NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5206 Mensagem por helio » Ter Dez 15, 2009 1:35 pm

Carlos Mathias escreveu:Exatamente, ambos tem rabo sujo nessa história. Não prá colocar o GF como o bandido e a FAB como a mocinha desprotegida no canto da sala. E vice-versa.

Citei anteriormente essa falta de esclarecimentos da FAB, o que abre espaço e mesmo necessidade do NJ falar. Daí, quando ele fala com falas de político, o povo reclama, que ele não é técnico. Além da mídia aproveitar e colocar todo tipo de interpretação, abrir espaço para os lobistas plantarem a mais variadas "notícias" e "informações".

Porra, mas os técnicos também não falam nada, é só notinha lacônica! :?

Já me sinto aliviado em saber que ambos estão afinados, pode não ser um casamento perfeito, que não existe mesmo, mas estando juntos acho que a coisa sai sim.
Carlos
A FAB não fala simplesmente por que não é permitido. Mesmo caso pudesse não falaria pois todos os microfones e holofotes são de "propriedade" de NJ!

Hélio




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5207 Mensagem por soultrain » Ter Dez 15, 2009 1:38 pm

helio escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Exatamente, ambos tem rabo sujo nessa história. Não prá colocar o GF como o bandido e a FAB como a mocinha desprotegida no canto da sala. E vice-versa.

Citei anteriormente essa falta de esclarecimentos da FAB, o que abre espaço e mesmo necessidade do NJ falar. Daí, quando ele fala com falas de político, o povo reclama, que ele não é técnico. Além da mídia aproveitar e colocar todo tipo de interpretação, abrir espaço para os lobistas plantarem a mais variadas "notícias" e "informações".

Porra, mas os técnicos também não falam nada, é só notinha lacônica! :?

Já me sinto aliviado em saber que ambos estão afinados, pode não ser um casamento perfeito, que não existe mesmo, mas estando juntos acho que a coisa sai sim.
Carlos
A FAB não fala simplesmente por que não é permitido. Mesmo caso pudesse não falaria pois todos os microfones e holofotes são de "propriedade" de NJ!

Hélio
E é assim que tem de ser, a Instituição tem de ser protegida, será que é tão dificil entender lições com quase um século?

Querem reinventar a roda porquê?

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5208 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 15, 2009 1:44 pm

Hélio, qualquer força quando quer falar, encontra seus meios.
Os vazamentos de coisas do FX para a imprensa prova isso.
Seria ingenuidade esperar que um brigadeiro da ativa viesse à público falar do assunto à revelia do seu comandante. Isso é insubordinação e dá até cadeia. Ou dava pelo menos.
Do mesmo modo, é ingenuidade achar que não se movimentam os pauzinhos nos bastidores, que não se usa a língua alheia para falar.

À FAB cabe ficar na dela, para não se sujar na lama política.




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5209 Mensagem por soultrain » Ter Dez 15, 2009 1:45 pm

Marino escreveu:
orestespf escreveu:Parece que muitos não entenderam a frase do Igor Gielow que diz: "O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que pediu à FAB (Força Aérea Brasileira) que não indicasse um vencedor em sua avaliação técnica..."

A frase é muito simples e tem toda as "distorções" que a imprensa gosta (sensacionalismo). Quando está escrito que o ministro pediu que não se indicasse um vencedor (no relatório) deve ser lido o seguinte: meus caros, se vocês (FAB) apontar um vencedor no relatório, vocês estarão retirando a prerrogativa de indicar o vencedor que é do presidente da República, assim sendo, não façam isso ou terão problemas. Simples assim!

O relatório para ser técnico não pode apontar escolhas, pois isto implicaria em parcialidade (constar opiniões, preferências, etc.) e, por definição, avaliação parcial não pode ser técnica.

É importante observar que o as compras militares, feitas neste governo, obedecem essencialmente ao modelo que tem dupla avaliação: a técnica e a política. A avaliação técnica é feita pela Força Armada envolvida; a avaliação política é uma prerrogativa do governo e que claramente não aceita abrir mão (dela). O governo delineou muito bem estes dois quesitos e não quer que um contamine o outro.

Como apontar escolhidos envolve opiniões (sempre subjetivas), preferências, etc., o governo está exigindo da FAB que não faça isto, o mesmo procedimento foi usado com a MB em relação aos submarinos (esta entendeu e topou o formato). No caso da MB, claramente, houve decisão política e esta foi do governo. Qual o problema, pra FAB, em fazer tal coisa?

O que me espanta é a FAB querer tomar decisões políticas, onde claramente é prerrogativa de quem foi eleito (por duas vezes) democraticamente e que não abre mão disso. O que me espanta é ver um ministro de estado ter que dizer várias vezes que o relatório da FAB será apenas técnico (e está sendo). O que me espanta é ver o ministro NJ ter que dizer várias vezes que a FAB não deve entrar no mérito de apontar um vencedor, pois isto significa decisão política (a escolha em si) e isto é prerrogativa do governo. O que me espanta é ver pessoas insistindo o tempo todo que isto não deveria ser assim, ou seja, pessoas que querem contrapor o que está previsto em lei (autoritarismo????).


Em suma, apontar vencedor é sinônimo de decisão política e isto quem fará é o governo (pois as leis lhe asseguram tais coisas), portanto, não cabe à FAB fazer tal coisa. Dizer que o ministro NJ "pediu" que não fizesse isto é gentileza, na verdade ele "lembrou" que isto não cabe em um relatório puramente técnico (ou seja, "não façam").
Este é o modelo que aprendemos a trabalhar a vida inteira, seja fazendo um PPM (Processo de Planejamento Militar), ou um EEM (Estudo de Estado Maior), onde apontamos LA (Linhas de Ação) para que o DECISOR escolha.
Para os que esperam o apocalipse (não é vc mano velho), a FAB está trabalhando afinadíssima com o NJ.
Eu ontem excedi-me, reconheço gravemente. Esqueço-me muitas vezes qui aqui a verdade é outra dimensão.

Mas porque existem tantos boatos? Qual o interesse?

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
PRick

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5210 Mensagem por PRick » Ter Dez 15, 2009 2:38 pm

Sintra escreveu:
PRick escreveu:A máfia anglo-saxã não se cansa :twisted: :twisted: , mas eles não gostam de ouvir algumas coisas que a Dassault joga na cara do consórcio Typhoon, que eles não tinha capacidade, nem conhecimento para fazer um Eurocanard´s, e que por isso o Typhoon é inteiramente inferior ao Rafale, do ponto de vista de airframe, é aerodinamicamente inferior, além de ter menor capacidade de manobra em quase todo o envelope de vôo. :lol: :lol: :lol:

[]´s
Rematado disparate...
:twisted: :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5211 Mensagem por DELTA22 » Ter Dez 15, 2009 2:49 pm

Carlos Mathias escreveu:Não parece por força da mídia e dos inputs colocados aqui estrategicamente.
Verdade. Sem contar os imputs que aqui aparecem que tem por fim muito mais o contrário, inclusive.

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5212 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 15, 2009 3:02 pm

Pois é, mas me admira que tanta gente embarque nessas coisas com tanta fé.




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5213 Mensagem por DELTA22 » Ter Dez 15, 2009 3:11 pm

Carlos Mathias escreveu:Pois é, mas me admira que tanta gente embarque nessas coisas com tanta fé.
Sim, tanto para falar que tem problemas, quanto para falar que não tem. :wink:

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5214 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 15, 2009 3:13 pm

:wink: :lol: :lol:




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5215 Mensagem por helio » Ter Dez 15, 2009 3:45 pm

Carlos Mathias escreveu:Hélio, qualquer força quando quer falar, encontra seus meios.
Os vazamentos de coisas do FX para a imprensa prova isso.
Seria ingenuidade esperar que um brigadeiro da ativa viesse à público falar do assunto à revelia do seu comandante. Isso é insubordinação e dá até cadeia. Ou dava pelo menos.
Do mesmo modo, é ingenuidade achar que não se movimentam os pauzinhos nos bastidores, que não se usa a língua alheia para falar.

À FAB cabe ficar na dela, para não se sujar na lama política.
Carlos

Vou transcrever seu post e como vc poderá perceber diverge com o post acima:
...."Citei anteriormente essa falta de esclarecimentos da FAB, o que abre espaço e mesmo necessidade do NJ falar. Daí, quando ele fala com falas de político, o povo reclama, que ele não é técnico".....

Não é pela falta de esclarecimentos da FAB e sim pela não permissão de emitir esclarecimentos pela FAB que surgem tantas especulações.
Se o NJ fosse mais comedido e não gostasse tanto de holofotes, o processo seria muito mais rápido. A FAB como instituição não utilizou de nenhum meio ilicito para expressar suas opiniões , os jornalistas obtiveram informações de militares que de forma individual manifestaram suas opiniões( sempre de forma extra-oficial). Isto para mim é ficar na dela( como voce sugere), Não existe nenhum movimento oficial contestando a decisão do Presidente da República. Agora não dá para esperar que uma força de dezenas de milhares de homens seja partidário de apenas uma opinião. Nem mesmo o Lula consegue unanimidade dentro de seu partido.

Eu estou começando a achar que existem pessoas que desejam simplesmente que a FAB aceite goela abaixo qualquer que seja a opção do presidente. Isto é uma atitude propria de um governo autocrata, e tenho certeza que a decisão dele não será assim.Será no minimo esclarecida, aproveitando com muito interesse o parecer técnico da FAB.
Esta insatisfação de alguns militares quanto a tendencia da escolha demonstra apenas que se o nosso presidente e o ministro da defesa poderiam ser comedidos ao invés de divulgar a imprens sua preferencia. Seria evitado todo este desgaste desnecessário

Abraços

Hélio




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5216 Mensagem por DELTA22 » Ter Dez 15, 2009 3:53 pm

edit




Editado pela última vez por DELTA22 em Ter Fev 02, 2010 12:08 am, em um total de 1 vez.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
brisa

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5217 Mensagem por brisa » Ter Dez 15, 2009 4:41 pm

Quem disse que o Rafale venceu tecnicamente???? O Prick??? Quem viu o relatório final????

O DB é demais....pois eu digo :mrgreen: O SH venceu tecnicamente o outros e de longe.... :mrgreen: ...é ...esse mesmo o super lento.... [003]




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5218 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Dez 15, 2009 5:24 pm

brisa escreveu:Quem disse que o Rafale venceu tecnicamente???? O Prick??? Quem viu o relatório final????

O DB é demais....pois eu digo :mrgreen: O SH venceu tecnicamente o outros e de longe.... :mrgreen: ...é ...esse mesmo o super lento.... [003]
E vc viu o relatório???




Alberto -
brisa

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5219 Mensagem por brisa » Ter Dez 15, 2009 5:25 pm

Não.....eu apenas disse.... 8-] :mrgreen:




PRick

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#5220 Mensagem por PRick » Ter Dez 15, 2009 5:35 pm

brisa escreveu:Quem disse que o Rafale venceu tecnicamente???? O Prick??? Quem viu o relatório final????

O DB é demais....pois eu digo :mrgreen: O SH venceu tecnicamente o outros e de longe.... :mrgreen: ...é ...esse mesmo o super lento.... [003]

Eu não vi relatório nenhum, mas até as pedras sabem que o Rafale é muito melhor que o Super Lento! :twisted: :twisted: :twisted: E não precisa ser técnico para saber isso.

[]´s




Responder