Inglaterra ganhou a batalha, mas a França continuou independente e a Aquitânia e Normandia são Francesas até hoje, o que ele ganhou?Túlio escreveu:Azincourt realmente aconteceu mas o que salvou os Ingleses (não, não li isso em Shakespeare mas assisti ao filme, os dados que cito aqui são de um livro que o Dindo César recomendou no primeiro post do tópico 'Recomendo', nos 'Geraes') foi a impaciência e má escolha do campo pelos Franceses. Henry V fez as pazes com o Criador antes, pois achava que ninguém de sua gente se salvaria, inclusive ele próprio. Mais do que os famosos Arqueiros Britânicos, o que determinou a vitória foi a Cavalaria Pesada Francesa avançar após uma chuva torrencial sobre campos recém-arados contra uma posição afunilada escolhida pelos Ingleses. Se os Franceses tivessem esperado o campo secar ou simplesmente armado tendas e ficado fustigando calma e implacavelmente os Ingleses, estes estavam como ratos na ratoeira, não tinham para onde fugir, teriam de sair em campo aberto e seriam massacrados. Mas a História não é feita de 'what ifs', bem sei, só que é interessante especular, não?
Mas o quê tem Azincourt a haver com o tópico? Bueno, me parece que novamente os Franceses foram afoitos e novamente arriscam-se no lamaçal da política, do qual parecem pensar que escapam indenes...
Só que agora não são Ingleses mas Suecos e Norte-Americanos (estes tão descendentes dos Ingleses quanto nós dos Portugueses) que estão do lado oposto, em aparente desvantagem. Irá a lama novamente favorecê-los e novamente humilhar os Franceses?
Pode ser meio off-topic mas me pareceu interessante a analogia...
Já agora os numeros foram recentemente contestados, com alguma unanimidade por parte de historiadores sérios que basearam as suas pesquisas em documentos administrativos em vez das crónicas romanceadas e Shakespeare.
Leia aqui p.ex:
https://www.soton.ac.uk/research/southa ... court.html
http://www.timesonline.co.uk/tol/news/u ... 527697.ece