Especialistas da Goldman Sachs????
Vamos ter influência sobre a costa ocidental da África exportando minério de ferro e soja e crescendo impulsionado pelo consumo. Cadê os produtos de alta tecnologia agregada os investimentos cavalares? E os planos de desenvolvimento de longo prazo e inserção produtiva do país no cenário mundial?
Sem isso quando as novas ondas de instabilidades financeiras globais vierem, a posição de prosperidade atual tende a desaparecer e se precipitar uma nova crise. Quando os desequilíbrios globais implodirem as conseqüências serão terríveis para os países emergentes que não se prepararam e que até agora o caso do Brasil. Assim, os sonhos de grandeza geopolítica vão para o saco. E vai levar pau dos países que fizeram o dever de casa, especialmente os da sudeste asiático e Ásia central.
No curto prazo, as coisas podem estar muito bem. No médio e longo, prevejo nuvens negras terríveis no horizonte se nada for feito. Não dá para fechar os olhos e pensar positivo. Ou acreditar nessas revistas econômicas internacional e consultorias que não entendem nada. Tem fundo de verdade? É claro. Porém os problemas continuam e precisam ser solucionado ou, no longo prazo, já era. Vejo sinais que podem começar a pensar nesse sentido, mas ainda são muito tímidos.
Não venham dizer que o Brasil passou bem pela crise de 2008 por que foi brochante. Não foi nem sombra que a imprensa pintava. Não passou nem perto de implodir os desequilíbrios globais.
Estou deprê.... Ou realista demais.