Helicópteros de Ataque e Transporte
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Sugiro aos senhores que vejam este video atulizado e porfavor comentem aqui no forum.
Paulo Sá
Mirando al sur. Objetivo de los Estados Unidos para America Latina.flv
Paulo Sá
Mirando al sur. Objetivo de los Estados Unidos para America Latina.flv
soultrain escreveu:knigh7,
Fazendo fé no que você disse e usando a terminologia do DB, a compra não foi politica, já que foi uma decisão da FAB.
Trocando por miúdos, houve sectores da FAB e do GF que apoiaram e incitaram a compra.
Uma grande diferença entre as duas afirmações acima...
[[]]'s
Pois é, trata-se do caso das meias verdades, ou se pegar uma parte, e transformar ela numa generalização.
As FA´s brasileiras precisavam de helos, tanto de transporte, quanto de ataque(nunca operaram nenhum modelo), se os primeiros eram mais prioritários, sem dúvida, no entanto, a necessidade existia dos dois modelos.
Assim, existindo a necessidade, basta surgir a oportunidade. Surgindo a oportunidade, não existe porque de não se realizar a compra.
A decisão de qual modelo comprar, sempre foi uma mistura de escolha técnica da plataforma, bem como, dos aspectos econômicos, comerciais, financeiros e geopoliticos.
Como SEMPRE ocorreu com as compras das FA´s, a FAB na ocasião da compra dos M-3, quase comprou Lightning´s porque tinha um saldo favorável com a Inglaterra. E ninguém na época falava em empurrar nada. O mesmo ocorreu com as Fragatas Voper MK-10, que só foram compradas por uma série de contigências.
Quer dizer, SEMPRE coube as Forças Singulares fazer uma triagem dos produtos bélicos, no entanto, a escolha final, SEMPRE passou e passa por outras esféras governamentais. Porém, alguns aqui gostam de ignorar a história, os fatos, e só ver a parte que lhes interessa.
E nada disso tem haver com corrupção, é claro; EM QUALQUER GOVERNO, existem grupos de pressão, lobies organizados e facções, etc.. É uma decisão política, com tudo que cerca uma decisão política, como em qualquer lugar do mundo, em qualquer tempo.
[ ]´s
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Quando vamos devolver os Hinds??? Quando será tal glorioso dia??? 

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- EDSON
- Sênior
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
As compras de material americano nunca foram de goela abaixo?
Quais não são?

Quais não são?
- LeandroGCard
- Sênior
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Pelo que sei isto não é bem verdade. As FA's brasileiras nunca mostraram interesse em helos de ataque, seja por questões doutrinárias seja por achar que a relação custo-benefício não valia à pena. O simples fato de não haver helis de ataque operando no Brasil não significa que as FA's precisavam adquiri-los (talvez isso indicasse exatamente o contrário).PRick escreveu:
Pois é, trata-se do caso das meias verdades, ou se pegar uma parte, e transformar ela numa generalização.
As FA´s brasileiras precisavam de helos, tanto de transporte, quanto de ataque(nunca operaram nenhum modelo), se os primeiros eram mais prioritários, sem dúvida, no entanto, a necessidade existia dos dois modelos.
[ ]´s
O fato de ser a FAB a receber estes helos também pode ser sintomático, já que em princípio eles deveriam ter ido para o Exército, que aparentemente não os quis. Tudo isso indica que o componente político deta compra deve ter sido realmente muito grande.
Leandro G. Card
Leandro a FAB mandou até RFI para helis de ataque.... o que eu sei que não interessa a FAB, são helis pesados.
O exército tambem os quer....
o resto foi boataria....
o resto foi boataria....
LeandroGCard escreveu:Pelo que sei isto não é bem verdade. As FA's brasileiras nunca mostraram interesse em helos de ataque, seja por questões doutrinárias seja por achar que a relação custo-benefício não valia à pena. O simples fato de não haver helis de ataque operando no Brasil não significa que as FA's precisavam adquiri-los (talvez isso indicasse exatamente o contrário).PRick escreveu:
[ ]´s
O fato de ser a FAB a receber estes helos também pode ser sintomático, já que em princípio eles deveriam ter ido para o Exército, que aparentemente não os quis. Tudo isso indica que o componente político deta compra deve ter sido realmente muito grande.
Leandro G. Card
Já demonstraram interesse, porém, isso era um sonho 1990. Quanto aos helos de transporte, é algo fundamental. Quando a necessidade ou não operacional de helos de ataque, isso é para ser discutido. Não ter recursos ou possibilidade, não é dizer o mesmo que tenha relação custo benefício. São coisas diversas. Podemos dizer, existiam outras prioridades, o EB seria o local ideal, etc... Porém, isso ocorre também com os P-3Br, quer dizer, existem muitas coisas erradas em nossas FA´s, e isso pode ser dito que seja político, a FAB fazer guerra ASW, para mim isso é decisão política.
[]´s
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
Quer dizer a TAB faz mais politica do que o dever de casa enquanto MB e EB fazem mais o dever de casa do que politica.
Resumindo - A TAB sempre fez muito pouco e ainda prejudica a atuacao das outras 2 FAs.
Resumindo - A TAB sempre fez muito pouco e ainda prejudica a atuacao das outras 2 FAs.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Tenho a impressão, que o Senhor Talharim, não obstante sua inclinação exagerada por tudo que venha da terra da Sua Majestade Real, seria para nós, um ótimo Ministro da Defesa.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
- LeandroGCard
- Sênior
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Não era este o RFI que estava sob suspeita por parecer ser tendencioso demais justamente para os helis russos?brisa escreveu:Leandro a FAB mandou até RFI para helis de ataque.... o que eu sei que não interessa a FAB, são helis pesados.
o resto foi boataria....
Os helis de transporte são outra história, o EB sempre os quis, e agora com a doutrina priorizando mobilidade sua importância cresceu mais ainda. Minhas dúvidas são com relação aos de ataque.Prick escreveu:Já demonstraram interesse, porém, isso era um sonho 1990. Quanto aos helos de transporte, é algo fundamental. Quando a necessidade ou não operacional de helos de ataque, isso é para ser discutido. Não ter recursos ou possibilidade, não é dizer o mesmo que tenha relação custo benefício. São coisas diversas. Podemos dizer, existiam outras prioridades, o EB seria o local ideal, etc... Porém, isso ocorre também com os P-3Br, quer dizer, existem muitas coisas erradas em nossas FA´s, e isso pode ser dito que seja político, a FAB fazer guerra ASW, para mim isso é decisão política.
[]´s
Desculpem-me por insistir neste ponto, mas gostaria de esclarecer este assunto porque é um dos poucos em que tive alguma informação de dentro. Há alguns anos atrás (uns 5 se me lembro bem) meu pai (ex-PQD) chegou de um dos encontros de antigos militares aos quais ele sempre comparece discutindo justamente esta questão dos helos de ataque. O ponto da conversa era que o fraco desempenho deles no Iraque e Afeganistão, onde mostraram ser muito vulneráveis a fogo do solo (sendo abatidos até por rojões anti-tanque) provava que opção do EB em não utilizá-los estava correta. Segundo ele, a conclusão dos seus colegas era a de que os helis de ataque eram muito bonitos e impressionantes, mas tinham uma relação custo-benefício muito ruim.
Vejam bem, não tenho nada contra a compra específica dos Mi-35 para a FAB, principalmente se se confirmar o uso que acho que será dado a eles, mas isto não muda o fato que se a compra foi principalmnete política (por questões comerciais com a Rússia) isto não deveria ser escondido, e nem a FAB usada como "laranja". E muito menos se deveria fazer uma compra indireta com um vendedor de armas, com preço super-faturado (como se tem divulgado).
Leandro G. Card
- Dieneces
- Sênior
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Sim . Essa licitação foi feita para o Mi-35 vencer . Basta ver os demais concorrentes e o interesse deles . Qualquer criança medianamente alfabetizada sabe que foi uma forma de dar roupagem a uma necessidade de equilíbrio da balança comercial com os russos . Não vou entrar na seara do superfaturamento , porque aí é outra história .soultrain escreveu:A FAB inventou uma licitação????
Editado pela última vez por Dieneces em Seg Dez 14, 2009 6:00 pm, em um total de 1 vez.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Realmente... se olharmos colocar o Hind versus o Agusta, tendo o Mi-28 por ai' assim como outros... faz voce parar para pensar...
Lamentavel mesmo.
[]s
CB_Lima

Lamentavel mesmo.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 

- soultrain
- Sênior
Então a santa e imaculada FAB fez isso?Dieneces escreveu:Sim . Essa licitação foi feita para o Mi-35 vencer . Basta ver os demais concorentes e o interesse deles .soultrain escreveu:A FAB inventou uma licitação????

Percebem agora que são as pessoas que fazem uma grande parte das instituições? Percebem que a FAB também é permeável, não é sacrossanta?
Mas é a FAB que tem a varinha de condão para saber o que é melhor para o Brasil? Não, é o Brasil que sabe o que é melhor para o Brasil e o Brasil são as várias instituições democráticas que o compõem, incluindo as forças armadas, como em todas as democracias que conheço.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"

NJ
- Dieneces
- Sênior
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Veja Bem , Soultrain , ao menos até onde sei , os recursos para essa compra não vieram do orçamento corrente da FAB...à FAB coube dar vestes formais a uma compra decidida POLITICAMENTE por Brasília . Ou Islamabad.A FAB , por ela não queria Mi-35 , muito menos EC-725 , por razões várias . Ela trocava tudo por Blackhawk . Mas já se diz que a cavalo dado não se olha os dentes...soultrain escreveu:Então a santa e imaculada FAB fez isso?Dieneces escreveu:Sim . Essa licitação foi feita para o Mi-35 vencer . Basta ver os demais concorentes e o interesse deles .![]()
Percebem agora que são as pessoas que fazem uma grande parte das instituições? Percebem que a FAB também é permeável, não é sacrossanta?
Mas é a FAB que tem a varinha de condão para saber o que é melhor para o Brasil? Não, é o Brasil que sabe o que é melhor para o Brasil e o Brasil são as várias instituições democráticas que o compõem, incluindo as forças armadas, como em todas as democracias que conheço.
[[]]'s
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.