TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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AlbertoRJ
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20836 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Out 09, 2009 10:23 am

O Rafale é a referência quando o assunto é preço, tipo:

- Quanto custa em Rafales?
- Cerca de 40% a menos.

[]'s




Alberto -
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20837 Mensagem por czarccc » Sex Out 09, 2009 10:27 am

A moda do 2 por 1 pegou!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20838 Mensagem por czarccc » Sex Out 09, 2009 10:29 am

AlbertoRJ escreveu:O Rafale é a referência quando o assunto é preço, tipo:

- Quanto custa em Rafales?
- Cerca de 40% a menos.

[]'s

Rapaz, eu comprei meio quilo de carne ali no açougue. Saiu por 4x10^-8 Rafale. Tava em promoção!




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orestespf
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20839 Mensagem por orestespf » Sex Out 09, 2009 10:48 am

soultrain escreveu:Orestes,

Essa é outra coisa inflada, o que escrevemos aqui só tem valor aqui, fora deste micro cosmos, não vale nada.
Perfeito, Soultrain, perfeito.


Grande abraço,

Orestes




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20840 Mensagem por orestespf » Sex Out 09, 2009 11:07 am

Esta matéria postada pelo amigo Palpiteiro serve para lembrar a todos que a Boeing não está morta na disputa. Tem frases importantíssimas neste texto, reveladoras até. É importante tentar compreender o motivo da Boeing ter ficado em silêncio, como a Dassault, de tempos pra cá. Uma coisa é falar quanto se é perguntado, como no caso desta entrevista, outra coisa é cavar espaços para gritar ao vento: estou vivo! O cara está correto, isto é síndrome do pânico.

É importante observar o que tem sido dito pelos parlamentares da oposição ao governo. O objetivo é sempre seguir o planejado, caso contrário, o plano B sempre implica, em ano de eleição, na opção que promete menos questionamentos e balbúrdia. Não vi oposicionistas defendo o Gripen NG, vi questionamentos em relação a compra dos Rafales, então sobrou...

Se o caráter geopolítico não puder definir, então claramente a decisão política será a única que resta (e falo sobre a política interna mesmo).




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20841 Mensagem por czarccc » Sex Out 09, 2009 11:12 am

[EDIT] Não tinha visto que já havia sido postada, mas parece que essa é uma versão mais compacta.[/EDIT]


Correio Braziliense

Entrevista: Robert Gower
Executivo da empresa questiona propostas de
concorrentes para venda de caças



Isabel Fleck

A empresa norte-americana Boeing, que concorre no programa F-X2 da Força Aérea Brasileira (FAB) com o caça F-18 Super Hornet, considera que está mais na disputa do que nunca. Segundo o vice-presidente da Boeing para o programa F-18, Bob Gower, a última oferta, apresentada ao governo brasileiro em 2 de agosto, traz argumentos “muito convincentes”, como um preço até 40% menor que a da francesa Dassault — fabricante do Rafale — e a transferência de “toda a tecnologia pedida pela FAB”. “Acredito que seríamos até 40% mais baratos que o Rafale, tanto nos custos de aquisição como de manutenção”, revelou Gower ao Correio.

O representante da Boeing, que se reuniu com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, nesta semana, questionou a “transferência de tecnologia irrestrita” oferecida pelo governo francês. “Para nós, isso significa ofertar tudo o que é preciso para projetar e construir uma aeronave. Eles possuem, por exemplo, os direitos do chip da Intel, que está dentro da plataforma do avião?”, indagou.

Quanto à outra concorrente, a sueca Saab, Gower alertou para o fato de o caça Gripen NG ainda ser um avião em desenvolvimento, e de os custos e prazos para entrega, nestes casos, sempre serem maiores do que o estimado. Sobre a recente ofensiva da Saab no Brasil — que, nos últimos 10 dias, teve uma audiência pública no Senado, convocou uma coletiva de imprensa e tem publicado anúncios do Gripen NG em jornais brasileiros —, Gower ironizou: “Alguns concorrentes estão mais desesperados por uma venda, porque sem uma venda, eles (os aviões) potencialmente não existem.”

Em visita à Suécia, nesta semana, o presidente Lula disse que a única proposta que ele conhece é a da Dassault. Isso torna a disputa desigual?
O nosso entendimento é que a Força Aérea Brasileira ainda está avaliando as três propostas e levará suas recomendações ao ministro Nelson Jobim e ao presidente Lula. E quando isso acontecer, o presidente poderá ter acesso a todas as propostas, já com as recomendações da FAB. Nós temos argumentos muito convincentes sobre a mesa, considerando que a nossa proposta sairá muito mais barata ao governo brasileiro do que a do Rafale, e o nosso programa de transferência de tecnologia. Acredito que seríamos até 40% mais baratos que o Rafale, tanto nos custos de aquisição como de manutenção.

A Saab disse que, em 40 anos, o custo dos outros concorrentes equivaleria ao de dois Gripen NG. Não seria mais interessante para o Brasil investir então na proposta sueca?
É preciso observar que, hoje, o Gripen NG não é um avião pronto, então qualquer projeção que se faça sobre ele não tem base em uma trajetória. Além disso, a nossa experiência com o desenvolvimento de aviões mostra que os custos sempre acabam sendo bem mais altos do que o esperado e o prazo para entrega, maior. E esse é o grande risco de um programa que ainda está sendo desenvolvido.

O que a Boeing melhorou na sua proposta?
A principal mudança é a possibilidade de finalizar os caças aqui. Nós já tínhamos oferecido fazer uma parte significante da fuselagem e as asas, mas agora temos a oportunidade de entregar os caças a partir do Brasil. Outro ponto significativo é que conseguimos, no início de setembro, a aprovação do Congresso para toda a tecnologia que foi oferecida. Então, não precisamos de nenhuma aprovação adicional.

Mas o que, de fato, poderá ser produzido aqui?
A montagem final dos 24 últimos aviões será feita no Brasil. Isso inclui unir a fuselagem, as asas, colocar a cauda, instalar toda a aviônica (instrumentos de voo) e testar o avião para ver se ele está pronto para voar. Mas, mais do que isso, vamos fazer a frente da fuselagem e uma parte significativa das asas para as 36 aeronaves aqui. E essa fuselagem produzida aqui não será apenas para os caças vendidos ao Brasil. O país poderá produzir para qualquer outra venda internacional que fizermos.

O garoto-propaganda dos caças franceses tem sido o presidente Nicolas Sarkozy, que veio pessoalmente ao Brasil em 7 de setembro. Faltou um pouco desse empenho do governo americano?
Toda a nossa proposta passou pelo governo americano, que enviou ao Brasil assessores próximos ao presidente Barack Obama para reafirmar que Washington aprova a oferta e a transferência de tecnologia. Eles fizeram o que era preciso nesta campanha. O fato de alguém vir aqui e falar sobre compromissos é uma coisa; se preocupar em colocar isso no contrato é outra.

A França oferece transferência de tecnologia irrestrita, e os EUA, transferência de tecnologia necessária. O que é isso significa?
Quer dizer que vamos transferir toda a tecnologia que foi pedida pela FAB. Honestamente, nós não conseguimos entender como alguém oferece transferência de tecnologia irrestrita, porque, para nós, isso significa ofertar tudo o que é preciso para projetar e construir uma aeronave. Eles possuem, por exemplo, os direitos do chip da Intel, que está dentro da plataforma do avião? Nós não fazemos esse tipo de oferta. Essa é a diferença.

Por conta da recente ofensiva do governo sueco, alguns têm considerado apenas a Saab e a Dassault no páreo…
Nós estamos muito mais na disputa do que antes, e a nossa proposta falará por si só. No entanto, alguns concorrentes estão mais desesperados por uma venda, porque sem uma venda, eles (os aviões) potencialmente não existem


Fonte: http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_bo_cb.htm

Se Dassault não tiver atendido aos termos da carta do Sark e for verdade isso que promete o cara da Boeing (estiver na proposta e depois for para o contrato), o Super Hornet, que eu considerava fora do páreo, passa aser uma boa opção. Tem como vantagens inquestionáveis o fato de estar totalmente operacional e testado na configuração ofertada ao Brasil, ou seja, risco zero, além da reconhecidamente ótima logística americana. Como eu disse, se os franceses não cumprirem as promessas do Sark, não tem como fugir dos americanos mesmo. Que embarquemos de cabeça então!




Editado pela última vez por czarccc em Sex Out 09, 2009 11:18 am, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20842 Mensagem por Dieneces » Sex Out 09, 2009 11:13 am

AlbertoRJ escreveu:O Rafale é a referência quando o assunto é preço, tipo:

- Quanto custa em Rafales?
- Cerca de 40% a menos.

[]'s
Pois é , Alberto....mas é uma referência negativa o alto custo do Rafale . O Presidente Lula , que acertadamente denota uma preferência pelo caça francês , mercê da aliança estratégica com seu país de origem e de suas inegáveis qualidades técnicas , vai ter uma certa dificuldade de "vender" sua opção pelos franceses caso ele não seja o preferido do relatório da FAB , que sabemos será completo e minucioso. Alguns bilhões de euros a mais de custo no comparativo com os demais concorrentes e a falta de apoio de setores industriais importantes , presentes no caso do Gripen , por exemplo , podem complicar o status de virtual vencedora ostentado pela Dassault .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20843 Mensagem por Knight » Sex Out 09, 2009 11:26 am

Marino escreveu:O pessoal se fixa no hardware e deixa passar coisas importantes:
Estratégia

A respeito da estratégia nacional de defesa, aprovada no ano passado, Jobim informou que deverá fechar dentro de dois meses a conta a respeito do volume de investimentos que serão necessários para tirar o programa do papel. Ele explicou que o montante não vai superar o equivalente a 0,7% do PIB (Produto Interno Bruto) anual.

"Estamos levantando um estudo para fazer o cronograma físico e financeiro de todo o projeto", disse.

O plano prevê ações, ao longo de 20 anos, de modernização e ampliação dos elementos que compõem a defesa do território brasileiro, na esfera da Forças Armadas. Defendendo a adoção de um planejamento de longo prazo, Jobim disse que o plano é "arrogante" do ponto de vista de que serve para acabar com o "complexo de vira-latas" do Brasil.
Em outra:
O ministro disse ainda que o estudo com os custos de adoção da Estratégia Nacional de Defesa (END) deverá ficar pronto em até 60 dias. “O cálculo ainda não foi feito, quero fazer uma programação de 20 anos. Mas fique certo de que não passa de 0,7% do PIB” (ao ano :wink: ), revelou Jobim.
Isto é para os céticos que não acreditavam que recursos seriam alocados para a END.
Só um exercício mas...
0,7% do PIB [<o>] daqui 20 anos = :twisted:

Que vira-latas que nada!
É um cachorrão Fila de 70 Kg !

[]´s

Knight_MSoares




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20844 Mensagem por Bender » Sex Out 09, 2009 11:36 am

CCJ proíbe contingenciamento nas Forças Armadas

VALOR/Notimp

Cristiane Agostine


Às vésperas de o Ministério da Defesa enviar ao Congresso projetos de lei que tratam da reestruturação e consolidação da Pasta, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou a proibição do contingenciamento de verbas para as Forças Armadas por dez anos.

A garantia de recursos para o Exército, Marinha e Aeronáutica foi apresentada por um grupo de senadores em 2004, por meio de proposta de emenda à Constituição, mas a discussão só foi retomada no Congresso agora, no momento em que o governo federal está reaparelhando as Forças Armadas, com a compra de submarinos e caças. Se aprovado, o texto representará um privilégio ao Ministério da Defesa, ao garantir que as verbas militares ficarão livres de cortes orçamentários.

A PEC aprovada na quarta-feira pela CCJ proíbe por dez anos qualquer limitação à execução das dotações orçamentárias destinadas "aos programas de reaparelhamento, modernização, pesquisa e desenvolvimento tecnológico das Forças Armadas". Fica vetada também, segundo o texto que vai a voto do plenário do Senado, a constituição de reservas de contingência com recursos dos fundos vinculados ao Exército, Marinha e Aeronáutica. O texto proíbe, ainda, a interrupção de contratos firmados pela Defesa com organismos internacionais.

O projeto foi apresentado por Marcelo Crivella (PRB-RJ), com apoio do governo federal e de 29 senadores. A justificativa apresentada pelo senador é que são "frequentes os entraves orçamentários", que levam ao "sucateamento" dos equipamentos militares, prejudicam as pesquisas na área militar e "fragilizam a proteção da Nação". Os senadores da comissão aprovaram o relatório favorável à proposta, apresentado por Pedro Simon (PMDB-RS).

A aprovação da proposta é estratégica para o Ministério da Defesa, defenderam parlamentares da base governista. O Brasil está investindo em planos de modernização e reaparelhamento das Forças Armadas, com a compra de submarinos nucleares e convencionais, 36 caças supersônicos, helicópteros e novos blindados. Os valores devem ultrapassar US$ 21 bilhões em 20 anos.

Pela proposta aprovada na CCJ do Senado, o orçamento anual para as Forças Armadas deverá incluir dotações suficientes para atendimento integral dos cronogramas de desembolso pactuados nos contratos de financiamento externos, inclusive da contrapartida nacional.

O principal argumento usado por Crivella e Simon ao defender a proposta é que o contingenciamento de recursos impede o planejamento de longo prazo das Forças Armadas e, por isso, encarece o custo dos contratos para a União. A proposta atende aos interesses do Ministério da Defesa e conta com o respaldo do governo.

Ao relatar o texto apresentado por Marcelo Crivella, Pedro Simon derrubou PEC com conteúdo semelhante, apresentada pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO).


-----------------------------------

SDS.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20845 Mensagem por Marino » Sex Out 09, 2009 11:41 am

Para Jobim, tecnologia é prioridade

GUERRA DOS CAÇAS



O Brasil vai excluir do processo de compra de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) quem não assegurar a transferência irrestrita de tecnologia, disse ontem o ministro da Defesa, Nelson Jobim:

– O que queremos é capacitação nacional. Um dos objetos de análise do FX é qual dos três concorrentes terá a autorização dos seus países para fazer a transferência sem nenhum segredo ao Brasil.

Segundo Jobim, a transferência irrestrita de tecnologia é o “ponto fulcral” da concorrência, mais relevante até que a qualidade técnica.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20846 Mensagem por felipexion » Sex Out 09, 2009 11:42 am

czarccc escreveu:
felipexion escreveu: Quando eu vi essa notícia eu lembrei desse link:

http://www.defesanet.com.br/rv/pagina_su35_10.htm

Esses russos... tsc, tsc...
Muito interessante!!

Onde se encaixariam os atuais concorrentes nessa história? Se fosse pra chutar colocaria o Gripen NG na posição do M2000. Será que nessa hipotética missão um Rafale sem REVO tabém daria? Acho que sim.

Saudações
Essa 'propaganda' se baseia na capacidade do SU-35 carregar uma grande quantidade de armamento e carregar o seu combustível internamente.
O Gripen C/D perde feio em alcance para o SU-35.
Mesmo sendo mais econômico por ser monoturbina, a utilização dele acarretaria em custos maiores por necessitar de REVO para alcançar distâncias maiores e de maior número de aviões já que parte dos cabides estariam comprometidos com tanques de combustível.
Tem até uma certa lógica.

O NG ficaria nessa tabela na posição do Mirage 2000, eu acho.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20847 Mensagem por Wardog » Sex Out 09, 2009 12:15 pm

O preferido da FAB


Luiz Carlos Azedo
Com Guilherme Queiroz

Até o fim de outubro, depois de sucessivos adiamentos, a Comissão Gerencial do Projeto F-X2 deverá concluir os trabalhos de avaliação das propostas enviadas pelas empresas concorrentes à venda dos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Não será nenhuma surpresa se os brigadeiros derem o troco no anúncio precipitado de compra dos caças Rafale pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a visita do presidente da França, Nicolas Sarkozy, e descartarem o modelo francês como primeira opção de compra. Nada impedirá que o presidente Lula compre os Rafale assim mesmo, mas será uma tremenda saia justa explicar o porquê da preferência por um avião muito mais caro que os demais.

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, que chegou a pensar em pegar o bibico e ir pra casa quando Lula atropelou a comissão, não esconde de seus interlocutores que prefere o Gripen NG, da Saab, um caça sueco. Seria mais barato e possibilitaria aos oficiais engenheiros da FAB participar não só da construção, mas também do desenvolvimento do projeto. Os “caçadores” preferem pilotar o F-18 Super Hornet, da Boeing.

Pacto

Formada por mais de 60 especialistas em diversas áreas, sob comando do brigadeiro Dirceu Nôro, a comissão especial da FAB tende a fazer uma avaliação rigorosamente técnica, apesar das pressões do ministro da Defesa, Nelson Jobim, para que não crie problemas para o presidente Lula. As três empresas que disputam a bilionária concorrência da FAB melhoraram suas propostas para atender às exigências de preço e transferência de tecnologia, mas o pacto de cooperação militar entre Lula e Sarkozy está fechado, principalmente por causa do submarino nuclear que a Marinha pretende construir. O fato é que a França se tornou a principal parceira estratégica do Brasil na política mundial, em detrimento dos Estados Unidos.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20848 Mensagem por Valdemort » Sex Out 09, 2009 12:29 pm

gomugomu escreveu:O preferido da FAB


Luiz Carlos Azedo
Com Guilherme Queiroz

Até o fim de outubro, depois de sucessivos adiamentos, a Comissão Gerencial do Projeto F-X2 deverá concluir os trabalhos de avaliação das propostas enviadas pelas empresas concorrentes à venda dos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Não será nenhuma surpresa se os brigadeiros derem o troco no anúncio precipitado de compra dos caças Rafale pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a visita do presidente da França, Nicolas Sarkozy, e descartarem o modelo francês como primeira opção de compra. Nada impedirá que o presidente Lula compre os Rafale assim mesmo, mas será uma tremenda saia justa explicar o porquê da preferência por um avião muito mais caro que os demais.

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, que chegou a pensar em pegar o bibico e ir pra casa quando Lula atropelou a comissão, não esconde de seus interlocutores que prefere o Gripen NG, da Saab, um caça sueco. Seria mais barato e possibilitaria aos oficiais engenheiros da FAB participar não só da construção, mas também do desenvolvimento do projeto. Os “caçadores” preferem pilotar o F-18 Super Hornet, da Boeing.

Pacto

Formada por mais de 60 especialistas em diversas áreas, sob comando do brigadeiro Dirceu Nôro, a comissão especial da FAB tende a fazer uma avaliação rigorosamente técnica, apesar das pressões do ministro da Defesa, Nelson Jobim, para que não crie problemas para o presidente Lula. As três empresas que disputam a bilionária concorrência da FAB melhoraram suas propostas para atender às exigências de preço e transferência de tecnologia, mas o pacto de cooperação militar entre Lula e Sarkozy está fechado, principalmente por causa do submarino nuclear que a Marinha pretende construir. O fato é que a França se tornou a principal parceira estratégica do Brasil na política mundial, em detrimento dos Estados Unidos.

Ja postei a algum tempo em que disse que a maioria dos pilotos ( principalmete os Brasileiros ) preferem operar avioes Americanos
Pelo simples fato de : facilidade operacional , organizacao de manuais , simplicidade / facilidade em efetuar procedimentos anormais e emergencias e pricipalmente interfaces mais amigaveis enter maquina/homem .

Nao significa que sejam melhores ...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20849 Mensagem por soultrain » Sex Out 09, 2009 12:32 pm

orestespf escreveu:
soultrain escreveu:Orestes,

Essa é outra coisa inflada, o que escrevemos aqui só tem valor aqui, fora deste micro cosmos, não vale nada.
Perfeito, Soultrain, perfeito.


Grande abraço,

Orestes
E já que não vale nada, permita-me comentar o seu post:

De uma maneira geral não concordo, pelo que conheço, o vosso Presidente, o NJ e quem decide na FAB, têm um alto sentido de Estado, a escolha vai ser feita pelo que todos julgarem será melhor para o Brasil.

A decisão será mais politica sim, é sempre, mesmo quando vamos às compras no Super mercado fazemos assim. Não podemos menosprezar o acordo Brasil-França. acredito que face a isso e á cumplicidade que têm beneficiado ambos nos últimos tempos é quase uma aliança.

Assim julgo que o mais confortável para o Brasil seja o Rafale, no fundo será mais confortável para os três ramos das FA e para o governo.

É o que penso, o super trunfo é giro e tal, mas no mundo real pouco vale.


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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20850 Mensagem por soultrain » Sex Out 09, 2009 12:34 pm

Ipojuca, PE (AE) - Pouco habituado a entrar em polêmicas com os militares, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu ontem da rotina e enquadrou a Aeronáutica. Lula avisou que a compra de caças para Força Aérea Brasileira (FAB) é uma decisão exclusiva dele. Em entrevista após inaugurar uma estaleiro no Porto de Suape, Lula disse que achou “engraçado” queixas na imprensa de que o governo não levou em conta análises técnicas ao manifestar preferência pelos aviões modelo Rafale da empresa francesa Dassault. “A FAB tem o conhecimento tecnológico para fazer avaliação, e vai fazer; eu preciso que ela faça (avaliação tecnológica). Agora, a decisão é política e estratégica”, afirmou. “E essa é do presidente da República e de ninguém mais”

A declaração de Lula foi recebida com reserva entre os militares, que preferiram não entrar em rota de colisão com o presidente. Em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo”, o brigadeiro Dirceu Noro, presidente da comissão técnica que faz a avaliação dos caças que concorrem para equipar a FAB, disse que a Aeronáutica indicaria um “vitorioso” no certame.

Em sintonia com Lula, e dentro da estratégia de enquadramento dos militares, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, declarou: “A Aeronáutica não tem autonomia para decidir”.

A afirmação de Jobim, repassada aos brigadeiros, é que o Rafale poderá ser escolhido, mesmo que no ranking das aeronaves selecionadas o caça francês não esteja em primeiro lugar. “A decisão sobre o que será comprado pelo país é política, dentro dos interesses estratégicos do país. É do presidente da República”, acrescentou Jobim.

“O Sarkozy ofereceu possibilidades. Agora, vamos ver se a Dassault está disposta a flexibilizar a proposta”, disse Lula. O presidente relatou que as fabricantes Boeing, dos Estados Unidos, e Saab, da Suécia, que tentam vender caças ao Brasil, não apresentaram propostas concretas de repasse de tecnologia. “Não existe proposta até agora, fora a do Sarkozy, dita a mim pessoalmente, de flexibilizar”, disse. Ele afirmou que a negociação não está fechada e o governo ainda estuda propostas. “Uma coisa está clara: queremos transferir tecnologia e construir esses aviões no Brasil”.

Executivos da Dassault informaram recentemente que os caças seriam fabricados na França. Ontem, Lula repetiu que Sarkozy deu garantias de montar os aparelhos no Brasil. “O presidente Sarkozy foi o presidente que até agora disse textualmente para mim que quer não apenas transferir tecnologia, mas fazer o avião aqui e que o Brasil tem disponibilidade de vender para toda a América Latina”.

A uma pergunta sobre a conclusão das negociações, Lula respondeu que não tem pressa. “Não tenho obrigação de decidir isso amanhã, depois de amanhã ou no ano que vem. Eu decido quando quiser. É isso”, disse. O presidente ressaltou que o negócio ainda não está fechado: “Estamos estudando. É muito dinheiro em jogo, é muita coisa em jogo”.





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