TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Querer comparar a experiência russa na operação em/de porta aviões com a sueca é sacanagem, só pode ser.
Depois esse pessoal azulado fica reclamando quando a gente dá umas voadeiras nas costas deles.
Olha, quando a SAAb acabar o primeiro NG genuíno, aí sim, quando estiver operacional, homologado e etc, com tudo pronto, aí talvez dê prá saber o custo e prazo dessa brincadeira de fazer Gripen naval.
Até lá, essas jogadas soam mais como desespero do que realmente capacidade. Essa é a minha humilde opinião.
Depois esse pessoal azulado fica reclamando quando a gente dá umas voadeiras nas costas deles.
Olha, quando a SAAb acabar o primeiro NG genuíno, aí sim, quando estiver operacional, homologado e etc, com tudo pronto, aí talvez dê prá saber o custo e prazo dessa brincadeira de fazer Gripen naval.
Até lá, essas jogadas soam mais como desespero do que realmente capacidade. Essa é a minha humilde opinião.
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Temos que reconhecer que o Gripen NG é o caça campeão das artes gráficas.
Essa acho que foi baseada na foto do Rafale:
Olha como já desenvolveram rapidinho o trem de pouso dianteiro!
[]'s
Alberto -
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Tô falando? Depois reclama da voadeira.
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Mas pô. E só um conceito. Não é crime fazer isso, é? A Embraer fez isso com o C-390, bem antes de FAB e governo entrarem na parada...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Que conceito nada...
"A viabilização do Gripen Naval se deve às suas inerentes características de desempenho do Gripen e das mudanças estruturais introduzidas no Gripen NG. Este caça foi projetado para operar em porta-aviões completos"
"Suas qualidades de controle de voo e sua baixa velocidade de aproximação fazem do Gripen ainda mais adequado a operações em porta-aviões."
"O Gripen já incorpora uma capacidade naval, que foi integrada nas considerações originais de projeto. A aeronave é feita para efetuar aterrissagens precisas em pistas curtas. As características aerodinâmicas, de manuseio e pouso já estão lá. Não é preciso mais gastar energia”
http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_sb_naval.htm#
O Gripen NG Naval está (como de hábito) quase pronto! A arte gráfica só prova disso!
[]'s
"A viabilização do Gripen Naval se deve às suas inerentes características de desempenho do Gripen e das mudanças estruturais introduzidas no Gripen NG. Este caça foi projetado para operar em porta-aviões completos"
"Suas qualidades de controle de voo e sua baixa velocidade de aproximação fazem do Gripen ainda mais adequado a operações em porta-aviões."
"O Gripen já incorpora uma capacidade naval, que foi integrada nas considerações originais de projeto. A aeronave é feita para efetuar aterrissagens precisas em pistas curtas. As características aerodinâmicas, de manuseio e pouso já estão lá. Não é preciso mais gastar energia”
http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_sb_naval.htm#
O Gripen NG Naval está (como de hábito) quase pronto! A arte gráfica só prova disso!
[]'s
Alberto -
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
É. Se for levar tudo ao pé da letra como o cara da SAAB diz, tamô ferrado.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Intermediário
- Mensagens: 235
- Registrado em: Ter Jan 17, 2006 8:24 pm
- Localização: Porto União /SC
- Agradeceu: 10 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
2XMapinguari escreveu:PRick, você até pode preferir o Rafale, como eu nada tenho contra o Rafale. Acharei muito bom se ele for confirmado como o F-X. Mas a maneira como vc coloca as coisas contra o Gripen chega a ser ridícula. Você não se toca, não? Essa última, de dizer que o Gripen é um caça para dias ensolarados é absurda. Está escrito entre -50º e +50º, você leu isso? Ou está se fazendo de bobo?PRick escreveu:
O que impede o suecos de desenvolverem o Sea Gripen, se o Gripen NG for adquirido pelo Brasil? Basta o interesse da MB e da Marinha da Índia. Eu não sei porque a falta de fé nisso...
Aliás, essa história de caça de papel, que não é protótipo, etc, enche o saco.
Assim como enche o saco esse negócio de dizer que, o Gripen poderia se desmanchar se pousar num NAe. O que o faz afirmar tal coisa? Duvida da capacidade de engenharia sueca? Achei que o que eles fizeram com um Gripen D transformando no Demo do NG já seria prova suficiente desta capacidade.
Como eu disse, acho que qualquer um pode ter sua preferência. Mas querer fazer com que todos os que preferem o Gripen NG para o F-X2 pareçam uns imbecis que não entendem de nada é uma atitude que não leva a nada para a melhora do ambiente do Fórum.
O Pior cego é o que está convicto e seguro de que vê. Não há nada mais fácil do que apontar os erros, preconceitos e fanatismo dos outros enquanto permanecemos cegos e insensíveis aos nossos próprios.
- Wardog
- Sênior
- Mensagens: 1271
- Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 8 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
2X[/quote]Guilhermerb escreveu:PRick, você até pode preferir o Rafale, como eu nada tenho contra o Rafale. Acharei muito bom se ele for confirmado como o F-X. Mas a maneira como vc coloca as coisas contra o Gripen chega a ser ridícula. Você não se toca, não? Essa última, de dizer que o Gripen é um caça para dias ensolarados é absurda. Está escrito entre -50º e +50º, você leu isso? Ou está se fazendo de bobo?Mapinguari escreveu:
O que impede o suecos de desenvolverem o Sea Gripen, se o Gripen NG for adquirido pelo Brasil? Basta o interesse da MB e da Marinha da Índia. Eu não sei porque a falta de fé nisso...
Aliás, essa história de caça de papel, que não é protótipo, etc, enche o saco.
Assim como enche o saco esse negócio de dizer que, o Gripen poderia se desmanchar se pousar num NAe. O que o faz afirmar tal coisa? Duvida da capacidade de engenharia sueca? Achei que o que eles fizeram com um Gripen D transformando no Demo do NG já seria prova suficiente desta capacidade.
Como eu disse, acho que qualquer um pode ter sua preferência. Mas querer fazer com que todos os que preferem o Gripen NG para o F-X2 pareçam uns imbecis que não entendem de nada é uma atitude que não leva a nada para a melhora do ambiente do Fórum.
3X
Coisa feia, querer ficar ridicularizando tudo e todos que são contra a sua visão.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Olha quem se ridicularizou não fui eu, foi quem se prestou a dizer as coisas que estão naquela matéria. Falem com o marketing da SAAB, os culpados são eles.gomugomu escreveu:3XGuilhermerb escreveu: 2X
Coisa feia, querer ficar ridicularizando tudo e todos que são contra a sua visão.
[]´s
- Luiz Bastos
- Sênior
- Mensagens: 1842
- Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
- Localização: Rio de Janeiro
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 25 vezes
- Contato:
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Mapinguari
Está tudo muito bonito, mas só se esqueceram das necessidades do Brasil. O Gripen tem uma serie de vantagens, mas as desvantagens é que inviabilizam tal empreitada. Voa bem, é bonito, ágil, barato, transfere tecnologia mas como todo projeto novo a possibilidade de atraso é imensa. Sinceramente eu não acredito que fique pronto antes de 2017 para começar a entregar para a FAB a partir de 2018. A questão central é a seguinte: Podemos esperar até lá? Com Rafale ou F18 em 2013 já estaremos com algumas aeronaves por aqui. Outro problema que vejo no sueco é que ele, tecnicamente sempre será inferior aos outros dois. Agora cabe ao GF fazer sua escolha. Não gosto da coleira americana, nunca gostei, mas se tivesse que escolher entre os dois para proteger os céus do Brasil, acho o F18 bem superior, um pouco abaixo do Rafale que é uma plataforma mais nova e com diversos recursos no estado da arte. Fui
Está tudo muito bonito, mas só se esqueceram das necessidades do Brasil. O Gripen tem uma serie de vantagens, mas as desvantagens é que inviabilizam tal empreitada. Voa bem, é bonito, ágil, barato, transfere tecnologia mas como todo projeto novo a possibilidade de atraso é imensa. Sinceramente eu não acredito que fique pronto antes de 2017 para começar a entregar para a FAB a partir de 2018. A questão central é a seguinte: Podemos esperar até lá? Com Rafale ou F18 em 2013 já estaremos com algumas aeronaves por aqui. Outro problema que vejo no sueco é que ele, tecnicamente sempre será inferior aos outros dois. Agora cabe ao GF fazer sua escolha. Não gosto da coleira americana, nunca gostei, mas se tivesse que escolher entre os dois para proteger os céus do Brasil, acho o F18 bem superior, um pouco abaixo do Rafale que é uma plataforma mais nova e com diversos recursos no estado da arte. Fui
- ELSONDUARTE
- Avançado
- Mensagens: 474
- Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
- Localização: Rio de Janeiro
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 9 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Caças & Petralhices
Ainda estávamos ouvindo os fogos de artifícios e o espocar das champanhes que envolveram as recentes e retumbantes declarações de Lula ao mundo, sobre a aquisição dos 36 caças para a nossa defasada FAB, sem falar nos outros itens anunciados. Eis que, nessa semana, eles anunciaram que o fechamento da compra se daria apenas em 2010, o último ano do governo Lula. Ano eleitoral e, portanto, passível de tudo ocorrer, inclusive um cancelamento.
O ministro Nelson Jobim, conhecido a boca miúda, nos meios militares, como "viola de enterro", havia prometido a definição da compra para outubro passado, novembro passado, e depois para esse mês. Agora, para o ano que vem. E, pasmem, o processo se arrasta desde 2002. Os motivos reais?
A FAB, com competência técnica, avaliou que o caça Gripen NG da Saab ofereceria maiores vantagens em custo-benefício e transferência tecnológica ao Brasil. Em não se dispondo mais, nessa concorrência, do caça Sukoy 35/37, que era o seu preferido.
Esses caças russos foram eliminados da disputa por pressões de Washington, devidamente acatadas por Lula. Os EUA declararam que não aceitariam que o Brasil possuísse caças capazes de abater a maioria de seus aviões no ar e de afundar seus navios à grande distância, dado à eficiência e o alcance dos mísseis ar-mar russos.
Pois então, a escolha da FAB bate de frente com as preferências já declaradas e quase passionais de Lula e de sua cúpula petista pelos caros caças franceses Rafale. Bons aviões, mas com algumas inconveniências. Pergunto: qual seria o motivo de tamanha paixão francófila de Lula junto a Sarkozy? A ponto de adiar ainda mais o rearmamento de seu País e de tentar forçar a FAB a reverter seu parecer técnico? Pelos antecedentes sobre ética com o dinheiro público desse governo, já podemos imaginar qual seria o motivo principal. E ganha uma estrelinha vermelha quem pensou em cuecas suíças ou das Bahamas.
O ministro Jobim alega, agora, que a FAB não teria concluído de fato o relatório técnico, ou seja, não "o que eles queriam receber". Um petralhismo puro. Na esteira de mais esse vexame internacional, o Peru acaba de declarar o rearmamento de suas Forças Armadas junto a China e Rússia, países com tradição de entregar primeiro e cobrarem aos poucos. Não duvidem que o presidente Alan Garcia concluirá primeiro que nós esse seu rearmamento estratégico.
Só uma negociação envolvendo tecnologia para armas nucleares, num pacote mais elaborado, justificaria tal adiamento pelo nosso governo. Se não for por isso, temo que em 2010 tenhamos mais um cancelamento. Afinal, mais importante que a defesa da soberania nacional é alavancar com o máximo dinheiro possível a candidatura da ex-terrorista Dima Roussef, para a presidência da República. Ou seja, em lulês: "Nóis e nossa genti tano nu poder, u Brasil que se..."
Fonte: http://www.brasilwiki.com.br/noticia.ph ... icia=18562
Ainda estávamos ouvindo os fogos de artifícios e o espocar das champanhes que envolveram as recentes e retumbantes declarações de Lula ao mundo, sobre a aquisição dos 36 caças para a nossa defasada FAB, sem falar nos outros itens anunciados. Eis que, nessa semana, eles anunciaram que o fechamento da compra se daria apenas em 2010, o último ano do governo Lula. Ano eleitoral e, portanto, passível de tudo ocorrer, inclusive um cancelamento.
O ministro Nelson Jobim, conhecido a boca miúda, nos meios militares, como "viola de enterro", havia prometido a definição da compra para outubro passado, novembro passado, e depois para esse mês. Agora, para o ano que vem. E, pasmem, o processo se arrasta desde 2002. Os motivos reais?
A FAB, com competência técnica, avaliou que o caça Gripen NG da Saab ofereceria maiores vantagens em custo-benefício e transferência tecnológica ao Brasil. Em não se dispondo mais, nessa concorrência, do caça Sukoy 35/37, que era o seu preferido.
Esses caças russos foram eliminados da disputa por pressões de Washington, devidamente acatadas por Lula. Os EUA declararam que não aceitariam que o Brasil possuísse caças capazes de abater a maioria de seus aviões no ar e de afundar seus navios à grande distância, dado à eficiência e o alcance dos mísseis ar-mar russos.
Pois então, a escolha da FAB bate de frente com as preferências já declaradas e quase passionais de Lula e de sua cúpula petista pelos caros caças franceses Rafale. Bons aviões, mas com algumas inconveniências. Pergunto: qual seria o motivo de tamanha paixão francófila de Lula junto a Sarkozy? A ponto de adiar ainda mais o rearmamento de seu País e de tentar forçar a FAB a reverter seu parecer técnico? Pelos antecedentes sobre ética com o dinheiro público desse governo, já podemos imaginar qual seria o motivo principal. E ganha uma estrelinha vermelha quem pensou em cuecas suíças ou das Bahamas.
O ministro Jobim alega, agora, que a FAB não teria concluído de fato o relatório técnico, ou seja, não "o que eles queriam receber". Um petralhismo puro. Na esteira de mais esse vexame internacional, o Peru acaba de declarar o rearmamento de suas Forças Armadas junto a China e Rússia, países com tradição de entregar primeiro e cobrarem aos poucos. Não duvidem que o presidente Alan Garcia concluirá primeiro que nós esse seu rearmamento estratégico.
Só uma negociação envolvendo tecnologia para armas nucleares, num pacote mais elaborado, justificaria tal adiamento pelo nosso governo. Se não for por isso, temo que em 2010 tenhamos mais um cancelamento. Afinal, mais importante que a defesa da soberania nacional é alavancar com o máximo dinheiro possível a candidatura da ex-terrorista Dima Roussef, para a presidência da República. Ou seja, em lulês: "Nóis e nossa genti tano nu poder, u Brasil que se..."
Fonte: http://www.brasilwiki.com.br/noticia.ph ... icia=18562
- marcelo l.
- Sênior
- Mensagens: 6097
- Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
- Agradeceu: 138 vezes
- Agradeceram: 66 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Ligar Dilma ao F-X-2 já caracteriza que o autor não entende quem manda e tem carta branca, é melhor a maioria que pensa igual ver as condições que o Nelson Jobim aceitou entrar no governo Lula.
NJ e vários de seus auxiliares conhecem o mundo das licitações, o Gripen perdeu, eles não vão aceitar notinhas atacando, isso demonstraria fraqueza de comando, coisa que não fica bem para uma biografia coroada de tantas realizações como a do NJ.
NJ e vários de seus auxiliares conhecem o mundo das licitações, o Gripen perdeu, eles não vão aceitar notinhas atacando, isso demonstraria fraqueza de comando, coisa que não fica bem para uma biografia coroada de tantas realizações como a do NJ.
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Olá
O caminho do Gripen é a cada dia mais o caminho do "caça de ontém... amanhã!"... ou seja... lá se vai o $$$$$$$$ para chegar em 201x e ter mais ou menos o que o Rafale e o F-18 são "hoje".
E agora com a versão "naval"... era o que faltava.
Aí que triste...
[]s
CB_Lima
O caminho do Gripen é a cada dia mais o caminho do "caça de ontém... amanhã!"... ou seja... lá se vai o $$$$$$$$ para chegar em 201x e ter mais ou menos o que o Rafale e o F-18 são "hoje".
E agora com a versão "naval"... era o que faltava.
Aí que triste...
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Ares Blog
http://www.aviationweek.com/aw/blogs/de ... d=blogDest
Brazilian Decision on Jet Fighters Unlikely Before 2011
Posted by Christina Mackenzie at 12/22/2009 2:23 AM CST
President Luiz Inacio Lula da Silva of Brazil has postponed a decision on buying 36 jet fighters from any of the three rival bidders until early spring 2010 at the very earliest in a move analysts interpret as part of a strategy to extract maximum advantage over Brazil's long-term plan for extensive technology transfer.
Despite the fact that Lula publicly said the Rafale made by France's Dassault Aviation would win the contract, the Brazilian air force has not finished evaluating the three planes, which include Boeing's F18 Super Hornet and Saab's Gripen, the latter apparently being favored by the air force.
But there will be a presidential election in Brazil in October and as defense specialist Jean Guisnel writes it the French weekly “Le Point” there is expected to be a six-month respite from major political decisions, particularly a contract of this importance before the election. He cites a source familiar with the negotiations as saying that “frankly, it is highly unlikely that a decision is taken before April which means that we are unlikely to see a decision before the end of the post-electoral grace period, towards April 2011.”
Sources say the contract negotiations are “extremely tough” and that knowing their president has opted for the Rafale, the Brazilians are pushing for conditions, notably over the price, that Dassault “is absolutely not prepared to accept.”
http://www.aviationweek.com/aw/blogs/de ... d=blogDest
Brazilian Decision on Jet Fighters Unlikely Before 2011
Posted by Christina Mackenzie at 12/22/2009 2:23 AM CST
President Luiz Inacio Lula da Silva of Brazil has postponed a decision on buying 36 jet fighters from any of the three rival bidders until early spring 2010 at the very earliest in a move analysts interpret as part of a strategy to extract maximum advantage over Brazil's long-term plan for extensive technology transfer.
Despite the fact that Lula publicly said the Rafale made by France's Dassault Aviation would win the contract, the Brazilian air force has not finished evaluating the three planes, which include Boeing's F18 Super Hornet and Saab's Gripen, the latter apparently being favored by the air force.
But there will be a presidential election in Brazil in October and as defense specialist Jean Guisnel writes it the French weekly “Le Point” there is expected to be a six-month respite from major political decisions, particularly a contract of this importance before the election. He cites a source familiar with the negotiations as saying that “frankly, it is highly unlikely that a decision is taken before April which means that we are unlikely to see a decision before the end of the post-electoral grace period, towards April 2011.”
Sources say the contract negotiations are “extremely tough” and that knowing their president has opted for the Rafale, the Brazilians are pushing for conditions, notably over the price, that Dassault “is absolutely not prepared to accept.”
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Cunha
- Avançado
- Mensagens: 396
- Registrado em: Seg Set 03, 2007 1:46 pm
- Localização: Bahia
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 2 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Matéria tendenciosa é pouco!ELSONDUARTE escreveu:Caças & Petralhices
Fonte: http://www.brasilwiki.com.br/noticia.ph ... icia=18562
Todo mundo aqui sabe que o FX-2 tem 1 ano, em 2002 era o FX cancelado pelo FHC!!!
Que midiazinha mequetrefe e politiqueira...