Boas,
Não fiquei surpreendido pela qualidade da entrevista, pelos antecedentes recentes só podia ser excelente, os meus parabéns.
Quanto ao conflito passado, a todos as minhas desculpas publicas, especialmente aos Moderadores, a questão já foi resolvida com o outro envolvido em privado, espero que volte sinceramente.
Quanto ao assunto do tópico, deixo a minha opinião:
Premissa básica, o contrato envolverá 36 caças, os restantes projectados não passam disso, não há compromisso assumido por mais unidades.
Acho que estão a ter expectativas demasiado elevadas em relação ao ToT. Fabricar 36 itens, ou quantidade parecida, não me parece viável economicamente e não me parece que seja o que a FAB pretende. Não acredito que o Brasil compre 36 unidades e qualquer um dos concorrentes ensine o Brasil a fazer o seu próprio caça de 5ª geração, como alguns julgam, se assim for irão pagar por isso, nenhum concorrente é samaritano, eles estão a participar para ganhar dinheiro, agora e no futuro.
Tem de se desconfiar de quem não queira aparentemente ganhar dinheiro, vale para qualquer negócio, ou nos estão a tentar enganar, ou são incompetentes e não vão estar no mercado por muito tempo.
Compreendo o entusiasmo de alguns com o possível envolvimento de algumas empresas, mas pensem o que essas empresas vão fazer diferente, o que vão aprender? É claro que para as próprias é bom, desde que seja negócio, óptimo, mas é só isso que se pretende?
Volto a repetir, o que vi até agora pouco difere do que nós aprendemos com o MLU ao F-16, o qual é "feito" por uma empresa que pertence à Embraer, as aspas têm uma razão muito concreta e forte.
Isto vale para qualquer dos três concorrentes. Alguns dirão, será escrito e sacramentado, vejam no tópico Marinha de Portugal
viewtopic.php?f=2&t=2677&start=2775.
Depois de fazer um negócio destes, há poucas hipóteses de se voltar atrás, mesmo quando a meio se chega à conclusão que as coisas não estão a correr como previsto, ninguém vai voltar atrás em 2014 e deixar a FAB sem um caça e com um escândalo, todos os concorrentes sabem disso. Está em jogo muito mais que o FX.
[[]]'s