NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5236 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Dez 16, 2009 1:00 pm

Olá a todos,

Lembrando mais uma vez, estou retornando agora, então perdi muita coisa do que já foi discutido. Me desculpem se algo já estiver discutido e superado. Queria dizer também que corroboro com as opinões de que esses posts recentes do Orestes, do Bender, JP, etc foram excepcionais. Dito isto, vamos aos meus dois centavos furados:

Que mal haveria a FAB apontar ao governo uma ordem de colocação entre as três aeronaves, baseado nos critérios que a Força acredita serem melhores para cumprir sua missão constitucional? Isso impede o Presidente de fazer a escolha de outra?

Acredito que seja isso na verdade o que se espera. Senão, não há necessidade de relatório algum. Se a escolha vai ser exclusivamente do Presidente, não precisa de relatório. Mas se precisa de relatório, é absolutamente natural que este aponte a visão da Força. Se esta visão compartilha a vontade política do Estado (note: Estado, não governo), ótimo. Se não, a Força vai operar o que tiver que operar segundo determina o Estado brasileiro.

Me preocupa a opção (ou por vezes por aqui quase obrigação) de crer que sempre, em qualquer sentido, que o governo (seja esse ou o(s) próximo(s)) terá sempre a sapiência de acertar sempre. De sempre estar bem intencionado. De nunca pensar em benefícios pessoais. A história mostra que não é bem assim. A política no Brasil mostra diariamente que não é bem assim. Aliás, a política no mundo mostra que não é bem assim.

Repito, o F-X é uma questão de ESTADO. Não é de governo. Governos passam. O Estado fica. A instituição permanente FAB fica. Penso que essa é uma escolha importante demais pra ser responsabilidade exclusiva de um governo, sem que se possa questionar. Democracia é poder fazer isso. Sendo assim, me intriga que defendam (não nos posts recentes necessariamente, estou apenas em meu devaneio) uma FAB praticamente sem poder de opinião em uma escolha fundamental para a defesa do Estado brasileiro. Afinal, ela será a operadora. Quando esse governo mudar, quando o Comando da Força atual mudar, o F-X vai estar lá. Pelos próximos 30 anos ele vai estar lá. Então é bom que se escolha o certo agora.

Claro, ninguém melhor que o governo para fazer isso. Não existe outra escolha. É responsabilidade de um governo democraticamente eleito. Mas esse governo tem instituições técnicas que precisam estar junto para respaldar as opções políticas. No caso da escolha de caças, é a FAB. É função dela. Da mesma forma como não me parece sensato que o governo determine a construção de uma usina hidrelética sem ouvir o Ministério das Minas de Energia, ANEEL, Furnas, Eletrobrás, seja quem for (não entendo nada dessa área), o mesmo vale para a compra de material militar.

Portanto, não só não vejo mal que o relatório da FAB - sendo ele criteriosamente técnico, objetivo e correto - aponte uma ordem de colocação, como acho isso o correto. E insisto, isso não invalida nem censura uma escolha diferente do poder político.

É o que penso.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5237 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 16, 2009 1:03 pm

Vinícius, não basta ser honesto, tem de parecer honesto. Se é que me entendes. :wink:




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5238 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Dez 16, 2009 1:29 pm

Carlos Mathias escreveu:Vinícius, não basta ser honesto, tem de parecer honesto. Se é que me entendes. :wink:
Exatamente. Insira essa frase em algum lugar do meu texto e você vê que cai bem.

Não basta a gente saber que a opção do Presidente vai ser a melhor pro Brasil. Por mais que eu tenha a convicção de que o Lula vai fazer a melhor escolha - o "ser honesta", eu acho muito salutar que ela esteja embasada com a avaliação da FAB - o "parecer honesta".




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5239 Mensagem por Wolfgang » Qua Dez 16, 2009 1:36 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Vinícius, não basta ser honesto, tem de parecer honesto. Se é que me entendes. :wink:
Exatamente. Insira essa frase em algum lugar do meu texto e você vê que cai bem.

Não basta a gente saber que a opção do Presidente vai ser a melhor pro Brasil. Por mais que eu tenha a convicção de que o Lula vai fazer a melhor escolha - o "ser honesta", eu acho muito salutar que ela esteja embasada com a avaliação da FAB - o "parecer honesta".
Sim, Vinícius... mas quantos mísseis que o Estado Brasileiro custeou o desenvolvimento/produção poderão ser inseridos no SH, por exemplo? Se não puder, vão colocar um míssil de quinta geração num A-1? Porque até operar o A-Darter, os F-5 estarão no MUSAL. Quantos AIM120 a FAB espera disparar e ou ter em seus paióis? O Estado paga a conta, não a FAB. Ah, mas o Estado Brasileiro não custeia de forma justa as Forças... é verdade. Mas esse cavalo que está passando pode não passar mais nos próximos 10 anos. É esse Governo que está dando caráter institucional ao orçamento das FAs. Medo de operar e faltar $? Do chão não passa, pois é onde a FAB está hoje.




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5240 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Dez 16, 2009 1:37 pm

Vinicius,

Não há mal nenhum na FAB apontar uma ordem de qualificação das aeronaves. Eu vejo isso de forma bastante normal, já que cada quesito tem o seu peso e dificilmente haverá um "empate técnico".
De fato, isso deve ocorrer, mas não da maneira que se entenda ter um vencedor, porque vencedor é escolha e o GF não pediu que a FAB escolhesse o caça. Duvido muitíssímo que o Comando da Aeronáutica tenha pedido à COPAC que fizesse isso (apontar um vencedor).

Evidentemente, as questões políticas ficarão de fora do relatório técnico, porque seria abusivo que a Força Aérea apontasse que um dito fornecedor qualquer NÂO É CONFIÀVEL, por exemplo. Isso é posição política. Dito isso, o próprio relatório de méritos técnicos pode não apontar uma preferência REAL do Comando da Aeronáutica, que embora seja subordinado ao GF e não deva se manifestar dessa forma, é feito de homens com experiência e conhecimentos que extrapolam essa função.

Por isso é que em todos os países democráticos do mundo quem representa o ESTADO é o Governo e esse é quem faz as escolhas finais.

O que causa muita confusão por aqui é a falsa imagem que criaram de que a FAB não aceita essa situação e que não corrobora com uma escolha política, da mesma forma que criaram a idéia de que o Governo e o MD não estão considerando o relatório da FAB. Isso para mim é um erro crasso e que não tem fundamento, não tem sequer indícios válidos de que exista.

O que existe sim (acredito piamente e vejo provas) são diferentes correntes de pensamento dentro da Força e que se manifestam de uma forma ou de outra, criando espaço para essas especulações.

O Governo passa e a Democracia fica, isso sim é verdadeiro.
Esse Governo não só tem a prerrogativa constitucional como tem a responsabilidade de DECIDIR.

Um abraço!




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Qua Dez 16, 2009 1:53 pm, em um total de 2 vezes.
Alberto -
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5241 Mensagem por Wolfgang » Qua Dez 16, 2009 1:39 pm

Ah, e apontar um vencedor técnico e escolher outro dá vazão a inúmeras artimanhas jurídicas para atrapalhar o processo. Custo político imenso. Exploração da mídia sensacionalista, PSDB/DEM, etc.




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5242 Mensagem por Booz » Qua Dez 16, 2009 1:51 pm

Bem vindo Vinícius, suas sensatas ponderações sempre nos faz falta.




Editado pela última vez por Booz em Qua Dez 16, 2009 2:23 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5243 Mensagem por Wolfgang » Qua Dez 16, 2009 1:55 pm

jp escreveu:Bem vindo Vinícius, suas sensatas ponderações sempre nos faz falta.

Atenção: quem tiver ouvidos longos que os agucem ainda mais.
Soube de um acalorado, e põe acalorado nisso, bate boca entre um lado e outro, ontem, na belacap.
Há acre olor de fio queimado no ar.
Vai ter gente pousando mais cedo, e "de barriga".
Xiii, pode se alongar um pouco?




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5244 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Dez 16, 2009 2:48 pm

Wolfgang escreveu:Ah, e apontar um vencedor técnico e escolher outro dá vazão a inúmeras artimanhas jurídicas para atrapalhar o processo. Custo político imenso. Exploração da mídia sensacionalista, PSDB/DEM, etc.
Terão que explicar e justificar tudo na campanha eleitoral, não é? Duvido que não saibam disso.

[]'s




Alberto -
Bender

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5245 Mensagem por Bender » Qua Dez 16, 2009 4:07 pm

jp
"Dedo de meleca"
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Sou apenas um réles súdito e seguidor dessa prática antiga,vos apresento nossa Rainha!

Imagem

Sds.




Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5246 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 16, 2009 6:34 pm

O que existe sim (acredito piamente e vejo provas) são diferentes correntes de pensamento dentro da Força e que se manifestam de uma forma ou de outra, criando espaço para essas especulações.
Exatamente. :wink: 8-]

E isso cria embaraços ao processo como um todo.




Avatar do usuário
pedrohakial
Júnior
Júnior
Mensagens: 45
Registrado em: Seg Set 14, 2009 9:31 am

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5247 Mensagem por pedrohakial » Qua Dez 16, 2009 7:10 pm

AlbertoRJ, acho que agora o importante é falar sobre algumas coisas erradas que vem ocorrendo.

Primeiro , essa compra é uma licitação, portanto como tal existem regras a seguir, definidas em lei, as quais a FAB vem seguindo, porém nosso presidente e o NJ não. Durante uma licitação os responsáveis não podem citar preferências. E foi exatamente o que o Lula e o NJ fizeram.

A licitação quem decide é o responsável pelas compras. Eu não sei quem são os responsáveis nessas séries de desentendimentos.Porém o parecer do relatório está sendo feito pela FAB e se for à FAB o governo federal só tem que carimbar o pagamento dos caças, mais nada. E no relatório da FAB cabe sim dizer se um fabricante é confiável até por que o parecer da compra é dela, não tem nada de político nisso.

Para o pessoal que sabe o que é uma licitação e suas regras gostaria de lembrar uma regra: vence quem oferecer o menor preço e melhor qualidade nas suas exigências. Com isso na cabeça vem o avião que melhor se adequar a nossa realidade de requerimentos. Não o mais bonito, ou o preferido do presidente, ou da mulher do Cmt. Juniti Saito.

Não se pode passar por cima da FAB é inconstitucional o que o Presidente e o NJ estão fazendo. Me pergunto se um comandante de alguma das Forças Armadas de uma base faz uma licitação e quebra as regras como o presidente e o ministro, ele vai parar aonde? Na prisão! E sofre processo militar!

Trocando em miúdos, aí da FAB se falar alguma coisa, mas os nossos políticos podem. Que belo exemplo :lol:




Imagem

"Mesmo que eu voe pelo vale da morte não temerei mau algum, pois estou a 80.000 pés e subindo"
SR-71 BlackBird, Kodena, Japan
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5248 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 16, 2009 7:14 pm

Não é uma licitação.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5249 Mensagem por Bourne » Qua Dez 16, 2009 7:17 pm

O FX é uma compra direta que tem um processo seletivo, acho :lol:




Avatar do usuário
pedrohakial
Júnior
Júnior
Mensagens: 45
Registrado em: Seg Set 14, 2009 9:31 am

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5250 Mensagem por pedrohakial » Qua Dez 16, 2009 7:18 pm

Como não? O governo só pode comprar por meio de licitações, para render o dinheiro publico se não o que seria do nosso dinheiro?




Imagem

"Mesmo que eu voe pelo vale da morte não temerei mau algum, pois estou a 80.000 pés e subindo"
SR-71 BlackBird, Kodena, Japan
Responder