguem diz que os EUA não ganharam a segunda guerra. Se não fosse os EUA entrar na guerra, concerteza o Japão atacaria a União Soviética...e seria a vitoria total do EIXO....ja que a união sovietica não poderia manter uma guerra em 2 fronts contra 2 potencias.
Eu acho engraçado quando alguém tenta enfatizar muito um lado. Tem os que dizem que os EUA+aliados fizeram nada na guerra. E tem quem diz que a URSS também fez nada. Vai entender de onde tiram isso, que para mim tem o menor nexo. Foi um esforço conjunto. Cada centímetro conquistado, cada soldado deslocado para o front era discutido entre Roosevelt, Churchill e Stalin em encontros. Cada um sabia aonde a chegava a estratégia do outro.
Depois de toda Europa Ocidental cair em 1940, a Inglaterra segurou praticamente sozinha uma possível invasão de seu território (Operação Leão Marinho). Depois a Alemanha desistiu. Poderia ter tentado novamente, mas desistiu, e virou os olhos para o leste. Foram enfeitiçados pelo próprio feitiço, tentaram fazer uma blitzkrieg de três frentes (Norte, Centro, Sul) com linhas logísticas com mais de 2,000km de distância. Os soviéticos souberam aproveitar essas falhas e seguraram a invasão, que se não fosse por uma coisa ou outro poderia chegar a dar certo, chegaram a ficar a meros quilômetros de Moscou. Acabada essa fase, era hora de contra-atacar.
E a partir daí, a Alemanha que tinhha o exercito do movimento, flanqueador, das divisões Panzer, virou um exercito de trincheira, que no lugar de atacar, passaria a se defender das incursões aliadas.
Nessa fase, os aliados tiveram o seu primeiro front o Mediterrâneo, que era de suma importância aos alemães, devidos seus campos de petróleo no norte da África e seus pontos estratégicos como Gilbraltar, Suez, Bósforo e Dardanelos. Com o controle desses pontos era possível abastecer as tropas no front oriental. Coube aos aliados do ocidente expulsa-los de lá. Feito isso, era hora de invadir a Europa e começaram pela ilha da Sicília, chegando finalmente a Itália. E assim o sonhado segundo front europeu que Stalin queria para desafogar o front oriental. Em todo esse meio tempo, a URSS reorganizou e reequipou todo seu exército, para assim poder contra-atacar.
E por aí vai. Depois teve a Operação Overlord, a Operação Bagration, e toda aquela coisa, já num ponto que a Alemanha não tinha mais como frear os avanços aliados. O front ocidental acabou por tomar toda a região do Reno, a mais industrial da Alemanha, e os front ocidental toda o centro político alemão, incluindo Berlim.
Mas o que cansa são que esquecem coisas obvias como por exemplo: os EUA, tendo o território fora da guerra, foi de extrema importância estratégica, afinal poderiam fabricar qualquer coisa e mandar para qualquer um e foi o que aconteceu. Cifras colossais de tudo e qualquer coisa foram mandados aos aliados, principalmente GB e URSS. Para ilustrar, só de aviões P-39, os EUA mandaram 4,719 para a URSS. É muita coisa. Sem contar os bombardeios estratégicos que os ianques faziam diretamente as inúmeras fábricas alemãs.
E outra coisa coisa é que esquecem que a guerra não foi só contra a Alemanha e Itália, mas também foi contra o Japão. Esquecem os esforços americanos, britânicos (indianos e australianos, principalmente), mas principalmente os chineses. Os caras sofreram o diabo nas mãos dos japoneses, tal como os eslavos com os alemães, mas a história esqueceu deles. A campanha do Pacífico é impressionante, todos aqueles desembarques anfíbios, os recursos utilizados. É tanta coisa que fica até difícil de imaginar. E isso porque eram na época, coisas impossíveis de sonhar uns cinco anos antes da guerra.
Mas é isso. Claro que não citei um monte de eventos importantes, até porque não conheço nem 0,5% da historiografia da Segunda Guerra. Mas para mim é claro que foi um grande jogo geopolítico, na verdade o maior deles, onde houve muita, mas muita coordenação para chegarem ao objetivo principal que era derrotar o eixo. Sem essa coordenação, não teriam vencido. Ninguém venceu nada sozinho, venceram foi em conjunto!
[]