Transferência de Tecnologia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: Transferência de Tecnologia

#76 Mensagem por Túlio » Dom Out 11, 2009 7:39 am

E eu acho que só o nosso véio CMG leu o meu post e entendeu, o resto talvez até tenha lido mas achado idiota demais para comentar. Não obstante, sustento que enaunto andarmos por aí de pires na mão seremo tratados como o que realmente somos: mendigos tecnológicos. Com a honrosa exceção da MB. Buscar casco é um caso típico de queimar etapas, pois tem um REATOR para mostrar. Agora, fazer um powerpoint choramingando 'sniff, os malvados ianques não querem me vender um giroscópico, nos sacanearam no chip, etc' é típico de quem não tem o que mostrar para deixar claro 'ou nos vendem ou se preparem que vem concorrência da grossa'...

Mantenho que o caso da MB é emblemático: tecnologia nuclear é o maior de todos os tabus, onde há mais bloqueios e embargos, passamos por cima e hoje temos ela inteirinha para mostrar e em pontos-chave, como as ultracentrífugas, superamos os tales de 'experts' estrangeiros. Será que a MB não passou por percalços equivalentes ou muito mais graves do que o tratamento térmico de um motor-foguete? Não obstante, o reator estará pronto ANTES do casco... :wink:

Entendam: independência tecnológica não se conquista COMPRANDO mas sim investindo e DESENVOLVENDO tecnologia, pois isso não há embargo que segure...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Transferência de Tecnologia

#77 Mensagem por Penguin » Dom Out 11, 2009 8:04 am

Túlio escreveu:E eu acho que só o nosso véio CMG leu o meu post e entendeu, o resto talvez até tenha lido mas achado idiota demais para comentar. Não obstante, sustento que enaunto andarmos por aí de pires na mão seremo tratados como o que realmente somos: mendigos tecnológicos. Com a honrosa exceção da MB. Buscar casco é um caso típico de queimar etapas, pois tem um REATOR para mostrar. Agora, fazer um powerpoint choramingando 'sniff, os malvados ianques não querem me vender um giroscópico, nos sacanearam no chip, etc' é típico de quem não tem o que mostrar para deixar claro 'ou nos vendem ou se preparem que vem concorrência da grossa'...

Mantenho que o caso da MB é emblemático: tecnologia nuclear é o maior de todos os tabus, onde há mais bloqueios e embargos, passamos por cima e hoje temos ela inteirinha para mostrar e em pontos-chave, como as ultracentrífugas, superamos os tales de 'experts' estrangeiros. Será que a MB não passou por percalços equivalentes ou muito mais graves do que o tratamento térmico de um motor-foguete? Não obstante, o reator estará pronto ANTES do casco... :wink:

Entendam: independência tecnológica não se conquista COMPRANDO mas sim investindo e DESENVOLVENDO tecnologia, pois isso não há embargo que segure...
100% de acordo!




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Transferência de Tecnologia

#78 Mensagem por Penguin » Dom Out 11, 2009 8:21 am

Textos muito interessante. Aborda historicamente os mais significativos programas de desenvolvimento militar nacional:

P & D MILITAR: SITUAÇÃO, AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS
GERALDO LESBAT CAVAGNARI FILHO
Diretor do Núcleo de Estudos Estratégicos
da Universidade Estadual de Campinas
http://www.schwartzman.org.br/simon/sci ... ilitar.pdf


[...]Não há dúvida de que o programa espacial só estará completo se for efetivado o lançamento
de satélites brasileiros através de foguetes próprios. O desenvolvimento do foguete brasileiro enfrenta
dificuldades tecnológicas e de recursos financeiros, e o Brasil sofre pressão dos países que dominam
tal tecnologia - entre eles estão os EUA, a França e a Inglaterra. Uma das razões do atraso é o
boicote imposto ao Brasil, desde 1987, por esses países. Argumentando que o País estava interessado
no desenvolvimento de um míssil de longo alcance, esses países negaram-se a transferir tecnologia
e a vender componentes. Na realidade, a intenção subjacente nessa atitude é dificultar o acesso do
Brasil ao mercado futuro de lançamento de satélites de pequeno porte.
[...]




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: Transferência de Tecnologia

#79 Mensagem por Túlio » Dom Out 11, 2009 12:25 pm

AO SENHOR GERALDO LESBAT CAVAGNARI FILHO

Sugiro respeitosamente que o senhor pergunte à MB sobre como se supera esse tipo de problema... 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Transferência de Tecnologia

#80 Mensagem por soultrain » Dom Out 11, 2009 5:03 pm

Santiago escreveu:
soultrain escreveu:Santiago,

Desculpe mas não percebo, você tem um Brigadeiro a expor FACTOS com detalhes, você tem um Capitão de Mar e Guerra confirmando, ambos Brasileiros e você posta e mais incrível, faz fé de um comentário de um ANÓNIMO estrangeiro num blog que chama aos Brasileiros de idiota para cima, quando toda a gente sabe que os Americanos são assim em todo o mundo, mais uma vez não percebo!??? Quer que faça um up do tópico que reúne todos os embargos conhecidos?

[[]]'s

Não faço fé de nada! Postar aqui posso e devo, pois faz parte do tema. Faço isso mesmo que não esteja de acordo com o objeto postado. Você quer ler apenas o que lhe agrada?

Tenho dito que uma tela de Powerpoint não conta e nem explica um caso complexo. Pior ainda vários casos em uma tela. Casos em que não há inocentes envolvidos.

Se há erros processuais, há sim idiotas envolvidos. Os idiotas precisam ser identificados e neutralizados, sejam de que nacionalidade forem.

Essa questão não deveria ser tratada na base da emoção, da patriotada e nem da ideologia. São problemas objetivos, com causas e conseqüências objetivas. Muito me espanta não ter surgido até agora os detalhes de cada caso. Se você puder, seria muito bem vindo e construtivo. Se evitaria repetir erros passados.

Você pode criar o tópico que desejar. Não precisa me perguntar. Como sugestão inclua os embargos europeus também, ok? Caso seu objetivo seja alimentar flame wars, estou fora!

[]s

OBS.: Evite usar de patriotice comigo, pois sou brasileiro (e vacinado contra isso) e quero o melhor para o meu país. Porém não sou alienado e nem empenado ideologicamente.

Ok, a partir do momento que um comentário de um blog, serve para crucificar e chamar de idiotas profissionais das FA do seu próprio pais, está tudo dito. Não é um artigo, não é uma peça de reportágem, é um comentário que até pode ter sido posto por si, por qualquer um.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: Transferência de Tecnologia

#81 Mensagem por Túlio » Dom Out 11, 2009 5:53 pm

Amigos Santiago e Soultrain, creio que todos concordamos que essa sua discussão não leva a nada além de problemas.

Mantenhamos o foco, por favor.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Carlos Mathias

Re: Transferência de Tecnologia

#82 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Out 11, 2009 5:59 pm

Pô Santiago, aí você chutou o pau da barraca.
Quando espalharam que a FAB chorava pelo F-18 eu não vi você vir aqui dizer que é cascata. :?

Eu, como o Soultrain, não estou a "percebeire" essa tua de achar um comentário de fundo de blog mais sério que uma palestra oficial, com documentos e tudo dada PELA FAB.

Eu raramente escrevo isso, mas acho que agora você merece um...

Menos, menos Santiago. :mrgreen:




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Transferência de Tecnologia

#83 Mensagem por Penguin » Dom Out 11, 2009 7:55 pm

Carlos Mathias escreveu:Pô Santiago, aí você chutou o pau da barraca.
Quando espalharam que a FAB chorava pelo F-18 eu não vi você vir aqui dizer que é cascata. :?

Eu, como o Soultrain, não estou a "percebeire" essa tua de achar um comentário de fundo de blog mais sério que uma palestra oficial, com documentos e tudo dada PELA FAB.

Eu raramente escrevo isso, mas acho que agora você merece um...

Menos, menos Santiago. :mrgreen:
CM,

Volte e leia com atenção o postado. Em momento algum disse que os comentários que postei são verdadeiros ou que estou de acordo com eles. São apenas comentários. Cabe a cada um ignorar, discordar, concordar e/ou investigar. Apenas postei.

Tenho muito respeito a sua pessoa e a do Soultrain. Não vou insistir em rebater inverdades. Não vou entrar nesse jogo. Vou seguir a recomendação da moderação.

Uma coisa é certa, muitos esculhambam a FAB quando lhes é conveniente. Muitos esculhambam o GPF-X2 quando surgem insinuações na imprensa de que o caça mais pontuado pode não ser o preferido de alguns. Muitos desqualificam o que diz o Dr. Salvador Ghelfi Raza, Capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva remunerada da Marinha do Brasil por ser professor do Universidade Nacional de Defesa dos Estados Unidos. Muitos criticam o coronel da reserva Geraldo Cavagnari por divergências de idéias. Há algum problema com isso? No meu ver, nenhum! Ninguém tem que aceitar as idéias de outros como verdades absolutas. Seja quem for. Eu por exemplo não aceito. Paro por aqui.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Dom Out 11, 2009 8:33 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

Re: Transferência de Tecnologia

#84 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Out 11, 2009 8:12 pm

Calma cara, calma.
Não precisa ficar desse jeito.
Mas se você prefere assim, que assim seja então.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Transferência de Tecnologia

#85 Mensagem por Penguin » Dom Out 11, 2009 8:37 pm

Carlos Mathias escreveu:Calma cara, calma.
Não precisa ficar desse jeito.
Mas se você prefere assim, que assim seja então.
Carlos,

Tô calmo cara. Relaxa. Vamos voltar a nossos debates saudáveis.
Só não devemos confundir o que se posta com a pessoa que posta (a menos que ela seja o autor do conteúdo) :wink:

Abraço,

Santiago




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: Transferência de Tecnologia

#86 Mensagem por faterra » Dom Out 11, 2009 9:27 pm

Sempre postei aqui contra este nosso complexo de vira-lata. Se um país, no caso os EUA, não querem nos vender o que quer que seja, é um direito deles - eles pesquisaram, eles desenvolveram e eles é quem sabem o quanto isto custou - em valor e em suor. Outros países, bem sei o fazem também. O mesmo pensamento estendo a eles.
Nunca entendi direito esta nossa "necessidade" de sair atrás deles, de pires na mão para mendigar algo, sabendo da resposta negativa que teremos. E pior, muitas vezes, complementando com frases jocosas e pejorativas, tipo: "Isto não é para o nosso bico". Só para satisfazer nosso desejo de "queimar etapas", para não termos que "reinventar a roda"? Meu Deus! Me perdoe! Mas, não precisamos disto! Já provamos que temos capacidade de desenvolver nossos projetos - e grana também. Portanto, arregacemos as mangas e foquemos naquilo que realmente nos interessa: pesquisar e desenvolver nossas próprias soluções.
O máximo que admito (quem sou eu!...) procurarmos em outro lugar é uma PARCERIA, no sentido amplo e pleno da palavra.
Portanto, estou de pleno acordo com o Túlio e o Santiago, que, ao invés de ficarmos chorando pelos cantos que os EUA não nos repassa tecnologias e, ainda por cima, embarga o desenvolvimento das nossas, criemos vergonha na cara e os façamos acontecer.
A MB já nos deu o exemplo em cima de uma tecnologia bem mais crítica e polêmica.
Este é o espírito que deve nos nortear.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
brisa

Re: Transferência de Tecnologia

#87 Mensagem por brisa » Dom Out 11, 2009 10:27 pm

faterra escreveu:Sempre postei aqui contra este nosso complexo de vira-lata. Se um país, no caso os EUA, não querem nos vender o que quer que seja, é um direito deles - eles pesquisaram, eles desenvolveram e eles é quem sabem o quanto isto custou - em valor e em suor. Outros países, bem sei o fazem também. O mesmo pensamento estendo a eles.
Nunca entendi direito esta nossa "necessidade" de sair atrás deles, de pires na mão para mendigar algo, sabendo da resposta negativa que teremos. E pior, muitas vezes, complementando com frases jocosas e pejorativas, tipo: "Isto não é para o nosso bico". Só para satisfazer nosso desejo de "queimar etapas", para não termos que "reinventar a roda"? Meu Deus! Me perdoe! Mas, não precisamos disto! Já provamos que temos capacidade de desenvolver nossos projetos - e grana também. Portanto, arregacemos as mangas e foquemos naquilo que realmente nos interessa: pesquisar e desenvolver nossas próprias soluções.
O máximo que admito (quem sou eu!...) procurarmos em outro lugar é uma PARCERIA, no sentido amplo e pleno da palavra.
Portanto, estou de pleno acordo com o Túlio e o Santiago, que, ao invés de ficarmos chorando pelos cantos que os EUA não nos repassa tecnologias e, ainda por cima, embarga o desenvolvimento das nossas, criemos vergonha na cara e os façamos acontecer.
A MB já nos deu o exemplo em cima de uma tecnologia bem mais crítica e polêmica.
Este é o espírito que deve nos nortear.
X1000




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Transferência de Tecnologia

#88 Mensagem por Penguin » Dom Out 11, 2009 10:40 pm

faterra escreveu:Sempre postei aqui contra este nosso complexo de vira-lata. Se um país, no caso os EUA, não querem nos vender o que quer que seja, é um direito deles - eles pesquisaram, eles desenvolveram e eles é quem sabem o quanto isto custou - em valor e em suor. Outros países, bem sei o fazem também. O mesmo pensamento estendo a eles.
Nunca entendi direito esta nossa "necessidade" de sair atrás deles, de pires na mão para mendigar algo, sabendo da resposta negativa que teremos. E pior, muitas vezes, complementando com frases jocosas e pejorativas, tipo: "Isto não é para o nosso bico". Só para satisfazer nosso desejo de "queimar etapas", para não termos que "reinventar a roda"? Meu Deus! Me perdoe! Mas, não precisamos disto! Já provamos que temos capacidade de desenvolver nossos projetos - e grana também. Portanto, arregacemos as mangas e foquemos naquilo que realmente nos interessa: pesquisar e desenvolver nossas próprias soluções.
O máximo que admito (quem sou eu!...) procurarmos em outro lugar é uma PARCERIA, no sentido amplo e pleno da palavra.
Portanto, estou de pleno acordo com o Túlio e o Santiago, que, ao invés de ficarmos chorando pelos cantos que os EUA não nos repassa tecnologias e, ainda por cima, embarga o desenvolvimento das nossas, criemos vergonha na cara e os façamos acontecer.
A MB já nos deu o exemplo em cima de uma tecnologia bem mais crítica e polêmica.
Este é o espírito que deve nos nortear.
x2!

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Transferência de Tecnologia

#89 Mensagem por soultrain » Seg Out 12, 2009 8:47 am

A ler com atenção:

João Pedro Taborda, Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia

Utilização de contrapartidas associadas a
grandes compras na dinamização da inovação
tecnológica:

Uma metodologia de estruturação de casos


http://in3.dem.ist.utl.pt/master/thesis ... esis09.pdf





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Transferência de Tecnologia

#90 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Out 14, 2009 2:19 pm

Continuo com a minha opinião.

Com todo e merecido respeito que tenho para com o Brigadeiro Venâncio e a todos aqueles que bravamente lutam para desenvolver tecnologia em um país que, até que prove-se o contrário, não se interessa realmente por isso, por enquanto só no dicurso, então são pessoas que merecem todo nosso respeito e admiração, mas não posso concordar com tudo que é dito naquele vídeo.

Há casos ali, na minha opinião, que a culpa é muito mais nossa do que deles! Se os caras vetam, uma, duas, três vezes, não tem nada que ficar insistindo! Muda o fornecedor! Desenvolve aqui! Alguém outra vez falou: "ah, mas o sistema foi projetado pensando no chip Intel, depois não tem como trocar por AMD porque tem diferenças de tensão, etc". Na boa, não é desculpa. Que se pense desde o início em usar algo que não seja deles! Que se selecione o fornecedor diferente desde o início. Que se pense desde o início em usar um chip francês, sueco, chinês, russo!

Enfim, estou dando um exemplo bobo, mas é só pra dizer que, se já se sabe que os caras são chegados a impedir que a gente compre produtos deles, que se pense desde o início em utilizar outros fornecedores ou para desenvolver aqui. Ora que raios de míssil eles pensam estar desenvolvendo se a cereja do bolo, ou seja, o seeker é norte-americano? Que autonomia é essa? O bacana é desenvolver o bendito seeker! É isso que dá a tecnologia. É legal saber que temos capacidade de desenvolvermos a estrutura do míssil, o propelente e o motor-foguete? É. Mas são tecnologias de metalurgia, química e mecânica que a gente já domina há décadas desde quando começamos nosso projeto espacial. O salto está no desenvolvimento da parte de alta tecnologia, dos sensores, do software. É isso que a gente precisa.

Às vezes, quando vejo determinadas afirmações, eu acabo tendo que dar razão que nossos programas não têm um foco muito determinado no que realmente interessa.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder