TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Benke
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23971 Mensagem por Benke » Ter Dez 01, 2009 5:44 pm

A MB acabou de assinar a mod do A4 (12 unid).
Não tem pressa.




ars longa vita brevis
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55154
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2403 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23972 Mensagem por P44 » Ter Dez 01, 2009 6:23 pm

Dieneces escreveu:
talharim escreveu:A MB tá ficando sem paciencia o Allmirantado já mandou avisar que se a TAB não se resolver compra seus caças ano que vem e a TAB é que vai ficar humilhada com sua incompetência nojenta.
Nesse caso a FAB está sendo competente , Talha . Competente até demais . Mas o Lula , o Jobim e Top Top Garcia optaram por uma escolha sentimental e ideológica , dando a vitória para os teus amigos franceses mesmo pagando um valor que até os emires árabes estão relutantes em pagar...

e teu ódio ao Rafale não tem nada de ideológico oh idoso caboclo azulado , consul-geral of the US of A in lands of Great River of the South :lol: :lol: :lol:

epa andas muito acelerado , ainda te dá algum enfarte :mrgreen: tem calma gremista!




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
alexmabastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23973 Mensagem por alexmabastos » Ter Dez 01, 2009 6:33 pm

Fala para o Lula soltar essa semana semana o resultado. A mídia está com mais curiosidade em saber onde andaram escondendo dinheiro lá no Distrito Federal que com FX2. Vai ficar bem entretida com as explicações fantasmagóricas do Arruda e sua turma sobre o $$$...um bom momento.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23974 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 01, 2009 8:03 pm

Como é bom observar daqui da varanda... 8-]




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23975 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Dez 01, 2009 8:15 pm

Dieneces escreveu:
talharim escreveu:A MB tá ficando sem paciencia o Allmirantado já mandou avisar que se a TAB não se resolver compra seus caças ano que vem e a TAB é que vai ficar humilhada com sua incompetência nojenta.
Nesse caso a FAB está sendo competente , Talha . Competente até demais . Mas o Lula , o Jobim e Top Top Garcia optaram por uma escolha sentimental e ideológica , dando a vitória para os teus amigos franceses mesmo pagando um valor que até os emires árabes estão relutantes em pagar...
Você acredita mesmo nisso Dieneces? Racionalmente acredita que o Lula, o MD e demais estão fazendo uma escolha sentimental e ideológica?

[]'s




Alberto -
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23976 Mensagem por Bender » Ter Dez 01, 2009 8:16 pm

Carlos Mathias escreveu:Como é bom observar daqui da varanda... 8-]
Se eu ficar muito tempo na varanda eu enferrujo :mrgreen:

Imagem

Ps:Valeu Enlil!,jp não tem jeito :|

Sds.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23977 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 01, 2009 8:21 pm

Aqui tem cobertura cara, se não eu ia torrar nesse Sol do Rio. :lol:

Escolhas de caças feitas na base da cachaçada e da dor de barriga... :roll: 8-]




Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23978 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Ter Dez 01, 2009 8:27 pm

Bender escreveu:Eu continuo só observando também.

Neste forum e mais no do Base Militar,se julga de forma brutal o Sr. Presidente Lula, e o Ministro de Estado Nelson Jobim,se fossem só criticas políticas mesmo que duras e contundentes,estaríamos no campo de jogo natural das democracias representativas.

Mas não são só críticas políticas,quando se trata de FX principalmente, lá no fórum do BM especialmente são feitas críticas pessoais pesadas, ofensas diretas,insinuações as mais variadas de que se a escolha for Rafale é fruto de corrupção,roubalheira e safadeza,são acusações que extrapolam o bom senso,e tem como principal objetivo desacreditar e julgar como suja e desonesta qualquer decisão que venha a ser assinada pelo Chefe Supremo das Forças Armadas,os militares não o julgam publicamente dessa forma,tem o respeito devido ao chefe da nação. È uma leitura que causa desgosto.

Eu também tenho minhas criticas pessoais ao Sr. presidente Lula,mas me manifesto sobre elas no Boteco,não em um Fórum Publico,aqui me cabe julgá-lo politicamente,mas talvez a certeza da falta de consequências mais graves aos autores, estejam levando essas pessoas e seus interesses a cometer esses ataques ao seu bel prazer.

Existe um esforço da parte do min. Nelson Jobim para fazer a compra desses caças na sua gestão a frente do Ministério da Defesa?Sim mas...

Existe também um esforço desmedido para colocar em confronto e lados opostos a decisão pró Rafale e a FAB, sendo que os membros do GF,presidência,Min. Da Defesa e MRE são taxados de interesseiros desonestos e ideologistas safados e a FAB a coitadinha que deverá engolir o sapo a contra gosto,a velha fórmula do Bem contra o Mal,as criancinhas pequenas adoram esse tipo de istorinha,é a de mais fácil compreenção para os pequenos inocentes começarem tomar posições,e decidirem por algum lado em uma istória,e nada melhor nesse tipo de istorinha que a inclusão de possíveis detalhes escabrosos e absurdos também,para ajudar na tomada de posição..

Mas a inocência maior em alguns desses comentários,é quando julgam o Sr. Presidente Lula um energúmeno sem noção,um tapado que desconhece as sutilezas,movido somente por interesses simplistas,rasteiros e de promoção pessoal nas suas atitudes.

Se enganam redondamente os que o julgam assim,e se pensam os fabianos e outros interessados que estão fora da sintonia das intenções governamentais,mais uma vez eu repito,o Sr. Presidente Lula não é de morrer abraçado a causas que julga desfavoráveis e de solução que contenha afronta ou emparedamento de algum lado,é um conciliador e negociador astuto por natureza,mas que tem seus limites,e já deu provas de pragmatismo e desprendimento para tomar qualquer atitude que seja,para evitar que um possível desgaste futuro ou confronto se realize.

O que isso significa com relação ao FX?

Significa que todos os esforços possíveis para que a diretriz traçada pelo governo pela França se realize, vem sendo feitos mas que se não for possível alcançar um “equilíbrio” tanto com a França,quanto com os descontentes com essa opção,existem soluções pragmáticas e indolores para o GF, para que se chegue ao fim de todo esse embróglio, e não se carregue um fardo pesado e inútil para a campanha presidencial de 2010.

Quanto a isso eu não tenho dúvidas.

Sds.
Bender você foi brilhante, meus parabéns e saiba que compartilho totalmente de sua opinião demonstrada neste post, que considero justa e cidadã.

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18502
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2379 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23979 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 01, 2009 8:36 pm

Alberto, em azul, ok?
AlbertoRJ escreveu:
knigh7 escreveu:

como eu mencionei na mesma pág.
http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... tart=23700
Sintra, ele viria com a antena AESA, OSF2, etc.
A questão não é essa.
Mas algumas das capacidades da aeronave, sim, viriam diminuídas.
Outro ponto: observe a diferença de preço que havia colocado entre as 2 opções: vera qeu não é uma "mudança radical".
Agora, se for pensar que isso não existe, (empobrecê-lo), nunca ocorreu...aí a gente volta ao jardim da infância...
Knight,

Espero que você compreenda o que vou escrever, que não tem nada a ver com a credibilidade da sua informação ou das suas fontes.
Eu acho que de todas as informações "extra-oficiais" que tivemos, essa é a mais séria.
O que você pensa a respeito do interesse da sua fonte de lhe passar essa informação?
Eu já havia repassado essa informação há umas 2 semanas para 2 foristas daqui, com a promessa de manutenção de sigilo. Quando minha lingua coçou, e coloquei essa info publicamente, o SkyWay, em privado, perguntou se poderia colocá-la no site. Eu declinei. Não quero reverberação. Entretanto, nesse ano, eu resolvi mudar um pouco a postura, resolvi sendo menos tímido. Sei pouco. Mas procurei dividir uma parcela do pouco que eu sei.
Como já disse diversas vezes, não me preocupo que acreditem. E vc pode obserar que eu não fico me esforçando para isso.

Mas é abominável quando algum forista insinua que eu esteja servindo de "mensageiro" ou pilar de algum interesse escuso.
Eu coloquei pontos negativos e positivos das 3 propostas, vindo dessa fonte, inclusive desmentindo boatos que surgiam na midia (compra dos KC390 pelos EUA). Quando eu coloquei que a SAAB não convencera a FAB sobre os prazos de desenvolvimento, nesse mesmo tópico, um defensor da proposta insinuou que eu estava servindo a interesses escusos. Agora, que eu coloquei uma info neg. sobre o Rafale, alguns insinuaram o mesmo. Bom, pelo menos não insinuaram também aqui quando eu coloquei que era falso o fato de que os EUA iriam adquirir o KC390 ou o porquê a FAB classificou o Pak Fa como de alto risco... os maledicentes deveraim combinar a qual interesse estou servindo, né? Pois se coloco info neg sobre o Gripen, é porque sirvo a um grupo contra ele, se coloco info neg. do Rafale, é porque sirvo a um grupo contra ele....pior é que a moderação, não tomou atitude alguma.


Segundo a sua fonte, a versão "downgraded" seria mais de 10 milhões de euros mais barata.
Não, não é "mais de 10 milhões de euros mais barata"
Fico imaginando, dentro de um valor dessa grandeza, no que poderia ser removido sem que a funcionalidade do sistema inteiro ficasse comprometida, levando-se em conta que tudo é integrado e que uma das qualidades do avião é capacidade de fusão das informações. Embora entenda que os sistemas são modulares, acredito, só por exemplo, que a retirada de sensores como o AESA do Spectra provocaria uma reprogramação do sistema de missão do caça, o que poderia sair até mais caro.
Quando eu coloquei a info, eu disse que viria com AESA, OSF2, a versão F3. Sei algumas coisas sobre o que não vem com o caça da versão F3. Mas se alguém quiser acreditar que não se possa fazer isso, que nunca ocorreu isso, tudo bem...

Se puder comentar a respeito seria ótimo.

Um abraço.
Abraços




Editado pela última vez por knigh7 em Ter Dez 01, 2009 8:54 pm, em um total de 2 vezes.
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23980 Mensagem por Bender » Ter Dez 01, 2009 8:44 pm

Obrigado Flavio! Quando retiram alguma coisa do Tiête,o "rio" :shock: agradece! :mrgreen:

Sds.




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23981 Mensagem por Enlil » Ter Dez 01, 2009 8:45 pm

P44 escreveu:
Dieneces escreveu:Nesse caso a FAB está sendo competente , Talha . Competente até demais . Mas o Lula , o Jobim e Top Top Garcia optaram por uma escolha sentimental e ideológica , dando a vitória para os teus amigos franceses mesmo pagando um valor que até os emires árabes estão relutantes em pagar...

e teu ódio ao Rafale não tem nada de ideológico oh idoso caboclo azulado , consul-geral of the US of A in lands of Great River of the South :lol: :lol: :lol:

epa andas muito acelerado , ainda te dá algum enfarte :mrgreen: tem calma gremista!
Dá bola não P44, o Dieneces anda muito sensível e confuso, tanto q domingo vai torcer pelo tricolor no Maracanã :mrgreen:...

.... e Vitor perde o tempo da bola aos 47 do segundo tempo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:...




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23982 Mensagem por DELTA22 » Ter Dez 01, 2009 9:39 pm

Hoje, acordei, cumpri meus compromissos pela manhã, e fui ao PC. Abri o navegador e fiquei com a pulga atrás da orelha quando abri os sites de notícia e não encontrei nenhuma notícia, breve que seja, sobre a estadia "relâmpago" de nosso Ministro da Defesa na terra do Champagne... sou péssimo de intuição, as vezes acho isso até bom porque não fico pensando bobagens onde não há, mas neste caso do F-X, como já disse que esperava um típico "ou dá, ou desce" por parte do ilustre funcionário do governo da República, a falta de notícias me leva a intuir (vou falar josta... querem ver?) que se o que se espera era "o dá", na verdade tendemos mais "ao desce"...

Temores que talvez não se justificam, mas não posso duvidar de mais nada. Preparar o espírito para noticias não esperadas se chama prudência, e isso eu sou, felizmente! Já como vidente... :lol:

O plano B, para mim, é o A executado de maneira diferente. No texto de nosso amigo forista Bender, brilhante como sempre, disse ele: "... o Sr. Presidente Lula não é de morrer abraçado a causas que julga desfavoráveis e de solução que contenha afronta ou emparedamento de algum lado,é um conciliador e negociador astuto por natureza,mas que tem seus limites,e já deu provas de pragmatismo e desprendimento para tomar qualquer atitude que seja,para evitar que um possível desgaste futuro ou confronto se realize."

Mais adiante, segue: "... existem soluções pragmáticas e indolores para o GF, para que se chegue ao fim de todo esse embróglio, e não se carregue um fardo pesado e inútil para a campanha presidencial de 2010."

Creio que não é necessário dizer muito mais. Aguardar é nossa sina. Mas, no entanto, aguardemos por tudo. Um resultado final diferente do já "decantado", não deixa de ser um resultado!

[]'s a todos.
Delta, "o viajante".




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23983 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 01, 2009 9:49 pm

Pode até ser um resultado diferente dos três aventados.




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23984 Mensagem por Dieneces » Ter Dez 01, 2009 9:49 pm

P44 escreveu:
Dieneces escreveu:Nesse caso a FAB está sendo competente , Talha . Competente até demais . Mas o Lula , o Jobim e Top Top Garcia optaram por uma escolha sentimental e ideológica , dando a vitória para os teus amigos franceses mesmo pagando um valor que até os emires árabes estão relutantes em pagar...

e teu ódio ao Rafale não tem nada de ideológico oh idoso caboclo azulado , consul-geral of the US of A in lands of Great River of the South :lol: :lol: :lol:

epa andas muito acelerado , ainda te dá algum enfarte :mrgreen: tem calma gremista!
Gosto muito do Rafale, não gosto é do negócio que o cerca , que vai limitar a expansão da frota de caças da FAB , além de deixar nossa aviação de combate no chão por falta de recursos , graças aos milhares de euros que deveremos gastar para manter ao menos uma parte dos Rafale voando . Eu preferia o Gripen , caso houvesse uma concorrência justa . Mas em jogo de cartas marcadas não adianta ter preferências .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23985 Mensagem por DELTA22 » Ter Dez 01, 2009 9:55 pm

Carlos Mathias escreveu:Pode até ser um resultado diferente dos três aventados.
No meu entendimento, CM, pode ser tudo. Desde o inferno flamejante, até o paraíso. Dependerá do ponto de vista de cada um!
[]'s.
------------
Edit: Só para constar: Olha mãe, estou na página 1600!!! :mrgreen:




Editado pela última vez por DELTA22 em Ter Dez 01, 2009 10:10 pm, em um total de 1 vez.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Responder