JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
moura
Sênior
Sênior
Mensagens: 779
Registrado em: Qui Ago 14, 2008 9:17 pm
Agradeceram: 23 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#8401 Mensagem por moura » Qui Out 08, 2009 6:54 pm

Gente acabei de ver o video sobre os embargos americanos ao Brasil e fiquei pensando se o Lula colocar os olhos nesse video não vem NG nem SH de jeito nenhum.
A galera aqui que saca muito mais que eu o que acha?
Pelo jeito é Rafale até a alma. :twisted:




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: JAS-39 Gripen

#8402 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Out 08, 2009 7:08 pm

Túlio escreveu:
gomugomu escreveu:

Quem tem probelma com o IRST é o Rafale. :?

Problema? Muito gentil! Na prática, NÃO TEM IRST!!!

(((Claro, sempre pode usar a versão obsoleta...)))
Puxa, sendo assim o Gripen NG tem um problema com o avião inteiro. :shock: :mrgreen:

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#8403 Mensagem por Wardog » Qui Out 08, 2009 7:09 pm

AlbertoRJ escreveu:
Túlio escreveu:
Problema? Muito gentil! Na prática, NÃO TEM IRST!!!

(((Claro, sempre pode usar a versão obsoleta...)))
Puxa, sendo assim o Gripen NG tem um problema com o avião inteiro. :shock: :mrgreen:

[]'s

SABIA que alguém ia falar isto! Até ia alertar o Túlio, porém esperei acontecer heheheh!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

Re: JAS-39 Gripen

#8404 Mensagem por Sintra » Qui Out 08, 2009 7:09 pm

AlbertoRJ escreveu:
Túlio escreveu:
Problema? Muito gentil! Na prática, NÃO TEM IRST!!!

(((Claro, sempre pode usar a versão obsoleta...)))
Puxa, sendo assim o Gripen NG tem um problema com o avião inteiro. :shock: :mrgreen:

[]'s
:shock:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#8405 Mensagem por Túlio » Qui Out 08, 2009 7:54 pm

Ah, é? SUPER HORNET NI TI, incréu, com Pod IRST e Growler... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: JAS-39 Gripen

#8406 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Out 08, 2009 7:59 pm

Túlio escreveu:Ah, é? SUPER HORNET NI TI, incréu, com Pod IRST e Growler... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Com coleirinha e tudo. :mrgreen:

Mas o tal pod IRST do Super Hornet já está operacional? O contrato foi assinado em maio, não é?

E se tiver que alijar o tanque?

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
czarccc
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Qui Set 10, 2009 6:52 pm

Re: JAS-39 Gripen

#8407 Mensagem por czarccc » Qui Out 08, 2009 8:07 pm

Túlio escreveu:Alguém aí reparou na relação peso/potência: a da -414 é impressionante, quase 10:1... :shock: :shock: :shock: :shock:

Cupaeiro Túlio, esses dados tão meio estranhos. A GE não divulga o peso da bixa:

http://www.geaviation.com/engines/milit ... bofan.html

Diz-se que a F-119 possui relação 9:1. Não há informações sobre isso no sita da P&W, mas foi citado como referência esse pdf:

http://www.rand.org/pubs/monograph_repo ... MR1596.pdf

O peso da F-414 de acordo com essa referência acima é 2445 lb o que dá uma relação de 9:1.
Esse pdf da MLU, apesar de não dizer o peso dá uma relação potência peso:

http://www.mtu.de/de/products_services/ ... ProdBl.pdf

Esses dados da F-135, para fins de comparação, permanecem secretos.




Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#8408 Mensagem por Túlio » Qui Out 08, 2009 8:31 pm

Sei lá, elaborei em cima de uma tabela postada por um colega.

E Projeto, coleira por coleira, a que já usamos é mais macia...heheheheheheheh

Mas isso é só retórica e bem sabemos a que leva, eu não te convenço, tu não me convences e ambos teremos de nos contentar em fazer mais umas pipocas e aguardar o fim da novela... :wink:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#8409 Mensagem por Matheus » Qui Out 08, 2009 8:54 pm

AlbertoRJ escreveu:
Túlio escreveu:
Problema? Muito gentil! Na prática, NÃO TEM IRST!!!

(((Claro, sempre pode usar a versão obsoleta...)))
Puxa, sendo assim o Gripen NG tem um problema com o avião inteiro. :shock: :mrgreen:

[]'s
bah cupincha, essa merece um by Morcego: "TOMA, TOMA, TOMA!" :lol:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#8410 Mensagem por Túlio » Qui Out 08, 2009 8:59 pm

nÓBRE Neoputista, pergunto a VOSMEÇÊ se ja esTAMOS em 2014, se ja estamos enTAo CLARABEEEEEEEEEEEEELA me trasssssss um póte de """""""MÉLLLLLLL""""""" QUE virei urçinho GAMI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

BLEM BLEM BLEM BLEM nao ta mais de beeeeeeeeeem

la la la la

[022]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#8411 Mensagem por Wolfgang » Qui Out 08, 2009 10:04 pm

Depois de ler e refletir os últimos dias, só penso na falta que fazem EF e BM na shortlist... Mas vá lá.. quem sabe eles também não eram do tipo Kinder Ovo, com surpresa dentro... :mrgreen:




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4910
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 666 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#8412 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Out 08, 2009 10:20 pm

Túlio escreveu:Tigrada, vou repetir: até por ser Moderador, a gente tem de ler praticamente tudo. Essa de MICA valendo por IRST foi desmantelada pelo Sintra, hoje ainda, procurem nos posts dele de hoje, é fácil e rápido, o argumento é simples e o argumentador é solidamente conhecido por nós, não é de postar besteiras...
Caro Túlio,

Se os posts forem esses abaixo, eu entendi justamente o contrário e não essa de "desmantelada".
Sintra escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Ah. Pelo que eu entendi não se trata de uma restrição, mas sim pela falta de um novo sistema e a obsolescência do atual. Seria isso? E também não se tem informação sobre o que foi realmente oferecido ao Brasil. Pelo que eu saiba os franceses ofereceram a versão mais moderna.

Mas é estranho. Concordo com você, usar um míssil para fazer o papel de um sensor... Se precisar lançar o míssil, como você fica?

Ainda tem essa, nós estamos fabricando um míssil talvez superior. O MICA notoriamente é caro. Aí a gente vai ter que comprar uma pequena quantidade para servir de sensor?

Se o sensor do MICA faz o papel, não teria como adaptar no lugar do sensor obsoleto?
Sim, mas não tem grande lógica.
O sensor IIR de um missil não tem acesso aos sistemas de arrefecimento passiveis de serem instalados no airframe de um avião (falta de espaço/geração de electricidade), o que significa que se a tecnologia for equivalente, o sensor do AAM é menos capaz. Se os sensores que equipam os AAM´s IR fossem equivalentes/idênticos aos OSF/Pirates/OLS-27/etc, etc, etc, então ninguém instalava estes sistemas.
O principal problema do canal IR do OSF é que atingiu a obsolescência, muitas das peças já não se fabricam e o desenvolvimento e aquisição de um sistema novo é caro, como o dinheiro não chega para tudo, o planeamento para a substituição do IRST foi atirado para as "calendas gregas", eventualmente lá para "dois mil e vinte e tal ou nunca".

Abraço :wink:
Sintra escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu: Perfeito. Significa que nós só temos duas opções: usar o obsoleto ou não usar nenhum por enquanto?
Não é bem isso, ou usam os sensores do MICA, ou não usam nada ou ainda podem pagar o desenvolvimento de um novo canal IIR (a não ser que aquela compra fantabulástica dos UAE avance e os Arabes exijam um IRST interno).

Abraço
Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Lucius Clay
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 156
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 6:21 pm

Re: JAS-39 Gripen

#8413 Mensagem por Lucius Clay » Qui Out 08, 2009 10:34 pm

Strike7 escreveu:
Lucius Clay escreveu:Talvez não tenhamos perdido nada! O fato é que o governo foi claro, quer o Rafale, mas não pelo preço que apresenta, se o governo francês banca os exageros, tudo bem, mas e quanto ao consumo de combustível, da hora de vôo, pode até ser como já mencionei em outro tópico que o governo compre dois, sendo como uma garantia, se der algum pepino, ficamos com o mais adequado, ou ainda, pode ser que satisfaçamos a necessidade de aquisição de Rafales M F-3 para a MB (talvez os 36, ou menos) e compre 36 Gripen NG. Com um horizonte de entregas de 2014 - 2025, dá pra aposentar muito avião até 2025, incluindo os A-4, A-1 e alguns F-5M.

Acho que a escolha deve ser técnica, comercial, levando em conta aprendizado e por fim a política, será que compensa botar todos os ovos num único cesto?
Esta movimentação política pode ter solucionado o problema, por vias tortas. O Lula conseguiu fazer o presidente da França pressionar a Dassault para que se consiga um preço altamente competitivo. Se isto realmente se confirmar, o Brasil será o grande beneficiário, porque a única coisa que poderá ser cortada da equação é a margem de lucro da Dassault. Então o Brasil estaria pagando apenas o material e a mão de obra.

Talvez isto indique que para a França, esta concorrência é mais do que uma simples venda, e que a França esta disposta a ''doar'' ao Brasil sua experiência. Claro, há algo que o Brasil terá de dar em troca. Mas eu não sei e nem quero saber o que é. E tambem não faço idéia do quão bom será para a industria de defesa nacional, para as FA's e principalmente para a soberania brasileira.

Bom, gostei da objetividade que de certa forma norteou sua opinião!

Acho que vou fazer que nem você agora, ficar bem quietinho e esperar pra ver, pois de outro modo, nada adianta as defesas inumeráveis a caça a ou b....

Atenciosamente.




"A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona".(Eduardo Galeano)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#8414 Mensagem por Penguin » Qui Out 08, 2009 10:46 pm

AlbertoRJ escreveu:
Túlio escreveu:Ah, é? SUPER HORNET NI TI, incréu, com Pod IRST e Growler... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Com coleirinha e tudo. :mrgreen:

Mas o tal pod IRST do Super Hornet já está operacional? O contrato foi assinado em maio, não é?

E se tiver que alijar o tanque?

[]'s
F-4C/D/J/N com pod SUU-23A (Vulcan 20mm), o alijavam em combate?
Olha que eles eram bem pesadinhos (800kg).

Imagem

Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Alfredo762
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 251
Registrado em: Dom Abr 06, 2008 6:46 pm

Re: JAS-39 Gripen

#8415 Mensagem por Alfredo762 » Qui Out 08, 2009 11:33 pm

Allan
Adotará o NG se o Brasil fizer o mesmo. Realmente, é algo que antes era dito como improvável, e agora passou a provável. Isso porque, enquanto o parlamento sueco não aprovar, não vale. Mas acho que é adequado considerarmos esse ponto como encerrado. Isso certamente diminui os custos de desenvolvimento, que recairiam sobre nós em outro caso.
Você leu muito bem a notícia postada pelo site Defesa Brasil. A Suécia adotará os aviões, tanto é que os 2 bilhões virão de onde? De nós? Não, da Suécia. Ninguém gasta dois bilhões de dólares em algo que não vai usar.

Aliás, não há reprojeto completo de nada. Não é nada disso :roll: . O NG terá 60% do Gripen C/D. Mesmo que vocês quisessem, jamais poderiam reprojetar. É por isso que os riscos são mínimos. É o que eu disse em um outro tópico. Vocês sabem muito bem a proposta sueca, mas sabe se lá por qual motivo, levam ao desentendimento. Só espero que não seja proposital.

Leia as propostas suecas e francesas (o site defesa Brasil tem elas mostradas de forma imparcial) sobre TdT. Pois o que disse não bate com a realidade e os fatos.

Posto isso.
Por outro lado, não tem nenhuma ToT de motor que eles possam nos fazer. Manutenção local de turbinas a FAB e a CELMA já fazem, não seria novidade...
Essa questão dos motores eu gostaria de comentar, pois está tomando um rumo inédito. E estou achando o maior barato. :mrgreen:

Se 500 bilhões de vezes o governo não quiser um motor para seu caça, 500 bilhões de vezes vai aparecer alguém dizendo que “ah, é americano”.

Parem, por favor. Chega. Cansou.

O Brasil, pela N vez, não vai fabricar motores. 40% do custo de operação de um caça é relativo ao motor. De onde vocês tiraram que fabricaremos motores americanos? Se quiséssemos, o preço sairia astronômico. Nenhuma proposta versa sobre isso porque o governo não pediu isso.

Vamos melhorar essa tese, à luz dessa opinião de vocês.

Que país operador de F-18 ou F-16, em suas variadas versões, estão parados no chão por boicote americano? Me ache um, por favor. Ah sim, os F-16 venezuelanos voam até hoje.

O que o nosso país quer é a manutenção aqui do motor. Isso. Somente isso. Nada mais que isso. Brasil passou apuros com os atares na França e isso serviu de lição.

Me diz como os EUA boicotariam o país que é seu maior parceiro comercial na América Latina? O país que gasta muito $$$ comprando motores para os nossos Super Tucanos.

Você acha que sai barato fazer uma manutenção em motor de caça como o F404 ou a F414? Não meu caro, a manutenção de um motor é o que torna o custo de hora/vôo caro para qualquer avião. Isso custa grana, muita grana.

Vocês falam de boicote do motor americano mas se esquecem de uma coisa tão simpes...

Nossos Hércules voam com que motores? Os F-5? E os Super Tucanos? Os Tucanos? OS t-25? Nossos B707? Caravan? Bandeirante? Brasília? Amazonas? Bandeirulha? Emb-145? A-4? EMB-190? Nossos Black Hawks? Sapões? Jet Rangers?

Vocês exacerbam tanto que esquecem que toda a família de aviões da Embraer exportada no campo militar, em todas as suas versões, foi com motores brasileiros? Não! Foram motores americanos. O único caso foi do Super Tucano, quando o Chavez chamava os EUA de demônio, expulsava embaixador e incitava a xenofobia contra americanos.

Se a Venezuela voa com os seus F-16, porque o Brasil não voaria com o F-18 ou o NG? Melhor, como que a África do Sul, rainha dos boicotes, voa com o volvo RM12?

Agora você já pode ver que o seu argumento contra os motores americanos não existe respaldo. É frágil e carece de amparo.

Se mesmo assim você achar que é um problema, bom, nesse caso, apenas respeitarei a sua opinião, não quero que mude-a. Mas jogarei a toalha por cansaço. Ufa!


Alfredo




Sobram ufanistas e faltam patriotas.
Responder