TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23596 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 27, 2009 10:28 pm

Caraca JP, acertou no 10. :wink:
Também vejo assim a coisa toda. Por isso acho que se o GF já tem um exemplo de que SIM, é viável e possível casar interesses, porque um pode e a outra num poooooode?

Agora vem cá, me diz por MP que acerto é esse... :mrgreen: Será que é o que eu estou imaginando? :P




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23597 Mensagem por Bender » Sex Nov 27, 2009 11:06 pm

jp escreveu:Se a FAB não quiser mudar a espada, por uma estrela muito brilhante e vaidosa, em seu brasão a coisa já tá acertada. Graças a D'us!
Mas etmuns bobos na azul baratéia que vou te contar...Putz! É incomprensível!
A MB aceitou tudo, se quisessem mandar um sub de cortiça, com a promessa que por ser assim nunca iria naufragar, ela topava. Topava porque engolfou tudo o que queria e continua sendo a maior recipiendária de verbas. Fez escola, mas tem gente que não aprende.
Se a Dassault e o Governo Frances chegaram "LÀ" beleza.
Mas jp,o problema são as 3 FABs do Lima,tem uma,que é colada na empresa que vai ser a mais beneficiada, que insiste em ficar olhando os dentes do cavalo,eu sinto,isso é pessoal, que determinadas coisas que eu li na net nas ultimas semanas com relação a divulgação pública do tal relatório técnico,parecem ameaças veladas ao GF,existem muitas frases soltas em blogs e foruns caluniando e sujerindo maracutaia e corrupção,se a decisão for pelo Rafale,isto é sério demais,e não dá pra saber se é espontâneo de individuos ou coisa arquitetada.

Isso é grave,o governo não pode decidir debaixo de ameaças,muito menos se expor após a escolha, a uma campanha difamatória.

Estão cavando o próprio buraco,seria mais confortável politicamente hoje ao governo visando as eleições de 2010,encerrar o processo e não correr o risco de fazer uma compra desse porte de recursos e ainda ser achincalhado,isso na minha opinião que não vale um cent. :|

Sds.




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23598 Mensagem por soultrain » Sex Nov 27, 2009 11:21 pm

Quanto ao Gas da Bolivia, cabe-me dizer o seguinte:

A GALP é uma empresa Portuguesa que tem percentagem em várias explorações de Petróleo Brasileiro e eu aqui pago a gasolina a 1,4€ o litro.

Como defendem para a Bolívia, peço que reduzam o valor do petróleo para nós, 75% de desconto? O que acham? O petróleo é vosso, mas a necessidade é nossa, que é isso de serem vocês a fazer o preço?


Alguns aqui, devem rever com urgência, os seus conceitos de relações internacionais.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23599 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Nov 27, 2009 11:27 pm

Qual é o percentual de etanol na gasolina de vocês?

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23600 Mensagem por soultrain » Sex Nov 27, 2009 11:31 pm

Perto de 0





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23601 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Nov 27, 2009 11:35 pm

soultrain escreveu:Perto de 0
Obrigado. Foi só curiosidade.
Aqui é de aproximadamente 25%.

Abraços




Alberto -
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23602 Mensagem por soultrain » Sex Nov 27, 2009 11:37 pm

Mas eu acho que vocês deviam vender o etanol para nós a 0,01€ o litro, já com o transporte, topa?

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23603 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Nov 27, 2009 11:46 pm

soultrain escreveu:Mas eu acho que vocês deviam vender o etanol para nós a 0,01€ o litro, já com o transporte, topa?

[[]]'s
Se vocês pagarem a construção de um "etanolduto", quem sabe. :lol:
Falando sério, fiquei meio por fora do tópico e desse assunto, mas creio que o Brasil tem um contrato com a Bolívia para garantia de suprimento por determinado preço.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23604 Mensagem por U-27 » Sex Nov 27, 2009 11:50 pm

fx-2 ...




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
marcio cenci
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Nov 21, 2009 9:31 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23605 Mensagem por marcio cenci » Sáb Nov 28, 2009 12:16 am

primeiro e ultimo comentario de quem acompanha o projeto fx2 desde que era apenas fx.O presidente com suas declarações a respeito da preferencia pelo rafale conseguiu muitos problemas:Problema 1,se a escolha da fab fosse diferente da dele.Problema 2.O que fazer com os insatisfeitos da força.problema 3.Se verdadeiros os numeros do rafale como justificar as discrepancias de custos de manutenção.problema 4.O que vai fazer com os militares,que pedirão aposentadoria por revolta. Caregando 25000 paginas do fx2 para vazar na internet,sendo que os mesmos serão esmiucados nos sites, blogs e partidos de oposisão em tempo recorde. SOLUÇÃO; Ele dira que falou aquilo para forçar os concorentes à melhorarem seus precos e ofertas.Escolhe o que a FAB quer e fala em alto e bom som ,EU SOU MUITO ESPERTO,economizei xxxxx milhões para o bem do brasil. Opinião pessoal:GRIPEN NG BR




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23606 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Nov 28, 2009 12:32 am

marcio cenci escreveu:primeiro e ultimo comentario de quem acompanha o projeto fx2 desde que era apenas fx.O presidente com suas declarações a respeito da preferencia pelo rafale conseguiu muitos problemas:Problema 1,se a escolha da fab fosse diferente da dele.Problema 2.O que fazer com os insatisfeitos da força.problema 3.Se verdadeiros os numeros do rafale como justificar as discrepancias de custos de manutenção.problema 4.O que vai fazer com os militares,que pedirão aposentadoria por revolta. Caregando 25000 paginas do fx2 para vazar na internet,sendo que os mesmos serão esmiucados nos sites, blogs e partidos de oposisão em tempo recorde. SOLUÇÃO; Ele dira que falou aquilo para forçar os concorentes à melhorarem seus precos e ofertas.Escolhe o que a FAB quer e fala em alto e bom som ,EU SOU MUITO ESPERTO,economizei xxxxx milhões para o bem do brasil. Opinião pessoal:GRIPEN NG BR
Mas aí agente continua nas mãos do grande pai branco.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23607 Mensagem por Bourne » Sáb Nov 28, 2009 12:40 am

Walterciclone escreveu:
marcio cenci escreveu:primeiro e ultimo comentario de quem acompanha o projeto fx2 desde que era apenas fx.O presidente com suas declarações a respeito da preferencia pelo rafale conseguiu muitos problemas:Problema 1,se a escolha da fab fosse diferente da dele.Problema 2.O que fazer com os insatisfeitos da força.problema 3.Se verdadeiros os numeros do rafale como justificar as discrepancias de custos de manutenção.problema 4.O que vai fazer com os militares,que pedirão aposentadoria por revolta. Caregando 25000 paginas do fx2 para vazar na internet,sendo que os mesmos serão esmiucados nos sites, blogs e partidos de oposisão em tempo recorde. SOLUÇÃO; Ele dira que falou aquilo para forçar os concorentes à melhorarem seus precos e ofertas.Escolhe o que a FAB quer e fala em alto e bom som ,EU SOU MUITO ESPERTO,economizei xxxxx milhões para o bem do brasil. Opinião pessoal:GRIPEN NG BR
Mas aí agente continua nas mãos do grande pai branco.
Se não traçar uma estratégia de absorção de tecnologia, apoiada em uma política industrial e investimento em pesquisa e desenvolvimento, o país fica na mão de qualquer um. Não adianta viver a fantasia da mulher de malandro que apanha e apanha do cafetão atual e, idealiza, que o cafetão da concorrente é mais amável e se tomá-lo tudo será melhor.

E, digo mais, dentro do processo do FX muito se fala em transferência de tecnologia, mas até agora não identifiquei uma estratégia clara para fazer isso e os objetivos maiores para a indústria nacional como um todo que extrapola a própria FAB. No fundo, não passa de retórica. O que é uma lástima.

Parece que o que interessa é o avião, a abertura de tecnologias para mantê-lo voando e fazer adaptações. É um pensamento muito pequeno. O resultado é que daqui 30 anos vamos voltar ao mercado internacional para selecionar outro caça com a mesma história de agora, sendo meros compradores e não parceiros relevantes no desenvolvimento. Ou, ainda, sendo chamados a ser o parceiro que paga o projeto do que pelas qualidades e know-how tecnológico.

Além do mais do jeito que se fala parece que a transferência de tecnologia é um fim em si e não parte de uma estratégia de aprendizado e de desenvolvimento de produtos e processos com tecnologias próprias no longo prazo.

Assim, como já disse em outro post, selecionar as empresa que podem e dever ser preparadas para receber a tecnologia e desenvolver sua tecnologia a partir disso. Não diretamente envolvidas na linha de montagem e manutenção local dos aviões, mas que podem usar a tecnologia para diversos fins que não beneficiam diretamente a FAB, mas o país. Inclusive deveria envolver o BNDES, IPEA, Ministério da Ciência e Tecnologia, universidades, etc... pois é uma estratégia muito complexa que exige uma estrutura sofisticada para funcionar. Dessa forma, desenvolvendo o o processo de imitação, adaptação e, finalmente, desenvolvimento de novas tecnologias próprias.

Se tivesse tudo bem definido e os objetivos claros. Poderia se negociar diretamente com o país fabricante do caça, empresa responsável e seus parceiros pontos claros sobre a transferência de tecnologia, quanto custa, quem vai receber e como será feito.

Isso é problema de visão intrínseco ao processo. Não adianta falar que brasileiro não sabe fazer isso, pois a Petrobras foi muito bem sucedida nos seus objetivos de dominar a tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas e ultra-profundas a partir da transferência de tecnologia estrangeira disponível para ser comercializada no mercado. Sendo hoje uma das empresas que está na fronteira tecnologica desse ramo e vendedora da tecnologia. No caso do FX a coisa ainda é mais grave por que é uma oportunidade de comprar tecnologias que normalmente não estão a venda e pode ser usadas nos mais diversos fins.


Acho que estou ficando repetitivo [042] [102] [104]




Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23608 Mensagem por Centurião » Sáb Nov 28, 2009 2:40 am

Bourne escreveu:
Walterciclone escreveu: Mas aí agente continua nas mãos do grande pai branco.
Se não traçar uma estratégia de absorção de tecnologia, apoiada em uma política industrial e investimento em pesquisa e desenvolvimento, o país fica na mão de qualquer um. Não adianta viver a fantasia da mulher de malandro que apanha e apanha do cafetão atual e, idealiza, que o cafetão da concorrente é mais amável e se tomá-lo tudo será melhor.

E, digo mais, dentro do processo do FX muito se fala em transferência de tecnologia, mas até agora não identifiquei uma estratégia clara para fazer isso e os objetivos maiores para a indústria nacional como um todo que extrapola a própria FAB. No fundo, não passa de retórica. O que é uma lástima.

Parece que o que interessa é o avião, a abertura de tecnologias para mantê-lo voando e fazer adaptações. É um pensamento muito pequeno. O resultado é que daqui 30 anos vamos voltar ao mercado internacional para selecionar outro caça com a mesma história de agora, sendo meros compradores e não parceiros relevantes no desenvolvimento. Ou, ainda, sendo chamados a ser o parceiro que paga o projeto do que pelas qualidades e know-how tecnológico.

Além do mais do jeito que se fala parece que a transferência de tecnologia é um fim em si e não parte de uma estratégia de aprendizado e de desenvolvimento de produtos e processos com tecnologias próprias no longo prazo.

Assim, como já disse em outro post, selecionar as empresa que podem e dever ser preparadas para receber a tecnologia e desenvolver sua tecnologia a partir disso. Não diretamente envolvidas na linha de montagem e manutenção local dos aviões, mas que podem usar a tecnologia para diversos fins que não beneficiam diretamente a FAB, mas o país. Inclusive deveria envolver o BNDES, IPEA, Ministério da Ciência e Tecnologia, universidades, etc... pois é uma estratégia muito complexa que exige uma estrutura sofisticada para funcionar. Dessa forma, desenvolvendo o o processo de imitação, adaptação e, finalmente, desenvolvimento de novas tecnologias próprias.

Se tivesse tudo bem definido e os objetivos claros. Poderia se negociar diretamente com o país fabricante do caça, empresa responsável e seus parceiros pontos claros sobre a transferência de tecnologia, quanto custa, quem vai receber e como será feito.

Isso é problema de visão intrínseco ao processo. Não adianta falar que brasileiro não sabe fazer isso, pois a Petrobras foi muito bem sucedida nos seus objetivos de dominar a tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas e ultra-profundas a partir da transferência de tecnologia estrangeira disponível para ser comercializada no mercado. Sendo hoje uma das empresas que está na fronteira tecnologica desse ramo e vendedora da tecnologia. No caso do FX a coisa ainda é mais grave por que é uma oportunidade de comprar tecnologias que normalmente não estão a venda e pode ser usadas nos mais diversos fins.


Acho que estou ficando repetitivo [042] [102] [104]
Em todos os outros projetos tem absorção de tecnologia. Por que no FX-2 seria diferente?

http://www.fiesp.com.br/competitividade ... defesa.pdf




Divino Alves
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 200
Registrado em: Sáb Nov 07, 2009 1:03 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23609 Mensagem por Divino Alves » Sáb Nov 28, 2009 6:57 am

Nota do "Claudio Humberto" de 28/11/2009 | 00:00

Caça à francesa

O ministro Jobim (Defesa) chega à França nesta segunda (30) para “incrementar as relações bilaterais” etcetera e tal. De lá, segue para a Ucrânia, na comitiva do presidente Lula, que chega dia 2.


Foi levar o Relatório?




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55154
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2403 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23610 Mensagem por P44 » Sáb Nov 28, 2009 8:25 am

Carlos Mathias escreveu:Pô, MIG-29K na MB... Bem, quem sabe a MB não me deixa feliz com um mini-Flanker? :)

CM , com tanto fanico e histeria por causa de Francês, você acha realmente que ALGUMA VEZ seria possivel o Brasil ter avião Russo????????????????????????????????????????????????????????????

Iria ser o Deus-Nos-Acuda , socorro Bwana-nos-salva, nem que vocês tivessem de ir de F-4 Phathom 8-] b mas Russo JamÉ!!!! (jamais em franciú)

porque aqui debaixo da pedra, na minha insignificante ignorância, o que me dá a sensação é que a FAB é comandada do Pentágono, o Lula bem está a tentar que o Brasil seja uma potência, mas tou vendo mesmo que bwana não vai deixar...

Enfim, como diria o falecido Raul Solnado , "façam o favor de serem felizes" :?




Editado pela última vez por P44 em Sáb Nov 28, 2009 8:29 am, em um total de 1 vez.
Triste sina ter nascido português 👎
Responder