Bolovo, a fábrica apenas executa o que se encontra no projeto. A maioria dos bons produtos provenientes da China não são são lá projetados. Só são lá fabricados porque em nenhum outro lugar a relação Empresa trabalhador é tão assimétrica e os custos de produção (salários) são tão baixos. Eu já caí na tentação ($$$) de comprar produtos verdadeiramente chineses (projetados por lá) como MP-Ns (N natural tendendo a infinito), brinquedos, eletrônicos em geral, e sempre me decepcionei. Muito. Me chinguei de burro. Muito. Não sei quantos aqui passaram pela frustação de comprar um MP-N qualquer e o botão Play quebrar com menos de um mês de uso. Daí você vai lá na "loja", tem uma dor de cabeça tremenda, com o vendedor te chamando de pilantra com os olhos, depois de muita encheção de saco troca o bendito MP-N e ele quebra de novo, com menos de um mês, aquela lágrima escorre, você f*de a unha do dedão do pé na primeira coisa sólida ao seu alcance e xinga meio mundo antes de se dar conta do ridículo de toda a situação. E a vida continua. Já tive várias experiências semelhantes (sim, eu sei, eu sou muito burro, acredite, ninguém me disse isso mais que eu mesmo), experiência essa que me permite dizer, na minha humilde opinião, que não se trata de preconceito, mas de um conceito muito bem formado, baseado em vasta comprovação empírica. E o meu medo é acabar caindo nessa de novo. Vem aquela história de que a China está se modernizando, isso é coisa do passado, esse produto é lançamento, tem n recursos e blá blá blá, seguindo-se do mais poderoso dos argumentos (pelo menos para esse pobre mortal), custa menos da metade daquele de grife, grife, aquela coisa que os porcos capitalistas se orgulham de exibir pelas ruas, pagam pelo impresso da grife e mais blá blá blá... Eu apostava cenzim contra eu mesmo...Bolovo escreveu:Melhor rever seu pensamento. Nem tudo que China ou qualquer outro país do tipo no mundo faz é porcaria. 99% das coisas fabricadas que usamos hoje em dia tem marca americana/europeia, mas é fabricado na China, Taiwan, Cingapura, ou lugar da região. Sobre o tópico, acho que vai ser isso mesmo que o Vinicius falou, o FX sendo o complemento dele mesmo e talvez mais tarde um 5º geração.xvss escreveu:Pode chamar isso de preconceito mas nem f**endo gostaria de ver a fab voando porcarias chinesas.
Só reiterando senhores, não é o made in China que desqualifica, de maneira alguma, mas experimentem comprar algo de uma aclamada marca chamada Vaic, por exemplo, pessam por um que tenha escrito Nokia no lugar de Vaic, é um dos "opcionais"...