TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24031 Mensagem por orestespf » Qua Dez 02, 2009 12:02 am

Santiago escreveu: Pode ter sido o custo do pacote.
Como o SH seria mais barato, o seu pacote pode ser mais completo, mesmo assim ficando 40% mais barato (ao invés de mais de 70%).

[]s
Jacques, tem muito "pode", "seria", "pode ser" em seu texto... Insisto, o representante da Boeing foi claro, o Rafale é 40% mais caro do que o F-18. Qualquer coisa além da frase dele é mais do que especulação, aí não dá para concluir nada.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24032 Mensagem por Penguin » Qua Dez 02, 2009 12:03 am

orestespf escreveu:
knigh7 escreveu: Aliás, custou 52,77 mi de Euros


Está na própria pág do Min da Defesa Francês:

- The most recent production contract, awarded in 2004, covers 59 Rafale F3 aircraft and was

valued at 3.11 billion euros, or approximately 52.77 euros par aircraft.

fonte: http://www.defense.gouv.fr/portal_repos ... er/getData
Nestes caso, 79 milhões de dólares aproximadamente por cada Rafale. Este valor dividido por 56 milhões de dólares (supondo que seja o preço do F-18), daria cerca de 40% mais caro. Então seria mais razoável tal valor, o que dista muito dos 97,5 mi dólares anunciado por sua fonte.


Orestes
Ou seja, sendo 40%, seria 36 Rafale ou 50 Super Hornet. Se 70%, 36 Rafale ou 61 Super Hornet.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24033 Mensagem por orestespf » Qua Dez 02, 2009 12:04 am

knigh7 escreveu: E por que o vice presidente da Boeing usaria o valor que os franceses fizeram a FAB? Eles exporiam que saberiam sobre o valor?seria reconhecimento de que obtiveram ilicitamente, não??
Ele utilizou como base o valor oficial do Rafale F3(52,77 mi de Euros) que consta no próprio Site do Min. da Defesa Francês.
Você não explicou, tentou justificar seus números com especulação.

Insisto: estes dados não estão corretos!


Orestes


PS: a expressão (para que não reste dúvida alguma) "estes dados não estão corretos!" não significa que conheço os corretos, significa apenas e tão somente que, por excesso de contradição, não permite que a conta feche, logo estão errados.




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24034 Mensagem por orestespf » Qua Dez 02, 2009 12:08 am

Santiago escreveu: Ou seja, sendo 40%, seria 36 Rafale ou 50 Super Hornet. Se 70%, 36 Rafale ou 61 Super Hornet.

[]s
Do ponto de vista da "conta linear", sim, você está correto. Só que não existe linearidade alguma nesta equação, visto que a linearidade implicaria dizer que o Rafale seria 40% superior ao F-18. Linearidade permite estas coisas, se custa x% a mais, então é porque é x% melhor, portanto, alguém poderia dizer que "vale o quanto pesa" (o Rafale), justificando-se o custo mais elevado.

Em suma, não é por aí que se faz este tipo de conta, pois as conclusões poderiam ser estapafúrdias. :mrgreen: :mrgreen:


Abração!!




Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24035 Mensagem por Rodrigoiano » Qua Dez 02, 2009 12:10 am

[Interessante é que os da Kopenhagen são caríssimos, e não são suecos mas é bem pertinho.[/quote] :mrgreen: Aqui o preço de um Kopenhagen varia entre R$ 40 e R$ 90. Depende do "modelo". Fico no meio termo... uns R$ 65. :wink:

[]'s.[/quote]
Gente, a kopenhagen era de Barueri, mas tá mudando para Extrema (MG). E tudo isso a preço de chocolate importado. Tal como o MinDef quer para seus F/X, só o nome é importado. Mas eu prefiro Cacau Show, pelo custo/benefício.[/quote]

Os colegas tão podendo, hein!!!?? Fui comprar uns pães para minha mãe esses dias e tinha um panettone italiano, Tre Marie, por mais de 100 conto!!! Credo!!! Saiu a Bolsa-Panetone já?!! rsrsrs Fico com a opção postada pelo Glauber, Cacau-Show, ou os tradicionais Bauducco, Visconti, Nestlé, Casa Suíça e quetales!

Grande abraço!




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24036 Mensagem por Enlil » Qua Dez 02, 2009 12:10 am

Dieneces escreveu:e teu ódio ao Rafale não tem nada de ideológico oh idoso caboclo azulado , consul-geral of the US of A in lands of Great River of the South :lol: :lol: :lol:

epa andas muito acelerado , ainda te dá algum enfarte :mrgreen: tem calma gremista!
Dá bola não P44, o Dieneces anda muito sensível e confuso, tanto q domingo vai torcer pelo tricolor no Maracanã :mrgreen:...

.... e Vitor perde o tempo da bola aos 47 do segundo tempo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:...[/quote]Eu proponho dividir a taça com o Grêmio caso ocorra a pouco provável combinação de resultados que nos favoreça .Digo Mais : Entreguemos a taça para o Portoalegrense e fiquemos tão somente com o título . Está na hora de mostrarmos nossa união contra esses caramurus do além Mampituba . E mais , se isso ocorrer usarei durante uma semana uma camiseta com a foto do Che Guevara , do Lula , do Chávez , do Evo , o símbolo do GFBPA e mais uma foto do Rafale .[/quote]

>


Porque será q essa proposta de aliança me parece um tanto oportunista... Sou gaúcho, mas além de tudo um brasilero, q não desiste nunca de zoar os cocôrorados :mrgreen:... Tarde demais para o "Eixo Futebolístico dos Pampas", temos boa memória (2008, reservas contra o SP...) e não nos aliamos com camisas vermelhas... Quiçá verdes...

... E Vitor perde o tempo da bola aos 47 do segundo tempo :mrgreen:...




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24037 Mensagem por Penguin » Qua Dez 02, 2009 12:12 am

orestespf escreveu:
Santiago escreveu: Ou seja, sendo 40%, seria 36 Rafale ou 50 Super Hornet. Se 70%, 36 Rafale ou 61 Super Hornet.

[]s
Do ponto de vista da "conta linear", sim, você está correto. Só que não existe linearidade alguma nesta equação, visto que a linearidade implicaria dizer que o Rafale seria 40% superior ao F-18 (linearidade permite estas coisas, se custa x% a mais, então é porque é x% melhor).

Em suma, não é por aí que se faz este tipo de conta, pois as conclusões poderiam ser estapafúrdias. :mrgreen: :mrgreen:


Abração!!
Prezado Orestes,

Algo mais caro (nesse caso devido ao fator cambial principalmente e em menor grau a uma menor escala de produção) não quer dizer que seja melhor. Pode até ser pior.

Já algo mais caro, é mais caro e ponto.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24038 Mensagem por orestespf » Qua Dez 02, 2009 12:24 am

Santiago escreveu:
orestespf escreveu: Do ponto de vista da "conta linear", sim, você está correto. Só que não existe linearidade alguma nesta equação, visto que a linearidade implicaria dizer que o Rafale seria 40% superior ao F-18 (linearidade permite estas coisas, se custa x% a mais, então é porque é x% melhor).

Em suma, não é por aí que se faz este tipo de conta, pois as conclusões poderiam ser estapafúrdias. :mrgreen: :mrgreen:


Abração!!
Prezado Orestes,

Algo mais caro (nesse caso devido ao fator cambial principalmente e em menor grau a uma menor escala de produção) não quer dizer que seja melhor. Pode até ser pior.

Já algo mais caro, é mais caro e ponto.

[]s
Jacques, não disse que o mais caro é melhor, disse que sua conta está equivocada, por isso extrapolei (ao seguir seu raciocínio). :mrgreen: :mrgreen:


Abração,

Orestes




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24039 Mensagem por Enlil » Qua Dez 02, 2009 12:25 am

knigh7 escreveu:
orestespf escreveu:Matemático burro (eu) é dose...

97,5 / 55 =1.7727,

ou seja, o Rafale é 77.27% mais caro do que caça americano (valor Fly-Away). O representante da Boeing disse e repetiu várias vezes que o Rafale é 40% mais caro do que o F-18.

Nestes momentos de contra-informação, os números surgem, mas com a segurança de que a coerência dos fatos não sejam associadas pelos mais apressados.

Afirmo: estes dados não estão corretos!
O Rafale F3 custou para a ADLA 54mi de Euros.
E vc tem o Marino como fonte (e que deve saber): pergunte a ele, se os Franceses fizeram ou não para nós o Rafale por 65 mi de Euros.
Esse preço de 54 mi de Euros é só a aeronave? Não está embutido algum custo de desenvolvimento aí? Se não, uma coisa é fato: não dá para exigir uma linha aqui (com algum índice de nacionalização) e querer um preço das aeronaves entegues a ADLA. O sobrepreço seria justamente pela linha, transferência de tecnologia, nacionalização...




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24040 Mensagem por Penguin » Qua Dez 02, 2009 12:30 am

Enlil escreveu:
knigh7 escreveu: O Rafale F3 custou para a ADLA 54mi de Euros.
E vc tem o Marino como fonte (e que deve saber): pergunte a ele, se os Franceses fizeram ou não para nós o Rafale por 65 mi de Euros.
Esse preço de 54 mi de Euros é só a aeronave? Não está embutido algum custo de desenvolvimento aí? Se não, uma coisa é fato: não dá para exigir uma linha aqui (com algum índice de nacionalização) e querer um preço das aeronaves entegues a ADLA. O sobrepreço seria justamente pela linha, transferência de tecnologia, nacionalização...
Todos estão oferecendo a montagem aqui da maioria das células.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24041 Mensagem por Enlil » Qua Dez 02, 2009 1:05 am

Sim, eu sei, por isso mesmo não vejo como não se ter prejuízo oferecendo o mesmo preço cobrado as Forças dos países de origem; isso se NÃO estiver embutido no preço final a essas Forças o custo de desenvolvimento das respectivas aeronaves.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18504
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2379 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24042 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 02, 2009 1:22 am

orestespf escreveu:
knigh7 escreveu: E por que o vice presidente da Boeing usaria o valor que os franceses fizeram a FAB? Eles exporiam que saberiam sobre o valor?seria reconhecimento de que obtiveram ilicitamente, não??
Ele utilizou como base o valor oficial do Rafale F3(52,77 mi de Euros) que consta no próprio Site do Min. da Defesa Francês.
Você não explicou, tentou justificar seus números com especulação.

Insisto: estes dados não estão corretos!


Orestes


PS: a expressão (para que não reste dúvida alguma) "estes dados não estão corretos!" não significa que conheço os corretos, significa apenas e tão somente que, por excesso de contradição, não permite que a conta feche, logo estão errados.

Não, eu não especulei, disse embasadamente. Olhe de onde tirei o que eu disse:


Veja a matéria no qual o vice presidente da Boeing se embasa no fato de haver 40% de diferença entre o Rafale e o SuperHornet:

Em entrevista exclusiva ao Brasil Econômico, ele revelou que o contrato oferecido pela empresa ao governo brasileiro é 40% mais barato na comparação ao dos jatos europeus Rafale, e que a diferença seria de cerca US$ 2 bilhões.

"Eu li em publicações francesas, baseadas em fontes do governo do país, que os 36 caças da Dassault custariam € 5 bilhões (o equivalente a US$ 7,4 bilhões). Daí, você pode fazer as contas", disse Coggins.



fonte: http://www.brasileconomico.com.br/notic ... 71743.html

Orestes,num processo de debate, discordar faz parte. Para mim, não há nenhum problema discordarem de mim. Entretanto vc tem me decepcionado ultimamente com seu comportamento: vc disse a seguinte frase abaixo, sem citar meu nome, mas onde era visivel que a mim se referia, pois foi logo após eu ter dado uma info no tópico "licitação de helicópteros...":
Olha, o dia que resolver falar e dar nomes aos bois do DB que andam falando o que querem e sendo porta-vozes de certas coisas... Aguardem, momentos existem, mas a sabedoria diz para aguardar o mais adequado. Podem me cobrar, direi tudo!



É isso que vc pensa de mim? Sempre nos comunicamos via privada. Vc conhece onde moro, meu trabalho, acho que me conhece relativamente bem. Eu sempre te tratei e te trato cordialmente.
Eu estou surpreso com o modo (não há apenas essa frase acima, mas outras também que estão por ai, inclusive nesse tópico) de como vc está procedendo comigo ultimamente. Não esperava isso de vc.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18504
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2379 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24043 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 02, 2009 2:11 am

Enlil escreveu:
knigh7 escreveu: O Rafale F3 custou para a ADLA 54mi de Euros.
E vc tem o Marino como fonte (e que deve saber): pergunte a ele, se os Franceses fizeram ou não para nós o Rafale por 65 mi de Euros.
Esse preço de 54 mi de Euros é só a aeronave? Não está embutido algum custo de desenvolvimento aí? Se não, uma coisa é fato: não dá para exigir uma linha aqui (com algum índice de nacionalização) e querer um preço das aeronaves entegues a ADLA. O sobrepreço seria justamente pela linha, transferência de tecnologia, nacionalização...
Olá, Enlil,

Esse preço, que aliás, não é 54mi, mas sim, 52,2 para a ADLA, é o preço Fly-Away (ou U.P. C.), que não envolve os custos de desenvolvimento dos Rafales F-3. É só a aeronave.
O Preço que envolve os custos da aeronave e de desenvolvimento e de seu desenvolvimento (bancada em grande parte pelo Governo, no caso o francês) denomina-se Program Unit Cost (no caso do Rafale, é de 138mi de Euros)




BZZ
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: Qua Nov 25, 2009 2:34 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24044 Mensagem por BZZ » Qua Dez 02, 2009 5:43 am

O ultimo Gripen entregue a Africa do Sul foi 10% abaixo do preco acertado. O representante da Gripen tb jah declarou que garantem o preco no contrato, se o custo do desenvolvimento extrapolar as estimativas, os suecos irao absorver integralmente.
Para quem acha que preco nao eh tao importante assim: a saude publica eh uma caos, 53% dos brasileiros vivem sem rede de esgoto, e 68% da populacao eh considerada analfabeta funcional, i.e., sabem ler o basico, mas nao interpretar, e apanham da matematica elementar (http://pt.wikipedia.org/wiki/Analfabetismo_funcional). :oops:
Mas alguem dirah: “Quem disse que preco nao eh tao importante?”. Ora, o NJ debochou publicamente dos suecos perguntando se eles estavam oferecendo uma venda casada de “cerveja com refrigerante”!!! :evil: Nao, ele nao ironizou a proposta mais cara (Francesa, o qual deveriamos ter uma parceria cultural, isso sim). O suecos, altamente desenvolvidos, devem ter ficados pasmos, sem entender o complexo de xeique.
E, por favor, nao me venham dizer que a decisao final eh politica, i.e., cabe ao nosso Guia. Isto eh uma interpretacao rastafeh de democracia. Decisao politica deve ser publicamente debatida, em diversas instancias, com oportunidades para o ponto e contra-ponto. Veja o exemplo dos EUA, onde os secretarios de estado (ministros) passam ateh uma semana em audiencias publicas no Congresso. Onde cada palavra, cada detalhe eh examinado e questionado. [006]
Que a FAb seja ouvida, e acredito que serah.




Divino Alves
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 200
Registrado em: Sáb Nov 07, 2009 1:03 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24045 Mensagem por Divino Alves » Qua Dez 02, 2009 6:37 am

Essa hipótese está descartada.
Ou vem Rafale a 65mi, ou os franceses baixam o valor ou então vem outro caça.[/quote]

Vamos lá, mais uma vez, 65 milhões de euros = 97,5 milhões de dolares, flyaway. É isso?

E os demais?

[]s[/quote]

Os outros dois custam aprox. de US$55 mi . Os valores são bem próximos um do outro. (valor Fly-Away)[/quote]


Se a fonte do Knigh7 estiver correta, a diferença é de US$ 42 milhões de dólares por avião. Num pacote de 36, isso vai a uma diferença de US$ 1,512 bilhão somente nos aviões.
Por acaso o amigo sabe a diferença de preços do pacote completo (aviões, armamentos, peças de reposição, etc.)?




Responder