O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#16 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Nov 03, 2009 11:31 pm

Todo e qualquer meio civil pode ser solicitado em caso de guerra, isso prá não dizer confiscado em caso de recusa. quem se recusa, em caso de lei marcial, corre o risco de abria temporada de fuzilamentos de traidores do país.

Comparem as capacidades da nossa indústria, nossa malha viária e ferroviária, meios aéreos totais, tudo o que o país tem será voltado para uma coisa chamada ESFORÇO DE GUERRA, e tenham certeza que já está tudo devidamente planejado.

Pensem que fabricar fuzis é uma coisa banal para nossa indústria, besteira mesmo. Quantas indústrias metal/mecânicas existem aqui? Temos matéria prima à vontade? Material humano?

Guerra curta só existe se os dois lados aceitarem que seja curta, que o diga o Afeganistão e o Iraque, e antes destes o Vietnam e Afeganistão outra vez.

Eles podem bater e correr, mas nós vamos lá buscar eles. 8-]
É isso que impõem respeito.




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#17 Mensagem por DELTA22 » Ter Nov 03, 2009 11:47 pm

Mobilização é, a grosso modo, botar o país para trabalhar, em caso de guerra, pela guerra, repondo ou até se adiantando no reabastecimento dos estoques mínimos necessários (os quais hoje são pífios) e da linha de frente propriamente dita. Não adianta ter os meios para transporte se não se tem o que transportar... mais ou menos isso, sem ser muito específico. E isso não se faz de um dia para outro, se o cenário é de guerra iminente.

Muitos entendem mobilização como a "arte" de colocar pra voar não sei quantos aviões, CCs rolando, navios no mar, etc e tal, mas nada disso é possível sem uma logistica integrada e digna a fazer frente quando requisitada. Hoje, infelizmente, isso não existe no Brasil. Aliás, para registro, pelo que sei a ultima mobilização logística propriamente dita no Brasil, se não estou enganado (se estiver, me corrijam), foi na Revolução de 32. :shock:

[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#18 Mensagem por U-27 » Qua Nov 04, 2009 12:09 am

mas que deviamos ter um estoque de provisões para no minimo uma semana deviamos

e ja ter um plano para cada tipo de guerra
por que em uma guerra com paraguai ou bolivia não vejo motivo para mobilizar

ja contra argentina, venezuela, colombia

e ja contra estados unidos a coisa ja fica mais em formar um numero enorme de tropas e tentar vencer por numero




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#19 Mensagem por DELTA22 » Qua Nov 04, 2009 12:16 am

Dever, deveríamos, caro U-27. Infelizmente nossa realidade é tão dura que as vezes me dá medo... :(

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#20 Mensagem por U-27 » Qua Nov 04, 2009 12:25 am

descaso...

as vezes penso que só uma guerra acordaria os politicos




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#21 Mensagem por Bolovo » Qua Nov 04, 2009 12:28 am

U-27 escreveu:mas que deviamos ter um estoque de provisões para no minimo uma semana deviamos

e ja ter um plano para cada tipo de guerra
por que em uma guerra com paraguai ou bolivia não vejo motivo para mobilizar

ja contra argentina, venezuela, colombia

e ja contra estados unidos a coisa ja fica mais em formar um numero enorme de tropas e tentar vencer por numero
Se tem estoque eu não sei (acho que deve ter, mas bem pouquinho mesmo), mas esses tais "planos" existem mais ou menos. É o que o Marino chamava de "possibilidades de uso" (eu acho!?) ou coisa parecida. Não leva em conta QUAL é o inimigo, mas sim se ele é mais fraco, mais forte, mesma força, potência...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5251
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 504 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#22 Mensagem por delmar » Qua Nov 04, 2009 12:28 am

Uma guerra não começa de um hora pra outra, sempre há um período que precede o conflito onde é reforçado o estoque de munição. O deslocamento de soldados e equipamentos, dentro do território nacional, será via terrestre, maritima ou pluvial. Se for em local de difícil acesso para nós, será de difícil acesso também para o inimigo.
Gostaria de lembrar que o Brasil possue mais de 600 mil policiais militares. Em caso de necessidade o governo federal poderá requisitar parte deles, digamos 20%, juntamente com os respectivos oficiais e sargentos em batalhões completos. Haveria assim um acréscimo imediato de mais 120 mil soldados. As policias militares dos estados sempre participaram dos conflitos em terras brasileiras.

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#23 Mensagem por Skyway » Qua Nov 04, 2009 12:35 am

DELTA22 escreveu:Mobilização é, a grosso modo, botar o país para trabalhar, em caso de guerra, pela guerra, repondo ou até se adiantando no reabastecimento dos estoques mínimos necessários (os quais hoje são pífios) e da linha de frente propriamente dita. Não adianta ter os meios para transporte se não se tem o que transportar... mais ou menos isso, sem ser muito específico. E isso não se faz de um dia para outro, se o cenário é de guerra iminente.

Muitos entendem mobilização como a "arte" de colocar pra voar não sei quantos aviões, CCs rolando, navios no mar, etc e tal, mas nada disso é possível sem uma logistica integrada e digna a fazer frente quando requisitada. Hoje, infelizmente, isso não existe no Brasil. Aliás, para registro, pelo que sei a ultima mobilização logística propriamente dita no Brasil, se não estou enganado (se estiver, me corrijam), foi na Revolução de 32. :shock:

[]'s a todos.
Mobilização geral? Da nação? Aí sim, seria o Esforço de Guerra, e isso o Brasil tem capacidade. Pode demorar umas duas semanas para esse esforço fazer a diferença, mas até lá, nós aguentamos.

A "arte" de colocar os meios no cenário, depende desse esforço, já que avião não voa sem querosene e muito menos sem peças de reposição necessárias. Blindados não rodam sem diesel/gasolina e por aí vai. O treinamento atual para a logística de guerra(FAB), prevê conflitos de defesa(em nosso território) e é organizado para fazer funcionar, fazer atirar e fazer avançar o que for necessário em qualquer lugar do Brasil.

Então primeiro devemos definir o que seria a tal "Guerra"..um conflito fronteiriço? Fronteiriço a que nível? Defesa apenas ou de progressão em território inimigo? Um conflito de baixa intensidade apenas de Defesa pode ser combatido pelo Brasil sem maiores preocupações. Já um conflito médio, acredito que seja necessário um pequeno esforço de guerra, concentrado nas indústrias bélicas já existentes para garantir que existam munições na linha de frente quando o estoque acabar, em cerca de uma semana e meia mais ou menos.(considerando o poder militar dos nossos vizinhos.)

E claro, um conflito maior, seria necessário um esforço maior e mais elaborado, espalhado pelo Brasil.

É o que penso, é a impressão que tenho.

Um abraço! :D




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#24 Mensagem por DELTA22 » Qua Nov 04, 2009 12:43 am

A doutrina no papel pode existir e mostrar grande perfeição (até em treinamentos esporádicos), na pratica, para um país que pode-se dizer não ter experiência nenhuma com guerras, a história muda completamente de figura. Esse tipo de constatação é uma coisa que torcia para que nunca ninguém tivessem me contado, hoje que sei, lastimo e me preocupo com ela! :|

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#25 Mensagem por Guerra » Qua Nov 04, 2009 8:14 am

delmar escreveu: O deslocamento de soldados e equipamentos, dentro do território nacional, será via terrestre, maritima ou pluvial.
Durante esse fase de deslocamento vai ter um certo estado do sul cantando aquela música "IT'S RAINNING MAN ...ALELUIA!"

:lol: :lol: Não resisti, delmar. :lol: :lol: Eu sei que vc se referia aos paraquedistas... :lol: :lol: :lol:




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1196
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 233 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#26 Mensagem por RobsonBCruz » Qua Nov 04, 2009 8:15 am

Nenhuma guerra começaria de uma hora para outra. Haveria algum tempo (no mínimo algumas semadas) para mobilização.
Mas esse tempo é muito curto para se pensar em produzir ou adquirir o material de emprego necessario.
Os recursos humanos, no caso do exército, pondem ser ampliandos via mobilização da reserva em semanas (o ideal é que esse pessoal estivesse minimamente adestrado e houvesse exercícios de mobilização periódicos).
Mas o material de emprego tem que estar estocado. Não haverá tempo para mobilizar a industria para produzir aquilo que ela não vem produzindo ou se adquirir no exterior (negociar e receber).




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#27 Mensagem por Clermont » Qua Nov 04, 2009 9:54 am

jauro escreveu:CINCO quesitos precisam ser respondidos senão é tempo perdido.

Que tipo de Guerra, ataque? Defesa?

Contra quem?

Aonde, em que lugar?

Quando ? Desde já? ou daqui a algum tempo?

Com que meios?
Uma guerra do tipo "primeiro ataque" é impossível, pois é proibida, sabiamente, pela Constituição Brasileira. Então, ela seria, estrategicamente, defensiva. Embora, isto não queira dizer que o Brasil ficasse dentro de uma trincheira, passivamente. Suponho que dentro de uma defensiva estratégica, existam possibilidades de um comportamento ofensivo. Para dar um "calor" no inimigo salafrário...

Desde já, é impossível, a menos que se trate de enfrentar incursões guerrilheiras do tipo Traíra.

Daqui a algum tempo, não deixa de ser uma probabilidade, caso ano que vem a Esquerda brasileira seja derrotada e um novo governo do PSDB assuma uma posição rígida contra o comportamento de Hugo Chávez. Principalmente, se o Congresso rejeitar, agora, a entrada da Venezuela no Mercosul. O que poderá ser vendido ao povo venezuelano, por Hugo Chávez, como uma amostra de hostilidade dos pérfidos "luso-americanos", com intenções propagandísticas. Realmente, imagino que assustar o povo da Venezuela com uma "ameaça brasileira" talvez seja mais convincente do que com uma "ameaça americana". Afinal, estamos bem perto, ali em Roraima.

Se a Dilma vencer - o que eu acho mais provável, dado o caráter "picolé de chuchu" do adversário - então, tudo ficará tranqüilo como um lago de gelo no inverno da Sibéria...
(...) a sociedade civil, grandes e pequenas empresa aéreas, empresas de transportes terrestres, de navegação civil, a mídia, os hospitais, os produtores rurais, o empresariado brasileiro vai se envolver ou vão formar quintas colunas com os políticos e a mídia?

Guerra, no meu modesto modo de entender não é feita só com exército e artilharia.
Pois é. Perspectiva interessante. Se, hipoteticamente, surgisse um estado de hostilidades contra a Venezuela de Chávez, - atualmente, no meu modo de ver, o único risco plausível de confronto bélico - qual seria a posição da considerável parcela da sociedade brasileira que é uma ferrenha adepta do Bolivarianismo chavista?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37514
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#28 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 04, 2009 11:38 am

Citação:
(...) a sociedade civil, grandes e pequenas empresa aéreas, empresas de transportes terrestres, de navegação civil, a mídia, os hospitais, os produtores rurais, o empresariado brasileiro vai se envolver ou vão formar quintas colunas com os políticos e a mídia?

Guerra, no meu modesto modo de entender não é feita só com exército e artilharia.


Pois é. Perspectiva interessante. Se, hipoteticamente, surgisse um estado de hostilidades contra a Venezuela de Chávez, - atualmente, no meu modo de ver, o único risco plausível de confronto bélico - qual seria a posição da considerável parcela da sociedade brasileira que é uma ferrenha adepta do Bolivarianismo chavista?


Neste presente caso eu não me preocuparia com essa parcela chavista do populacho. Me preocupa realmente, é a imensa torcida desorganizada do flamengo neste país, que nunca vai aos estadios assistir aos jogos, porque morre de medo de bala e cacete perdidos no meio do caminho...

Nossa maior probabilidade de conflito hoje é na fronteira venezuela/Guiana. Pra quem não se lembra, existe um mapa enorme de parte do território guiano anexo à venezuela nos onipresentes discursos do Chaves. E a recuperação deste território me parece inclusive, é matéria constitucional por lá.

Basta a desculpa certa(ou errada)....




Carpe Diem
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#29 Mensagem por rodrigo » Qua Nov 04, 2009 2:37 pm

qual seria a posição da considerável parcela da sociedade brasileira que é uma ferrenha adepta do Bolivarianismo chavista?
Em pé, no paredão do fuzilamento.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Pereira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1727
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:26 am
Localização: Minas Gerais
Agradeceram: 1 vez

Re: O Brasil está preparado para uma eventual Guerra?

#30 Mensagem por Pereira » Qua Nov 04, 2009 2:59 pm

Se a questão é saber que tipo de guera e contra quem:

Como ficaríamos caso estourasse uma Neorevolução Bolivariana. Venezuela, Equador, Bolívia. Numa situação hipótica, esses países dotados de Hinds, Sukhois, T-72, peças de artilharia Russa e possíveis S-300.

Sozinhos, com o que temos hoje (mais os caças do FX2), venceriamos por meios militares apenas, ou nossa economia seria o fator decisivo?




Responder