Frota atual de F-5EM/FM.

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#91 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 04, 2009 5:48 pm

Hehehehe, ok.
F-5EM versus Su-30MKV sem apoio algum?

Muito complicado pro F-5EM esse cenário. Um Su-30 é mais avião que um F-5E em praticamente todos os sentidos. Acho que o F-5EM teria mais chances num combate dogfight, mas em um combate BVR sem rede em nenhum dos lados o negócio fica bem difícil. O problema é chegar à distância de dogfight... :lol:
Pois é Sky, mesmo no WVR a coisa complica. :?

Acontece que a taxa de acerto de mísseis nunca é aquela dos testes (todos beirando 150% :lol: ), onde os drones ficam voando ali em linha reta e não revidam.
Logo, se errar um tiro, o piloto vai tentar de novo, porque fugir depois de entrar numa luta destas é praticamente impossível.
Então, o pobre piloto do F-5M tem duas chances contra umas seis do SU-30.
Quanto mais off-bore-sight, maiores as chances do tiro errar. Se o cara esperar para uma boa posição, o outro que tem mais mísseis nos cabides pode atirar antes e tentar mais vezes.

Outra coisa, o R-73E/74 tem mais alcance=mais energia, podendo atirar antes e colocando o F-5 numa NEZ maior.

Eu gostaria de estar aqui dizendo que seria um massacre, mas infelizmente não seria não. :|
Lógico, tudo dentro das CNTPs. :mrgreen:




Avatar do usuário
czarccc
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Qui Set 10, 2009 6:52 pm

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#92 Mensagem por czarccc » Sex Dez 04, 2009 5:48 pm

Carlos Mathias escreveu:
É claro que que com as tecnologias de HMD do Dash e High off-boresight, além da capacidade de Lock-on after launch dos Python 4/5 todo o cenário se modifica em favor de quem possua essas tecnologias, no caso, o F-5M. 8-] 8-] 8-]
O Su-30MKV também tem isso, com a diferença de que os R-73E/74 tem mais energia e podem ser disparados antes, ou mesmo um R-27ET, que faz tiro IR BVR.
O off-bore-sight do P-IV é de 90º contra 75º do R-73E (talvez mais nas versões atuais), mas o Su-30 pode virar o nariz mais rápido.
Mira no capacete ambos tem, a menos que o Chavez tenha mandado tirar as dos caças dele.
A chance do F-5M é a rede.

Olha, nem de perto o F-5M é melhor. :|

A verdade verdadeira é que estamos mal pra cacete de caça de defesa aérea. :(
Imaginava que os Su-30 venezuelanos não possuissem todas essas capacidades. Os indianos eu sei que possuem. Os do Chaves são completos?

Realmente, F-5M está longe do ideal para combate, mas tem aquele mérito que muitos propagam com razão, graças a eles a FAB está hoje plenamente capacitada na doutrina BVR e operação em redes. Por isso acho que já valeu o investimento.

Saudações




Imagem
Adriano Mt
Avançado
Avançado
Mensagens: 484
Registrado em: Qua Out 25, 2006 12:27 am
Localização: Sinop - MT
Contato:

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#93 Mensagem por Adriano Mt » Sex Dez 04, 2009 5:50 pm

Dentro da Rede ele, o F5M daria conta, fora dela é outros quinhentos, acho que ninguém aqui seria tão imbecil ao ponto de falar que um F5m,s,x daria conta de uma aeronave como o SU-30, mesmo os SUs meia boca do Chaves, ninguém levantou a questão de 1x1 se não for dentro de uma rede e da ideologia estratégica da FAB, senão para que teríamos os R99....

Saudações.




Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#94 Mensagem por Marino » Sex Dez 04, 2009 5:52 pm

Skyway escreveu:
Marino escreveu: Confirmado?
Principalmente o P-5?
Dash sim, o P-5 é que eu não lembro nunca se é 5 ou 4... :lol:
Eu já ia até editar a mensagem..rs

E eu digo operar no sentido de a FAB já saber como fazer funcionar e operar no F-5M, não sei a quantas anda a difusão desse equipamento nos esquadrões.
Valeu.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#95 Mensagem por Skyway » Sex Dez 04, 2009 5:54 pm

Carlos Mathias escreveu:
Hehehehe, ok.
F-5EM versus Su-30MKV sem apoio algum?

Muito complicado pro F-5EM esse cenário. Um Su-30 é mais avião que um F-5E em praticamente todos os sentidos. Acho que o F-5EM teria mais chances num combate dogfight, mas em um combate BVR sem rede em nenhum dos lados o negócio fica bem difícil. O problema é chegar à distância de dogfight... :lol:
Pois é Sky, mesmo no WVR a coisa complica. :?

Acontece que a taxa de acerto de mísseis nunca é aquela dos testes (todos beirando 150% :lol: ), onde os drones ficam voando ali em linha reta e não revidam.
Logo, se errar um tiro, o piloto vai tentar de novo, porque fugir depois de entrar numa luta destas é praticamente impossível.
Então, o pobre piloto do F-5M tem duas chances contra umas seis do SU-30.
Quanto mais off-bore-sight, maiores as chances do tiro errar. Se o cara esperar para uma boa posição, o outro que tem mais mísseis nos cabides pode atirar antes e tentar mais vezes.

Outra coisa, o R-73E/74 tem mais alcance=mais energia, podendo atirar antes e colocando o F-5 numa NEZ maior.

Eu gostaria de estar aqui dizendo que seria um massacre, mas infelizmente não seria não. :|
Lógico, tudo dentro das CNTPs. :mrgreen:
Concordo 100%

Eu ia dizer que o F-5EM tem mais chances no dogfight mesmo sendo ainda uma situação muito difícil, mas atropelei meu próprio raciocínio...rsrs

Tambem queria que fosse diferente...mas por um lado é até bom que o F-5EM seja capenga, porque se fosse bom em tudo, o FX ia ser jogado lááá pra frente depois que todos os F-5E do mundo não estivessem mais em condições de vôo.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#96 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 04, 2009 5:55 pm

Imaginava que os Su-30 venezuelanos não possuissem todas essas capacidades. Os indianos eu sei que possuem. Os do Chaves são completos?
O que se supõem é que não, não são tão bons quanto os MKI. E dificilmente o serão mesmo, porque segundo divulgado o radar dos MKV é o N-001VP, um radar tradicional,com capacidades ar-ar modestas, digamos assim.
Quando eu digo que se supõem, é porque eu nunca vi uma foto do radar dos MKV, logo, pode ser que tenham pedido uma antena PERO que é uma modernização PESA do N-001VP.
Mas a princípio, os MKV são mais simples. Mas um SU-30 mais simples não significa que não tenha sistemas de EW, um RWR, contra-medidas eletrônicas, chaff/flares e etc.

Quanto a mira montada no capacete+IR WVR 4ºG, isso é o padrão russo desde os SU-27S e MIG-29A nos anos oitenta.




Carlos Mathias

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#97 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 04, 2009 5:58 pm

Concordo 100%

Eu ia dizer que o F-5EM tem mais chances no dogfight mesmo sendo ainda uma situação muito difícil, mas atropelei meu próprio raciocínio...rsrs

Tambem queria que fosse diferente...mas por um lado é até bom que o F-5EM seja capenga, porque se fosse bom em tudo, o FX ia ser jogado lááá pra frente depois que todos os F-5E do mundo não estivessem mais em condições de vôo.

Um abraço!
Pois é cara, a FAB em termos de armas e combate aéreo moderno estava nos anos 50. O F-5M veio amenizar essa esculhambação que deixaram chegar nossa defesa aérea.
Mas é aquilo, ainda é um F-5E, fraquinho, fraquinho... :|

Eu acho que o mínimo que deveríamos ter como "GDA' era o Su-30MKI. :mrgreen:
Já quebrava um galho. 8-]




Avatar do usuário
czarccc
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Qui Set 10, 2009 6:52 pm

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#98 Mensagem por czarccc » Sex Dez 04, 2009 5:59 pm

Carlos Mathias escreveu:
Imaginava que os Su-30 venezuelanos não possuissem todas essas capacidades. Os indianos eu sei que possuem. Os do Chaves são completos?
O que se supõem é que não, não são tão bons quanto os MKI. E dificilmente o serão mesmo, porque segundo divulgado o radar dos MKV é o N-001VP, um radar tradicional,com capacidades ar-ar modestas, digamos assim.
Quando eu digo que se supõem, é porque eu nunca vi uma foto do radar dos MKV, logo, pode ser que tenham pedido uma antena PERO que é uma modernização PESA do N-001VP.
Mas a princípio, os MKV são mais simples. Mas um SU-30 mais simples não significa que não tenha sistemas de EW, um RWR, contra-medidas eletrônicas, chaff/flares e etc.

Quanto a mira montada no capacete+IR WVR 4ºG, isso é o padrão russo desde os SU-27S e MIG-29A nos anos oitenta.
Valeu pela informação CM! [009]




Imagem
Carlos Mathias

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#99 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Dez 04, 2009 6:06 pm

:wink: :D




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#100 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sex Dez 04, 2009 6:49 pm

Skyway, eu gostaria que você me tratasse pelo meu nick, não pelo meu nome.
O nick é uma escolha, portanto, deve ser respeitada.

Quando eu disse a ti o meu nome, o fiz por respeito. E por respeito, espero, que atendas ao meu desejo de ser chamado neste espaço, pelo meu apelido virtual de Ilya Ehrenburg.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#101 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sex Dez 04, 2009 6:53 pm

gaitero escreveu:De modo bem grosseiro... Em um combate real, o F-5 BR seria apenas uma plataforma de lançamento para os mísseis BRV...

Com relação a um dogfight. Bem, neste caso o F-5 não teria nem coragem de encarar o Su....
Derby. Um míssil BVR de alcance curto, quando comparado com outros, cujo desempenho não é tido como dos melhores. Não é um grande alento.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#102 Mensagem por talharim » Sex Dez 04, 2009 6:56 pm

Sem falar que o F-5 com tanque subalar anula a sua já pequena capacidade de combate.

Ou seja,o F-5 é válido apenas para defesa de ponto e em apenas algumas poucas situações.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
G-LOC
Avançado
Avançado
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Set 03, 2005 2:53 pm

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#103 Mensagem por G-LOC » Sex Dez 04, 2009 7:41 pm

Skyway escreveu: Um combate aéreo não é feito apenas pelos caças, existe uma rede trançada por fios bem próximos por tras de um combate aéreo. E nessa rede temos o vetor em si, logística, inteligência, estratégia, tática, suporte em tempo real, noção situacional, treinamento, know-how, manutenção e principalmente oportunidade.
A Venezuela por enquanto não possui essa rede, possui um embrião dela, mas bem mais simples. Fica claro então a vantagem do Brasil, fica claro então que não é nenhum absurdo falar que um F-5M poderia dar conta de um Su-30MKV, lógico que teria chance contra! É um vetor antigo, modernizado, com perna curta e poucas armas, mas não é só ele largado a sorte...não é só do avião que o sucesso de um combate depende hoje em dia. Um abraço!
vou exemplificar com um exemplo prático comparando os F-4 x Mig21/17 no Vietnã. No super trunfo os F-4 eram bem superiores aos Migs com maior alcance, velocidade, carga de armas (8 misseis), BVR, radar melhor, ECM, perdendo em alguns quesitos como manobrabilidade.

Os vietnamitas usaram muitos recursos que tinham para anular a superioridade dos americanos. Atacavam só em posição de vantagem, atacavam e fugiam, estavam próximos da base onde o alcance nao atrapalhava, voavam bem baixo para os radares americanos não os verem, nem dos aviões, e onde os mísseis americanos tinham dificultade. O resultado foi 2x1 no resultado geral, mas com os mig custando cinco vezes menos. Até se o piloto ejetassem já estavam em casa.

Então coloquei o exemplo da defensiva. Os Su30 podem estar cheios de bombas e não de mísseis e só de serem engajados já alijam as bombas e os F5 podem voltar pois a missão está cumprida. O radar dos Su30 não é AESA e já existe chances de evitar ser pegos voando baixo e na base do doppler notch como fizeram com os Mirages 2000 franceses. Com um Python 5 seria acerto na certa se conseguiram se aproximar. Os flanker não tem alerta de misseis e os flares não dariam muito trabalho. Podem usar as táticas vietnamitas de atacar quando os americanos estavam indo embora com pouco combustível enquanto os F5 estáo proximos da base e passam a ter vantagem no alcance. Só de forçar usar o PC em perseguições sucessivas já seria possivel causar um manouvre kill.

Não citei quem ganharia, mas a vantagem clara dos Su30 podem ser anuladas com táticas e pelo terreno. Perde de 2x1 já seria uma vantagem considerando os custos com aconteceu com os vietnamitas.

G-LOC




G-LOC
Avançado
Avançado
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Set 03, 2005 2:53 pm

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#104 Mensagem por G-LOC » Sex Dez 04, 2009 7:42 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:
Na página 3, não se falava de outra coisa. Só o espírito pátrio, para fazer pensar situações de uso do F-5M, com alguma chance de vitória, para com os melhores vetores da América Latina.
Só mesmo, o amor pátrio, para cegar-nos.
Eu procurei e não vi ninguém afirmando que os F-5 ganham do Su30.

G-LOC




G-LOC
Avançado
Avançado
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Set 03, 2005 2:53 pm

Re: Frota atual de F-5EM/FM.

#105 Mensagem por G-LOC » Sex Dez 04, 2009 7:44 pm

Carlos Mathias escreveu: Outra coisa, o R-73E/74 tem mais alcance=mais energia, podendo atirar antes e colocando o F-5 numa NEZ maior.
O R73 tem energia maior mas é para acelelar, subir, fazer curva e perseguir pois o alcance do sensor não permite disparo BVR (LOBL). Já o sensor do Python 5 permite um trancamento a uma distancia maior e o INS garante disparo LOAL.

G-LOC




Responder