O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#1351 Mensagem por Bolovo » Qui Dez 17, 2009 10:07 pm

E o que no Brasil vai preencher esses 2km? O igla? E os canhões?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#1352 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 17, 2009 10:08 pm

Pode ser, os dois estão dentro desta faixa.




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#1353 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Dez 17, 2009 10:19 pm

Bolovo escreveu:E o que no Brasil vai preencher esses 2km? O igla? E os canhões?
Espero que o Igla, já que não se vislumbra comprar novos canhões.... :cry:




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#1354 Mensagem por LeandroGCard » Qui Dez 17, 2009 10:39 pm

glauberprestes escreveu:Eu tô reclamando é que o Tor tem que ficar do ladinho do Igla+Saber, pra dar versatilidade ao grupo. Só Tor fica difícil defender.
Só que o EB tem que comprar mais uma porrada de Igla-S para equipar as baterias, não simplesmente tirar de um lado para colocar em outro.
[]´s
Não entendo assim.

Manpads tem como objetivo atacar aeronaves de apoio aéreo aproximado, e como tal devem ser distribuídas entre as unidades que podem ser alvo deste tipo de ataque (móveis, como infantaria e blindados). Já as baterias anti-aéreas são para defesa de objetivos fixos ou cobertura de área. No caso do Tor ele é a linha interna da defesa, e os lançadores (sempre deverão haver mais de um) operarão a mais de 2 km de distância um do outro, então poderão se proteger mutuamente sem preocupações com alcance mínimo. O que vai faltar é um sistema de alcance maior, pois o Tor foi pensado desde o princípio justamente para complementar um sistema assim.

glauberprestes escreveu:Espero que o Igla, já que não se vislumbra comprar novos canhões.... :cry:
Para defesa contra mísseis e bombas no curtíssimo alcance canhões com controle de fogo automático ainda são considerados eficientes, basta ver que todo navio de guerra tem uma bateria deles. Acho que o EB deveria pensar seriamente em adquirir novos.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#1355 Mensagem por EDSON » Sex Dez 18, 2009 9:13 am

Ilya Ehrenburg escreveu:
EDSON escreveu:E onde se acha o número verdadeiro destes abates?
E devo eu, responder? Quando se contesta uma afirmação, se faz com a apresentação de uma argumentação concernente, e não com o conforto de exigir do outro, uma prova. Se este tipo de comportamento, aviltante e insultuoso é permitido pelos moderadores, devido à antiguidade de quem o comete, é algo a se pensar, mas não é por isso, que deve ser de mim tolerado.

Quanto à guerra da Geórgia, o confronto entre as reivindicações georgianas e as admissibilidades russas, não levam a nenhuma reivindicação de guarnições equipadas com o sistema Spyder. Tanto é assim, que o fabricante, que teria todo desejo do mundo de veicular o sucesso do seu equipamento, se cala quanto ao evento.
Elucidativo.
Números oficiais de Guerra não costuma aparecer por aí tão facilmente.

Não perguntei diretamente a ti ou a outrem, mas a qualquer um que tenha a resposta, mas duvido que alguém saiba.




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7617
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 103 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#1356 Mensagem por FOXTROT » Sáb Dez 19, 2009 11:39 am

Pessoal, analisando por Brigadas no EB, não encontrei uma única Biaaaé na região norte, na Amazônia não existem unidades antiaéreas?




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9382
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 529 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#1357 Mensagem por Brasileiro » Sáb Dez 19, 2009 11:51 am

FOXTROT escreveu:Pessoal, analisando por Brigadas no EB, não encontrei uma única Biaaaé na região norte, na Amazônia não existem unidades antiaéreas?
O Exército tem a intenção de, até 2012, deslocar o 1º GAAAe para Manaus e depois, criar mais um, e até 2030, cirar a 2ª Brigada de Artilharia Anti-Aérea, que vai ficar responsável pela região Amazônica.



abraços




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#1358 Mensagem por Skyway » Sáb Dez 19, 2009 12:29 pm

EDSON escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu: E devo eu, responder? Quando se contesta uma afirmação, se faz com a apresentação de uma argumentação concernente, e não com o conforto de exigir do outro, uma prova. Se este tipo de comportamento, aviltante e insultuoso é permitido pelos moderadores, devido à antiguidade de quem o comete, é algo a se pensar, mas não é por isso, que deve ser de mim tolerado.

Quanto à guerra da Geórgia, o confronto entre as reivindicações georgianas e as admissibilidades russas, não levam a nenhuma reivindicação de guarnições equipadas com o sistema Spyder. Tanto é assim, que o fabricante, que teria todo desejo do mundo de veicular o sucesso do seu equipamento, se cala quanto ao evento.
Elucidativo.
Números oficiais de Guerra não costuma aparecer por aí tão facilmente.

Não perguntei diretamente a ti ou a outrem, mas a qualquer um que tenha a resposta, mas duvido que alguém saiba.
Exatamente, não existem números oficiais desse conflito no que diz respeito ao número verdadeiro de abates e muito menos a quem os abateu. Para-se ter uma idéia, especula-se até que quase metade das aeronaves russas derrubadas tenham sido abatidas por "fogo amigo"...o que deixa claro que ninguém sabe nenhum dado concreto sobre da parte anti-aérea do conflito.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#1359 Mensagem por Centurião » Sáb Dez 19, 2009 12:34 pm

Alguém pode tirar umas dúvidas para o leigo aqui? Então depois da compra de bateria AA de médio alcance, vai faltar absorver essa tecnologia para podermos fazer nossos próprios sistemas sem limitação de estoque e partir para adquirir um sistema de longo alcance. É isso mesmo?




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7617
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 103 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#1360 Mensagem por FOXTROT » Sáb Dez 19, 2009 12:52 pm

Brasileiro escreveu:
FOXTROT escreveu:Pessoal, analisando por Brigadas no EB, não encontrei uma única Biaaaé na região norte, na Amazônia não existem unidades antiaéreas?
O Exército tem a intenção de, até 2012, deslocar o 1º GAAAe para Manaus e depois, criar mais um, e até 2030, cirar a 2ª Brigada de Artilharia Anti-Aérea, que vai ficar responsável pela região Amazônica.



abraços
Valeu amigo, já era tempo de preencher essa lacuna na nossa defesa!

Abraços




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#1361 Mensagem por gaitero » Sáb Dez 19, 2009 1:12 pm

Leandro
LeandroGCard escreveu:
glauberprestes escreveu:Eu tô reclamando é que o Tor tem que ficar do ladinho do Igla+Saber, pra dar versatilidade ao grupo. Só Tor fica difícil defender.
Só que o EB tem que comprar mais uma porrada de Igla-S para equipar as baterias, não simplesmente tirar de um lado para colocar em outro.
[]´s
Não entendo assim.

Manpads tem como objetivo atacar aeronaves de apoio aéreo aproximado, e como tal devem ser distribuídas entre as unidades que podem ser alvo deste tipo de ataque (móveis, como infantaria e blindados). Já as baterias anti-aéreas são para defesa de objetivos fixos ou cobertura de área. No caso do Tor ele é a linha interna da defesa, e os lançadores (sempre deverão haver mais de um) operarão a mais de 2 km de distância um do outro, então poderão se proteger mutuamente sem preocupações com alcance mínimo. O que vai faltar é um sistema de alcance maior, pois o Tor foi pensado desde o princípio justamente para complementar um sistema assim.

os sistemas Tor serão responsáveis pela defesa de um grupo, ou seja, de um bando de gente e blindados, ele não será utilizado na defesa de pontos fixos. Esta seria função de sistemas como o BUK. A grande vantagem do Tor é justamente a de poder atirar contra alvos aéreos, mesmo que o sistema esteja em movimento.
glauberprestes escreveu:Espero que o Igla, já que não se vislumbra comprar novos canhões.... :cry:
Para defesa contra mísseis e bombas no curtíssimo alcance canhões com controle de fogo automático ainda são considerados eficientes, basta ver que todo navio de guerra tem uma bateria deles. Acho que o EB deveria pensar seriamente em adquirir novos.

Creio que tanto eu como o glauber concordamos com você. O problema é que o EB não pretende adquirir NOVOS canhões. Ou seja, se ele fizer a defesa utilizando canhões, será com os já existentes e obsoletos, e não com os novos e eficientes. Então creio que tanto eu como o glauber achamos que seria mais interessante utilizar novos Igla-S, no lugar dos velhos canhões. Agora, se o EB resolver compras canhões NOVOS, então ai sim, este teria o meu apoio.

Leandro G. Card




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#1362 Mensagem por gaitero » Sáb Dez 19, 2009 1:36 pm

Carlos Mathias escreveu:Em alguns casos, mas nesses "alguns casos" todos os sistemas têm limitações.
CM...

Isto é verdade, mas então porque não colocar alguns Igla-S ao lado dos Tor para acabar com estas limitações???

:wink:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Carlos Mathias

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#1363 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Dez 19, 2009 4:23 pm

Boa pergunta... :|




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#1364 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sáb Dez 19, 2009 10:13 pm

gaitero escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Em alguns casos, mas nesses "alguns casos" todos os sistemas têm limitações.
CM...

Isto é verdade, mas então porque não colocar alguns Igla-S ao lado dos Tor para acabar com estas limitações???

:wink:
Melhor seria fazer-se acompanhar de artilharia de tubo, para suprir deficiências de alcance mínimo.
Mísseis de ombro devem ser relegados à infantaria, em condições onde não possa haver solução de maior efetividade.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#1365 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Dez 19, 2009 10:18 pm

Olá Gaitero, tenho que concordar com o Ilya.
gaitero escreveu:Leandro
LeandroGCard escreveu: Não entendo assim.

Manpads tem como objetivo atacar aeronaves de apoio aéreo aproximado, e como tal devem ser distribuídas entre as unidades que podem ser alvo deste tipo de ataque (móveis, como infantaria e blindados). Já as baterias anti-aéreas são para defesa de objetivos fixos ou cobertura de área. No caso do Tor ele é a linha interna da defesa, e os lançadores (sempre deverão haver mais de um) operarão a mais de 2 km de distância um do outro, então poderão se proteger mutuamente sem preocupações com alcance mínimo. O que vai faltar é um sistema de alcance maior, pois o Tor foi pensado desde o princípio justamente para complementar um sistema assim.

os sistemas Tor serão responsáveis pela defesa de um grupo, ou seja, de um bando de gente e blindados, ele não será utilizado na defesa de pontos fixos. Esta seria função de sistemas como o BUK. A grande vantagem do Tor é justamente a de poder atirar contra alvos aéreos, mesmo que o sistema esteja em movimento.
Quando eu mencionei cobertura de área estava jutamente mencionando esta aplicação de mísseis de médio/longo alcance, acompanhar uma unidade de maior porte oferecendo proteção para toda ela. A proteção de área não se restringe a áreas fixas. Mas só com o Tor esta proteção fica um pouco capenga se o inimigo for um pouco mais avançado, pois neste caso ele pode utilizar armas de maior alcance guiadas por Laser ou TV (que podem acompanhar alvos móveis) e assim manter as aeronaves lançadoras fora do alcance do Tor. Por isso um míssil de alcance maior seria importante, se um dia quisermos ter a capacidade de atuar em cenários mais sérios. Para enfrentar Bolívia ou Paraguai certamente não seria o caso, mas contra a Venezuela por exemplo já não fico muito seguro.

Na minha opinião os IGLA devem ser utilizados por unidades menores ou consideradas menos importantes, justamente em substituição ao Tor, e não como complemento a ele.

gaitero escreveu:Creio que tanto eu como o glauber concordamos com você. O problema é que o EB não pretende adquirir NOVOS canhões. Ou seja, se ele fizer a defesa utilizando canhões, será com os já existentes e obsoletos, e não com os novos e eficientes. Então creio que tanto eu como o glauber achamos que seria mais interessante utilizar novos Igla-S, no lugar dos velhos canhões. Agora, se o EB resolver compras canhões NOVOS, então ai sim, este teria o meu apoio.

Leandro G. Card
A operação do IGLA é manual, e por isso ele tem aplicação limitada a aeronaves de apoio aéreo aproximado, que disparam bombas burras, foguetes não guiados e atiram com canhões (helis de ataque e aviões como o ST e o A-10). Por voar de forma relativamente lenta e precisarem "apontar' para os alvos estas aeronaves dão a chance ao operador de Manpads de assestar um contra elas. Mas Manpads tem eficiência muito baixa contra mísseis, que são pequenos e voam rápido, e contra bombas em geral, que não emitem calor. Neste caso canhões são mais adequados, desde que comandados de forma automática por radar ou alças ópticas. Canhões operados manualmente tem as mesmas limitações que os Manpads (na verdade até maiores). Por isso acho que o EB deveria pensar seriamente em canhões atualizados, talvez uma versão dupla ou mesmo quádrupla da nova torre de 30mm sobre um chassi do Urutu-III (ou quem sabe algum chassi de lagartas usado, poderíamos por exemplo adquirir velhos LEO-A1 bem baratinhos e aproveitar só o chassi), acoplada ao SABER-60.

Quem sabe até a MB não teria interesse em uma versão embarcada de um sistema assim, para a defesa de ponto dos novos navios?

Um grande abraço,


Leandro G. Card




Responder