jauro escreveu:Tudo vai depender da velocidade da Arma Base apoiada. Se a tendência for a Blindada e a Mecanizada, a Art terá de acompanhá-las, isso é princípio básico e fundamental.FCarvalho escreveu:A utilidade do mtr 120mm para a infantaria se dara na medida em que forem confirmadas as diversas versoes do urutu III, que dipoe de duas versoes com morteiro. Os mtr auto rebocados ficariam restritos a inf pqdt, movel, mth e de selva.
Creio que efetivamente o obus 105 tem maior eficacia no campo da ocupacao da artilharia, mas havera futuro auto-rebocado para ele na artilharia brasileira...
Por isso que eu gostaria de saber porque até o presente momento não há dentre as várias versões do urutu III nenhuma que contemple uma modelo para artilharia auto-propulsada, de 105 ou 155. Creio neste primeiro como mais efetivo para o tipo de veículo base. Já existe até um projeto sul-africano que entendo, pelas suas caracteristicas, serem totalmente adaptavel ao nosso carro. Seria questão de decisão.
Mas, como tu disseste, depende da tendência da arma apoiada. No entanto, o EB já não fechou questão sobre a mecanização da infantaria? Então qual o motivo da dúvida sobre que tipo de apoio da artilharia? Das duas, uma: ou projetamos uma torre/obus para os Urutu III com 105/155 ou compramos um bom projeto importado e nacionalizamos até onde der. Até onde entendo, não há mais espaço para tergiverar. A decisão tem de ser tomada agora. O papel da infantaria e suas caracteristicas já foram definidos. Então o que falta à artilharia?
Acredito por este raciocínio, que na pior das hipósteses, 80% da artilharia terá de ser obrigatoriamente auto-propulsada, em virtude da tropas apoiadas serem ou mec ou blda.
Neste sentido, fica claro um certo desleixo do EB com os artilheiros, ou pelo menos aparenta, já que nem no próprio plano de reequipamento do EB faz-se notar grandes investimentos na artilharia. Não sei se o que está claro e certo pra mim, também o é para o EB. Então o que falta?
Nossa artilharia tem pela frente uma decisão simples:
- para apoio da inf mec, o que vamos usar? Resposta 1: Urutu de artilharia ou Resposta 2: Obuseiro 155mm montado em caminhão 8x8.
- para apoio da inf blda: projeto próprio de veiculo de artilharia auto-propulsado ou compra e/ou produção de material impotado;
- infantaria pqdt/leve/selva/mth: manter M-56 ou substituir/complementar com Mtr 120, ou novo obuseiro de 105, como ligth gun ou LG 1 Mk III, ou ainda misturar 105/155 com o M-777 que entendo o menos provavel de acontecer.
É isso aí ou mais trabalho para o AGSP.
abraços.