ARTILHARIA DA F TERRESTRE

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#646 Mensagem por Moccelin » Sáb Nov 07, 2009 2:36 am

Bolovo escreveu:Expliquem pro burro aqui o que é isso de quaternária, terciária...
Quaternária e ternária são os nomes pras "quantidades" de alguma coisa das brigadas, batalhões, etc.

Por exemplo, uma brigada quaternária quer dizer que ela tem 4 unidades de arma base, ou seja, 3 BIB e 1 RCC... Já o ternária (não lembro se é esse o termo) é a mesma coisa, só que com 3, por exemplo, uma brigada de infantaria motorizada com 3 BI. E isso influencia diretamente nas unidades de apoio como os Grupos de Artilharia, os Batalhões de Engenharia, CiaCom's e por aí vai.

O mesmo vale pro nível sub-unidade.

The cake is a lie...
Hader

#647 Mensagem por Hader » Sáb Nov 07, 2009 10:17 am

Walterciclone escreveu:
Bolovo escreveu:Entendo. Os nossos A3 são ex-o que mesmo? Bélgica? Eles ainda têm alguma coisa por lá?
Não sei te dizer realmente. Mas o pessoal de inspeção do EB(CIBld, 5o. GACAP etc) esteve visitando até a Itália.
Walter, você sabe se nosso pessoal já deu uma volta pela Suiça? Tem umas coisas interessantes por lá...

[]'s

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#648 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Nov 07, 2009 10:45 am

Os suíços são do padrão KAWEST, diferentes dos M109 restantes. Fora que eu não sei até onde eles estão sendo utilizados. O que nós poderíamos fazer, é fazer a mesma atualização que eles fizeram, nos nossos.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
gral
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#649 Mensagem por gral » Sáb Nov 07, 2009 11:15 am

glauberprestes escreveu:Os suíços são do padrão KAWEST, diferentes dos M109 restantes. Fora que eu não sei até onde eles estão sendo utilizados. O que nós poderíamos fazer, é fazer a mesma atualização que eles fizeram, nos nossos.
Se eu não me engano, o padrão dos M109 suíços é o mesmo dos M109 italianos(na verdade, seria o contrário; os italianos escolheram o M109 no padrão suíço).

Hader

#650 Mensagem por Hader » Sáb Nov 07, 2009 12:37 pm

glauberprestes escreveu:Os suíços são do padrão KAWEST, diferentes dos M109 restantes. Fora que eu não sei até onde eles estão sendo utilizados. O que nós poderíamos fazer, é fazer a mesma atualização que eles fizeram, nos nossos.
Salve Glauber,

Os M-109 Kampfwertsteigerung da RUAG seriam o melhor que poderímos conseguir no mercado. Perguntei pois tenho a informação de que a Suiça estaria oferecendo 109 do seu estoque com a possibilidade de upgrade para o padrão KAWEST por um preço bastante atrativo. Quanto à compatibilidade com os Italianos eu não sei dizer.

[]'s

jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#651 Mensagem por jauro » Sáb Nov 07, 2009 3:41 pm

Bolovo escreveu:Expliquem pro burro aqui o que é isso de quaternária, terciária...
Que é isso cara, não se substime. Você não tem obrigação de saber nada, quanto mais detalhes.

Até 1999 o EB era ternário, com excessão do RCB que era quaternário: 2 Esqd CC e 2Esqd FuzBld.
Exemplo ternário: 1 Pel tinha 3 GC; 1Cia tinha 3 Pel; 1 Btl tinha 3 Cia; e 1 Bda tinha 3 Btl.
Com a doutrina DELTA, chegou-se a conclusão que os Btl Bld, RCC deveriam ter 4 SU para que tivessem maior poder de manobra, bem como as Bda Bld com 4 peças de manobra (2Btl Bld e 2RCC). A Mudança iniciou-se em 2003, está quase pronta, faltando ainda se adequarem o 3º e o 5ºRCC.

Quanto aos RCMec e Brigadas CMec:
Jauro, não foi uma indireta jogada no ar não! Eu realmente estou pensando o que deve acontecer com ela!!!!
Nada foi feito e não existe nada oficial, só BB(Boletim da Baia).
Continuam todos Ternários.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#652 Mensagem por Bolovo » Sáb Nov 07, 2009 5:49 pm

Obrigado pelas explicações Jauro e Glauber. Não fazia idéia do que era e nem que era bem recente essa mudança (2003, poxa!).

:D :D :D

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#653 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Nov 07, 2009 8:59 pm

Hader escreveu:
Salve Glauber,

Os M-109 Kampfwertsteigerung da RUAG seriam o melhor que poderímos conseguir no mercado. Perguntei pois tenho a informação de que a Suiça estaria oferecendo 109 do seu estoque com a possibilidade de upgrade para o padrão KAWEST por um preço bastante atrativo. Quanto à compatibilidade com os Italianos eu não sei dizer.

[]'s
Opa, boa noite à todos.

Não sei realmente dizer SE houve alguma visita a Suíça(mas é obvio que eu estou muito longe de saber de uma pequena parte do todo, imaginem do TODO propriamente dito) , mas se os suíços estivessem oferecendo isso em meados de setembro, muito provavelmente esses equipamentos foram vistoriados pelo nosso pessoal.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#654 Mensagem por Marino » Dom Nov 08, 2009 12:41 pm

Walterciclone escreveu:
glauberprestes escreveu:Olha, o que eu ouvi, foi que o M109 primeiro ampliaria a capacidade da artilharia AP, e num segundo momento, substituiria os M108 nos grupos restantes, perfazendo até 120 unidades no total.
Eu tb estou ouvindo isso. Os exemplares sendo cogitados viriam da Alemanha(que tem muitos em estoque em função da introdução em serviço do PZH 2000), Holanda ou Itália. Todos estes em um padrão de modernização superior ao nosso atual (Provavelmente A5, os nossos são A3), vamos esperar mais um pouco. O fim de ano estará cheio de novidades.
Não vai acontecer.
Lembram dos posts que escrevi sobre a artilharia?
Seriam MUITO mais que 120, a preço de banana.
Mas não virão. Infelizmente.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#655 Mensagem por Dieneces » Dom Nov 08, 2009 1:38 pm

Por que não , Almirante? Se for possível nos esclareça , de onde viriam e por que não vêm mais? Saudações .

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#656 Mensagem por Marino » Dom Nov 08, 2009 2:28 pm

Dieneces escreveu:Por que não , Almirante? Se for possível nos esclareça , de onde viriam e por que não vêm mais? Saudações .
Segue MP.
Não pretendo tratar mais desse assunto.
Abração

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Emilio Machado
Júnior
Júnior

#657 Mensagem por Emilio Machado » Dom Nov 08, 2009 3:05 pm

Lembre se q o brasil nao fará mais compras de prateleira o ideal e abrir uma concorrencia para trazer essa tecnologia para nossas empresas ...

ciclope
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#658 Mensagem por ciclope » Dom Nov 08, 2009 5:08 pm

Construir peças de artilharia auto propulsada aqui?
Qual mercado que vai absorver a produção?
Será que teriamos como competir com os russos e chineses que a anos vendem produtos eficientes e baratos no mercado internacional?

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#659 Mensagem por Moccelin » Dom Nov 08, 2009 8:39 pm

Ué, a artilharia auto-propulsada tem alguma coisa muito diferente da artilharia comum sem ser o fato de que está pendurada num veículo? Porque se for assim só falta dominar o obuseiro, porque o veículo é "fácil", se fosse sobre rodas já está semi-pronto, e se for sobre lagarta é só usar o mesmo chassi do futuro VCI-SL... Aí, se for simples assim existe demanda, afinal as viaturas seriam iguais às VCIs e os obuseiros poderiam ser iguais aos auto-rebocados.

O único detalhe é que essa parte é uma que nós NUNCA sequer tentamos dominar.
E isso me lembra um fato engraçado. Nós dominamos tecnologias que os Argentinos não dominam e eles algumas que nós não dominamos, se eles estivessem no mesmo momento que nós e estivessem a fim de trocar figurinhas ia ser muito bom.

Agora, nós fabricamos caças, submarinos, misseis, lançadores de foguetes que são referência e mais um monte de coisa, o que nos impediu de não dominar a construção de armas de tubo? Não fabricamos nem canhões nem obuseiros!

The cake is a lie...
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#660 Mensagem por Guerra » Dom Nov 08, 2009 9:29 pm

Bolovo escreveu:Obrigado pelas explicações Jauro e Glauber. Não fazia idéia do que era e nem que era bem recente essa mudança (2003, poxa!).

:D :D :D
Detalhe....até hoje nâo foi concluido. Como tudo que leva grana, esta indo a passo de formiga.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Responder