TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Strike
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 347
Registrado em: Dom Dez 23, 2007 2:08 pm
Agradeceram: 85 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20776 Mensagem por Strike » Qui Out 08, 2009 5:24 pm

Parabéns a equipe do DB pela excelente matéria !
E sem dúvida, "Nunca na História Deste País" tivemos uma oportunidade como essa de dá um grande passo no nosso setor de defesa! por meio do FX (seja:Gripen; Rafale ou Super Hornet).
Antes de tudo vou deixar claro que o meu preferido para o FX foi sempre o SU-35BM, mais como esse não participar mais da concorrência :| e análisando as propostas dos três finalista em questão, reconheço três propostas bem distintas uma das outras que buscam atender os requisitos da FAB.
Pensando e análisando como Financista e Economista que sou, acredito que nenhum dois três candidatos veja o FX como uma oportunidade de ser criar uma parceria mútua e de governo com o Brasil! mais sim uma grande oportunidade de vender seus produtos e eleborar uma parceria Comercial e no setor de Defesa com o Brasil (excluindo os EUA).
Sem entrar em análises técnicas sobre os caças, considero a proposta como um todo da Saab a mais atrativa e que melhor resultados e beneficios traria para o setor "Privado" de defesa do país, pelo simples motivo que os outros dois concorrentes já tem os seus produtos totalmente prontos e só repassaria os conhecimentos ao Brasil, enquando que o Gripen NG ainda está em desenvolvimento o que possibilita participar no desenvolvimento do caça adquirindo o conhecimento na pratica obtendo maior know-how. Análisando só os caças em si, considero o Rafale como o melhor avião (um pouquinho a frentes dos outros), além da vantagem de pode operar em porta-aviões, sobre 100% de ToTs isso nunca será passado para o brasil nessa abragência! ele e os outros 2 concorrentes jamais fariam isso (obs:nenhum país do todo faria!). Vejos os Franceses como os mais desesperados para vender seu produto! Os suecos querendo um "parceiro financiador" de um novo caça que tem grande potencial de crescimento e que será voltado para a exportação, e os EUA!!?? Bem vejo os EUA não querendo perder mais influência sobre o Brasil do que já perdeu nos ultimos tempos ! mais ao mesmo tempo NUNCA JAMAIS ! transfeririam ToTs em condições de igualar as outras 2 propostas

Gripen Vencedor: Brasil como um caça de grande potencial de crescimento e barato e armas brasileiras, sucesso de exportação na America Latina e Ásia e empresas brasileiras de Defesa sorrindo MUITO !
Rafale Vencedor: Brasil com um ótimo caça muito caro e com armas brasileiras, franceses aliviados e o Governo FELIZ da VIDA !
Super Hornet Vencedor: Brasil com um bom caça uma ótima logistica algumas armas brasileiras, governantes Americanos contentes e a FAB Orando para que os próximos governantes Americanos tenha a mesma boa imagem do Brasil que os de HOJE!

Caber ao Brasil ser responsavel e escolher a MELHOR proposta entre as trêas que vem trazer o maior número de beneficios para a Nação !! seja ela qual for.

Só lembrando que esse comentário foi baseado em análises e idéias minhas, sem quere ser senhor da verdade ! respeitando qualquer pessoa que pense diferente de mim ! e que respeite minhas idéias




Brava Gente Brasileira ..!
Avatar do usuário
Strike7
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 299
Registrado em: Sáb Mar 07, 2009 1:02 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20777 Mensagem por Strike7 » Qui Out 08, 2009 5:25 pm

:shock:

Strike é um nick tão popular.... :roll:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20778 Mensagem por Túlio » Qui Out 08, 2009 5:35 pm

hbfontes escreveu:
Túlio escreveu:E eu vou tornar a repetir o que tenho dito, amigo hbfontes : nesse jogo NÃO tem santo. :wink:

De outra banda, dizer que é tudo safado também num dá, é torcer para que tudo dê certo para o nosso Brasil! 8-]

X2,

assino embaixo,

nunca achei que tinha santo, porém não acho certo colocar em dúvida a intenção de uma empresa se nem ao menos conhecer-la, ate em relação as propostas tem um post meu antigo que falo que não acho certo falar que tal empresa esta mentindo e que tal empresa esta falando a verdade, ambas estão fazendo suas propostas, tudo que escrevem será assinado e se não cumprido existem meios legais para resolver isto.

Mas quem sou eu para achar certo ou errado né hehehe,

Não, não quis dizer isso, quis dizer apenas o que tu mesmo postulaste: não dá para sair acusando a empresa 'x' mas não a 'y', 'porque é das nossas'. Isso é IDEOLOGICE e não é prática que eu te tenha visto usando.

Strike é um nick tão popular....
Olhemos as datas de registro no DB... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
hbfontes
Júnior
Júnior
Mensagens: 70
Registrado em: Qui Set 10, 2009 6:31 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20779 Mensagem por hbfontes » Qui Out 08, 2009 5:44 pm

Tem razão Tulio errei, desculpe

Bom segue mais uma notícia do NJobim.

Jobim questiona promessa francesa de transferência integral de tecnologia para caças
Publicidade
CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

O ministro Nelson Jobim (Defesa) questionou nesta quinta-feira a promessa feita pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, de que a Dassault vai transferir 100% de tecnologia se vencer a licitação para fornecer caças para a FAB (Força Aérea Brasileira). Ele lembrou que a Dassault é uma empresa privada e o governo francês tem ações preferenciais, sem direito a voto.

No entanto, Jobim voltou a admitir a preferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela proposta francesa.

Segundo o ministro, isso ocorre em função da parceria estratégica firmada entre os dois governos. Ao lembrar que a Dassault não é uma empresa estatal, observou que somente a abertura das propostas vai permitir verificar se a promessa de Sarkozy será cumprida.

"Temos a afirmação do presidente Sarkozy de transferência irrestrita de tecnologia. Quero ver o que significa irrestrita na proposta que a Dassault faz, porque, observem bem, a empresa é privada, não é estatal. As ações que o governo francês tem são preferenciais, sem direito a voto", afirmou, após participar da abertura da 10ª Convenção Nacional da Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra).

Jobim reiterou que a Aeronáutica avaliará vários aspectos das propostas, mas que a parte referente à transferência tecnológica será fundamental para a escolha da vencedora.

Estratégia

A respeito da estratégia nacional de defesa, aprovada no ano passado, Jobim informou que deverá fechar dentro de dois meses a conta a respeito do volume de investimentos que serão necessários para tirar o programa do papel. Ele explicou que o montante não vai superar o equivalente a 0,7% do PIB (Produto Interno Bruto) anual.

"Estamos levantando um estudo para fazer o cronograma físico e financeiro de todo o projeto", disse.

O plano prevê ações, ao longo de 20 anos, de modernização e ampliação dos elementos que compõem a defesa do território brasileiro, na esfera da Forças Armadas. Defendendo a adoção de um planejamento de longo prazo, Jobim disse que o plano é "arrogante" do ponto de vista de que serve para acabar com o "complexo de vira-latas" do Brasil.




"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." (Martin Luther King)
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20780 Mensagem por Bender » Qui Out 08, 2009 5:52 pm

Eu acho que li praticamente todas as entrevistas de sites e revistas com os representantes das respectivas empresas,e sem dúvida a série do DB na minha opinião foram as melhores,mais completas e objetivas.Parabéns a todos os envolvidos.

Corsário01
Porém, é preciso ver as outras ofertas. Só que elas ainda não estão tão claras quanto essa.
Estão todas muito subjetivas comparando-as.
Esse fato Corsário tem tudo a Vêr com a posição que as empresas avaliam que estão ocupando na disputa,é obvio que existe uma necessidade da SAAB vir a mídia vender seu peixe de forma mais aberta possível,e tentar fornecer o máximo de informações possíveis,para tentar reverter uma posição que é publicamente desfavorável.Os franceses me parecem estarem mais preocupados em dar subsidios a quem decide,do que expô-los a opinião pública,já os americanos...

Quanto a claridade e subjetividade das ofertas,falta o mesmo na proposta da SAAB quando fala de suas possíveis futuras compras de Gripen NG,"a intenção do governo daquele país é a de adquirir cerca de 30 aeronaves a médio prazo e mais 70 a longo prazo."Diante da s noticias que tem sido vinculadas aqui no DB mesmo,acho um disparate um executivo de uma empresa,garantir as intenções de um governo,que ainda por cima tem que convencer um parlamento que já se mostra indócil quanto a esse assunto,mas...acredita quem quer.
Quanto ao radar então,meu Deus!mais subjetivo que ele impossível.


Bengt Jéner
"Cerca de 80% dos componentes estruturais, partes da fuselagem e asas serão produzidos no Brasil. Porém o mais importante, em termos de independência e autonomia, objetivos prioritários da FAB, reside na participação no desenvolvimento dos softwares críticos da aeronave e a linha de montagem no Brasil, cujos equipamentos de testes possibilitarão a manutenção de toda a aeronave de forma integral e autônoma.

A fabricação dos motores não se viabiliza economicamente em vista do número de unidades a ser produzido. Vai ser implantada uma linha de manutenção para todos os níveis, inclusive o overhaul.

A questão do radar se enquadra exatamente da mesma forma.

Os principais aviônicos da aeronave tais como os displays, computadores de missão e rádios data-link, etc., deverão ser produzidos no Brasil. A manutenção de mais de 90% dos itens aviônicos deverá ser feita no Brasil.
"


Pois é para quem vendia a idéia da fabricação nacional e independente,fazer fuzelagem e colocar displays,ficou meio pobrinho em sendo um 4G que não tem radar ainda, só tem riscos,coleira e um DEMO,pois os objetivos prioritários da FAB por ele citados,todos estão oferecendo inclusive os Yanques que são o criador,não a criatura,então qual seria afinal a grande vantagem do Gripen NG para o Brasil?Eu disse para o Brasil,não para a Embraer,Akaer,e outros "er".

As palavras do sr. Jéner não melhoraram a situação da sua empresa na minha mente,tudo como dantes para mim.

Sds.




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20781 Mensagem por Bender » Qui Out 08, 2009 5:57 pm

hbfontes
Com todo respeito, conheço muita das empresas que estão em negociação com a Saab e posso te garantir que não são um bando de oportunistas, e tambem posso te garantir que não necessitam da Saab para sobreviver, são empresas com reconhecimento internacional algumas delas trabalham atualmente com os maiores fabricantes do mundo. Não quero citar detalhes ate por que nao tenho muito, mas antes de colocar em dúvida a credibilidade de uma empresa, você deveria pesquisar sobre ela.

E isso estou falando não apenas dos associados do Gripen, o mesmo vale para os associados do Rafale e do Super, não acho certo colocarmos em dúvida a intenção de nossas empresas, deveriamos colocar em dúvida e intenção de nossos governantes esses sim tem histórico sujo.
Com todo respeito,quer dizer que das empresas não podemos levantar sequer uma dúvida das suas intenções?

Mas os nossos governantes,podem ser afirmativamente tachados pelo sr. como participantes de sujeiras,e tudo bem.

Faça um favor,a todos nós cite o histórico sujo dos treis principais responsáveis no governo por essa compra do FX2:Sr. Presidente Lula,Min. Nelson Jobim e Cmte Juniti Saito.

Grato!




Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20782 Mensagem por Luiz Bastos » Qui Out 08, 2009 5:59 pm

Strike escreveu:Parabéns a equipe do DB pela excelente matéria !
E sem dúvida, "Nunca na História Deste País" tivemos uma oportunidade como essa de dá um grande passo no nosso setor de defesa! por meio do FX (seja:Gripen; Rafale ou Super Hornet). ..........

Gripen Vencedor: Brasil como um caça de grande potencial de crescimento e barato e armas brasileiras, sucesso de exportação na America Latina e Ásia e empresas brasileiras de Defesa sorrindo MUITO !
Rafale Vencedor: Brasil com um ótimo caça muito caro e com armas brasileiras, franceses aliviados e o Governo FELIZ da VIDA !
Super Hornet Vencedor: Brasil com um bom caça uma ótima logistica algumas armas brasileiras, governantes Americanos contentes e a FAB Orando para que os próximos governantes Americanos tenha a mesma boa imagem do Brasil que os de HOJE!

Caber ao Brasil ser responsavel e escolher a MELHOR proposta entre as trêas que vem trazer o maior número de beneficios para a Nação !! seja ela qual for.

Só lembrando que esse comentário foi baseado em análises e idéias minhas, sem quere ser senhor da verdade ! respeitando qualquer pessoa que pense diferente de mim ! e que respeite minhas idéias

Excelente analise

[009]

Penso da mesma forma. :wink:




Avatar do usuário
Anderson TR
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20783 Mensagem por Anderson TR » Qui Out 08, 2009 6:05 pm

hbfontes escreveu:
Anderson TR escreveu: Existem algumas coisas que devemos levar em conta, principalmente por conta de alguns comentários do representante da SAAB:

1º - As empresas brasileiras (possíveis envolvidas) nesse provável negócio possuem o Know How necessário para absorverem essas ToTs sensíveis?

2º - Gastos em tecnologia para ampliar nossa capacidade de pesquisa e desenvolvimento, são realmente gastos ou investimentos??Existe compromisso, de fato, dessas empresas brasileiras em prosseguir nesse sentido ou são mais um grupo de oportunistas interessados em alguma vantagem imediata??

3º - O governo brasileiro não tem um histórico de investimento em pesquisas e tecnologias, como se dará o controle dessas demandas???Será um repasse puro e simples dessas ToTs ou vai rolar uma Golden Share estratégica??

E por fim, não acredito em milagres, ou seja, em transferencias de tecnologias sem um investimento do Estado. Isso não quer dizer que a parceria com esse ou aquele vai ser menos ou mais onerosa, não se enganem, se der Rafale o governo brasileiro vai ter que gastar muito para absorver um algo em que nunca foi do nosso interesse investir. Se der Gripen-NG será a mesma coisa, o grande problema ao meu ver não reside no vetor em sí, pois, qualquer que seja o vencedor necessitará de up-grades constantes em um cenário que as tecnologias se desenvolvem de forma muito dinâmica.
A minha grande preocupação é com o nível de compromisso dessas empresas com pesquisas, inovações e investimento em novas possíbilidades, ou seja, será que essas questões estarão bem amarradas??Um acordo do vencedor do Fx-2 com o governo e as nossas F.A(s) depende de um relacionamento direto dessas empresas brasileiras com os nossos interesses......E em um mundo cada vez mais globalizado e influenciado por Lobbies e interesses dos mais diversos, será que nossos anseios serão realmente atendidos??
Com todo respeito, conheço muita das empresas que estão em negociação com a Saab e posso te garantir que não são um bando de oportunistas, e tambem posso te garantir que não necessitam da Saab para sobreviver, são empresas com reconhecimento internacional algumas delas trabalham atualmente com os maiores fabricantes do mundo. Não quero citar detalhes ate por que nao tenho muito, mas antes de colocar em dúvida a credibilidade de uma empresa, você deveria pesquisar sobre ela.

E isso estou falando não apenas dos associados do Gripen, o mesmo vale para os associados do Rafale e do Super, não acho certo colocarmos em dúvida a intenção de nossas empresas, deveriamos colocar em dúvida e intenção de nossos governantes esses sim tem histórico sujo.
Quem aqui colocou em xeque alguma coisa específica meu amigo???Foi um questionamento simples e direto, ou seja, quais serão as garantias de retorno desses investimentos para a nação??O governo não pode colocar dinheiro público em investimentos para depois esses mesmos grupos sendo sérios ou não, serem entregues para empresas e interesses externos, essa é a verdade!!!!Apesar de estarmos avançando em uma proposta de política de Estado os grandes detentores de tecnologias estão no exterior e fazem de tudo para monopolizar esses conhecimentos e ao contrário do que costumamos fazer aqui, eles não medem custos para promoverem seus parques de investimento e tecnologia.
O oportunismo nem sempre se caracteriza como má fé, pois, pode se manifestar como senso de oportunidade apurado, ou seja, querendo você ou não, a realidade é que ainda não possuimos uma política decente de incentivo à pesquisa e de investimento em tecnologias, e se essas empresas não possuirem clausulas estratégicas que as vinculem (ou pelo menos essas ToTs estratégicas) aos interesses nacionais, o que impediria no futuro a aquisição dessas mesmas por capital e interesse externo??

Enfim, como sempre digo, carecemos de uma politica séria de Estado que amarre coerentemente os interesses públicos e privados, ainda mais se formos levar em conta áreas sensíveis como a de Defesa!!

Saudações!!!




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20784 Mensagem por Túlio » Qui Out 08, 2009 6:16 pm

Menos, Bender, menos... 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4910
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 666 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20785 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Out 08, 2009 6:16 pm

Bender escreveu: Pois é para quem vendia a idéia da fabricação nacional e independente,fazer fuzelagem e colocar displays,ficou meio pobrinho em sendo um 4G que não tem radar ainda, só tem riscos,coleira e um DEMO,pois os objetivos prioritários da FAB por ele citados,todos estão oferecendo inclusive os Yanques que são o criador,não a criatura,então qual seria afinal a grande vantagem do Gripen NG para o Brasil?Eu disse para o Brasil,não para a Embraer,Akaer,e outros "er".

As palavras do sr. Jéner não melhoraram a situação da sua empresa na minha mente,tudo como dantes para mim.

Sds.
Caro Bender,

Permita-me discordar, a proposta da Saab possui limitações assim com as da Dassault e da Boing (aquele problema já debatido aqui sobre empresas aptas a receberem essas tecnologias). É claro que algumas tecnologias não estão sob o domínio sueco, mas é importante lembrar que o item de maior interesse da FAB pode ser repassado por eles, os softwares críticos da aeronave.

No tocante aos motores, até o presente momento não existe indícios quanto a ToTs (posso estar enganado) e ao que parece todos os três fabricantes estão oferecendo o mesmo, que seria todas as revisões, incluindo a revisão-geral (overhaul), feitas no Brasil. Quanto ao radar, a Mectron já é parceira da Galileo Aviônica da Itália (pertencente à SELEX). Portanto, a sinergia poderia ser maior ainda numa nova cooperação. Mas para isso deve existir escala para justificar os investimentos feitos pelas empresas brasileiras.
Porém o mais importante, em termos de independência e autonomia, objetivos prioritários da FAB, reside na participação no desenvolvimento dos softwares críticos da aeronave e a linha de montagem no Brasil, cujos equipamentos de testes possibilitarão a manutenção de toda a aeronave de forma integral e autônoma.
http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... brasil.php


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20786 Mensagem por Wardog » Qui Out 08, 2009 6:17 pm

Strike escreveu:Parabéns a equipe do DB pela excelente matéria !
E sem dúvida, "Nunca na História Deste País" tivemos uma oportunidade como essa de dá um grande passo no nosso setor de defesa! por meio do FX (seja:Gripen; Rafale ou Super Hornet).
Antes de tudo vou deixar claro que o meu preferido para o FX foi sempre o SU-35BM, mais como esse não participar mais da concorrência :| e análisando as propostas dos três finalista em questão, reconheço três propostas bem distintas uma das outras que buscam atender os requisitos da FAB.
Pensando e análisando como Financista e Economista que sou, acredito que nenhum dois três candidatos veja o FX como uma oportunidade de ser criar uma parceria mútua e de governo com o Brasil! mais sim uma grande oportunidade de vender seus produtos e eleborar uma parceria Comercial e no setor de Defesa com o Brasil (excluindo os EUA).
Sem entrar em análises técnicas sobre os caças, considero a proposta como um todo da Saab a mais atrativa e que melhor resultados e beneficios traria para o setor "Privado" de defesa do país, pelo simples motivo que os outros dois concorrentes já tem os seus produtos totalmente prontos e só repassaria os conhecimentos ao Brasil, enquando que o Gripen NG ainda está em desenvolvimento o que possibilita participar no desenvolvimento do caça adquirindo o conhecimento na pratica obtendo maior know-how. Análisando só os caças em si, considero o Rafale como o melhor avião (um pouquinho a frentes dos outros), além da vantagem de pode operar em porta-aviões, sobre 100% de ToTs isso nunca será passado para o brasil nessa abragência! ele e os outros 2 concorrentes jamais fariam isso (obs:nenhum país do todo faria!). Vejos os Franceses como os mais desesperados para vender seu produto! Os suecos querendo um "parceiro financiador" de um novo caça que tem grande potencial de crescimento e que será voltado para a exportação, e os EUA!!?? Bem vejo os EUA não querendo perder mais influência sobre o Brasil do que já perdeu nos ultimos tempos ! mais ao mesmo tempo NUNCA JAMAIS ! transfeririam ToTs em condições de igualar as outras 2 propostas

Gripen Vencedor: Brasil como um caça de grande potencial de crescimento e barato e armas brasileiras, sucesso de exportação na America Latina e Ásia e empresas brasileiras de Defesa sorrindo MUITO !
Rafale Vencedor: Brasil com um ótimo caça muito caro e com armas brasileiras, franceses aliviados e o Governo FELIZ da VIDA !
Super Hornet Vencedor: Brasil com um bom caça uma ótima logistica algumas armas brasileiras, governantes Americanos contentes e a FAB Orando para que os próximos governantes Americanos tenha a mesma boa imagem do Brasil que os de HOJE!

Caber ao Brasil ser responsavel e escolher a MELHOR proposta entre as trêas que vem trazer o maior número de beneficios para a Nação !! seja ela qual for.

Só lembrando que esse comentário foi baseado em análises e idéias minhas, sem quere ser senhor da verdade ! respeitando qualquer pessoa que pense diferente de mim ! e que respeite minhas idéias
Muito bom! [009]




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20787 Mensagem por Skyway » Qui Out 08, 2009 6:52 pm

Muito obrigado à quem gostou do meu post pequeno e totalmente isento de aspas... :mrgreen:
Mas como eu disse, assim como outros posts de imensurável maior importância que o meu, ele vai ficando pra tras.

Eita ressaca. :P :lol:

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

#20788 Mensagem por DELTA22 » Qui Out 08, 2009 7:12 pm

Anderson, em azul, ok? :wink:
Anderson TR escreveu:
DELTA22 escreveu:Então se existe empresas-parceiras brasileiras no meio, e estas não estão por ai esbanjando dinheiro, é de se intuir que o dinheiro de um jeito ou de outro vem do GF. Ou estou errado?

A entrevista é muito boa, parabens a equipe do Site DB. Já as respostas fornecidas repetem o "mantra" de sempre...

Não sei se os amigos e colegas forista repararam, mas a calma retornou ao Fórum. UMA maça podre realmente contamina as outras. :wink:

[]'s a todos.
Existem algumas coisas que devemos levar em conta, principalmente por conta de alguns comentários do representante da SAAB:

1º - As empresas brasileiras (possíveis envolvidas) nesse provável negócio possuem o Know How necessário para absorverem essas ToTs sensíveis? Essa é a questão que já levantei varias vezes aqui... ToT é "via de mão dupla".

2º - Gastos em tecnologia para ampliar nossa capacidade de pesquisa e desenvolvimento, são realmente gastos ou investimentos??Existe compromisso, de fato, dessas empresas brasileiras em prosseguir nesse sentido ou são mais um grupo de oportunistas interessados em alguma vantagem imediata?? Gastos em tecnologia e pesquisa é investimento, mas desde que essa tecnologia seja do e para o Brasil. Gastar para salvar um projeto de uma empresa externa, se deixando levar por promessas mirabolantes (e inviáveis) de ToT e etc., é gasto puro e simples (e gasto burro!). Temos que perceber que sem os $$$$$$$$$ do Brasil, o GripenNG não sai pois o investimento é brutal e a Suécia não vai bancar isso.

3º - O governo brasileiro não ples dessas ToTs ou vai rolar uma Golden Share estratégica?? Mas Golden Share em que empresa? Até onde se sabe não se "fundará" uma nova empresa com capital aberto para isso.

E por fim, não acredito em milagres, ou seja, em transferencias de tecnologias sem um investimento do Estado. Isso não quer dizer que a parceria com esse ou aquele vai ser menos ou mais onerosa, não se enganem, se der Rafale o governo brasileiro vai ter que gastar muito para absorver um algo em que nunca foi do nosso interesse investir. Se der Gripen-NG será a mesma coisa, o grande problema ao meu ver não reside no vetor em sí, pois, qualquer que seja o vencedor necessitará de up-grades constantes em um cenário que as tecnologias se desenvolvem de forma muito dinâmica. Uma coisa é gastar (investir) em ToT, outra é pagar uma empresa para desenvolver um caça, só porque se acredita que haverá mais benefícios com isso.
A minha grande preocupação é com o nível de compromisso dessas empresas com pesquisas, inovações e investimento em novas possíbilidades, ou seja, será que essas questões estarão bem amarradas??Um acordo do vencedor do Fx-2 com o governo e as nossas F.A(s) depende de um relacionamento direto dessas empresas brasileiras com os nossos interesses......E em um mundo cada vez mais globalizado e influenciado por Lobbies e interesses dos mais diversos, será que nossos anseios serão realmente atendidos?? Quanto a esta questão só o tempo dirá. A "bola" está com quem vai assinar o contrato, cabe a eles fazerem mais e melhor do que os outros contratos que já fizemos e não trouxeram os benefícios esperados para o Brasil.
[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20789 Mensagem por Bender » Qui Out 08, 2009 7:19 pm

Muito obrigado à quem gostou do meu post pequeno e totalmente isento de aspas...
Mas como eu disse, assim como outros posts de imensurável maior importância que o meu, ele vai ficando pra tras.

Eita ressaca.

Um abraço!
Na-na-ni-na-não!Como diria o Alfredo :mrgreen: Eu faço parte da campanha cite um bom post,para trazê-lo direto do mangue para a vida novamente 8-]

Excelente post!Renascido do mangue,para que outros leitores atentos possam usufrui-lo! :mrgreen:
Skyway escreveu:Amigos, já tem um mês que o fórum está de "ressaca"(ressaca de mar, não de bebida.. :lol: ) em decorrência da passagem do tufão chamado "7 de setembro". Parece que o vastíssimo mundo do FX virou no dorso, tão vasto que discutimos a mais de uma década e não chegamos a um ponto comum, um ponto sequer que todos ou ao menos a maioria pudesse concordar.

Por coincidência, eu tive assuntos à resolver durante o último mês e não pude ficar postando muito aqui no DB, apesar de sempre vir aqui pra dar uma lida rápida quando dava. Uma pena por um lado, por que eu adoraria dar certas opiniões a respeito de algumas coisas, mas por outro lado essa minha indisponibilidade foi beeeeem conveniente, já que não sou muito chegado a ser mais uma voz gritando no meio dos "caixotes" coletivos(Caixote aqui no Rio é quando vc é levado pelas ondas na praia) que tem ocorrido em alguns tópicos. Ou seja, não sou chegado a discutir em tópicos super ativos, opiniões se perdem na onda de posts, posso perder algumas respostas e ando sem paciência pra certo tipo de post/resposta.

Mas vou dizer o que eu pude ver aqui durante toda essa tempestade...o que eu ví de fora. Como num passe de mágica, cairam pessoas defensoras do Gripen tão logo o Rafale foi "decretado" como "preferência política".(Sim, muitas aspas...rsrs) É o tal G-4, que hora vira G-3 e hora vira até G-7! O grupo tem batido na tecla do Gripen de forma tão intensa, que não me parece terem vindo ao DB com o intuito de discutir, de aprender ou ensinar alguma coisa, de ter um debate saudável.

Sem querer apontar o dedo, tenho uma forte impressão de que vieram pra introduzir de forma "forçada" opiniões a respeito do Gripen NG Brasil no grupo infelizmente ainda restrito de pessoas interessadas por defesa e que discutem aqui no DB. Lógico que não sou nem extrato de pó de peido de borboleta pra ter pretensão de julgar alguem, é só a impressão que tenho, mas nada que eu possa reavaliar e mudar o foco como vejo isso.

Ora...volto minha cabeça para os dias pré-tufão...não me permiti sair de lá na verdade. Por que? Porque parece que era um consenso no DB que as coisas tinham que ser avaliadas de forma séria, discutidas em um nível alto e com qualidades de informações igualmente altas. Tenho a opinião que a qualidade e a seriedade de alguns(graças a deus não todos) baixou um pouco de nível...e por conta disso os tópicos vem sendo trancados com frequência, advertências e suspensões tem sido despachadas tambem com frequência e a moderação deve estar arrancando os pentelhos com pinça.

O que temos de concreto sobre o FX?
Pré-tufão: Avaliação técnica da FAB fechada desde final de julho

TUFÃO: Governo sinaliza preferência pelo Rafake durante visita do Sarkozy e em pleno dia da independência...dia da INDEPENDÊNCIA...

Pós-tufão: Supostos tropeços e confusões em declarações e notas oficiais e oficiosas, criando mal estar nas relações com os concorrentes e forçando uma melhora das propostas.

Até o dia de hoje: Concorrentes matando cachorro a grito e chamando urubú de meu loiro pra tentar ter a melhor proposta e levar esse bolo pra casa.

Então pessoal, pra que essa confusão toda no DB? Pra que essas discussões exaltadas? Pra que impor opiniões e principalmente, de onde estão surgindo esses "membros" que "parecem funcionários" da SAAB tentando mudar a opinião especializada ao seu favor?

Não existe motivo pra isso... Eu falei aqui nos dias seguintes ao 7 de setembro, e sei que os membros atentos leram, que daquele dia até o anuncio final, ia ser um Deus nos acuda, com mídias publicando noticias tendenciosas, pessoas fazendo campanha e muuuuuito lobby, seja lobby honesto ou não. Bom, eu devia jogar mais na mega sena.... :lol:

E nesse mesmo post eu falei o que eu ia fazer...ia me sentar e esperar toda essa confusão passar, ia só ficar olhando e esperando...por que por mais que tenha confusão, certas coisas não podem ser modificadas se vc não quiser que sejam. Eu sabia, e sei, que iam fazer de tudo pra mudar minha opinião, e a opinião das pessoas interessadas. E a ultima coisa que falei no post foi.....sentem e relaxem, já deu Rafale.

Um abraço a todos.

PS: Todas as aspas tem um motivo para estarem alí...eu não sou um "maníaco das aspas"...ops...de novo..rsrsrs :mrgreen:

SDS!




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20790 Mensagem por Skyway » Qui Out 08, 2009 7:37 pm

:lol: :lol:
Valeu Bender!

Pow, tem uns posts por ai bem mais importantes pra serem pescados no mangue. :mrgreen:

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Responder