FOXTROT escreveu:rodrigo escreveu: A retórica de se falar em varrer do mapa nunca foi israelense. Apesar de ter a capacidade.
Qual é a sua dúvida?
Primeiro, varrer do mapa, foi traduzido equivocadamente, o Irã não quer isso.
Pulverizar, só com armas atômicas, porque um ataque convencional só vai aumentar o problema Israelense
E tem mais, Israel estaria disposto a um ataque nuclear? Não estaria abrindo a caixa de pandora? Que não poderá fechá-la
.
[...]
Spiegel: Você está falando de Israel, um membro das Nações Unidas que foi reconhecido mundialmente há muitas décadas. O que o senhor faria se a maioria dos palestinos votassem por uma solução de dois Estados, ou seja, se eles reconhecessem o direito de existir de Israel?
Ahmadinejad: Se eles decidissem assim, todos deveriam aceitar essa decisão…
Spiegel: … e o senhor teria de reconhecer Israel, um país que, no passado, o senhor disse que gostaria de "varrer do mapa". Por favor nos diga exatamente o que o senhor falou e qual o significado disso.
Ahmadinejad: Deixe-me colocar assim, em tom de brincadeira: por que os alemães causaram tanta confusão no passado, permitindo que esses problemas surgissem, antes de mais nada? O regime sionista é resultado da 2ª Guerra Mundial. O que isso tem a ver com o povo palestino? Ou com a região do Oriente Médio? Acredito que devemos chegar à raiz do problema. Se não consideramos as causas, não pode haver solução.
Spiegel: Chegar à raiz do problema significa varrer Israel?
Ahmadinejad: Significa exigir os direitos do povo palestino. Acredito que isso seja para o benefício de todos, para o dos EUA, Europa e Alemanha. Mas não queríamos discutir a Alemanha e as relações entre a Alemanha e o Irã?
Spiegel: É sobre isso que estamos falando. O fato de que o senhor nega o direito de existir de Israel é muito importante para as relações entre a Alemanha e o Irã.
Ahmadinejad: Você acredita que o povo alemão apoia o regime sionista?
Você acredita que poderia haver um referendo na Alemanha sobre essa questão? Se permitissem que um referendo assim existisse, você descobriria que o povo alemão odeia o regime sionista.
Spiegel: Estamos confiantes que não é esse o caso.
Ahmadinejad: Não acredito que os países europeus seriam tão indulgentes se apenas um centésimo dos crimes que o regime sionista cometeu em Gaza tivesse acontecido na Europa. Por que os governos europeus apoiam esse regime? Eu já tentei explicar isso para você antes…
Spiegel: … quando discutimos sobre sua negação do Holocausto há três anos [Veja a entrevista realizada em 2006 (em inglês)]. Depois da entrevista, enviamos um filme da Spiegel TV sobre o extermínio de judeus durante o Terceiro Reich. O senhor recebeu o DVD sobre o Holocausto, chegou a assisti-lo?
Ahmadinejad: Sim, recebi o DVD. Não não quis responder a vocês sobre esse assunto. Acho que a controvérsia sobre o Holocausto não é um assunto para o povo alemão. O problema é mais profundo do que isso. A propósito, obrigado novamente por virem. Vocês são alemães, e tenho os alemães em alta conta.
[...]