ARTILHARIA DA F TERRESTRE

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#601 Mensagem por Guerra » Ter Out 20, 2009 7:36 pm

A missão do MRT pode ser diferente do morteiro porque esta enquadrada num escalão maior, mas acho que não tem muita diferença das missões de tiro do mrt.
Eu acho que a grande diferença esteja no funcionamento. Em tiros curtos, por exemplo, tendo em vista que a granada do mrt fica mais tempo no ar do que a do obus, o mrt tem menos precisão.
É unica diferença que consigo visualizar.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#602 Mensagem por Moccelin » Qua Out 21, 2009 10:42 am

Acho que o Guerra respondeu a pergunta (precisão pra missões específicas), eu, particularmente, não faço a mínima idéia quais sejam as diferenças na prática, como eu disse eu não fiquei falando muito disso, foi só uma brincadeira que levou a essa informação.

Mas como já foi dito por diversas pessoas em diversos tópicos, o EB vai passar por um probleminha complexo... Toda a doutrina está escrita com base no equipamento atual, com a mudança dos equipamentos vai ter que ser mudada toda a doutrina, de todas as armas, e em todos os níveis! É obuseiro atirando mais longe, morteiro pesado atirando quase tão longe quanto os atuais obuseiros, infantaria passando a operar com blindados sobre rodas, canhões de tiro rápido, capacidade de atirar efetivamente em movimento pra Cavalaria, Infantaria tendo que se adaptar a mais equipamentos (lança-granadas, metralhadoras, etc), além, é claro, de uma nova administração do espaço e os recursos (já que com armas atirando mais longe e com tanta ou mais precisão que atualmente a guerra pode ser mais profunda, que muda tudo da adminstração do apoio de fogo até a logística) enfim, se tudo que está sendo esperado (e que é preciso) for comprado vai mudar TUDO na maneira de fazer guerra do EB!

The cake is a lie...
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#603 Mensagem por jauro » Qua Out 21, 2009 11:08 pm

FCarvalho escreveu:Moccelin,

Quais são as missões dos obuseiros?

Quais são as missões dos morteiros?

abraços
As missões são praticamente as mesmas, bater alvos indiretamente.
Os obuses com calibre maior ou igual a 155mm são usados contra CC.
Além disso os obuses têm maior alcance, maior precisão, maior poder de destruição e podem realizar o tiro direto e tiros com ângulo menor que 45°.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior

#604 Mensagem por jauro » Qua Out 21, 2009 11:21 pm

É evidente que a artilharia Bras, com a chegada dos Mrt120mm, vai ter que se coçar e rápido.
Os Mrt tradicionalmente foram armas das Armas Bases e dentre elas a Inf com mais ênfase, tanto que na AMAN e na EsSA é dada grande atenção à técnica do tiro dos Morteiros.
É motivo inclusive de disputas sadias com os artilheiros que vem nos Mrt uma arma rival. Mas sem dúvida uma Bia de Art tem um rendimento e uma eficácia muito maior que dois pelotões de Mrt P.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3264 vezes

#605 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 22, 2009 12:14 pm

Aí me parece que voltamos a uma discussão mais antiga que eu: cabe equipar-se unidades de artilharia com mrt pesados? Ou estes morteiros seriam mais úteis no nivel btl de inf?

Carpe Diem
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#606 Mensagem por Moccelin » Qui Out 22, 2009 2:36 pm

O negócio é justamente esse. A Art ESTÁ sendo equipada, em parte, com morteiros pesados!

The cake is a lie...
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#607 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Out 22, 2009 6:21 pm

Moccelin escreveu:O negócio é justamente esse. A Art ESTÁ sendo equipada, em parte, com morteiros pesados!
Depois de vislumbrar o que pode vir por aí em matéria de artilharia, eu penso que o morteiro 120mm pode ser adotado pela infantaria, assim como ele pode (e está sendo) ser adotado pela artilharia, em locais onde seu tamanho faz diferença.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
jauro
Sênior
Sênior

#608 Mensagem por jauro » Qui Out 22, 2009 8:15 pm

FCarvalho escreveu:Aí me parece que voltamos a uma discussão mais antiga que eu: cabe equipar-se unidades de artilharia com mrt pesados? Ou estes morteiros seriam mais úteis no nivel btl de inf?
Isso é coisa nova e está no campo das experiências doutrinárias, principalmente na Art de selva, na Art das Bda Leves e na Pqdt.
Não há posição tomada nesse sentido. Além do mais os artilheiros relutam ao uso do Mrt na Art, tendo em vista que Mrt têm uma técnica de tiro e uma eficácia bem inferior à dos obuseiros.
1) Cabe equipar-se algumas unidades de Art com Mrt P.
2) Estes Mrt são muito úteis, também nos RgtCav e nos BtlInf.

Jauro.
lobo_guara
Sênior
Sênior
Agradeceram: 19 vezes

#609 Mensagem por lobo_guara » Sex Out 23, 2009 3:34 pm

Só para contribuir com esse debate já que eu como ex-artilheiro acho o memso bastante interessante:
1º) O batalhão de artilharia dos Fuzileiros NAvais já possui uma Bia com morteiros pesados de origem israelense;
2º) Se não estou muito enganado o Exército Argentino já utiliza a combinação de Obuses de 105 mm (no caso o nosso conhecido M56) com morteiros de 120 mm. (alguém pode confirmar??)

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
ciclope
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#610 Mensagem por ciclope » Sex Out 23, 2009 4:03 pm

No meu intender a reduzida precisão dos morteiros em relação aos OBUs e compensada pela maior velocidade de disparo.

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#611 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Out 23, 2009 5:02 pm

lobo_guara escreveu:Só para contribuir com esse debate já que eu como ex-artilheiro acho o memso bastante interessante:
1º) O batalhão de artilharia dos Fuzileiros NAvais já possui uma Bia com morteiros pesados de origem israelense;
2º) Se não estou muito enganado o Exército Argentino já utiliza a combinação de Obuses de 105 mm (no caso o nosso conhecido M56) com morteiros de 120 mm. (alguém pode confirmar??)
1- São do modelo K6A3. Mas eles operam com restrições de espaço (assim como GAC S, L, e PQDT)
2- Sim, eles operam o LR FMK-2, junto com os Oto Melara, mas é da mesma maneira, devido às restrições de espaço das unidades especializadas.

[]´s

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
FCarvalho
Sênior
Sênior

#612 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 24, 2009 3:41 pm

A utilidade do mtr 120mm para a infantaria se dara na medida em que forem confirmadas as diversas versoes do urutu III, que dipoe de duas versoes com morteiro. Os mtr auto rebocados ficariam restritos a inf pqdt, movel, mth e de selva.

Creio que efetivamente o obus 105 tem maior eficacia no campo da ocupacao da artilharia, mas havera futuro auto-rebocado para ele na artilharia brasileira...

Carpe Diem
jauro
Sênior
Sênior

#613 Mensagem por jauro » Dom Out 25, 2009 3:50 pm

FCarvalho escreveu:A utilidade do mtr 120mm para a infantaria se dara na medida em que forem confirmadas as diversas versoes do urutu III, que dipoe de duas versoes com morteiro. Os mtr auto rebocados ficariam restritos a inf pqdt, movel, mth e de selva.

Creio que efetivamente o obus 105 tem maior eficacia no campo da ocupacao da artilharia, mas havera futuro auto-rebocado para ele na artilharia brasileira...
Tudo vai depender da velocidade da Arma Base apoiada. Se a tendência for a Blindada e a Mecanizada, a Art terá de acompanhá-las, isso é princípio básico e fundamental.

Jauro.
Emilio Machado
Júnior
Júnior

#614 Mensagem por Emilio Machado » Ter Out 27, 2009 11:19 am

Alguem sabe porque o Brasil nao ultiliza os Hawk da AVIBRAS ? Eles tem alguma desvantagem em relação aos morteiros ou obuseiros?

FCarvalho
Sênior
Sênior

#615 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 27, 2009 8:25 pm

Emilio Machado escreveu:Alguem sabe porque o Brasil nao ultiliza os Hawk da AVIBRAS ? Eles tem alguma desvantagem em relação aos morteiros ou obuseiros?

Talvez porque ainda não tenham encontrado algum lugar em que ele possa se encaixar sem necessariamente suprimir ou descontinuar a ação de mtr e obuses.

Carpe Diem
Responder