Fragatas FREMM franco-italianas
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
DCNS inicia construção da segunda FREMM francesa e confirma a produção de mais três
Escrito por Victor M. S. Barreira
http://www.tecnodefesa.com.br/index.php ... &Itemid=54
Durante cerimônia em 8 de outubro nas instalações da DCNS (Direction des Constructions Navales Services) em Lorient, França, o ministro da Defesa, Hervé Morin efetuou o corte da primeira chapa de aço da fragata multimissão FREMM (Frégate Européenne Multi-Missions) D631 FS Normandie, marcando simbolicamente o início das obras da segunda unidade da Classe Aquitaine destinadas à Marinha Francesa.
Atualmente, está em construção a D630 FS Aquitaine, cuja entrega está prevista para agosto de 2012, e outra destinada ao Marrocos, com entrega em 2013. Oito FREMM foram encomendadas pela DGA (Délégation Générale pour l´Armement), através da OCCAR (Organisation Conjointe de Coopération en matière d´Armement), em novembro de 2008, e as três seguintes, mais recentemente, em 30 de setembro. Todas serão entregues até março de 2022. Segundo declarações do ministro a alguns jornalistas presentes, cada navio tem um custo de aproximadamente 500 milhões de euros, enquanto que o valor dos 11 navios atinge os 7 bilhões de euros.
Por outro lado, a Marinha Italiana receberá 10 unidades (6 encomendadas e 4 em opção) construídas localmente por um consórcio formado pelas empresas Fincantieri Cantieri Navali Italiani SpA e Finmeccanica SpA e adquiridas pela NAVARM (Direzione Generale degli Armamenti Navali) através da OCCAR.
As FREMM francesas dividem-se em duas versões; para luta antisubmarina, dotada com mísseis MBDA MM 40 Block 3 Exocet, ASTER 15 e SCALP Naval (Système de Croisière Autonome à Longue Portée) de longo alcance e também designado de MdCN (Missile de Croisière Naval); e outra versão para defesa antiaérea, chamada de FREDA (Frégate de Défense Aérienne), equipada com mísseis antinavio MM 40 Block 3 Exocet e os ASTER 15 e 30.
Ambas as configurações empregarão, entre outros, torpedos Eurotorp MU-90 Impact, um canhão de 76mm Super Rapid, da Oto Melara SpA, metralhadoras de 12.7mm em suporte, radar multifunção Thales Nederland HERAKLES, sistema de busca e aquisição Thales ATERMIS, o sensor de guiamento Sagem SA NAJIR MM, sistemas de navegação inercial SIGMA 40P, de autoproteção NGDS (New Generation Dagaie System), o sonar Thales 4110-CL e o sistema de combate SETIS (Ship Enhanced Tactical Information System), da DCNS ( ver T&D nº 115).
Nas principais missões do navio, incluem-se garantir a segurança da FOST (Force Océanique STratégique), participar nas operações de segurança marítima, exercer o comando de uma força conjunta nacional ou internacional, contribuir para a capacidade de projeção e proteção de forças contra ameaças aéreas, de superfície ou submarinas e atuar no dispositivo de prevenção de ameaças aos interesses nacionais.
Os sistemas de transmissão de dados Link 11, 16, 22 e JSAT que serão integrados aos navio, permitirão a interoperabilidade com meios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), enquanto que a elevada automatização da plataforma irá requerer uma tripulação reduzida (108 militares), incluindo o pessoal do grupo aéreo (helicóptero NH-90 NFH).
A DCNS espera ainda vender este modelo de fragata de 6.000 toneladas e 142 metros de cumprimento a países como o Brasil, Argélia, Arábia Saudita e Grécia. Segundo declarações da empresa, outros mercados estão sendo estudados, mas sem se referir diretamente a qualquer um. Na Grécia, a DCNS mantém discussões para seis navios, tendo estabelecido uma parceria com a empresa local Elefsis Shipyards AS. No entanto, a posse do governo recém eleito poderá levar a uma nova apreciação do programa. A Arábia Saudita é outro lugar onde a DCNS busca um contrato tendo, no passado, vendido três fragatas F-3000S (Al Riyadh, Makkah e Al Damman), do tipo La Fayette, sob o programa Sawari II. Outro ponto de forte interesse é o Brasil que irá necessitar de navios dessa Classe, em um trabalho de parceria. Inicialmente, estima-se que seriam três unidades (ver T&D SE nº 18) Por último, vem a Argélia, concorrendo, com o mesmo navio, com os italianos da Fincantieri SpA.
(Foto do site citado pelo P44 http://worldef.wordpress.com/)
Escrito por Victor M. S. Barreira
http://www.tecnodefesa.com.br/index.php ... &Itemid=54
Durante cerimônia em 8 de outubro nas instalações da DCNS (Direction des Constructions Navales Services) em Lorient, França, o ministro da Defesa, Hervé Morin efetuou o corte da primeira chapa de aço da fragata multimissão FREMM (Frégate Européenne Multi-Missions) D631 FS Normandie, marcando simbolicamente o início das obras da segunda unidade da Classe Aquitaine destinadas à Marinha Francesa.
Atualmente, está em construção a D630 FS Aquitaine, cuja entrega está prevista para agosto de 2012, e outra destinada ao Marrocos, com entrega em 2013. Oito FREMM foram encomendadas pela DGA (Délégation Générale pour l´Armement), através da OCCAR (Organisation Conjointe de Coopération en matière d´Armement), em novembro de 2008, e as três seguintes, mais recentemente, em 30 de setembro. Todas serão entregues até março de 2022. Segundo declarações do ministro a alguns jornalistas presentes, cada navio tem um custo de aproximadamente 500 milhões de euros, enquanto que o valor dos 11 navios atinge os 7 bilhões de euros.
Por outro lado, a Marinha Italiana receberá 10 unidades (6 encomendadas e 4 em opção) construídas localmente por um consórcio formado pelas empresas Fincantieri Cantieri Navali Italiani SpA e Finmeccanica SpA e adquiridas pela NAVARM (Direzione Generale degli Armamenti Navali) através da OCCAR.
As FREMM francesas dividem-se em duas versões; para luta antisubmarina, dotada com mísseis MBDA MM 40 Block 3 Exocet, ASTER 15 e SCALP Naval (Système de Croisière Autonome à Longue Portée) de longo alcance e também designado de MdCN (Missile de Croisière Naval); e outra versão para defesa antiaérea, chamada de FREDA (Frégate de Défense Aérienne), equipada com mísseis antinavio MM 40 Block 3 Exocet e os ASTER 15 e 30.
Ambas as configurações empregarão, entre outros, torpedos Eurotorp MU-90 Impact, um canhão de 76mm Super Rapid, da Oto Melara SpA, metralhadoras de 12.7mm em suporte, radar multifunção Thales Nederland HERAKLES, sistema de busca e aquisição Thales ATERMIS, o sensor de guiamento Sagem SA NAJIR MM, sistemas de navegação inercial SIGMA 40P, de autoproteção NGDS (New Generation Dagaie System), o sonar Thales 4110-CL e o sistema de combate SETIS (Ship Enhanced Tactical Information System), da DCNS ( ver T&D nº 115).
Nas principais missões do navio, incluem-se garantir a segurança da FOST (Force Océanique STratégique), participar nas operações de segurança marítima, exercer o comando de uma força conjunta nacional ou internacional, contribuir para a capacidade de projeção e proteção de forças contra ameaças aéreas, de superfície ou submarinas e atuar no dispositivo de prevenção de ameaças aos interesses nacionais.
Os sistemas de transmissão de dados Link 11, 16, 22 e JSAT que serão integrados aos navio, permitirão a interoperabilidade com meios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), enquanto que a elevada automatização da plataforma irá requerer uma tripulação reduzida (108 militares), incluindo o pessoal do grupo aéreo (helicóptero NH-90 NFH).
A DCNS espera ainda vender este modelo de fragata de 6.000 toneladas e 142 metros de cumprimento a países como o Brasil, Argélia, Arábia Saudita e Grécia. Segundo declarações da empresa, outros mercados estão sendo estudados, mas sem se referir diretamente a qualquer um. Na Grécia, a DCNS mantém discussões para seis navios, tendo estabelecido uma parceria com a empresa local Elefsis Shipyards AS. No entanto, a posse do governo recém eleito poderá levar a uma nova apreciação do programa. A Arábia Saudita é outro lugar onde a DCNS busca um contrato tendo, no passado, vendido três fragatas F-3000S (Al Riyadh, Makkah e Al Damman), do tipo La Fayette, sob o programa Sawari II. Outro ponto de forte interesse é o Brasil que irá necessitar de navios dessa Classe, em um trabalho de parceria. Inicialmente, estima-se que seriam três unidades (ver T&D SE nº 18) Por último, vem a Argélia, concorrendo, com o mesmo navio, com os italianos da Fincantieri SpA.
(Foto do site citado pelo P44 http://worldef.wordpress.com/)
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Será que os Franceses engoliriam uma encomenda versão Italiana da FREMM por parte do Brasil?
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Sei lá, de repente tem uma paella no fogo...
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Heim? Perdi alguma coisa?Walterciclone escreveu:Será que os Franceses engoliriam uma encomenda versão Italiana da FREMM por parte do Brasil?
Dos navios de patrulha que Jobim foi ver eu até acho bem provável. Mas isso eu não sabia...
abraços]
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Os navios de patrulha italianos são dos mais modernos do mundo. Creio (na base do puro ACHISMO) que os italianos da classe comandantte são mais baratos que os franceses classe Gowind. Só precisaríamos estender aquele convôo uns 10m.Brasileiro escreveu:Heim? Perdi alguma coisa?Walterciclone escreveu:Será que os Franceses engoliriam uma encomenda versão Italiana da FREMM por parte do Brasil?
Dos navios de patrulha que Jobim foi ver eu até acho bem provável. Mas isso eu não sabia...
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Rui Elias Maltez escreveu:Por mim, já me contentava com duas FREDA para nós, lá para 2020
se em 2020 já tivéssemos um NavPol, isso sim era razão para festejar
Triste sina ter nascido português
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Thales Signs Contract to Equip Additional FREMM Frigates
(Source: Thales; issued April 12, 2010)
NEUILLY-SUR-SEINE, France --- Thales has signed a contract to equip France’s additional three FREMM frigates with radar, infrared search and track, sonar and communications systems - bringing to 11 the number of French multi-mission frigates the company will supply.
“This latest contract reinforces Thales’s position as a key partner in developing the most advanced naval warfare systems available and further strengthens FREMM’s future,” said Pierre-Eric Pommellet, Thales Senior Vice President in charge of Defence Mission Systems, during the signature with Bernard Planchais, DCNS Executive Vice-President.
FREMM is the European programme for multi-mission frigates, launched in 2005 by France and Italy. Run by OCCAR (European joint armaments cooperation organisation), the objective of this programme is to replace existing navy frigates with new 6,000-tonne frigates, equipped with cutting-edge warfare systems.
French Defence Minister Hervé Morin announced in October 2009 that France had ordered these three additional navy frigates, bringing its total order to 11, alongside 6 frigates already ordered by Italy.
The newly signed contract takes into account new allocations for the FREMM frigates, namely 9 anti-submarine (ASM) versions and 2 anti-air versions (FREDA).
The Thales-Elettronica joint venture, SIGEN, oversees the provision of next generation electronic warfare systems under a separate set of contracts. As part of this partnership, Thales supplies FREMM frigates with detection, scrambling, and decoy systems for detecting threats, intercepting communications, and providing self-defence.
Prime contracting duties for FREMM are handled by DCNS in France, and by Orrizonte Sistemi Navali in Italy.
Thales is a global technology leader for the Aerospace and Space, Defence, Security and Transportation markets. In 2009, the company generated revenues of 12.9 billion euros with 68,000 employees in 50 countries. With its 25,000 engineers and researchers, Thales has a unique capability to design, develop and deploy equipment, systems and services that meet the most complex security requirements. Thales has an exceptional international footprint, with operations around the world working with customers as local partners.
-ends-
http://www.defense-aerospace.com/articl ... gates.html
(Source: Thales; issued April 12, 2010)
NEUILLY-SUR-SEINE, France --- Thales has signed a contract to equip France’s additional three FREMM frigates with radar, infrared search and track, sonar and communications systems - bringing to 11 the number of French multi-mission frigates the company will supply.
“This latest contract reinforces Thales’s position as a key partner in developing the most advanced naval warfare systems available and further strengthens FREMM’s future,” said Pierre-Eric Pommellet, Thales Senior Vice President in charge of Defence Mission Systems, during the signature with Bernard Planchais, DCNS Executive Vice-President.
FREMM is the European programme for multi-mission frigates, launched in 2005 by France and Italy. Run by OCCAR (European joint armaments cooperation organisation), the objective of this programme is to replace existing navy frigates with new 6,000-tonne frigates, equipped with cutting-edge warfare systems.
French Defence Minister Hervé Morin announced in October 2009 that France had ordered these three additional navy frigates, bringing its total order to 11, alongside 6 frigates already ordered by Italy.
The newly signed contract takes into account new allocations for the FREMM frigates, namely 9 anti-submarine (ASM) versions and 2 anti-air versions (FREDA).
The Thales-Elettronica joint venture, SIGEN, oversees the provision of next generation electronic warfare systems under a separate set of contracts. As part of this partnership, Thales supplies FREMM frigates with detection, scrambling, and decoy systems for detecting threats, intercepting communications, and providing self-defence.
Prime contracting duties for FREMM are handled by DCNS in France, and by Orrizonte Sistemi Navali in Italy.
Thales is a global technology leader for the Aerospace and Space, Defence, Security and Transportation markets. In 2009, the company generated revenues of 12.9 billion euros with 68,000 employees in 50 countries. With its 25,000 engineers and researchers, Thales has a unique capability to design, develop and deploy equipment, systems and services that meet the most complex security requirements. Thales has an exceptional international footprint, with operations around the world working with customers as local partners.
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Paejja só se tirar o AEGIS (e etc, etc, etc) e colocar algo mais solto, digamos assim.
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Essas fragatas são construidas em torno dos sistemas de armas e electronicas.
Poder retirar e manter o casco, de um ponto de vista de construção naval, pode ser sempre, mas depois ficavamos com um navio desproporcionalmente grande para as suas capacidades reais.
Poder retirar e manter o casco, de um ponto de vista de construção naval, pode ser sempre, mas depois ficavamos com um navio desproporcionalmente grande para as suas capacidades reais.
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
http://www.defensa.com/index.php?option ... Itemid=186DCNS desvelará la primera FREMM.
Jueves 08 de Abril de 2010 12:01
El 4 de mayo, la empresa francesa de construcción naval DCNS revelará la primera fragata multimisión FREMM (Frégate Européenne Multi-Missions) de la Marina de su país ante entidades políticas e industriales, en sus instalaciones de Lorient. La primera, la D630 FS Aquitaine saldrá del dique de construcción para desplazarse al muelle donde recibirá posteriormente el mástil y los diversos sistemas de armas, antes de su entrega en agosto de 2012. El segundo, el D631 FS Normandie, está en producción desde octubre de 2009 y la recibirá la Armada gala en mayo de 2014.
La DGA (Delegación General del Armamento) adquirió once a través de la OCCAR (Organización Conjunta de Cooperación en Armamento), nueve de la versión de lucha antisubmarina y dos de defensa antiaérea, éstas designadas como FREDA (Frégate de Défense Aérienne).
Entre otros, estarán dotados con el sistema de combate SETIS de DCNS, el sonar de casco Thales Underwater Systems 4110-CL, el dispositivo de navegación inercial Sagem Défense Sécurité Sigma 40P, el radar multifunciones Thales Herakles, el de detección Thales Artemis, el sistema de lanzamiento de señuelos Sagem NGDS (New Generation Dagaie System), el director de tiro Sagem NAJIR MM, un sonar remolcado, diversos sistemas de comunicaciones, mando y control y guerra electrónica, sistemas verticales de lanzamiento DCNS SYLVER (Système de Lancement Vertical) A-70 y dos embarcaciones de intervención semirrígidas. El armamento básico consiste En una pieza de 76 mm. Oto Melara Super Rapid, dos de lanzamiento para 19 torpedos EuroTorp MU-90 Impact y ametralladoras de 12,7 mm.
La versión antisubmarina ASW (Anti Submarine Warfare) dispone de ocho misiles antibuque MBDA Exocet MM40 Block 3, 16 de defensa antiaérea Aster 15 y 16 de largo alcance MBDA SCALP (Système de Croisière Autonome à Longue Portée) también conocido como MdCN (Missile de Croisière Naval). Las dos FREDA contarán con los Exocet MM40 Block 3 y 16 Aster 15, además de 16 Aster 30. La empresa construye también una fragata destinada a la Marina Real de Marruecos (al-Bahriyya al-Malakiyah), cuja entrega está planeada para 2013 (Victor M.S. Barreira, corresponsal de Grupo Edefa en Lisboa).
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
The first FREMM frigate launched
At 17 h 15, Aquitaine was launched in the water. The first FREMM (multimission frigate) DCNS is out of form in minutes, fully decked out, drawn by three tugs. Hundreds of people attended the event.
"It's not every day that you see a boat to the water" blows a young grandma of Port-Louis, surrounded by her grandchildren, cameras in hand. At 17 pm there was a crowd on the banks of Scorff poleward of mother to child.
Under the sun, several hundred people attended the output form of Aquitaine.
The event is especially important that this multimission frigate of 142 meters is the first of a series. After Aquitaine must follow FREMM Normandy, Provence, Brittany, Auvergne, Languedoc, Alsace and Lorraine. Along with the French command, a Moroccan FREMM is under construction.
In about twenty minutes of music, Aquitaine moved from hangar construction of the hull at the dock of DCNS. An operation under high surveillance, including several inflatable boats marine commandos and helicopters. It will now be armed, to be delivered to the Navy in 2012. The next stage of his life, next Tuesday, May 4 with the ceremony of revelation. The presence of the Head of State is not yet confirmed. However, the ceremony could be the occasion of the announcement of an additional order for ten new FREMM.
VIDEO:
http://www.letelegramme.com/ig/generale ... 893090.php
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Vcs aí em Portugal estão muito dramáticos. Os seus Navpol serão entregues já na época do papai Noel deste ano. Já o nosso FX só vai aparecer aqui no Brasil qdo. o último NAVPOL for entregue a Portugal...P44 escreveu:Rui Elias Maltez escreveu:Por mim, já me contentava com duas FREDA para nós, lá para 2020
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas
Belíssimo navio sem dúvidas. Tudo bem que não é uma navio canadense, mas a.... amurada é muito baixa!!!!P44 escreveu:The first FREMM frigate launched
additional order for ten new FREMM.
VIDEO:
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