TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21481 Mensagem por Bender » Dom Out 18, 2009 9:41 pm

Bolovo escreveu:
Bender escreveu:Bolovo véio,agora quando quero lêr teus posts,tenho que ir lá para as terrestres :mrgreen: Olha que eu tô lendo aquela turma boa lá,e estou começando a entender que não é "Tanke", é CC :mrgreen: É muita sigla naqueles tópicos :mrgreen: É uma confusão na cabeça :mrgreen:

Como se sente esse ser alado,agora rastejando no sólo pedregoso? :D

Abração!
Bah, é tudo tanque mesmo. :mrgreen:

Eu ficava preso nesse tópico do FX2, torrando minha cabeça, passei pro Terrestres, comecei a ler os posts do Guerra, Jauro e etc. Putz, muito mais interessante que FX. Os problemas são muito maiores, complexidades gigantescas (Não é tanque! é CC!) e por aí vai. Além disso, o EB é a maior força e a mais desprezada. A FAB recebe caças caríssimos, helis novos, etc; a Mairnha recebe submarinos ultracaros, fragatas ultra supercaras e tem projetos ultrasupermegacaros; já o EB tem que se contentar com um carrinho de 6x6 rodas que parece o caminhãozinho de corda que o Quico tem no Chavez. Ah, e tem também criar mais umas casinhas perto da fronteira norte e colocar uns soldados lá e esquece-los. Discutir isso é como ser da resistência contra a Alemanha Nazista. Muito mais gratificante que perder meus neurônios por aqui. :mrgreen:

Abraços
È bem por ai mesmo :mrgreen: ,eu não sei nada,nem sobre os equipamentos nem sobre as estratégias terrestres,sou o chamado zero na esquerda, :mrgreen: mas tenho lido muito lá e aprendido algumas coisas,além dos que voce citou,tem o Bacchi,Moccelin e mais um monte de gente boa lá,que sabe muito,não vou lembrar de todos,editei porque lembrei do "menino" Glauber e sua boneca de "prástico"!. :mrgreen: Sabe tudo de canhão esse menino! :mrgreen:

E tudo que voce disse sobre a turma do chão é verdade mesmo,mas acredito que vão receber a parte deles também se Deus quiser.

Fica aqui uma convocatória ao pessoal que frequenta mais os Aéreas,para que visitem e leiam mais os tópicos das Forças Terrestres e fiquem mais a par da realidade que se encontra o Exército Brasileiro,que são a bucha do canhão da defesa nacional.

Eu devo continuar lendo por lá,mais uns treis anos,ai quem sabe eu dou um post :mrgreen:

Abração!

Carlos Mathias

#21482 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Out 18, 2009 9:46 pm

Amigo, eu corro todos os tópicos, até estou pensando numa campanha co0ntra o termo "tanque", tanque é de lavar roupa, de gasolina, de água...
No Brasil, no nosso EB, fala-se Carro de Combate, portanto, o termo correto é esse. :mrgreen:

Bender

#21483 Mensagem por Bender » Dom Out 18, 2009 9:53 pm

O Exército de Monteiro Lobato que o diga :mrgreen: Mas voce viu ali no meu post pro Bolovo,que essa eu já aprendi 8-] CC ou Blindado! :mrgreen: Nada de Tanque! :mrgreen:

Sds.

Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#21485 Mensagem por Mapinguari » Dom Out 18, 2009 10:18 pm

Luís Henrique escreveu:Eu acho que os EUA estão pressionando mas vai acabar dando Rafale mesmo.

Os EUA vão comprar ST do mesmo jeito.

E a quantidade de 88 deve ser porque querem priorizar o desenvolvimento do 5ª geração.
A única dúvida é se será um caça de porte, de repente, um caça binacional para substituir o Rafale na França também, ou se será um LOW, menor, monoturbina....
Originalmente os planos da FAB eram para 79 FX-2. Se saem 88, estamos no lucro.

Mapinguari

Imagem
Mapinguari
Sênior
Sênior

#21486 Mensagem por Mapinguari » Dom Out 18, 2009 10:44 pm

GDA_Fear escreveu:Se fosse se refere ao poder de veto que Bob Gower citou ele falou isso porque todos falam que os EUA vai vetar, e vai fazer e acontecer e se eles quisessem já poderiam ter feito isso há muito tempo pois no Rafale e Gripen possuem tecnologia americana envolvida por isso ele citou o poder de veto.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/1 ... 095979.asp

Olha lá em baixo CASO os EUA quisessem tem um poder de veto de longo alcance, acho que matéria desse colunista o qual o DELTA22 postou é um tanto sensacionalista.
Além de sensacionalista, isso não afeta em nada uma decisão da FAB, pois ninguém lá acha que sairemos exportando Gripen NG ou Rafale para a América do Sul ou qualquer outro país. Isso é uma interpretação da imprensa. Por isso os suecos colocaram que a Embraer e outras empresa brasileiras fabricariam partes e peças para TODOS os Gripen NG produzidos. O mesmo acontece com a Denel da África do Sul, que fabrica partes dos Gripen C/D.

Mapinguari

Imagem
Mapinguari
Sênior
Sênior

#21487 Mensagem por Mapinguari » Dom Out 18, 2009 11:04 pm

Carlos Mathias escreveu:
Carlos,

gostei da declaração da Boeing,
Talvez o governo brasileiro fique mesmo com medo e escolha um caça TOTALMENTE independente.
Um caça com C maiúsculo. :twisted: :twisted: :twisted:
Cara, eu queria que eles fisessem muita pressão, mas muita mesmo, com ameaças reais, navios na costa, sobrevôo de B-1 em BSB, treino de bombardeio ao largo do Rio, tudo, tudo mesmo.

8-] 8-] 8-] 8-]
Aí eles iriam facilitar muito para a concorrência... [003]

Mapinguari

Imagem
Carlos Mathias

#21488 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Out 18, 2009 11:14 pm

Exatamente!!!! :wink: 8-]

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#21489 Mensagem por Alcantara » Dom Out 18, 2009 11:34 pm

Carlos Mathias escreveu:Eu falando de PROCESSADORES/CHIPS:
(...)
Alcântara retrucando com titânio:
(...)
Descarga, sivuplé missiê!!!!! :mrgreen:

Hehehe.. p*rr4, é que, acredite se quizer, eu leio todas as páginas desta josta antes de postar... aí acontece as vezes de se responder uma coisa que ficou laaaaaaaa trás, rsrsrs... :lol:

Au Revoir, mon ami!!! :wink:
Vers Paris

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

#21490 Mensagem por Túlio » Seg Out 19, 2009 1:03 pm

Bender escreveu:O Exército de Monteiro Lobato que o diga :mrgreen: Mas voce viu ali no meu post pro Bolovo,que essa eu já aprendi 8-] CC ou Blindado! :mrgreen: Nada de Tanque! :mrgreen:

Sds.

Sei não, não dou bola para essas kôzaz. Quem inventou, fomos nós? Não, foram os Ingleses. Como o chamam? MBT! O que significa o 'T' de MBT? Que eu saiba carro é com 'C'...

Main Battle Tank significa TANQUE de batalha principal.

Se vamos ser tão puristas, vamos largar de mão o termo Espanhol escopeta - pessoalmente, detesto - e passemos a dizer espingarda. Mas pode dar encrenca, porque para nossos irmãos tugas espingarda quer dizer fuzil e quem inventou o idioma Português foram eles, não nós...

Assim, o FAL deve passar a se chamar EAL...

Mas mantenhamos o foco, aqui o negócio é quem inventou e que nome botou. O Coronel Colt certa vez inventou uma arma a que chamou REVOLVER, pelo movimento do tambor. Nós apenas acrescentamos um acento agudo na letra 'o' e mantivemos o nome. Para mim chamar tudo Carro de Combate é um preciosismo inútil, eis que semanticamente qualquer veículo que possa ser chamado de carro e tenha condições de entrar num combate é carro de combate, até um HUMVEE... :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gaitero
Sênior
Sênior

#21491 Mensagem por gaitero » Seg Out 19, 2009 2:19 pm

Mapinguari escreveu:
Luís Henrique escreveu:Eu acho que os EUA estão pressionando mas vai acabar dando Rafale mesmo.

Os EUA vão comprar ST do mesmo jeito.

E a quantidade de 88 deve ser porque querem priorizar o desenvolvimento do 5ª geração.
A única dúvida é se será um caça de porte, de repente, um caça binacional para substituir o Rafale na França também, ou se será um LOW, menor, monoturbina....
Originalmente os planos da FAB eram para 79 FX-2. Se saem 88, estamos no lucro.
79?

Eu jurava que eram 72...

Mas, se chegar a 80. ( 16 em 5 bases ), eu já estaria sorrindo de orelha a orelha... Se passar então... :wink:

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Edu Lopes
Sênior
Sênior

#21492 Mensagem por Edu Lopes » Seg Out 19, 2009 3:14 pm

midnight escreveu: Eu me pergunto, teria sido essa mais um desenterro de declarações antigas por parte do jornalista JOÃO CARLOS DE FARIA , como o companheiro beronha faz aqui no fórum com os tópicos antigos, pois essa declaração já foi dada alguns dias atrás.
A declaração foi publicada em 15/10 e antes de postar corri todos as mensagens daquela data em diante aqui no tópico oficial do FX-2 e não vi a nota postada. Por isso postei. Não foi "desenterro" e sim de primeira mão. :lol:

E duas coisas me surpreenderam nas declarações do Sr. Ministro Jobim. Se ele acha que o Gripen não existe e acha que a proposta americana não serve, então por que diabos os dois continuam na disputa? Tiraram o Flanker pra isso? Pra ficar mais fácil justificar a escolha do caça francês?

Sei que nada mudará o resultado, mas continuo fiel à minha escolha. Continuo achando que o Flanker é o caça ideal pra um país do tamanho do nosso. Era esse que o governo tinha que comprar. E ainda entrava no projeto PAK-FA, dando assim, a oportunidade pra uma ex-empresa brasileira receber de mão beijada uma tecnologia que nunca se interessou em ter ou não teve competência pra isso. E os céus brasileiros estariam muito bem protegidos.

[]s.

ImagemImagem
cvn73
Avançado
Avançado

#21493 Mensagem por cvn73 » Seg Out 19, 2009 3:34 pm

O francês perdeu pontos

Por Marcelo Onaga | 19/10/2009 - 07:28

A escolha do caça supersônico que deverá equipar a Força Aérea Brasileira voltou a ficar embolada. Depois de um anúncio prematuro do presidente Lula dando como certa a opção pelo Rafale, da francesa Dassault, as exposições feitas na semana passada por todas as concorrentes em duas audiências no Congresso fez com que o favoritismo dos franceses voltasse a ser questionado.

A Dassault, que afirmava que seu avião era 100% francês e que estaria disposta a fazer uma ampla transferência de tecnologia foi defrontada com alguns dados inconvenientes. Claramente municiados pela sueca Saab, que produz os caças Gripen, alguns deputados questionaram dois pontos importantes. O representante da Dassault teve de admitir que seu avião utiliza componentes suecos e disse que só seria viável fabricar os aviões no Brasil se a encomenda fosse superior a 120 unidades. Os suecos dizem que podem fabricar os Gripen aqui com a encomenda prevista de 36 aeronaves.

Já o representante da Boeing colocou em dúvida o alcance da transferência de tecnologia oferecida. Brincando, disse que o governo brasileiro pode ter acesso a toda a tecnologia dos F-18, desde que compre a Boeing. Falando sério, alertou para o perigo de concentrar em um único país todo o fornecimento de seu material bélico. A França acabou de assinar a venda de submarinos e helicópteros para o Brasil.

No governo comenta-se que, em sua viagem à Suécia, Lula teria gostado do que foi mostrado pela Saab para vender os Gripen. Mesmo assim, os Rafale, por motivos políticos, seguem como favoritos. Mesmo que, tecnicamente, a Força Aérea tenha se mostrado mais favorável ao F-18 da Boeing e a Embraer, futura parceira tecnológica de quem vencer a licitação, prefira o sueco.

unanimidade só existe no cemitério
Wardog
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#21494 Mensagem por Wardog » Seg Out 19, 2009 4:08 pm

Arquivo muito, muito interessante.

http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/AIAB_cf.pdf

ninjanki
Avançado
Avançado
Agradeceram: 7 vezes

#21495 Mensagem por ninjanki » Seg Out 19, 2009 4:23 pm

Cada um lê os fatos como quer... Se o francês fala que fabricar 100% no Brasil com menos de 120 unidades é indesejável, e o sueco fala que vai fabricar localmente com apenas 36 unidades, ou o francês tá querendo roubar a gente, ou o sueco tá mentindo descaradamente, ou ainda, fabricar um e outro tem significados BEM distintos... Dando o benefício da dúvida ao sueco e ao francês, eu acho que ambos se referiam a coisas diferentes em termos doque chamam de fabricação...

Responder