É claro que soa, mas é a mais pura realidade, infelizmente.LeandroGCard escreveu:
Eu?
Eu não tenho nenhuma explanação não, só o que sei é que o os próprios alemães (e o Chile) já estão no Leo-2 há muito tempo, e existem vários outros carros por aí com velocidade, blindagem e armamento superiores, mas aí já é super-trunfo.
O que estranhei foi a idéia de que o EB teria decidido pela aquisição do Leo-1 A5 só porque já tinha um lote de Leo-1 BE, que por sua vez teria sido comprado só porque estava barato. Se for assim o fato do EB agora estar "padronizado" pelo Leo-1 A5 é só uma questão circunstancial, e não uma decisão técnica, tática ou estratégica. Isto não soa estranho não?
Mas não tenho nenhuma informação de alguém ligado ao exército para saber se é isso mesmo, o comentário original não foi meu.
Leandro G. Card
O mesmo vale para a aquisição por parte da MB de equipamentos como as T-22 e inclusive o A-12.
Quando não se possui garantias de recursos, apela-se para este tipo de decisão. Comprando equipamentos usados, com um elevado custo de manutenção, que não atendem completamente as necessidades da força, mas que possuem um custo que aquisição muito baixo..
Para a MB era o A-12, ou os A-4 ficariam a vida toda parados.
Para o EB era o Leopard1A5, ou o fim dos blindados medios/pesados sobre lagarta.
Observe a lista de blindados do EB e verá que a situação estava muito, mas muito complicada, a ponto de se partir para uma decisão muito contestada, sem embasamento técnico, mas que para o EB, foi a solução mais simples para solucionar um grave problema que tenderia a entrar em colapso.
O Leopard 1A5 é o blindado ideal para o EB? Claro que não. Mas era a melhor solução naquele momento. Assim como é o A-12.