TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#23296 Mensagem por Penguin » Seg Nov 23, 2009 9:06 pm

orestespf escreveu:Interessante que os DBistas ainda não associaram a visita do presidente iraniano (M. Ahmadinejad) com as compras militares pelo Brasil. Interessante... Tal visita é um gesto diplomático, muito mais significativo e expressivo do que se imagina, jamais um retrocesso de nossa política externa, muito menos uma provocação.

Procurem informações sobre as manifestações da imprensa internacional sobre o fato, verão quais países se opuseram a tal visita, verão também quais países não se manifestaram ou manifestaram com "natural concordância".

Tudo isso serve para confirmar, ao menos em partes, o que sempre disse aqui: o reaparelhamento das FFAA brasileira é consequência de algo maior, um planejamento estratégico com grande ênfase na geopolítica internacional que está sendo gerenciada pela política exterior (via diplomacia); e não o contrário como muitos ainda acreditam.

A compreensão deste processo permite que se chegue ao entendimento sobre as escolhas dos equipamentos militares que se anunciam, tanto os já contratados quanto aos que ainda serão. Digamos que se trata de soberania da escolha e não a escolha para se ter "apenas" a soberania.

As coisas estão aí, em pratos limpos, para quem quiser ver.

Abraços...

PS: grátis um aumento na balança comercial em relação a um país que se encontra "contingenciado". Eles (iranianos) precisam comprar muito, inclusive equipamento sensível. E "quem" aceitaria transferir tecnologia ao Brasil e ver este repassar ao Irã? Claro que o Brasil não faria tal coisa, mas na dúvida, melhor não confirmar o repasse das TdT. Não é uma forma interessante de colocar em xeque aqueles que afirmam que são capazes de apresentar um novo tratamento ao Brasil? Agora quero ver a "firmeza" de duas das três partes.
Prezado Orestes,

Perfeita a sua observação.

Conspiracy theory mode: on

Diria mais, essa visita pode ter sido parte de uma estratégia para refrear o incomodo ímpeto americano em vender e transferir tecnologias militares aqui.

Imagem

Imagem

Imagem

O risco é que esse movimento pode ter um efeito não inexperado com a França, que anda com sangue escorrendo pelo canto da boca com relação aos planos nucleares do Irã, diferentemente da estratégia do Itamaraty.

Conspiracy theory mode: off

[]s

OBS.: Meio exagerado os sinais de afeto mútuo. Simbolismo?

Editado pela última vez por Penguin em Seg Nov 23, 2009 9:13 pm, em um total de 2 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6324 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

#23297 Mensagem por Túlio » Seg Nov 23, 2009 9:12 pm

Para variar, concordo com o Cabôco véio: é Rafale mesmo! VIVAAAAAAAAAAA!!!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#23298 Mensagem por binfa » Seg Nov 23, 2009 9:21 pm

orestespf escreveu:
binfa escreveu:"Meu amigo DBista, sim, nós Rafale!"

Batido o martelo Mestre?
Não tenho essa (e outras) informação, amigo Binfa, mas fica difícil imaginar que os americanos, depois da visita do presidente iraniano, continuem com a disposição em nos transferir tecnologias sensíveis. Provavelmente eles mesmos (americanos), mais os ingleses (lembram do apoio "recente" que surgiu por aí ao caça sueco?), entre outros, até vejam com mal olhos a venda do Gripen NG ao Brasil. Insisto, apenas pelo temor gerado pela própria imprensa americana (e outras), de forma tal que foram eles mesmos que criaram algum mal-estar, ficando difícil não serem questionados pela própria população (vender equipamento e tecnologia sensível ao Brasil).

Diria, apressadamente, que esta visita do presidente iraniano tem cara de um grande justificativa para não se comprar equipamentos militares de certas procedências. Notou que parte do próprio governo se opôs a determinação do presidente Lula em receber seu par iraniano? Não é sintomático? Não é uma forma genial de expor nitidamente a fragilidade dos gargantas de plantão?

Em suma, cria-se uma situação artificial, os nervos tremem de raiva, os apressados que nunca pensam antes de dizer/escrever criam um clima, a contradição se configura, o injustificável se justifica. Como dizia meu pai, cabeça não foi feita apenas para carregar chapéu...

Grande abraço,

Orestes
É mestre, temos que admitir que o atual governo esta fazendo a lição de casa seguindo a cartilha....Uma bela justificativa.

Muitas vezes para se tornar grande, temos que cutucar a onça com vara curta e mostrar que não temos medo!

Obrigado pela atenção

Um forte abraço cordial
Alexandre Rubin (binfa)

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#23299 Mensagem por orestespf » Seg Nov 23, 2009 9:21 pm

Santiago escreveu: Prezado Orestes,

Perfeita a sua observação.

Conspiracy theory mode: on

Diria mais, essa visita pode ter sido parte de uma estratégia para refrear o incomodo ímpeto americano em vender e transferir tecnologias militares aqui.

Imagem

O risco é que esse movimento pode ter um efeito não inexperado com a França, que anda com sangue escorrendo pelo canto da boca com relação aos planos nucleares do Irã, diferentemente da estratégia do Itamaraty.

Conspiracy theory mode: off

[]s
Olá Jacques,

entendo sua conspiracy theory, porém acredito mais que tudo isto seja apenas um blefe, uma forma de marcar território, uma forma de deixar claro que o Brasil realmente tem uma ambição e que não está brincando. O Brasil não está se aproximando das ideias do Ahmadinejad, está apenas fazendo uso de retórica, oportunidade... Oportunidade esta que não se limita ao Irã, mas também a Venezuela e Bolívia, algo que poucos (inclusive no fórum) parece compreender.

A vida é assim, procura-se namoro com quem é grande, mas quando se faz de tudo para não reconhecer o espaço de quem é de direito, se opta pela aproximação com os renegados, uma forma de incomodar. Uma coisa é vermos o Chavez se aproximar do Ahmadinejad (disseram que é mais uma de suas loucuras. Ok.), outra coisa é o Brasil flertar com o iraniano. Aí o sinal de alerta se acende...

Grande abraço,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#23300 Mensagem por orestespf » Seg Nov 23, 2009 9:27 pm

Túlio escreveu:Para variar, concordo com o Cabôco véio: é Rafale mesmo! VIVAAAAAAAAAAA!!!
Salve Túlio véio!!!!

Pois é, se não der Rafale, a contradição (do governo) está configurada.

Mas ainda acho que tudo isto caiu como uma luva no caso do FX-2. Vários aqui disseram que não seria possível o governo justificar a compra de um caça tido como mais caro. Diziam (baseados, acredito, no que saiu na imprensa) que americanos e suecos transfeririam tecnologias e a preços muito melhores. A própria imprensa (leiga como sempre) optou por este viés. Agora está aí, um prato cheio para os americanos e suecos tropeçarem na própria língua, ficará difícil justificar as promessas com as práticas.

A arapuca de BSB pegou bicho grande por aí... :lol: :lol: :lol:

Saravá véio Dinah!!!

Caboclo Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#23301 Mensagem por orestespf » Seg Nov 23, 2009 9:32 pm

binfa escreveu: É mestre, temos que admitir que o atual governo esta fazendo a lição de casa seguindo a cartilha....Uma bela justificativa.

Muitas vezes para se tornar grande, temos que cutucar a onça com vara curta e mostrar que não temos medo!

Obrigado pela atenção

Um forte abraço cordial
Alexandre Rubin (binfa)
Alexandre, não tem que agradecer a atenção, pra mim sempre será uma grande honra trocar ideias com uma pessoa como você (10!!!).

Não sei dizer se o governo está ou não fazendo a lição de casa, mas uma coisa é certa: já percebeu o tamanho da ousadia deste governo? Só quem sabe o que quer e está muito seguro para enfrentar onça grande. Se isto é certo ou não, não julgo, não tenho competência para tal, mas que o gesto é mais do que simbólico, isto é.

Mas veja bem, apenas fiz uma leitura, ingênua até, mas que independentemente do objetivo maior percebe-se que arrumou-se um belo argumento para certas escolhas relativas ao reaparelhamento de nossas FFAA. Só isto já seria muito, se tem algo a mais (e com toda certeza tem), então...

Forte abraço,

Orestes

Bender

#23302 Mensagem por Bender » Seg Nov 23, 2009 9:49 pm

Eu postei sobre esse assunto no Geopolítica,como surjiu uma analogia,com as compras militares vou replicar meu post de lá,aqui,se me permitem. :wink:
Bourne escreveu:
Do jeito que são os posts até parece que as relações internacionais são pautadas pela coerência, amizade, moralidade, ética e respeito a autodeterminação dos povos. No fundo, tudo é uma relação meramente de custo beneficio de ativos visíveis a curto prazo e, na maioria, de longo prazo. O que tem que ser feito é feito.
Bender escreveu:Olha,eu estou esperando o dia em que esse pragmatismo,se instale no MRE.

Mas não o pragmatismo do tacape,só que seja agregada a nossa Política Externa esse pragmatismo econômico e de negócios que voce ressalta em teu post.

Receber o presidente do Irã aqui não é nehuma birra e afronta a quem manda no mundo e quer controlá-lo a qualquer custo,não é querer demonstrar independência,nem nada disso,pra mim é a reafirmação de uma postura normal da diplomacia brasileira que vem de século,falamos e debatemos com todos.

Recebeu-se o presidente de Israel,um país aliado dos EUA,que possui arsenal nuclear legitimado pelos EUA,e exerce uma política de poder e força bruta no entorno de seu território,sim para se defender,não vi nenhum protesto por esse fato,recebeu-se o representante da comunidade Palestina,em cujo território se abriga um movimento de terrorismo sem controle algum,não vi protestos, e agora se recebe esse cidadão polêmico,facista e retrógrado e pronto.

O Brasil vai sair por ai querendo resolver os conflitos do OM?Nem a pau,não tem garrafa velha para isso,mas permanece um interlocutor vivo,como sempre,em meio a um problema insolúvel,um interlocutor que decide com quem quer falar.

Voltando a visita do presidente do Irã,existe uma série de simbolismos outros envolvidos no fato do Brasil recebê-lo e lhe dar legitimidade,legitimar o desenvolvimento soberano e pacífico da energia nuclear no Irã é legitimar o nosso próprio desenvolvimento nessa área,para quem queira um dia nos colocar na marra na posição que o Irã se encontra hoje,isolado e embargado.

Muitos aqui sabem das tecnologias próprias,principalmente na área de foguetes que o Irã possui e desenvolve.

Mas é baseado no pragmatismo comercial que essa visita está sendo realizada,não tenho dúvidas,quem se preocupa com a imagem do Brasil por causa dessa visita,deveria louvar o fato de que permanecemos conseguindo seguir nosso caminho diplomático sendo um ponto de referência no mundo,para os que ainda acreditam que todo diálogo é possível com quem quer que seja,e que pior imagem é daqueles que resolvem tudo na base do bombardeio matando inocentes,e passando por cima da ONU e o escambau,para impor suas vontades,isso sim,deveria ser motivo de passeata de protesto e de vergonha,O Pres. Lula recebeu o Pres. G. W. Bush aqui e eu não vi essa comoção na mídia, conversar com um presidente eleito de outro país,que pode ser um retrógrado, mais é legítimo representante de seu povo,não tem motivo para ser vergonhoso.

O fato dessa visita incomodar a Rede Globo,o Luis Felipe Lampreia o FHC,a Casa Branca,o Partido Republicano e o Democrata,Israel,a FSP,o ESP e a Veja,só reafirma o fato de que o governo brasileiro acertou.

E vai continuar acertando,mantendo a sua intenção de não comprar mais material sensível da defesa nacional vindo dos EUA.

Sds.

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#23303 Mensagem por WalterGaudério » Seg Nov 23, 2009 9:53 pm

Túlio escreveu:Para variar, concordo com o Cabôco véio: é Rafale mesmo! VIVAAAAAAAAAAA!!!
Báh! e tu tava na dúvida bagual?

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
binfa
Sênior
Sênior

#23304 Mensagem por binfa » Seg Nov 23, 2009 9:54 pm

orestespf escreveu:
binfa escreveu: É mestre, temos que admitir que o atual governo esta fazendo a lição de casa seguindo a cartilha....Uma bela justificativa.

Obrigado pela atenção

Um forte abraço cordial
Alexandre Rubin (binfa)
Alexandre, não tem que agradecer a atenção, pra mim sempre será uma grande honra trocar ideias com uma pessoa como você (10!!!).

Não sei dizer se o governo está ou não fazendo a lição de casa, mas uma coisa é certa: já percebeu o tamanho da ousadia deste governo? Só quem sabe o que quer e está muito seguro para enfrentar onça grande. Se isto é certo ou não, não julgo, não tenho competência para tal, mas que o gesto é mais do que simbólico, isto é.

Mas veja bem, apenas fiz uma leitura, ingênua até, mas que independentemente do objetivo maior percebe-se que arrumou-se um belo argumento para certas escolhas relativas ao reaparelhamento de nossas FFAA. Só isto já seria muito, se tem algo a mais (e com toda certeza tem), então...

Forte abraço,

Orestes
Mestre, obrigado pela consideração :oops: :oops: :oops: .... Como pessoa tenho muitos defeitos, meu passado me condena, mais meu futuro me absolve.....

É Mestre, como aqui no DB não discutimos religião e politica, talvez um pouco de futebol, fiquei feliz hoje ao ver que, o Sr Barnes caiu ± 15% e a Tia subi no pau, quer dizer nas intenções, resultado de um bom trabalho em equipe que poderá render frutos não só para o reaparelhamento das FA mais para toda a sociedade como um todo.

PS. a Globo comprou os direitos de "Lula, o filho do Brasil".

um forte abraço cordial
Alexandre Rubin (binfa)

Editado pela última vez por binfa em Seg Nov 23, 2009 10:17 pm, em um total de 1 vez.
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Bender

#23305 Mensagem por Bender » Seg Nov 23, 2009 10:03 pm

orestespf
Não tenho essa (e outras) informação, amigo Binfa, mas fica difícil imaginar que os americanos, depois da visita do presidente iraniano, continuem com a disposição em nos transferir tecnologias sensíveis. Provavelmente eles mesmos (americanos), mais os ingleses (lembram do apoio "recente" que surgiu por aí ao caça sueco?), entre outros, até vejam com mal olhos a venda do Gripen NG ao Brasil. Insisto, apenas pelo temor gerado pela própria imprensa americana (e outras), de forma tal que foram eles mesmos que criaram algum mal-estar, ficando difícil não serem questionados pela própria população (vender equipamento e tecnologia sensível ao Brasil).

Diria, apressadamente, que esta visita do presidente iraniano tem cara de um grande justificativa para não se comprar equipamentos militares de certas procedências. Notou que parte do próprio governo se opôs a determinação do presidente Lula em receber seu par iraniano? Não é sintomático? Não é uma forma genial de expor nitidamente a fragilidade dos gargantas de plantão?

Em suma, cria-se uma situação artificial, os nervos tremem de raiva, os apressados que nunca pensam antes de dizer/escrever criam um clima, a contradição se configura, o injustificável se justifica. Como dizia meu pai, cabeça não foi feita apenas para carregar chapéu...

Grande abraço,

Orestes
Voce é menino muito mau professor! :mrgreen: :mrgreen: A sua lógica imbatível me fez rir aqui :mrgreen: :mrgreen:

Isso é a chamada: Batata. 8-]

Abraços!

ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#23306 Mensagem por ELSONDUARTE » Seg Nov 23, 2009 10:09 pm

Como diria nosso Presidente:

Companheiros vai dar RAFALE !!!!!

Imagem

Editado pela última vez por ELSONDUARTE em Ter Nov 24, 2009 4:12 pm, em um total de 1 vez.
nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#23307 Mensagem por nveras » Seg Nov 23, 2009 10:14 pm

Bender escreveu:orestespf

Grande abraço,

Orestes
Voce é menino muito mau professor! :mrgreen: :mrgreen: A sua lógica imbatível me fez rir aqui :mrgreen: :mrgreen:

Isso é a chamada: Batata. 8-]

Abraços!
É tudo batata mesmo. Mas se o grande satã pegar pesado, tamu fu. BATATA QUENTE. Vamos precisar de Rafale pra ontem.

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Benke
Sênior
Sênior

#23308 Mensagem por Benke » Seg Nov 23, 2009 10:17 pm

orestespf escreveu:
Salve Túlio véio!!!!

Pois é, se não der Rafale, a contradição (do governo) está configurada.

Mas ainda acho que tudo isto caiu como uma luva no caso do FX-2. Vários aqui disseram que não seria possível o governo justificar a compra de um caça tido como mais caro. Diziam (baseados, acredito, no que saiu na imprensa) que americanos e suecos transfeririam tecnologias e a preços muito melhores. A própria imprensa (leiga como sempre) optou por este viés. Agora está aí, um prato cheio para os americanos e suecos tropeçarem na própria língua, ficará difícil justificar as promessas com as práticas.

A arapuca de BSB pegou bicho grande por aí... :lol: :lol: :lol:

Saravá véio Dinah!!!

Caboclo Orestes
E se o Lula estiver fazendo um favor ao Obama?

ars longa vita brevis
DELTA22
Sênior
Sênior

#23309 Mensagem por DELTA22 » Seg Nov 23, 2009 10:23 pm

binfa escreveu:(...)

um forte abraço cordial
Alexandre Rubin (binfa)
Comprou e financiou. Vai exibir quando??? Aposta minha: depois de 2010 ou depois de 2014. 8-]

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
binfa
Sênior
Sênior

#23310 Mensagem por binfa » Seg Nov 23, 2009 10:25 pm

DELTA22 escreveu:
binfa escreveu:(...)

um forte abraço cordial
Alexandre Rubin (binfa)
Comprou e financiou. Vai exibir quando??? Aposta minha: depois de 2010 ou depois de 2014. 8-]
Acho que uns dois meses antes do primeiro turno.

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
Responder