TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Prick, toma vergonha na cara!!!
Vc vem aqui fala um monte de M**** e vem pedir punição.
Vc que deve ser punido....
Vc vem aqui fala um monte de M**** e vem pedir punição.
Vc que deve ser punido....
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
soultrain escreveu:FIGHTERCOM escreveu: Não estou fugindo da sua pergunta. Só não costumo ver o mundo com os seus olhos de puritano. Independente do trabalho feito pela FAB, a decisão final é do presidente. Como nosso colega escreveu: "Presidente da República é o único que possui legititimidade legal para dar a palavra final em compras governamentais".
Abraços,
Wesley
Mais uma vez fugiu à pergunta, a resposta desarma exactamente o que defende, ou seja que o Brasil tome decisões como uma Ditadura Militar de um país das bananas, não vamos camuflar, é isso que muitos defendem.
Esses são os meus olhos puritanos.
[[]]'s
Exatamente, o nome disso é FABISMO, tudo que a FAB faz tá certo, ou que a mídia disse que a FAB fez, são santos. Um tipo de lixo ideólogico da pior espécie, que espalha boatos, fofocas como se fossem fatos.
[]´s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Eles se entregam, um por um.gomugomu escreveu:Prick, toma vergonha na cara!!!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Tópico bloqueado pela Moderação!!!
Aff...
Terceiro bloqueio em menos de 48 horas.
É dose...
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
A Moderação informa que os usuários FIGHTERCOM e gomugomu estão sendo ADVERTIDOS por suas condutas neste tópico.
Tópico desbloqueado pela Moderação!!!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Calma tche, vamos ao raciocinio....
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
Confúcio
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Fightercom and gomugomu, minha sugestao eh que vcs apenas ignorem um certo poster neste forum, que claramente parte para agressao e ofensas. Simplesmente nao vale a pena.
Sds!
Sds!
Editado pela última vez por BZZ em Seg Dez 14, 2009 3:31 am, em um total de 2 vezes.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Conheco um professor de judo/jiu-jitsu que me contou que enquanto no Brasil sua associacao atendia mais de 350 criancas em varias modalidades de esportes, mas era a unica da regiao que nao recebia nenhuma verba publica embora o trabalho fosse muito maior que as demais. Um dia um deputado procurou ele para oferecer R$300.000,00, mas 200 mil deviam “voltar”. Ele nao concordou e ficou sem nada. Depois de mudancas e dificuldades pessoais, hoje felizmente a situacao dele eh excelente, e com a maior dignidade. O exemplo, veridico, acima nao eh para sugerir que talvez existam comissoes p/ campanhas no processo, o que nao sei e prefiro acreditar que nao existe. Eh somente p/ ilustrar que as vezes vale a pena esperar p/ ter algo correto.
Evidentemente que nao sei se se a FAB bater o peh com sua escolha acaba ficando sem nada; penso que o FX-2 soh serah cancelado se o relatorio da FAB apontar claramente um preferido e o GF escolher outro, o que pode abrir oportunidade para acoes judiciais questionando a atuacao do GF. O que se pode concluir ateh agora eh que o Rafale nao eh (ou nao era) o escolhido da FAB, portanto sobram o Gripen e o SH. E, diga-se de passagem, o relatorio da FAB contempla aspectos tecnicos, financeiros, tecnologicos, industriais, … Somente nao contempla o aspecto “politico”, ateh agora nao explicado qual. Alias, deveria ser muito bem explicado para esclarecer porque o conjunto dos aspectos anteriores deva-se subordinar ao obscuro aspecto “politico”, que deveria ser totalmente transparente. Mas parece que o GF tem se dedicado a evitar que a FAB indique um vencedor na lista, se verdadeiros os rumores, o que evitaria possiveis acoes judiciais caso o GF opte pelo Rafale. Acredito que ateh os sinceros defensores do Rafale gostariam que todo o processo fosse transparente. Como sempre escrevi, acredito que a preferencia da FAB serah determinante na escolha do GF, nao porque o governo quer ouvir a FAB, mas porque eh um ano eleitoral. Afinal, a decisao serah "politica"...
PS: se me recordo bem, foi o JP (citando um belo proverbio Chines) que escreveu que talvez seja melhor ceder um pouco para evitar que a corda arrebente (a FAB fique sem nada). Entendi o ponto, que eh valido. Evidentemente nao sei o que acontecerah, mas como dito acima acho que algum jet sai.
P.S.: Dieneces, bonito poema, me criei no RS.
Evidentemente que nao sei se se a FAB bater o peh com sua escolha acaba ficando sem nada; penso que o FX-2 soh serah cancelado se o relatorio da FAB apontar claramente um preferido e o GF escolher outro, o que pode abrir oportunidade para acoes judiciais questionando a atuacao do GF. O que se pode concluir ateh agora eh que o Rafale nao eh (ou nao era) o escolhido da FAB, portanto sobram o Gripen e o SH. E, diga-se de passagem, o relatorio da FAB contempla aspectos tecnicos, financeiros, tecnologicos, industriais, … Somente nao contempla o aspecto “politico”, ateh agora nao explicado qual. Alias, deveria ser muito bem explicado para esclarecer porque o conjunto dos aspectos anteriores deva-se subordinar ao obscuro aspecto “politico”, que deveria ser totalmente transparente. Mas parece que o GF tem se dedicado a evitar que a FAB indique um vencedor na lista, se verdadeiros os rumores, o que evitaria possiveis acoes judiciais caso o GF opte pelo Rafale. Acredito que ateh os sinceros defensores do Rafale gostariam que todo o processo fosse transparente. Como sempre escrevi, acredito que a preferencia da FAB serah determinante na escolha do GF, nao porque o governo quer ouvir a FAB, mas porque eh um ano eleitoral. Afinal, a decisao serah "politica"...
PS: se me recordo bem, foi o JP (citando um belo proverbio Chines) que escreveu que talvez seja melhor ceder um pouco para evitar que a corda arrebente (a FAB fique sem nada). Entendi o ponto, que eh valido. Evidentemente nao sei o que acontecerah, mas como dito acima acho que algum jet sai.
P.S.: Dieneces, bonito poema, me criei no RS.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Hum...confiar em um governo federal que jah deu mil e um exemplos de ser mais sujo que pau de galinheiro...que tornou a corrupcao e a ladroagem algo BANAL no pais....
ou confiar na forca aerea, que, apesar de ter cometido erros (nao sei...possivel), eh formada em sua maioria absoluta por homens serios e patriotas....
convenhamos, decisao FACIL!
ou confiar na forca aerea, que, apesar de ter cometido erros (nao sei...possivel), eh formada em sua maioria absoluta por homens serios e patriotas....
convenhamos, decisao FACIL!
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Defender a FAB é ideologia? Essa é a maior inversão que eu já vi aqui nesse forum.PRick escreveu:
Exatamente, o nome disso é FABISMO, tudo que a FAB faz tá certo, ou que a mídia disse que a FAB fez, são santos. Um tipo de lixo ideólogico da pior espécie, que espalha boatos, fofocas como se fossem fatos.
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A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
- soultrain
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
MENTIRAS DO F-X2
Pedro Paulo Rezende
1. O jogo sujo imperou no F-X2, mas muitas das mentiras publicadas foram erros de interpretação . O maior deles foi o de que um Dassault Rafale F.3 custaria duas vezes mais que um um SAAB Gripen NG. A declaração original de Bengt Janner era bem menos incisiva. Segundo ele, o custo de aquisição e de operação do avião de combate francês, no prazo de 30 anos, daria para adquirir dois caças suecos.
2. Informações plantadas nos fóruns, sem nenhuma base real, ajudaram a criar um clima de histeria coletiva. Uma delas afirmava que a USAF compraria 200 Super Tucanos e 100 KC-390s da Embraer sem concorrência caso o Brasil optasse pela aquisição de F/A-18E/F Super Hornets. Puro vapourware. A legislação norte-americana proíbe aquisições diretas de países que não possuem acordos militares com os Estados Unidos. O Congresso estadunidense, por sua vez, quer que a escolha do novo avião antinsurgência para uso no Iraque e no Afeganistão seja feita entre fabricantes locais. A Beechcraft, com o AT-6-II, e a Boeing, com o OV-10X Bronco, participam da concorrência. (http://www.flightglobal.com/articles/20 ... -year.html)
3. A Dassault afirma que seu avião está na mesma faixa de preço dos outros concorrentes. Isso não é verdade. Sua cotação está na faixa de € 64 milhões. O produto da Boeing foi cotado em US$ 55 milhões e o da SAAB em US$ 50 milhões.
4. Os custos de horas/voo foram motivos de ampla manipulação pelos concorrentes. Espalhou-se nos fóruns que o Rafale teria uma hora/voo equivalente a US$ 35 milhões. O valor é bem mais baixo: € 9.800. Os suecos afirmam que sua hora/voo estaria em torno de US$ 4 mil. A COPAC calculou, com base nos dados de manutenção extrapolados a partir do Gripen C/D (o NG ainda não voou), e chegou a um total bem menos impressionante: US$ 8 mil. A Noruega e a Holanda, a partir de parâmetros semelhantes, encontraram um valor ainda maior, US$ 10 mil, praticamente igual ao do F/A-18E/F Super Hornet (US$ 11 mil).
5. O Congresso dos EUA não autorizou a transferência de todos os códigos fonte do F/A-18E/F. Cada pedido da Força Aérea Brasileira, caso o aparelho seja o escolhido, será analisado separadamente pelo Legislativo norte-americano que não quer abrir um precedente com o Brasil.
http://panoramaglobal-estrategia.blogsp ... -f-x2.html
MENTIRAS DO F-X2
Pedro Paulo Rezende
1. O jogo sujo imperou no F-X2, mas muitas das mentiras publicadas foram erros de interpretação . O maior deles foi o de que um Dassault Rafale F.3 custaria duas vezes mais que um um SAAB Gripen NG. A declaração original de Bengt Janner era bem menos incisiva. Segundo ele, o custo de aquisição e de operação do avião de combate francês, no prazo de 30 anos, daria para adquirir dois caças suecos.
2. Informações plantadas nos fóruns, sem nenhuma base real, ajudaram a criar um clima de histeria coletiva. Uma delas afirmava que a USAF compraria 200 Super Tucanos e 100 KC-390s da Embraer sem concorrência caso o Brasil optasse pela aquisição de F/A-18E/F Super Hornets. Puro vapourware. A legislação norte-americana proíbe aquisições diretas de países que não possuem acordos militares com os Estados Unidos. O Congresso estadunidense, por sua vez, quer que a escolha do novo avião antinsurgência para uso no Iraque e no Afeganistão seja feita entre fabricantes locais. A Beechcraft, com o AT-6-II, e a Boeing, com o OV-10X Bronco, participam da concorrência. (http://www.flightglobal.com/articles/20 ... -year.html)
3. A Dassault afirma que seu avião está na mesma faixa de preço dos outros concorrentes. Isso não é verdade. Sua cotação está na faixa de € 64 milhões. O produto da Boeing foi cotado em US$ 55 milhões e o da SAAB em US$ 50 milhões.
4. Os custos de horas/voo foram motivos de ampla manipulação pelos concorrentes. Espalhou-se nos fóruns que o Rafale teria uma hora/voo equivalente a US$ 35 milhões. O valor é bem mais baixo: € 9.800. Os suecos afirmam que sua hora/voo estaria em torno de US$ 4 mil. A COPAC calculou, com base nos dados de manutenção extrapolados a partir do Gripen C/D (o NG ainda não voou), e chegou a um total bem menos impressionante: US$ 8 mil. A Noruega e a Holanda, a partir de parâmetros semelhantes, encontraram um valor ainda maior, US$ 10 mil, praticamente igual ao do F/A-18E/F Super Hornet (US$ 11 mil).
5. O Congresso dos EUA não autorizou a transferência de todos os códigos fonte do F/A-18E/F. Cada pedido da Força Aérea Brasileira, caso o aparelho seja o escolhido, será analisado separadamente pelo Legislativo norte-americano que não quer abrir um precedente com o Brasil.
http://panoramaglobal-estrategia.blogsp ... -f-x2.html
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Indepedentemente das brigas entre Rafalistas e Gripistas, está claro que a FAB é Gripen desde o governo FHC, e que as justificativas apresentadas(pela mídia) no eventual relatório, e a defesa apaixonada da FAB pelo que é "melhor" para o Brasil me parecem de carater duvidoso. Acredito que a FAB cultiva à tempos uma associação com os suecos, e que esses laços, seja qual for sua natureza, se reforçaram no FX-1 e no FX-2. Há também o apoio irrestrito da ala de engenharia e desenvolvimento da FAB, que interessada tão somente em mais oportunidades de desenvolvimento de tecnologia, apoiarão o caça que trouxer mais tecnologia, sem a menor preocupação com qualquer outro fator(oque, convenhamos, também não é saudável). Se daqui a 30 anos, estiver a FAB inteira ainda operando caças de 4a. geração, será por culpa desses senhores.
- Gerson Victorio
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Brasil desenvolve sistema de navegação de satélites e foguetes
Virgínia Silveira
O Brasil está conseguindo resolver um dos principais desafios tecnológicos impostos, há quase três décadas, ao seu programa de lançadores de satélites: desenvolver e fabricar seu próprio sistema de navegação inercial, utilizado na estabilização de satélites em órbita e na orientação da trajetória de um foguete no espaço.
A primeira fase do projeto, batizado de SIA (Sistemas de Navegação Inercial para Aplicação Aeroespacial) já foi concluída, com o desenvolvimento do protótipo de uma plataforma inercial completa, que será testada em uma montanha russa, em um parque de diversões, em São Paulo, no começo do próximo ano. O teste em voo da plataforma será feito até o fim de 2010, numa operação chamada de "Maracatu".
"Vamos testar os sensores da plataforma no veículo de sondagem brasileiro VSB-30, utilizado em missões suborbitais de exploração do espaço", disse o coordenador do projeto SIA, Waldemar de Castro Leite Filho. O VSB-30 acumula um histórico de nove lançamentos de sucesso, sendo que dois foram realizados no começo deste mês, no campo de Esrange, em Kiruna, na Suécia, levando à bordo experimentos científicos europeus.
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) também está finalizando a construção de um prédio, que irá abrigar um laboratório de infraestrutura de testes para os sensores da plataforma inercial do SIA.
O laboratório, segundo Leite Filho, é único na América Latina e será capaz de testar sensores com uma precisão de 0,1 grau por hora, ou seja, poderá medir movimentos cem vezes menor que o movimento de rotação da Terra. Empresas como a Embraer e a Petrobras, segundo o pesquisador, já utilizam os laboratórios do DCTA para calibrar seus sensores.
O projeto SIA tem um custo estimado de R$ 40 milhões e está sendo financiado pela Finep, por meio da Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa (Fundep). A execução do projeto está a cargo do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e Instituto de Estudos Avançados (IEAv), vinculados ao DCTA e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O objetivo inicial do SIA, segundo Leite Filho, é capacitar o Brasil a fabricar sistemas inerciais para foguetes e satélites.
A tecnologia será repassada para a indústria brasileira e, por esta razão, o projeto SIA envolve ainda a participação de um consórcio de empresas, o SIN, formado pela Mectron, Equatorial, Optsensys, Navcon e Compsis. Além do programa espacial, o SIA também vem sendo acompanhado de perto pelo exército brasileiro, devido a sua aplicação em sistemas inerciais de carros de combate e mísseis. A marinha tem interesse no SIA para a guiagem de navios e como estabilizador de armas e a Petrobras utiliza sensores inerciais em brocas e sistemas de ancoragem de estruturas flutuantes, utilizadas no processo de exploração de petróleo.
"Se considerarmos um atirador, o sistema inercial é a luneta, porque sem ela não se vê o alvo", explica Leite Filho. Num avião, segundo ele, o sistema de navegação inercial diz para onde ele está indo e controla o veículo, estabilizando a sua velocidade angular e atitude (orientação no espaço em relação a um sistema de referência). O sistema inercial, neste caso, ajuda a navegação acrescentando os dados do GPS, mas ele é autônomo, ou seja, não depende de satélites, e sim dos seus sensores para funcionar.
O sistema inercial de um foguete é composto por dois sensores principais: um girômetro e um acelerômetro, que repassam as informações sobre a posição do foguete no espaço para o computador de bordo. É através da plataforma inercial que se consegue, por exemplo, identificar os desvios de rota de um foguete ou satélite em órbita.
O domínio da tecnologia que envolve o sistema de navegação de veículos espaciais, segundo Leite Filho, dará ao Brasil autonomia em uma área considerada estratégica, restrita a poucos países no mundo e sujeita a embargos tecnológicos, que há vários anos tem afetado o programa espacial brasileiro.
Os sistemas inerciais de todos os protótipos de foguetes já lançados pelo Centro Técnico Aeroespacial, (CTA), por exemplo, foram comprados da Rússia e da França, em meados da década de 90, sob objeções do governo dos Estados Unidos. A compra de componentes para o atual projeto também continua sofrendo embargo dos EUA. Já o sistema de controle de atitude dos novos satélites da Plataforma Multimissão (PMM) do Inpe, serão fornecidos pela Argentina. Os satélites que o Brasil fez com a China levam um sistema de controle de órbita chinês.
O SIA também pode ser usado na aviação e a aeronave Super Tucano, que depende do fornecimento de sistemas da americana Honeywell, teria uma opção nacional para equipar a frota de 99 aeronaves do modelo, comprada pela FAB. O Super Tucano já sofreu embargo dos EUA, em 2005, quando a Embraer tentou vender a aeronave para a Venezuela, por conta dos componentes americanos instalados no avião. Há cerca de um ano a FAB também teve dificuldades em comprar os sensores inerciais do avião de patrulha marítima P-3, que está sendo modernizado na Espanha, pela empresa europeia EADS. O fabricante original do P-3 Orion é a empresa americana Lockheed Martin.
Valor Econômico via Notimp(FAB):
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol
***Matéria deve ter sido "paga"
Gerson
Virgínia Silveira
O Brasil está conseguindo resolver um dos principais desafios tecnológicos impostos, há quase três décadas, ao seu programa de lançadores de satélites: desenvolver e fabricar seu próprio sistema de navegação inercial, utilizado na estabilização de satélites em órbita e na orientação da trajetória de um foguete no espaço.
A primeira fase do projeto, batizado de SIA (Sistemas de Navegação Inercial para Aplicação Aeroespacial) já foi concluída, com o desenvolvimento do protótipo de uma plataforma inercial completa, que será testada em uma montanha russa, em um parque de diversões, em São Paulo, no começo do próximo ano. O teste em voo da plataforma será feito até o fim de 2010, numa operação chamada de "Maracatu".
"Vamos testar os sensores da plataforma no veículo de sondagem brasileiro VSB-30, utilizado em missões suborbitais de exploração do espaço", disse o coordenador do projeto SIA, Waldemar de Castro Leite Filho. O VSB-30 acumula um histórico de nove lançamentos de sucesso, sendo que dois foram realizados no começo deste mês, no campo de Esrange, em Kiruna, na Suécia, levando à bordo experimentos científicos europeus.
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) também está finalizando a construção de um prédio, que irá abrigar um laboratório de infraestrutura de testes para os sensores da plataforma inercial do SIA.
O laboratório, segundo Leite Filho, é único na América Latina e será capaz de testar sensores com uma precisão de 0,1 grau por hora, ou seja, poderá medir movimentos cem vezes menor que o movimento de rotação da Terra. Empresas como a Embraer e a Petrobras, segundo o pesquisador, já utilizam os laboratórios do DCTA para calibrar seus sensores.
O projeto SIA tem um custo estimado de R$ 40 milhões e está sendo financiado pela Finep, por meio da Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa (Fundep). A execução do projeto está a cargo do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e Instituto de Estudos Avançados (IEAv), vinculados ao DCTA e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O objetivo inicial do SIA, segundo Leite Filho, é capacitar o Brasil a fabricar sistemas inerciais para foguetes e satélites.
A tecnologia será repassada para a indústria brasileira e, por esta razão, o projeto SIA envolve ainda a participação de um consórcio de empresas, o SIN, formado pela Mectron, Equatorial, Optsensys, Navcon e Compsis. Além do programa espacial, o SIA também vem sendo acompanhado de perto pelo exército brasileiro, devido a sua aplicação em sistemas inerciais de carros de combate e mísseis. A marinha tem interesse no SIA para a guiagem de navios e como estabilizador de armas e a Petrobras utiliza sensores inerciais em brocas e sistemas de ancoragem de estruturas flutuantes, utilizadas no processo de exploração de petróleo.
"Se considerarmos um atirador, o sistema inercial é a luneta, porque sem ela não se vê o alvo", explica Leite Filho. Num avião, segundo ele, o sistema de navegação inercial diz para onde ele está indo e controla o veículo, estabilizando a sua velocidade angular e atitude (orientação no espaço em relação a um sistema de referência). O sistema inercial, neste caso, ajuda a navegação acrescentando os dados do GPS, mas ele é autônomo, ou seja, não depende de satélites, e sim dos seus sensores para funcionar.
O sistema inercial de um foguete é composto por dois sensores principais: um girômetro e um acelerômetro, que repassam as informações sobre a posição do foguete no espaço para o computador de bordo. É através da plataforma inercial que se consegue, por exemplo, identificar os desvios de rota de um foguete ou satélite em órbita.
O domínio da tecnologia que envolve o sistema de navegação de veículos espaciais, segundo Leite Filho, dará ao Brasil autonomia em uma área considerada estratégica, restrita a poucos países no mundo e sujeita a embargos tecnológicos, que há vários anos tem afetado o programa espacial brasileiro.
Os sistemas inerciais de todos os protótipos de foguetes já lançados pelo Centro Técnico Aeroespacial, (CTA), por exemplo, foram comprados da Rússia e da França, em meados da década de 90, sob objeções do governo dos Estados Unidos. A compra de componentes para o atual projeto também continua sofrendo embargo dos EUA. Já o sistema de controle de atitude dos novos satélites da Plataforma Multimissão (PMM) do Inpe, serão fornecidos pela Argentina. Os satélites que o Brasil fez com a China levam um sistema de controle de órbita chinês.
O SIA também pode ser usado na aviação e a aeronave Super Tucano, que depende do fornecimento de sistemas da americana Honeywell, teria uma opção nacional para equipar a frota de 99 aeronaves do modelo, comprada pela FAB. O Super Tucano já sofreu embargo dos EUA, em 2005, quando a Embraer tentou vender a aeronave para a Venezuela, por conta dos componentes americanos instalados no avião. Há cerca de um ano a FAB também teve dificuldades em comprar os sensores inerciais do avião de patrulha marítima P-3, que está sendo modernizado na Espanha, pela empresa europeia EADS. O fabricante original do P-3 Orion é a empresa americana Lockheed Martin.
Valor Econômico via Notimp(FAB):
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***Matéria deve ter sido "paga"
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Ninjanki , com o Gripen NG , nos próximos 30 anos , seguramente a FAB ESTARIA OPERANDO . Mas como o escolhido foi o Rafale , observemos quantos anos a FAB CONSEGUIRÁ OPERAR com boa disponibilidade . As NOTÍCIAS sobre a complexidade de manutenção e altos custos operacionais do caça francês parece que são piores do que já se sabia . Sds.ninjanki escreveu:Indepedentemente das brigas entre Rafalistas e Gripistas, está claro que a FAB é Gripen desde o governo FHC, e que as justificativas apresentadas(pela mídia) no eventual relatório, e a defesa apaixonada da FAB pelo que é "melhor" para o Brasil me parecem de carater duvidoso. Acredito que a FAB cultiva à tempos uma associação com os suecos, e que esses laços, seja qual for sua natureza, se reforçaram no FX-1 e no FX-2. Há também o apoio irrestrito da ala de engenharia e desenvolvimento da FAB, que interessada tão somente em mais oportunidades de desenvolvimento de tecnologia, apoiarão o caça que trouxer mais tecnologia, sem a menor preocupação com qualquer outro fator(oque, convenhamos, também não é saudável). Se daqui a 30 anos, estiver a FAB inteira ainda operando caças de 4a. geração, será por culpa desses senhores.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.