NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18575
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5281 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 18, 2009 1:41 am

Orestes, em azul, OK?
orestespf escreveu:
knigh7 escreveu: Bom, então vcs dever falar isso ao Jobim e ao Brig. Noro, Chefe da GPFX2:

FSP, 11/09/09
Comissão da Aeronáutica vai apontar qual é o melhor caça


Três concorrentes têm até a sexta-feira da semana que vem, quando chega ao fim a análise técnica das ofertas, para melhorar as propostas

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá sofrer constrangimento ao anunciar oficialmente a opção do Brasil por um dos três caças que disputam a renovação da frota da FAB, pois o presidente da comissão responsável pelo processo de seleção, brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, disse que irá indicar um vitorioso técnico. A partir daí a decisão será política.
"Dentro da metodologia que foi aprovada pelo Alto Comando da Aeronáutica, eu vou dizer: dentro desses métodos aqui, o mais pontuado é esse aqui", disse Noro à Folha,...

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil ... 200902.htm

...................
27/11/09
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que pediu à FAB (Força Aérea Brasileira) que não indicasse um vencedor em sua avaliação técnica dos concorrentes ao fornecimento de 36 novos caças ao Brasil.
Mais: afirmou por meio de sua assessoria que "a expectativa é que o relatório venha conforme solicitado", "mas, independentemente da forma [do texto]", "o que vale é a avaliação final feita pelo presidente da República".

http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... r-caca.php
Olá Knigh7,

não é necessário dizer nada ao ministro NJ, ele já sabe, até mesmo porque veio dele. Sobre o Brig. Noro, idem, mas não veio dele, foi para ele, visto que falou mais do que devia. Falo isto, não por mim, não porque gostei, muito menos por desrespeito ao brigadeiro, mas porque o próprio ministro disse mais de uma vez que "pediu" que o relatório da FAB não indicasse um vencedor. Ou seja, com toda peculiar forma de falar, o ministro NJ deu um recado, não especificamente ao Brig. Noro, mas a todos aqueles que "não conseguiram compreender que é e será assim" (relatório sem apontamento do vencedor).

Sim, tudo o que é dito por certas pessoas precisam ser traduzido, não se faz leitura apressada dos fatos.
Isso é apenas interpretação sua sobre fatos. O que o Brigadeiro Nôro disse (pegar uma tabela com numeros e dar "nome" , apontar um caça, sob o ponto de vista da FAB, ) está em perfeita consonância com o modelo descrito no meu post acima pelo Chefe do EMAER: No somatório, a que obtiver o maior número de pontos, segundo os critérios da Aeronáutica, terá justificadamente razão para ser a vencedora.Mas ainda deveremos, em principio, ouvir as recomendações comerciais e politicas.

Mas uma coisa é certa, quem é de direito recebeu clara e rapidamente o recado. Neste caso, é importante compreender que o ministro não está fazendo isto porque ele quer, nem mesmo porque o presidente Lula quer, está fazendo assim porque há uma clara mudança de postura em relação às FFAA, isto é, são atitudes previstas na END e que implicam na modernização das FFAA. Só que a expressão modernização das FFAA não deve ser interpretada (de forma limitada) como sendo compras absolutas de equipamentos novos, é muito mais complexo, modernização de cada Força e das três Forças ao mesmo tempo.
Discordo. Jobim tirou da FAB a opção da Força de apontar qual seria o caça mais adequado a ela. Vide o formato da avaliação -nebuloso- colocada pelo Marino, de um Jornalista, no tópico rel. ao FX2. Veja bem, estou procurando debater com fontes públicas.

As atitudes do senhor ministro da Defesa está longe de ser vaidade pessoal, é um processo que se encontra em franca implantação. Isto implica em "ofensas", em perda (aparente) de poder, em perda (aparente) de status, em perda aparente de muita coisa. Pergunto: devemos manter o mesmo modelo secular e com equipamentos fracos que não garantem a real defesa do País ou devemos mudar o modelo para algo similar ao já adotado há décadas por grandes países?
A atitude do Ministro, ao mandar a FAB não apontar qual seria o caça mais adequado a ela de nada ajuda a melhorar o "modelo secular de equipamentos fracos" como vc diz.
Outro fato: a FAB estava encaminhando, no ano passado RFI para as empresas participantes do FX2 quando Jobim, em Anápolis, "cantou vitória do Rafale". Uma atitude abominavel, despótica, arrogante, que despreza uma Instituição Nacional de Estado, a FAB


Não existe este papo de racha entre FAB e governo, o que existe são descontentes em não ver o que querem realizados à sua maneira.
Existe sim grandes divergências, claras, entre a GPFX2 constatada nas declarações do seu Chefe e o Ministro Jobim.

Mas isto é o que diferente Governo de governo. Governo tem projeto de Estado, dá o real valor às FFAA (e não necessariamente a todos os militares), já o governo não tem projeto de Estado, faz o que acha e nem sempre faz; por exemplo, compra carros de combate que não foi escolhido por uma dada Força, deixa aviões (falo dos leves mesmo) sem voar até mesmo por falta de óleo (nem falo de combustível), deixa navios a ver navios e por aí vai.
Isso não redime, justifica e releva esse comportamento do Jobim.
O que diferencia um Governo de um governo é que o primeiro ("G") investe nas Forças Armadas de seu país ao invés de investir apenas nas vaidades de alguns poucos militares, este (Governo) olha para o sistema de defesa do país e não se importam em tomar medidas, ditas antipáticas, que garantam a verdadeira soberania.
O Chefe da Gerência do FX2 é seu porta voz. Ela fala em nome do órgão que avalia as propostas. E foi publicamente falar isso na midia, arriscando ser punido. E pode observar que o Brigadeiro Noro continua Chefe da GPFX2. Mais uma prova de que, o que ele estava dizendo estava dentro do preconizado pela Força no tocante as avaliações. Não estava infringindo.
Compreender isto, lamentavelmente não é pra todos, todos dizem que compreendem, falso, no máximo aceitam, pois aceitar é o mínimo necessário para disfarçar a ignorância. Os que julgam, aqui, FAB e governo desconhecem ambos, apenas torcem por um porque odeiam o outro e vice-versa. Estes passarão, mas quem é de direito, passarinho (MQ @ JP :mrgreen: ).

Acredito que vc tenha cometido um deslize verbal, sem "dolo" . Pois dizer que um odeia o outro (FAB-Governo) seria radicalizar o discurso, para gerar uma impressão que o que está ocorrendo é inveridico. E nunca vi ninguém aqui dizer esse termo, ou dar a impressão disso. Mas repito, acredito que tenha sido apenas um deslize seu, pois conheço seu bom caráter.
Há sim divergências claras, no tocante ao FX, entre a FAB e o Ministro Jobim, comprovado por atos durante esse processo do FX2.

Abração,

Orestes

Abraços




Editado pela última vez por knigh7 em Sex Dez 18, 2009 7:33 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5282 Mensagem por soultrain » Sex Dez 18, 2009 10:35 am

soultrain escreveu:Já há muito tempo que não lia o forum da key, e fiquei desolado. A recomendar cerveja com bife, Sintra??!!! Com tão bons vinho que nós temos, seu anglo-saxão?!!!!!

O desmentido tem que se lhe diga, quem souber ler Alemão por favor dê uma ajuda, pelo que percebi perdeu-se na tradução para o Inglês um pormenor. Ele não nega que o Rafale tenha ganho a avaliação técnica, ele nega que o Rafale tenha ganho a concorrência, pois ainda não foi elaborado o relatório final, só será terminado em Março ou Abril.

Mas deu para relembrar algumas coisas, que já tinham sido postadas no DB, 1º a desculpa oficial da Boeing nesta competição, que o SH era demasiado sofisticado para os Suíços, só gostava de saber a resposta dos Suíços, que deve ter sido dada, mas como é óbvio não foram para a imprensa responder a esta coisa estapafúrdia.

A outra foi a classificação oficial Holandesa, contra muito lobby um caça de papel e sem preço, melhor preço imaginário, ganhou por 2 pontos em 700 ao Rafale. Se fosse hoje talvez fosse diferente, não sei. Infelizmente o Typhoon ficou miseravelmente classificado.


from dassault CEO himself :

Quote:
Regarding European defense, we dreamed about it and Americans have done it ... Today the equivalent of 75% of the costs of development and industrialization of the Rafale, almost eight billion dollars are paid by the office of Europeans to American studies to develop the JSF. It is more than surprising that the Netherlands has chosen this device after a thorough study of 700 criteria. The Rafale won 695 points, came in second place, the JSF have obtained 697 points. It should be noted that despite this result, no indication of price was given for the JSF! The thing is that the Defense Minister, Mr. de Vries, asked me two months ago to return to the competition. He wanted that I may be used for hare, ultimately, help to lower the U.S. price, without jeopardizing the contract signed with the industrial overseas.
Alguem sabe o que isto quer dizer?

the Swiss evaluation commission told that the rafale won over Eurofighter and Gripen NG , on this bases

30% Air Defence Capability
12% AtoG Capability
12% Recce Capability
6% Growth Potential
15% Operational suitability
17.5% Industrial offsets/Tech Transfer
7.5% Military cooperation





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Bender

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5283 Mensagem por Bender » Sex Dez 18, 2009 2:48 pm

soultrain escreveu:
soultrain escreveu:Já há muito tempo que não lia o forum da key, e fiquei desolado. A recomendar cerveja com bife, Sintra??!!! Com tão bons vinho que nós temos, seu anglo-saxão?!!!!!

O desmentido tem que se lhe diga, quem souber ler Alemão por favor dê uma ajuda, pelo que percebi perdeu-se na tradução para o Inglês um pormenor. Ele não nega que o Rafale tenha ganho a avaliação técnica, ele nega que o Rafale tenha ganho a concorrência, pois ainda não foi elaborado o relatório final, só será terminado em Março ou Abril.

Mas deu para relembrar algumas coisas, que já tinham sido postadas no DB, 1º a desculpa oficial da Boeing nesta competição, que o SH era demasiado sofisticado para os Suíços, só gostava de saber a resposta dos Suíços, que deve ter sido dada, mas como é óbvio não foram para a imprensa responder a esta coisa estapafúrdia.

A outra foi a classificação oficial Holandesa, contra muito lobby um caça de papel e sem preço, melhor preço imaginário, ganhou por 2 pontos em 700 ao Rafale. Se fosse hoje talvez fosse diferente, não sei. Infelizmente o Typhoon ficou miseravelmente classificado.


from dassault CEO himself :

Quote:
Regarding European defense, we dreamed about it and Americans have done it ... Today the equivalent of 75% of the costs of development and industrialization of the Rafale, almost eight billion dollars are paid by the office of Europeans to American studies to develop the JSF. It is more than surprising that the Netherlands has chosen this device after a thorough study of 700 criteria. The Rafale won 695 points, came in second place, the JSF have obtained 697 points. It should be noted that despite this result, no indication of price was given for the JSF! The thing is that the Defense Minister, Mr. de Vries, asked me two months ago to return to the competition. He wanted that I may be used for hare, ultimately, help to lower the U.S. price, without jeopardizing the contract signed with the industrial overseas.
Alguem sabe o que isto quer dizer?

the Swiss evaluation commission told that the rafale won over Eurofighter and Gripen NG , on this bases

30% Air Defence Capability
12% AtoG Capability
12% Recce Capability
6% Growth Potential
15% Operational suitability
17.5% Industrial offsets/Tech Transfer
7.5% Military cooperation
Esses devem ser os porcentuais de vantagem alcançados pelo Rafale com relação aos outros, no gráfico de cores da avaliação Suiça,o nosso deverá ser igual 8-]

Ps:Não falaram por ai que esse papo de que o Rafale teria vencido na Suiça era boato,e teve até desmentido?Ou eu estou a viajaire...

Sds.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5284 Mensagem por Bolovo » Sex Dez 18, 2009 4:15 pm

Bender escreveu:Esses devem ser os porcentuais de vantagem alcançados pelo Rafale com relação aos outros, no gráfico de cores da avaliação Suiça,o nosso deverá ser igual 8-]
Não. Se você somar tudo, dá 100%. Deve ser a distribuição dos pontos onde ele é melhor e onde é pior.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5285 Mensagem por soultrain » Sex Dez 18, 2009 4:25 pm

Exactamente, é o peso de cada grupo de KPI's





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5286 Mensagem por pafuncio » Sex Dez 18, 2009 4:32 pm

Menor nota foi no potencial de crescimento. [085] Será que é isso mesmo ? E a nova motorização ? E os novos aviônicos ?

Quanto a este aspecto, potencial de crescimento, tenho a leva suspeita que o Gripen NG ganhou, por uma série de aspectos. [051] [051] [051] [051]




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
PRick

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5287 Mensagem por PRick » Sex Dez 18, 2009 4:40 pm

pafuncio escreveu:Menor nota foi no potencial de crescimento. [085] Será que é isso mesmo ? E a nova motorização ? E os novos aviônicos ?

Quanto a este aspecto, potencial de crescimento, tenho a leva suspeita que o Gripen NG ganhou, por uma série de aspectos. [051] [051] [051] [051]
Não sei para onde ele vai crescer, neste aspecto é bem pior que o Rafale.

[]´s




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5288 Mensagem por soultrain » Sex Dez 18, 2009 5:01 pm

pafuncio escreveu:Menor nota foi no potencial de crescimento. [085] Será que é isso mesmo ? E a nova motorização ? E os novos aviônicos ?

Quanto a este aspecto, potencial de crescimento, tenho a leva suspeita que o Gripen NG ganhou, por uma série de aspectos. [051] [051] [051] [051]
Aquilo não é a pontuação, mas o peso dos KPI's na avaliação final, ou seja aquilo dá 100%, as várias notas somadas de um concorrente dará 85% por exemplo, outro 91% e o outro 69%.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5289 Mensagem por soultrain » Sex Dez 18, 2009 5:03 pm

Reparem que ali os critérios técnicos valem 75% da avaliação.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5290 Mensagem por Bolovo » Sex Dez 18, 2009 5:16 pm

soultrain escreveu:
pafuncio escreveu:Menor nota foi no potencial de crescimento. [085] Será que é isso mesmo ? E a nova motorização ? E os novos aviônicos ?

Quanto a este aspecto, potencial de crescimento, tenho a leva suspeita que o Gripen NG ganhou, por uma série de aspectos. [051] [051] [051] [051]
Aquilo não é a pontuação, mas o peso dos KPI's na avaliação final, ou seja aquilo dá 100%, as várias notas somadas de um concorrente dará 85% por exemplo, outro 91% e o outro 69%.

[[]]'s
Será? Acho que todos dão 100%, sendo diferentes a distribuição entre os caças.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
B1rut@x
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Dez 18, 2009 5:03 pm

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5291 Mensagem por B1rut@x » Sex Dez 18, 2009 5:17 pm

Pelo tenho acompanhado no dia-dia o Gripen oferece maior transfrência de tecnologia mas eu particulamente prefiro o Rafale por ser uma tecnologia 4,5 para proxima 5geração. Ainda que os americanos possa dar 100% de certeza na transferência.




Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5292 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 18, 2009 5:58 pm

Agora vão se pendurar no potencial de crescimento. :lol:
Já esqueceram o 2 X 1 ? :roll: :lol:




Avatar do usuário
pedrohakial
Júnior
Júnior
Mensagens: 45
Registrado em: Seg Set 14, 2009 9:31 am

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5293 Mensagem por pedrohakial » Sex Dez 18, 2009 7:19 pm

GALERA E-MAIL RESPONDIDO PELA FAB:


Prezado (a) Sr (a),



Agradecemos seu contato com a Força Aérea Brasileira (FAB) por meio deste Centro de Comunicação Social. Informamos que o FX-2 é um processo licitatório.

Continue acessando o portal http://www.fab.mil.br.

Ouça também as notícias da Força Aérea na Rádio Força Aérea.


Respeitosamente,

Divisão de Relações Públicas

FORÇA AÉREA BRASILEIRA
"ASAS QUE PROTEGEM O PAÍS"


Em 17/12/2009 às 00:28 horas, "PEDRO Felipe" <apocpedro@hotmail.com> escreveu:
Que tipo de compra é ado FX-2? É uma licitação?


Logo tudo o que eu falei procede....




Editado pela última vez por pedrohakial em Sex Dez 18, 2009 7:32 pm, em um total de 1 vez.
Imagem

"Mesmo que eu voe pelo vale da morte não temerei mau algum, pois estou a 80.000 pés e subindo"
SR-71 BlackBird, Kodena, Japan
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5294 Mensagem por pafuncio » Sex Dez 18, 2009 7:22 pm

soultrain escreveu:
pafuncio escreveu:Menor nota foi no potencial de crescimento. [085] Será que é isso mesmo ? E a nova motorização ? E os novos aviônicos ?

Quanto a este aspecto, potencial de crescimento, tenho a leva suspeita que o Gripen NG ganhou, por uma série de aspectos. [051] [051] [051] [051]
Aquilo não é a pontuação, mas o peso dos KPI's na avaliação final, ou seja aquilo dá 100%, as várias notas somadas de um concorrente dará 85% por exemplo, outro 91% e o outro 69%.

[[]]'s

:evil: :evil: :evil: :evil: Não entendeste, seu infiel !!!

Entre outras coisas, tem tanto potencial de crescimento porque ainda não veio ao mundo !!! E quando crescer, quer ser um Rafale !!! É o caça danoninho, aquele que vale por um bifinho. E por aí vai ...

Salu2.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
PRick

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5295 Mensagem por PRick » Sex Dez 18, 2009 7:25 pm

pedrohakial escreveu:GALERA E-MAIL RESPONDIDO PELA FAB:


Prezado (a) Sr (a),



Agradecemos seu contato com a Força Aérea Brasileira (FAB) por meio deste Centro de Comunicação Social. Informamos que o FX-2 é um processo licitatório.

Continue acessando o portal http://www.fab.mil.br.

Ouça também as notícias da Força Aérea na Rádio Força Aérea.


Respeitosamente,

Divisão de Relações Públicas

FORÇA AÉREA BRASILEIRA
"ASAS QUE PROTEGEM O PAÍS"


Em 17/12/2009 às 00:28 horas, "PEDRO Felipe" <apocpedro@hotmail.com> escreveu:
Que tipo de compra é ado FX-2? É uma licitação?
Quer conexões de rede mais fácil? Clique e conheça o Windows 7.
Que desastre, era melhor não terem respondido nada. :lol: :lol: :lol:

[]´s




Responder