TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23806 Mensagem por Mapinguari » Dom Nov 29, 2009 4:29 am

orestespf escreveu:
gomugomu escreveu: Isso não é coisa de uma pessoa de seu ímpeto falar. Soou como conselho, só que a moderação.
Sim, conselho, mas isso a gente faz com quem tem liberdade para tal, que é o caso do amigo GDA (jamais enquadramento, jamais cobrança, apenas um toque em virtude da redundância do mesmo).
Trabalho para uma jovem deputada estadual do Amazonas, uma das melhores pessoas que conheço na política (e graças a Deus trabalho com uma parlamentar em quem acredito!). Ela, apesar de jovem (43 anos) é muito sábia e sempre diz que "o homem é senhor de seu silêncio e escravo de suas palavras".
Se outros políticos seguissem isso à risca, não estaríamos assistindo tanta confusão. É por isso, aliás, que tenho postado o mínimo possível...




Mapinguari

Imagem
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23807 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Nov 29, 2009 6:39 am

Alcantara escreveu:
U-27 escreveu:ué mas orestes

estamos em uma democracia

acho que podemos falar do presidente
Está na Cata Magna... :roll:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença
Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.



Ainda bem que não somos Bolivarianos... ainda... :roll:


Prezado Alcântara, sem querer polemizar, mas no direito sempre há um contraponto.

CF/88
...
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
III - a dignidade da pessoa humana;
...
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
...
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
...
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
...
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
...
.

Grande abraço e desejo que o fórum continue sendo palco de debates enriquecedores e que todos respeitem-se entre si, gostando ou não do Presidente Lula, do caça X, Y, Z etc.




Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23808 Mensagem por GDA_Fear » Dom Nov 29, 2009 10:05 am

Paisano escreveu:
GDA_Fear escreveu:Um semi-analfabeto que não entende porra nenhuma de equipamentos militares vai decidir o que nos defenderá durante no mínimo 30 anos, e manda a FAB que fez um relatório enorme não apresentar um vencendor porra agora mesmo que tinha que aprensentar um vencedor e botar a boca no mundo, se essa porra melar é culpa desse presidente ignorante.
Esse tipo de adjetivação extrapola o chamado "livre debate de idéias", se enquandra na ofensa e, por consequência, afronta o Regulamento do Fórum.

Pode-se até não gostar da pessoa física Luis Inácio Lula da Silva, mas o Presidente da República Federativa do Brasil deve ser objeto de respeito.

Assim sendo, a Moderação está chamando a ATENÇÃO do usuário GDA_Fear.
Já copiei o recado, confesso que foi mais uma explosão, que acabou gerando uma confusão maior, entendi também o recado do amigo Orestes que queria só me alertar, mas por motivo de não ter mais paciência para esta enrolação toda e que na minha visão a escolha deveria ser seguida pelo que a FAB determina pois ela juntamente com a comissão que análisa os relatórios tem capacidade e conhecimento para tal,logo eu vou me afastar do tópico FX-2. Desculpem o transtorno gerado.

Abraços,
GDA_Fear




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23809 Mensagem por Penguin » Dom Nov 29, 2009 10:34 am

Mapinguari escreveu:
faterra escreveu:GDA
Acho que você está enfiando o pé na jaca. Vá com calma, sô.
A FAB já passou o relatório final para o Lula. Neste relatório deve estar discriminado todos os prós e contras de cada vetor. Sem querer defender quem quer que seja, o Lula já declarou (para o Sarkozy, inclusive) que o Rafale leva SE... ele abaixar os valores de aquisição e operação ao mesmo nível do que é feito com a França ou, então, ele concorre de igual para igual com os outros. E, pelo que se apresenta acima, a Dassault enfiou também o pé na dita cuja. Deduzo com isso que, mais uma vez, estão adiando a decisão na tentativa de fazer a Dassault fechar a guela, caso contrário, corremos o risco de dar F-18 com todas as suas agruras. [032]
Êta listinha excomungada, viu!
Estou começando a pensar, também, que alguém vai ficar a ver aviãozinhos por mais outra década...
Não podemos esquecer ainda que, boa parte da "escolha técnica" já foi feita pela FAB na forma da Short List. Afinal de contas, ela teve a chance de tirar da lista os caças que não queria e deixou somente os que, segundo sua avaliação, atendiam aos seus requisitos. Claro que cada um tem vantagens e desvantagens. E todos sabiam que, no fim, a escolha sempre seria política. O problema é que gente do MD e no Governo fala demais. O próprio NJ não precisava ordenar a FAB para que não apontasse um vencedor ou preferido. Ela dificilmente faria isso, expondo o presidente. Mas o Jobim não se conteve e teve que mostrar que é o manda-chuva e coisa e tal... Resultado: mais uma crise a debelar...
O cala boca público dado a FAB até passaria sem muito alarde, mas esse suposto arranjo envolvendo uma versão downgraded do Rafale para se acaixar aos custos combinados no dia 7/11, isso é demais!

Para mim o suposto cenário poderia ser o seguinte:

- O Brasil pediu uma redução nos salgados preços do Rafale para níveis competitivos vis-s-vis com a concorrência
- Sarkozy prometeu reduzi-los aos níveis praticados na França
- A Dassault é privada e possui acionistas e só pode fazer a redução se o tesouro francês subsidiar a operação. Ela não vai ter prejuizo!
- Parece que o Tesouro francês tem outras prioridades no momento e não vai colocar um tostão nessa operação
- Para manter as promessas de Sarkozy, a Dassault criativamente colocou na mesa uma versão degradada do Rafale, mais barata e que se encaixa nos valores prometidos
- Sarkozy honra a promessa de reducão de preço e Lula fica em uma situação difícil, por tudo que ele já disse.

Meus dois cents.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23810 Mensagem por Alcantara » Dom Nov 29, 2009 11:53 am

Rodrigoiano escreveu:
Alcantara escreveu: Está na Cata Magna... :roll:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença
Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

Ainda bem que não somos Bolivarianos... ainda... :roll:
Prezado Alcântara, sem querer polemizar, mas no direito sempre há um contraponto.

CF/88
...
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
III - a dignidade da pessoa humana;
...
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
...
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
...
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
...
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
...
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;



Grande abraço e desejo que o fórum continue sendo palco de debates enriquecedores e que todos respeitem-se entre si, gostando ou não do Presidente Lula, do caça X, Y, Z etc.

Por isso "vedado o anonimato".
Por favor, ver post anterior sobre Liberdade de Expressão. Homens públicos devem saber aceitar críticas, a bem da democracia.
:idea: viewtopic.php?p=4962891#p4962891

Puna-se os excessos. Ponto.

PS: Sim, também é o meu desejo que o DB volte a ter grandes debates.


Abraços.




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23811 Mensagem por Brasileiro » Dom Nov 29, 2009 12:57 pm

Estão questionando a escolaridade do presidente?
(Nivel técnico, muito longe do analfabetismo)


Eu, como estudante de Engenharia, aprendo a fazer cálculos e medições que 99,9% da população não seria capaz de fazer.

Tenho certeza que, se eu fosse presidente da república, todo o cálculo da integral, do campo magnético e da força cortante seria desnecessário. Não acho que seja esse o conhecimento que se espera de um presidente, não é a função dele saber disso.

Não me sinto mais capacitado para ser presidente só por saber isso.


abraços]




----------------
amor fati
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23812 Mensagem por thelmo rodrigues » Dom Nov 29, 2009 1:33 pm

Brasileiro escreveu:Estão questionando a escolaridade do presidente?
(Nivel técnico, muito longe do analfabetismo)


Eu, como estudante de Engenharia, aprendo a fazer cálculos e medições que 99,9% da população não seria capaz de fazer.

Tenho certeza que, se eu fosse presidente da república, todo o cálculo da integral, do campo magnético e da força cortante seria desnecessário. Não acho que seja esse o conhecimento que se espera de um presidente, não é a função dele saber disso.

Não me sinto mais capacitado para ser presidente só por saber isso.


abraços]
Lembrando sempre que o vaidoso antecessor, o chamado "Príncipe dos Sociólogos" , professor do Instituto de Estudos Avançados de Harvard, Sorbonne, Universidade de Paris, etc..deixou para o país um período que é melhor ser esquecido, apesar dos seus ínúmeros títulos de "Doutor Honoris Causa", diplomas, , etc.., . :roll: Enquanto isso " o analfabeto" colocou o país em destaque no mundo, e de maneira positiva, diga-se de passagem, apesar dos percalços.

obs: não sou petista.




Editado pela última vez por thelmo rodrigues em Dom Nov 29, 2009 1:44 pm, em um total de 1 vez.
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23813 Mensagem por Paisano » Dom Nov 29, 2009 1:43 pm

Prezados,

Numa boa, mas creio que a discussão sobre a escolaridade do Lula já se esgotou, principalmente após o último post do colega GDA_Fear.

Assim sendo, sigamos o debate on topic.

Um abraço a todos.




Avatar do usuário
Rock n Roll
Avançado
Avançado
Mensagens: 448
Registrado em: Ter Set 15, 2009 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro. RJ.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23814 Mensagem por Rock n Roll » Dom Nov 29, 2009 2:56 pm

Rogério Lima escreveu:Técnicamente falando (Maquiavel): Se a Dassault está emparedando o Sarkô, sabe-se lá porque. E dando uma prensa no comprador de só aceitar a redução pelo-pé-de-boi. Então temos o perfeito tiro no pé. Onde se cria uma propaganda negativa jogando o comprador nas mãos do melhor acerto comercial, pelo que se sabe F-18. Com banda de música e tudo. Além de ser um excelente desagravo ao Sr. Obama face às recentes cagadas do MRE. Mesmo considerando todo o histórico complicado que temos com produtos dos "primos" do Norte. [004]




Avatar do usuário
Benke
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23815 Mensagem por Benke » Dom Nov 29, 2009 3:04 pm

Mapinguari escreveu:
orestespf escreveu: Sim, conselho, mas isso a gente faz com quem tem liberdade para tal, que é o caso do amigo GDA (jamais enquadramento, jamais cobrança, apenas um toque em virtude da redundância do mesmo).
Trabalho para uma jovem deputada estadual do Amazonas, uma das melhores pessoas que conheço na política (e graças a Deus trabalho com uma parlamentar em quem acredito!). Ela, apesar de jovem (43 anos) é muito sábia e sempre diz que
"o homem é senhor de seu silêncio e escravo de suas palavras".
Se outros políticos seguissem isso à risca, não estaríamos assistindo tanta confusão. É por isso, aliás, que tenho postado o mínimo possível...
Mapinguari
Atualíssimo nos tempos de DB
Abraço
Benke




Editado pela última vez por Benke em Dom Nov 29, 2009 3:10 pm, em um total de 1 vez.
ars longa vita brevis
Avatar do usuário
Rock n Roll
Avançado
Avançado
Mensagens: 448
Registrado em: Ter Set 15, 2009 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro. RJ.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23816 Mensagem por Rock n Roll » Dom Nov 29, 2009 3:07 pm

Rogério Lima escreveu:Ainda há a campanha eleitoral em curso; Imaginem a gritaria da bancada ruralista reclamando dessa grana toda na mão dos franceses que embarreiram nossos produtos agropecuários por lá ? Também não acredito que vão melar o processo aos 49 do 2º. As consequências seriam tragicômicas e catastróficas. Se o Rafale subir no muro será na conta de quem está criando as dificuldades. Abre-se aí uma saída honrosa para a verborragia movida a biocombustível etílico que jogou o processo no ventilador. Começo a levar mais a sério a declaração do Gen. Patton... [055]
OLHO AÍ gente. Pra distrair e continuar no tópico fica a pergunta: Arruda é bom pra Olho Grande ?
Continuo achando que a Dassault aproveitou a declaração movida a biocombustível etílico para dar uma prensa no Sarkô no comprador e em quem deve tomar a decisão. Se ao invés da versão F3 cair na mesa a versão deux chevaux vagabond a jiripoca pia grosso. Imaginem o carnavá das Messalinas e do P.I.G sobre esta opção, se for mesmo sério esse caso, pelos posts anteriores quem levantou a bola é crível. [082] Vejo dias de manchetes by Boeing...
O complicado neste caso todo é a diferença de atitude entre os Sub Nucs e o tópico, é que Sub Nuc não dá GP de operação "corta grama" em frente ao palanque. [011]




Santa é a guerra, e sagradas são as armas para aqueles que somente nelas podem confiar.
Tito Lívio.
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23817 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Nov 29, 2009 5:52 pm

A FAB aparentemente colocou o presidente no canto da sala.
Qualquer que seja a decisão ela sai por cima, ou no mínimo como vítima.

E agora? O que o Lula vai fazer?
Se enforcar com o Rafale, ou aceitar o canto?
É a solução mais fácil, que manterá o status quo.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23818 Mensagem por Penguin » Dom Nov 29, 2009 6:08 pm

Carlos Mathias escreveu:A FAB aparentemente colocou o presidente no canto da sala.
Qualquer que seja a decisão ela sai por cima, ou no mínimo como vítima.

E agora? O que o Lula vai fazer?
Se enforcar com o Rafale, ou aceitar o canto?
É a solução mais fácil, que manterá o status quo.
A FAB?!
Quem está emparedando o presidente é Sarkozy.
Consegue declarações públicas do Governo a fovor do seu produto e cerca o presidente até em inauguração de praça no interior. Marcação cerrada. Tenho de concordar, ele é um grande vendedor.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23819 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Nov 29, 2009 6:23 pm

Santiago, Santiago...

Quem anda vazando preços e etc Santiago? Sarkozy?
Quem anda vazando preferências da FAB? O francês?
Quem conseguiu colocar o preço acima de tudo?
Aliás, meus sinceros parabéns, belíssima jogada de quem fez! :)

Mas enfim, estamos num ponto em que eu prefiro muito mais observar as posições do amigos, por aí se intui muita coisa. :wink: 8-]




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23820 Mensagem por Penguin » Dom Nov 29, 2009 6:39 pm

Carlos Mathias escreveu:Santiago, Santiago...

Quem anda vazando preços e etc Santiago? Sarkozy?
Quem anda vazando preferências da FAB? O francês?
Quem conseguiu colocar o preço acima de tudo?
Aliás, meus sinceros parabéns, belíssima jogada de quem fez! :)

Mas enfim, estamos num ponto em que eu prefiro muito mais observar as posições do amigos, por aí se intui muita coisa. :wink: 8-]
CM,

Se o GF e a FAB conseguirem esclarecer que o Rafale vale o sobrepreço, que terá coisas que os demais não terão, que fornecerão o que os demais não fornecerão, estaria mais do que justificado a sua escolha, mesmo custando mais caro. Foi assim com os submarinos. Depois que a MB esclareceu tudo, tardiamente diga-se, depois de levar muito porrada, tudo ficou calmo.

Agora lhe faço uma pergunta. Quem vai alertar ao Presidente de que determinada proposta contem pegadinhas? Que não é tão boa quanto o dito pelos vendedores? Celso Amorim? Marco Aurélio Garcia? Nelson Jobim? Tem que ser a FAB mesmo.

O pior cenário seria aceitar um Rafale meia boca.

[]s

OBS.: Referências a preços foram tornadas públicas pela Saab e Boeing. E há muitas fontes públicas que dão um forte indicio dos mesmo, inclusive governamentais.




Editado pela última vez por Penguin em Dom Nov 29, 2009 6:45 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder