Pô, para com isso... A maior parte dos aviões da FAB usa motor gringo, sem problemas.
Primeiro que motor dos anos 50 e motor turbo hélice num conta. Estamos falando de motores as jato no estado da arte.
E sobre problemas, eu andei escutando que rolou um stress sobre os motores do Bléquiróqui uns tempos atrás aí...Isso, motores de helicópteros, é o mais moderno que há aqui em termos de motores em aeronaves.
Só faltava vetarem motores dos anos 50, como os do F-5, que aliás é uma vergonha usar isso como termo de comparação.
Se bem que o radar de válvulas, os dados de aeroelasticidade e outras coisas do museu voador foram vetadas, bloqueadas e vetadas aos bugres.
E sobre motores franceses, os motores dos esquilos e SP, deram problemas assim é? Não sabia.
Os motores do M-2000C, onde foi feito um contrato sério de manutenção e suporte, estão babando também?
Não ouvi falar nada não...
Carlos, não há apelação. Isso vinha sendo comentado e cogitado há um bom tempo.
E o desenvolvimento do Gripen NG está indo conforme o cronograma.
Enquanto vocês ficam falando que "não existe sequer protótipo", "caça que só existe no papel", o programa avança.
Nosso programa espacial também avança, a passo de lesma mas avança. Já tem um NG genuíno voando?
Quando vai ter um para comprovar "on the job on the real thing finally" os custos extras e os resultados das adaptações?
Sim, porque sobre o SU-35BM eu lembro de muita gente aqui falando que nunca ia voar e que nunca ia ser comprado, que o Brasil seria o otário que ia bancar esse desenvolvimento.
Fazendo um paralelo com as palavras dos previsores de plantão,, quem vai ser o "bobo" que vai bancar o desenvolvimento do NG e sua versão naval????
Já sei!!! Vem tudo de graça e ainda vamos exportar para o mundo and beyond!!!
Sobre o restante, pode ser dito sobre qualquer um dos candidatos. Com a diferença de que os outros dois JÁ possuem uma versão naval, pronta e operacional, sem custos extra$$$$$$ para o comprador.
Vocês tem acompanhado a COP-15?
Perceberam alguma coisa de interessante?
As companhias, os alinhamentos...
Leram sobre o uso de moedas locais nas transações entre um certo grupo de países, que diziam aqui não passar de um sonho de bobos e que avança?
Pois
eu, e somente
eu, observando esses movimentos, vejo desdobramentos mais profundos que uma suposta e fictícia versão naval, que precisa de um "interessado" prá nascer.
Mas cada um vê o que mais lhe agrada, isso é certo.
Abraços!!!!