JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#8716 Mensagem por Mapinguari » Sex Dez 18, 2009 7:16 pm

Carlos Mathias escreveu:Seria, disseste-o bem, seria... :lol:

Agora sério.
Eu já falei pro Bengt prá parar de arrumar Gripen isso e aquilo, tem é que dar um banho de descarrego nele com rosa VERMELHA, tirando motor e tudo o mais que for azul demais no avião.

Eu aposto os dedos da mão do BHolovo que teria quase 100% de chances aqui. E tô falando sério mesmo. :wink: 8-]
Mas o motor dele é ótimo! Pra que mexer? Só por ser gringo!? Pô, para com isso... A maior parte dos aviões da FAB usa motor gringo, sem problemas.
Problema a FAB teve só com motor francês...

Mapinguari

Imagem
PRick

#8717 Mensagem por PRick » Sex Dez 18, 2009 7:22 pm

Mapinguari escreveu:
Carlos Mathias escreveu:A SAAB tá apelando. Gripen-NG naval?
Primeiro eles tem fazer um comum, terrestre, aí, depois que um GripenNGN estiver voando, quem sabe? :roll: :mrgreen: :lol:
Carlos, não há apelação. Isso vinha sendo comentado e cogitado há um bom tempo.
E o desenvolvimento do Gripen NG está indo conforme o cronograma.
Enquanto vocês ficam falando que "não existe sequer protótipo", "caça que só existe no papel", o programa avança.

No caso do Sea Gripen, a idéia já existia desde o Gripen A/B. Os suecos apenas aguardavam o real interesse de algum país, manifestado agora pela Índia em seu RFI.
Claro que isso poderá ter sérias implicações no F-X2. Significa que um caça com a capacidade do Gripen NG, devidamente navalizado, operaria a bordo de um NAe como o São Paulo sem qualquer restrição, ao contrário do que ocorreria com o Rafale.
Hummm, tô pensando aqui com meus botões se a suspensão da venda dos MAR-1 ao Paquistão não poderia representar uma oportunidade para que Brasil e Índia dividissem os custos de desenvolvimento do Sea Gripen, permitindo sua aquisição por ambos os países... Seria interessante, sem dúvida...
Se Brasil e Índia optassem por Gripen NG+Sea Gripen, seria show! Até o custo de aquisição poderia cair para os dois países, devido a uma maior economia de escala...

Sinto muito,

Mas isso não é para ser levado a sério. Apenas demonstra o quanto a SAAB e os Suecos estão desesperados. Desenvolver um caça naval de um terrestre, que jamais foi pensado para tal, custa uma fortuna, e ainda pode ser inviável tecnicamente. Os indianos estão operando os Mig-29K, não vejo motivo para sair dele para ir para um caça mais leve ainda.

[]´s

hbfontes
Júnior
Júnior

#8718 Mensagem por hbfontes » Sex Dez 18, 2009 7:29 pm

PRick escreveu:
Mapinguari escreveu: Carlos, não há apelação. Isso vinha sendo comentado e cogitado há um bom tempo.
Enquanto vocês ficam falando que "não existe sequer protótipo", "caça que só existe no papel", o programa avança.

No caso do Sea Gripen, a idéia já existia desde o Gripen A/B. Os suecos apenas aguardavam o real interesse de algum país, manifestado agora pela Índia em seu RFI.
Claro que isso poderá ter sérias implicações no F-X2. Significa que um caça com a capacidade do Gripen NG, devidamente navalizado, operaria a bordo de um NAe como o São Paulo sem qualquer restrição, ao contrário do que ocorreria com o Rafale.
Hummm, tô pensando aqui com meus botões se a suspensão da venda dos MAR-1 ao Paquistão não poderia representar uma oportunidade para que Brasil e Índia dividissem os custos de desenvolvimento do Sea Gripen, permitindo sua aquisição por ambos os países... Seria interessante, sem dúvida...
Se Brasil e Índia optassem por Gripen NG+Sea Gripen, seria show! Até o custo de aquisição poderia cair para os dois países, devido a uma maior economia de escala...

Sinto muito,

Mas isso não é para ser levado a sério. Apenas demonstra o quanto a SAAB e os Suecos estão desesperados. Desenvolver um caça naval de um terrestre, que jamais foi pensado para tal, custa uma fortuna, e ainda pode ser inviável tecnicamente. Os indianos estão operando os Mig-29K, não vejo motivo para sair dele para ir para um caça mais leve ainda.

[]´s
PBrick, desculpe mais discordo, o programa do gripen NG esta em andamento isso facilita ser adaptado para uma versão naval facilmente, recomendo que leia a entrevista do Cesar Augusto engenheiro da Akaer, nesta ele comenta que nao seria um problema o desenvolvimento do mesmo.

Editado pela última vez por hbfontes em Sex Dez 18, 2009 7:31 pm, em um total de 1 vez.
"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." (Martin Luther King)
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#8719 Mensagem por pafuncio » Sex Dez 18, 2009 7:29 pm

Bender: :lol: :lol: :lol: :lol:

Tá vendo, o Gripen tem tanto potencial de crescimento que tornar-se-á um caça naval, apropriado tanto para o São Paulo quanto para o Vimakrandya ex Gorschov, atualmente na Índia, em que pese ambas as belonaves usaram técnicas diferentes de catrapo.

Kôza línda, diriam os manés papa-pirão daqui !!!

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
PRick

#8720 Mensagem por PRick » Sex Dez 18, 2009 7:53 pm

hbfontes escreveu:
PRick escreveu:
Sinto muito,

[]´s
PBrick, desculpe mais discordo, o programa do gripen NG esta em andamento isso facilita ser adaptado para uma versão naval facilmente, recomendo que leia a entrevista do Cesar Augusto engenheiro da Akaer, nesta ele comenta que nao seria um problema o desenvolvimento do mesmo.
O Gripen NG é um reprojeto limitado, por isso, considerado de baixo risco. É só olharem para o YF-17 e o F-18A, para se ter uma idéia do que implica uma versão naval, de um caça projetado para uso terrestre.

O Rafale foi pensado desde o ínicio para ser ter um versão naval, e isso implicou em modificações no formato de asas, canard´s e tantas outras coisas. Além do reforço estrutural, novos trens de pouso, etc.. Algo que num caça tão pequeno e leve, significa um aumento de peso vazio de mais 600 kgs.

[]´s

Carlos Mathias

#8721 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 18, 2009 8:17 pm

Pô, para com isso... A maior parte dos aviões da FAB usa motor gringo, sem problemas.
Primeiro que motor dos anos 50 e motor turbo hélice num conta. Estamos falando de motores as jato no estado da arte.
E sobre problemas, eu andei escutando que rolou um stress sobre os motores do Bléquiróqui uns tempos atrás aí...Isso, motores de helicópteros, é o mais moderno que há aqui em termos de motores em aeronaves.
Só faltava vetarem motores dos anos 50, como os do F-5, que aliás é uma vergonha usar isso como termo de comparação.
Se bem que o radar de válvulas, os dados de aeroelasticidade e outras coisas do museu voador foram vetadas, bloqueadas e vetadas aos bugres.

E sobre motores franceses, os motores dos esquilos e SP, deram problemas assim é? Não sabia.
Os motores do M-2000C, onde foi feito um contrato sério de manutenção e suporte, estão babando também?
Não ouvi falar nada não...
Carlos, não há apelação. Isso vinha sendo comentado e cogitado há um bom tempo.
Nosso programa espacial também avança, a passo de lesma mas avança. Já tem um NG genuíno voando?
Quando vai ter um para comprovar "on the job on the real thing finally" os custos extras e os resultados das adaptações?
Sim, porque sobre o SU-35BM eu lembro de muita gente aqui falando que nunca ia voar e que nunca ia ser comprado, que o Brasil seria o otário que ia bancar esse desenvolvimento.
Fazendo um paralelo com as palavras dos previsores de plantão,, quem vai ser o "bobo" que vai bancar o desenvolvimento do NG e sua versão naval????
Já sei!!! Vem tudo de graça e ainda vamos exportar para o mundo and beyond!!! :roll:

Sobre o restante, pode ser dito sobre qualquer um dos candidatos. Com a diferença de que os outros dois JÁ possuem uma versão naval, pronta e operacional, sem custos extra$$$$$$ para o comprador.

Vocês tem acompanhado a COP-15?
Perceberam alguma coisa de interessante?
As companhias, os alinhamentos...
Leram sobre o uso de moedas locais nas transações entre um certo grupo de países, que diziam aqui não passar de um sonho de bobos e que avança?

Pois eu, e somente eu, observando esses movimentos, vejo desdobramentos mais profundos que uma suposta e fictícia versão naval, que precisa de um "interessado" prá nascer.

Mas cada um vê o que mais lhe agrada, isso é certo.

Abraços!!!!

Editado pela última vez por Carlos Mathias em Sex Dez 18, 2009 8:24 pm, em um total de 1 vez.
Benke
Sênior
Sênior

#8722 Mensagem por Benke » Sex Dez 18, 2009 8:18 pm

O Gripen foi projetado para pousar em rodopistas de 500m
Ele é feito para "agredir" a pista no pouso
Assim, pelo que entendi, as maiores mods se darão na biquilha, materiais anti-corrosivos e estrutura inferior
Mais uma pedra no sapato [003] [003] [003]

ars longa vita brevis
Carlos Mathias

#8723 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 18, 2009 8:30 pm

Benke, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Se fosse assim essa moleza, o avião já viria com essas coisas todas prontas, molezinha por molezinha, podia vir de brinde.

E sobre meu último post, nada impede que o GF mais a FAB nem olhem para nada isso e escolham o ótimo gripen-NG, com motor, INS, HUD, FCS e etc, etc, etc americanos.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#8724 Mensagem por Bolovo » Sex Dez 18, 2009 8:36 pm

Esses ultimos posts foram um oferecimento de - Yankes, Go home! - um produto da 4th internacional...

[003]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#8725 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 18, 2009 8:41 pm

O BHolovo mesmo, ele adora os Bléquiróqui, mesmo tendo vindo sem nada em troca, sendo caros e pelados como nenéns recém nascidos.
Alías BHolovo, soubeste algo sobre a engresia dos motores?

É aquilo, cada um vê a beleza de acordo com seus olhos azuis.

TOMA!
TOMA!
TOMA!

Carlos Mathias

#8726 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 18, 2009 8:42 pm

Qué um lencinho BHolovo???? :roll: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Bolovo
Sênior
Sênior

#8727 Mensagem por Bolovo » Sex Dez 18, 2009 8:45 pm

Pô... logo eu um azul? Meu professor da faculdade falou que eu sou um comunista paranóico... [003]

Carlos Mathias

#8728 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 18, 2009 8:48 pm

Teu professor usa óculos? :roll:
Você, BHolovo, usa aquela pasta de dentes com listinhas azuis e brancas. :x
Ou serão listinhas brancas e azuis???? :? :roll: :lol:

Benke
Sênior
Sênior

#8729 Mensagem por Benke » Sex Dez 18, 2009 8:53 pm

O Gripen NG BR substitui muito azul por verde-amarelo

ars longa vita brevis
Bolovo
Sênior
Sênior

#8730 Mensagem por Bolovo » Sex Dez 18, 2009 8:53 pm

Eu votei no Lula e votarei na Dilma... fico tramando greves intermináveis para aporrinhar o nosso Serrinha paz e amor... impossível eu ser azul, Carlos. Alias, meu professor tem a vista perfeita e faz parte da comissão do MRE. Ele estava em todas as ultimas reuniões do IBAS e BRIC. Vai procurar o Bourne, esse sim é azul.

Editado pela última vez por Bolovo em Sex Dez 18, 2009 8:57 pm, em um total de 1 vez.
Responder