ARTILHARIA DA F TERRESTRE
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE
A missão do MRT pode ser diferente do morteiro porque esta enquadrada num escalão maior, mas acho que não tem muita diferença das missões de tiro do mrt.
Eu acho que a grande diferença esteja no funcionamento. Em tiros curtos, por exemplo, tendo em vista que a granada do mrt fica mais tempo no ar do que a do obus, o mrt tem menos precisão.
É unica diferença que consigo visualizar.
Eu acho que a grande diferença esteja no funcionamento. Em tiros curtos, por exemplo, tendo em vista que a granada do mrt fica mais tempo no ar do que a do obus, o mrt tem menos precisão.
É unica diferença que consigo visualizar.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
- Moccelin
- Sênior
- Agradeceram: 2 vezes
Acho que o Guerra respondeu a pergunta (precisão pra missões específicas), eu, particularmente, não faço a mínima idéia quais sejam as diferenças na prática, como eu disse eu não fiquei falando muito disso, foi só uma brincadeira que levou a essa informação.
Mas como já foi dito por diversas pessoas em diversos tópicos, o EB vai passar por um probleminha complexo... Toda a doutrina está escrita com base no equipamento atual, com a mudança dos equipamentos vai ter que ser mudada toda a doutrina, de todas as armas, e em todos os níveis! É obuseiro atirando mais longe, morteiro pesado atirando quase tão longe quanto os atuais obuseiros, infantaria passando a operar com blindados sobre rodas, canhões de tiro rápido, capacidade de atirar efetivamente em movimento pra Cavalaria, Infantaria tendo que se adaptar a mais equipamentos (lança-granadas, metralhadoras, etc), além, é claro, de uma nova administração do espaço e os recursos (já que com armas atirando mais longe e com tanta ou mais precisão que atualmente a guerra pode ser mais profunda, que muda tudo da adminstração do apoio de fogo até a logística) enfim, se tudo que está sendo esperado (e que é preciso) for comprado vai mudar TUDO na maneira de fazer guerra do EB!
Mas como já foi dito por diversas pessoas em diversos tópicos, o EB vai passar por um probleminha complexo... Toda a doutrina está escrita com base no equipamento atual, com a mudança dos equipamentos vai ter que ser mudada toda a doutrina, de todas as armas, e em todos os níveis! É obuseiro atirando mais longe, morteiro pesado atirando quase tão longe quanto os atuais obuseiros, infantaria passando a operar com blindados sobre rodas, canhões de tiro rápido, capacidade de atirar efetivamente em movimento pra Cavalaria, Infantaria tendo que se adaptar a mais equipamentos (lança-granadas, metralhadoras, etc), além, é claro, de uma nova administração do espaço e os recursos (já que com armas atirando mais longe e com tanta ou mais precisão que atualmente a guerra pode ser mais profunda, que muda tudo da adminstração do apoio de fogo até a logística) enfim, se tudo que está sendo esperado (e que é preciso) for comprado vai mudar TUDO na maneira de fazer guerra do EB!
The cake is a lie...
-
- Sênior
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
As missões são praticamente as mesmas, bater alvos indiretamente.FCarvalho escreveu:Moccelin,
Quais são as missões dos obuseiros?
Quais são as missões dos morteiros?
abraços
Os obuses com calibre maior ou igual a 155mm são usados contra CC.
Além disso os obuses têm maior alcance, maior precisão, maior poder de destruição e podem realizar o tiro direto e tiros com ângulo menor que 45°.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
-
- Sênior
É evidente que a artilharia Bras, com a chegada dos Mrt120mm, vai ter que se coçar e rápido.
Os Mrt tradicionalmente foram armas das Armas Bases e dentre elas a Inf com mais ênfase, tanto que na AMAN e na EsSA é dada grande atenção à técnica do tiro dos Morteiros.
É motivo inclusive de disputas sadias com os artilheiros que vem nos Mrt uma arma rival. Mas sem dúvida uma Bia de Art tem um rendimento e uma eficácia muito maior que dois pelotões de Mrt P.
Os Mrt tradicionalmente foram armas das Armas Bases e dentre elas a Inf com mais ênfase, tanto que na AMAN e na EsSA é dada grande atenção à técnica do tiro dos Morteiros.
É motivo inclusive de disputas sadias com os artilheiros que vem nos Mrt uma arma rival. Mas sem dúvida uma Bia de Art tem um rendimento e uma eficácia muito maior que dois pelotões de Mrt P.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5725 vezes
- Agradeceram: 3264 vezes
Aí me parece que voltamos a uma discussão mais antiga que eu: cabe equipar-se unidades de artilharia com mrt pesados? Ou estes morteiros seriam mais úteis no nivel btl de inf?
Carpe Diem
- Moccelin
- Sênior
- Agradeceram: 2 vezes
O negócio é justamente esse. A Art ESTÁ sendo equipada, em parte, com morteiros pesados!
The cake is a lie...
- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Depois de vislumbrar o que pode vir por aí em matéria de artilharia, eu penso que o morteiro 120mm pode ser adotado pela infantaria, assim como ele pode (e está sendo) ser adotado pela artilharia, em locais onde seu tamanho faz diferença.Moccelin escreveu:O negócio é justamente esse. A Art ESTÁ sendo equipada, em parte, com morteiros pesados!
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
-
- Sênior
Isso é coisa nova e está no campo das experiências doutrinárias, principalmente na Art de selva, na Art das Bda Leves e na Pqdt.FCarvalho escreveu:Aí me parece que voltamos a uma discussão mais antiga que eu: cabe equipar-se unidades de artilharia com mrt pesados? Ou estes morteiros seriam mais úteis no nivel btl de inf?
Não há posição tomada nesse sentido. Além do mais os artilheiros relutam ao uso do Mrt na Art, tendo em vista que Mrt têm uma técnica de tiro e uma eficácia bem inferior à dos obuseiros.
1) Cabe equipar-se algumas unidades de Art com Mrt P.
2) Estes Mrt são muito úteis, também nos RgtCav e nos BtlInf.
Jauro.
Jauro.
- lobo_guara
- Sênior
- Agradeceram: 19 vezes
Só para contribuir com esse debate já que eu como ex-artilheiro acho o memso bastante interessante:
1º) O batalhão de artilharia dos Fuzileiros NAvais já possui uma Bia com morteiros pesados de origem israelense;
2º) Se não estou muito enganado o Exército Argentino já utiliza a combinação de Obuses de 105 mm (no caso o nosso conhecido M56) com morteiros de 120 mm. (alguém pode confirmar??)
1º) O batalhão de artilharia dos Fuzileiros NAvais já possui uma Bia com morteiros pesados de origem israelense;
2º) Se não estou muito enganado o Exército Argentino já utiliza a combinação de Obuses de 105 mm (no caso o nosso conhecido M56) com morteiros de 120 mm. (alguém pode confirmar??)
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
No meu intender a reduzida precisão dos morteiros em relação aos OBUs e compensada pela maior velocidade de disparo.
- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
1- São do modelo K6A3. Mas eles operam com restrições de espaço (assim como GAC S, L, e PQDT)lobo_guara escreveu:Só para contribuir com esse debate já que eu como ex-artilheiro acho o memso bastante interessante:
2- Sim, eles operam o LR FMK-2, junto com os Oto Melara, mas é da mesma maneira, devido às restrições de espaço das unidades especializadas.
[]´s
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Cuidado com os sintomas.
- FCarvalho
- Sênior
A utilidade do mtr 120mm para a infantaria se dara na medida em que forem confirmadas as diversas versoes do urutu III, que dipoe de duas versoes com morteiro. Os mtr auto rebocados ficariam restritos a inf pqdt, movel, mth e de selva.
Creio que efetivamente o obus 105 tem maior eficacia no campo da ocupacao da artilharia, mas havera futuro auto-rebocado para ele na artilharia brasileira...
Creio que efetivamente o obus 105 tem maior eficacia no campo da ocupacao da artilharia, mas havera futuro auto-rebocado para ele na artilharia brasileira...
Carpe Diem
-
- Sênior
Tudo vai depender da velocidade da Arma Base apoiada. Se a tendência for a Blindada e a Mecanizada, a Art terá de acompanhá-las, isso é princípio básico e fundamental.FCarvalho escreveu:A utilidade do mtr 120mm para a infantaria se dara na medida em que forem confirmadas as diversas versoes do urutu III, que dipoe de duas versoes com morteiro. Os mtr auto rebocados ficariam restritos a inf pqdt, movel, mth e de selva.
Jauro.
Jauro.
-
- Júnior
Alguem sabe porque o Brasil nao ultiliza os Hawk da AVIBRAS ? Eles tem alguma desvantagem em relação aos morteiros ou obuseiros?
- FCarvalho
- Sênior
Emilio Machado escreveu:Alguem sabe porque o Brasil nao ultiliza os Hawk da AVIBRAS ? Eles tem alguma desvantagem em relação aos morteiros ou obuseiros?
Talvez porque ainda não tenham encontrado algum lugar em que ele possa se encaixar sem necessariamente suprimir ou descontinuar a ação de mtr e obuses.
Carpe Diem