Caro Alberto,AlbertoRJ escreveu: É que a resposta é óbvia meu caro Fightercom.
Se o piloto precisar usar os dois Micas ele ficará sem um IRST, como o Gripen.
[]'s
A resposta pode até ser óbvia, mas a pergunta original foi outra, não foi se o Rafale ficaria sem IRST. Perguntei: "se por ventura o piloto precisar fazer uso do(s) Mica(s), o que será utilizado como IRST?". Além do mais, a pergunta foi sobre o Rafale e não sobre o Gripen. Melhor nos atermos ao que foi perguntado, caso contrário a discussão pode tomar outros rumos.
Mas como você tomou a liberdade de incluir o Gripen no debate, saiba que o Gripen NG contará com IRST. Como muitos gostam de frisar aqui, o que está sendo oferecido é o NG e não o C/D.
http://www.gripen.com/pt/GripenFighter/ ... ipenNG.htmO Gripen NG viabiliza dominância e flexibilidade operacional, além de uma altíssima capacidade de sobrevivência em missões. Sua superioridade ar-ar é garantida pelos mísseis METEOR, AMRAAM, IRIS-T e AIM-9X e seu recurso supercruise. A capacidade ar-superfície do avião é garantida pela incorporação da última geração de armas de precisão e sensores de mira. A superior noção situacional do piloto do Gripen NG é garantida pelo radar AESA (Active Electronically Scanned Array), pelo sensor passivo IRST (Infrared Search & Track), pelo display montado no capacete HMD (helmet-mounted display), pelos aviônicos de tecnologia de ponta, assim como por sua avançadíssima cabine e capacidade de processamento de dados.
http://aviaorevue.terra.com.br/index.asp?codc=1032Além do sistema ativo de radar, o NG terá o sistema IRST de busca e rastreamento infravermelho semelhante ao do Su-27.
Abraços,
Wesley