O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#61 Mensagem por Bolovo » Sáb Nov 07, 2009 11:14 pm

Acredito que a unica possibilidade de guerra que envolvesse nós seria contra a Argentina até meados dos 80, quando as tensões diminuíram. Ambos países disputavam o título de potência regional, tinham economias suficientes, perseguiam a vontade de ter uma bomba nuclear, tinham exércitos bem estruturados e com boa capacidade de manobra e tal. Depois tudo isso acabou, criamos o Mercosul, a Argentina deixou de ser, infelizmente, um país do quilate que tinha antes, ambos desistiram da bomba atômica (deixando assim de existir uma situação política igual que existe hoje entre Paquistão e India) nós crescemos bastante economicamente, temos boas relações com todos os vizinhos blá blá blá e toda aquela história chata. Mas acredito que ainda haja tensões entre países sulamericanos, conflitos fronteiriços, igual o que houve em 1995 entre Equador e Peru, e provalvemente teremos que mediar, igual fizemos com o Protocolo do Rio, que encerrou o conflito, e a criação da MOMEP, que desmilitarizou a fronteira entre os dois. Acho que é por aí.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
BRAZIL7.62
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 181
Registrado em: Qua Out 04, 2006 2:24 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#62 Mensagem por BRAZIL7.62 » Dom Nov 08, 2009 4:00 pm

[b]Chávez pede a civis e militares que se prepararem para a guerra[/b]
08 de novembro de 2009 • 15h39

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chamou hoje os militares e os civis que o apóiam a preparar-se para a guerra, após advertir aos Governos da Colômbia e dos Estados Unidos que os venezuelanos estão "dispostos a tudo".

Chávez fez a severa advertência após tomar como sua a afirmação do ex-presidente cubano Fidel Castro de que os Estados Unidos se juntaram à Colômbia com o tratado que permite aos soldados americanos utilizar as bases militares do país sul-americano.

[color=#0000FF]http://noticias.terra.com.br/noticias/0 ... 88,00.html[/color]




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#63 Mensagem por Clermont » Dom Nov 08, 2009 5:24 pm

BRAZIL7.62 escreveu:(...) os venezuelanos estão "dispostos a tudo".
A tudo mesmo?

Até a se livrarem de Hugo Chávez e do "Bolivarianismo" antes que estes destruam a pátria em alguma louca aventura bélica?




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#64 Mensagem por Skyway » Dom Nov 08, 2009 5:36 pm

Clermont escreveu:
BRAZIL7.62 escreveu:(...) os venezuelanos estão "dispostos a tudo".
A tudo mesmo?

Até a se livrarem de Hugo Chávez e do "Bolivarianismo" antes que estes destruam a pátria em alguma louca aventura bélica?
:wink:

Uma guerra agora seria uma "saída estratégica pela esquerda".

O País está com problemas sérios, o (des)governo está afundando o povo e a popularidade não deve estar a mais agradável...nada como uma guerrinha pra desviar as atenções, mesmo que por pouco tempo.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#65 Mensagem por Bourne » Dom Nov 08, 2009 7:53 pm

A ditadura militar argentina também tentou fazer uma guerilha contra um paízinho de nada chamado Grã-Bretanha. E não deu muito certo. :x




Hezekiah
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 202
Registrado em: Dom Mar 29, 2009 9:48 pm

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#66 Mensagem por Hezekiah » Dom Nov 08, 2009 9:58 pm

Enlil escreveu:Na boa, até dei boas risadas no tópico, mas na minha opinião a hipótese de guerra a curto/médio prazo na América Latina é quase zero. Porque acho isso? Quem contra quem faria um guerra? A Venezuela? Só se fosse contra a Guiana... Chávez realmente é um idiota falastrão; no entanto, não passa de um blefador. Alguém aqui acha q ele atacaria a Colômbia, por exemplo? Com o q? Só se alguém achar q seus Su-30 combaterão em selva ou escalarão os andes :mrgreen:... O Exército da Colômbia é o mais testado em combate do continente e possue considerável força aeromóvel... A Colômbia está recebendo vários Kfir C-10 com modernos radares Elta e mísseis Derby q não farão do espaço aéreo colombiano nenhum "passeio no parque" em arena BVR... Fora a citação de apenas esses detalhes, alguém realmente acha q o Chavito atacaria a Colômbia com 7 bases americanas em seu território? Ele pode ser o q for, mas burro acho q não. Seria pulverizado em 48 horas pelos EUA.

Qual a chance da Venezuela atacar o Brasil caso nossas relações entrassem em choque ideológico com uma vitória tucana em 2010? Zero. Porque acho isso? Com o q e por onde ele nos atacaria? Alguém tem idéia da distância q fica Manaus, a maior cidade da região e único centro industrial importante da região norte, da Venezuela? Fica muito longe... O q ele poderia fazer para afetar significativamente nossa capacidade de lutar? Iria invadir Roraima? Enquanto isso, nossas forças na Amazônia estariam fazendo o q? tricotando? Com o q a Venezuela sustentaria sua guerra? Com importações de armas e peças de reposição da Rússia? ou China? Alguém aqui acha mesmo q esses dois países iriam colocar o seu na reta por causa de uma insanidade chavista? Duvido muito. Será q iriam correr o risco de perder acesso ao maior mercado latino-americano e interronper boas relações políticas com um potência emergente do nosso quilate por causa de uma aventura do chavito? Nem o Irã, q já o mais do q suficiente para se preocupar em suas adjacências, colocaria o seu na reta...

Enfim, não vejo a curto médio/prazo qualquer ameaça LATINO-AMERICANA a nossa hegemonia na região. Como vivo dizendo só há um país capaz de nos dissuadir e suas últimas ações são muito, muito suspeitas. Mas quanto a isso há unânimes opiniões, polares, mas unânimes....
2 X O Venezuelano pode ser louco porem nao e burro.
E um ataque da Alba ao Brasil levaria ao deslocamento de uma frota americana pra garganta do Chavez , naum porque sejam bonzinhos e sim pelo risco geopolitico afinal pro bem ou pro mal o Brasil estabiliza a regiao.
Bolivia e Equador naum conta militarmente, e Argentina naum entraria nessa pois correria o risco do Chile aproveitar e crau , resolver oa velha disputa no Canal de Beagle.
Agora um ataque dos EUA, OTAN, ai so nos resta uma guerra de guerilha pois seriamos aniquilados em poucos dias, ou uma certa Bombinha.... q ai manteriam distancia.




Avatar do usuário
PQD
Sênior
Sênior
Mensagens: 2342
Registrado em: Seg Mai 28, 2007 4:38 pm
Agradeceram: 6 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#67 Mensagem por PQD » Seg Nov 09, 2009 10:16 am

Marcos de Carvalho escreveu:O brasil está preparado para uma eventual guerra? De a sua opnião.
esse topico seria mais adequado no CONFLITOS PASSADOS E ATUAIS, não necessariamente no forças terrestres




Editado pela última vez por PQD em Seg Nov 09, 2009 12:12 pm, em um total de 1 vez.
Cabeça dos outros é terra que ninguem anda... terras ermas...
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#68 Mensagem por Moccelin » Seg Nov 09, 2009 11:35 am

O mais interessante é pensar o seguinte, SE numa hipótese maluca o Brasil fosse atacado da noite pro dia, sendo pego com as calças na mão, bom, isso seria uma afirmação que nosso Itamaraty realmente passou a não existir.

Guerras não ocorrem do dia pra noite, há uma escalada de tensões, e nessa escalada o pessoal das relações exteriores tem que avisar o Governo e os Militares pras providências serem tomadas, aumentar os estoques de munições, comprar material lá fora, mesmo que seja por debaixo do pano pra ser mais rápido e não dar na vista, enfim, tudo isso vai sendo feito aos poucos.

E obviamente num caso assim não se conta só com os meios militares, aviões, helicópteros e caminhões civis passam a trabalhar em prol da mobilização.

O meu medo desse mobiliamento partidário do Itamaraty é isso, os caras chegarem num nível de incompetência que nos coloque numa situação de calças na mão.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#69 Mensagem por saullo » Seg Nov 09, 2009 12:45 pm

Olha, nessa das calças na mão, eu acho que nosso MRE já está com o cinto aberto e começando a abaixar o zíper...estou preocupado, eles não vem perigo em alguns desses nossos vizinhos pseudo-esquerdistas nos jogarem em fria, como o venezuelano nos jogou em Honduras. Nosso despreparo pode proporcionar coisas piores.

Abraços




Avatar do usuário
Ogun K-9
Avançado
Avançado
Mensagens: 467
Registrado em: Dom Abr 13, 2008 2:25 am
Localização: santa rosa - rs

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#70 Mensagem por Ogun K-9 » Seg Nov 09, 2009 4:39 pm

...
A crise diplomática entre Colômbia e Venezuela se aprofundou nas duas últimas semanas, quando dois militares venezuelanos foram assassinados no Estado fronteiriço de Táchira por supostos paramilitares. Depois do incidente, a Venezuela enviou 15 mil soldados para reforçar a guarda nas fronteiras com a Colômbia e o Brasil. O governo colombiano reagiu às declarações de Chávez, afirmando que recorrerá às Nações Unidas e à Organização dos Estados Americanos (OEA).(O Globo)
Nosso governo, principalmente o MRE esta me lembrando em uma certa época um senhor chamado Arthur Neville Chamberlain

Ele não vai nos atacar, não tem peito para isso,vamos manter boa amizade,conceder uma coisa aki outra ali e todo esse blá blá blá...e todo mundo sabe no que deu.




Editado pela última vez por Ogun K-9 em Seg Nov 09, 2009 5:25 pm, em um total de 1 vez.
Nascido de alma caudilha- nem por isso menos franca -Deus te deu essa cor branca que até de noite rebrilha.Lua do herói na coxilha,por onde eu for, onde eu ande e sem que ninguém me mande eu te canto, troféu mudo que é puro neste Rio Grande!
Adelphi
Moderador
Moderador
Mensagens: 354
Registrado em: Qua Jul 20, 2005 1:21 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#71 Mensagem por Adelphi » Seg Nov 09, 2009 4:59 pm

Isso aí, agora o Chávez mostrou a cara! A MB treinando com a Armada Bolivariana e o Chávez mandando soldados para a nossa fronteira! E aí, o nosso presidente continua achando que ele é "hermano" do peito?

Acho que a resposta tem que ser séria! O MRE tem q meter o pau e se não adiantar o MD tem q mostrar força. Tá na hora da FAB fazer mais exercícios por lá e mandar mais soldados para a região.


Ogun K-9 escreveu:A crise diplomática entre Colômbia e Venezuela se aprofundou nas duas últimas semanas, quando dois militares venezuelanos foram assassinados no Estado fronteiriço de Táchira por supostos paramilitares. Depois do incidente, a Venezuela enviou 15 mil soldados para reforçar a guarda nas fronteiras com a Colômbia e o Brasil. O governo colombiano reagiu às declarações de Chávez, afirmando que recorrerá às Nações Unidas e à Organização dos Estados Americanos (OEA).(O Globo)

Nosso governo, principalmente o MRE esta me lembrando em uma certa época um senhor chamado Arthur Neville Chamberlain

Ele não vai nos atacar, não tem peito para isso,vamos manter boa amizade,conceder uma coisa aki outra ali e todo esse blá blá blá...e todo mundo sabe no que deu.




Rodrigo Bendoraytes
"O principal objetivo da guerra é a paz."
Sun Tzu
Emilio Machado
Júnior
Júnior
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Ago 03, 2009 10:09 am

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#72 Mensagem por Emilio Machado » Seg Nov 09, 2009 5:29 pm

O chaves nao tem peito para atacar o Brasil e tbem nao tem como se defender de um ataque naval do nosso NA,

Hoje a principal força de ataque da venezuela sao os 24 SU-30, entao vejamos nos temos aprocimadamente 56 F-5 modernisados so aii da 2 mais de dois para um ainda possuimos 12 Mirrage 2000 que sao um pouco superiores aos F-5.




Avatar do usuário
Ogun K-9
Avançado
Avançado
Mensagens: 467
Registrado em: Dom Abr 13, 2008 2:25 am
Localização: santa rosa - rs

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#73 Mensagem por Ogun K-9 » Seg Nov 09, 2009 5:44 pm

É muito fácil atacar um pais que acha que possui superioridade bélica.O efeito surpresa muitas vezes decide tudo.El coronel é tachado de louco,coisa que não se pode duvidar.Agora mais loucos somos nós de acharmos que ele não tem peito pra isso.A argentina entrou em conflito com a Grã-Bretanha,porque a Venezuela não atacaria o Brasil ou a Colômbia, e a situação da Venezuela é muito parecida com a da Argentina da época.A idéia de neutralidade do Brasil no caso de conflito entres estas duas nações é patética.E duvido muito que iriamos defender a Venezuela,tendo a Colômbia os EUA como fiel protetor.E aposto todas as minhas fixas que caso o senhor chaves decidi-se atacar o Brasil a Colômbia atacaria a Venezuela e conseqüentemente os EU viriam junto ou de forma bélica ou material.Não precisamos pensar em combate propriamente dito mas uma bela demostração de força com movimentação de tropas seria um belo recado.

O pio cego é aquele que não quer ver.




Editado pela última vez por Ogun K-9 em Seg Nov 09, 2009 5:49 pm, em um total de 1 vez.
Nascido de alma caudilha- nem por isso menos franca -Deus te deu essa cor branca que até de noite rebrilha.Lua do herói na coxilha,por onde eu for, onde eu ande e sem que ninguém me mande eu te canto, troféu mudo que é puro neste Rio Grande!
Adelphi
Moderador
Moderador
Mensagens: 354
Registrado em: Qua Jul 20, 2005 1:21 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#74 Mensagem por Adelphi » Seg Nov 09, 2009 5:49 pm

Concordo que o Chávez não terá peito de nos atacar, mas temos que abrir os olhos, vai que ele é mais louco do que imaginamos.

Só temos um pouco mais de 30 F-5M, o restante ainda está na Embraer e no PAMA.

Quanto ao nosso ataque naval, no momento será impossível devido a falta de aeronaves.

Emilio Machado escreveu:O chaves nao tem peito para atacar o Brasil e tbem nao tem como se defender de um ataque naval do nosso NA,

Hoje a principal força de ataque da venezuela sao os 24 SU-30, entao vejamos nos temos aprocimadamente 56 F-5 modernisados so aii da 2 mais de dois para um ainda possuimos 12 Mirrage 2000 que sao um pouco superiores aos F-5.




Rodrigo Bendoraytes
"O principal objetivo da guerra é a paz."
Sun Tzu
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#75 Mensagem por WalterGaudério » Seg Nov 09, 2009 5:59 pm

Eu acho que vai dar merda. Não necessariamente agora. Mas no futuro bem próximo. Provavelmente antes dos FXs chegarem.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder