Amigos, já tem um mês que o fórum está de "ressaca"(ressaca de mar, não de bebida..
) em decorrência da passagem do tufão chamado "7 de setembro". Parece que o vastíssimo mundo do FX virou no dorso, tão vasto que discutimos a mais de uma década e não chegamos a um ponto comum, um ponto sequer que todos ou ao menos a maioria pudesse concordar.
Por coincidência, eu tive assuntos à resolver durante o último mês e não pude ficar postando muito aqui no DB, apesar de sempre vir aqui pra dar uma lida rápida quando dava. Uma pena por um lado, por que eu adoraria dar certas opiniões a respeito de algumas coisas, mas por outro lado essa minha indisponibilidade foi beeeeem conveniente, já que não sou muito chegado a ser mais uma voz gritando no meio dos "caixotes" coletivos(Caixote aqui no Rio é quando vc é levado pelas ondas na praia) que tem ocorrido em alguns tópicos. Ou seja, não sou chegado a discutir em tópicos super ativos, opiniões se perdem na onda de posts, posso perder algumas respostas e ando sem paciência pra certo tipo de post/resposta.
Mas vou dizer o que eu pude ver aqui durante toda essa tempestade...o que eu ví de fora. Como num passe de mágica, cairam pessoas defensoras do Gripen tão logo o Rafale foi "decretado" como "preferência política".(Sim, muitas aspas...rsrs) É o tal G-4, que hora vira G-3 e hora vira até G-7! O grupo tem batido na tecla do Gripen de forma tão intensa, que não me parece terem vindo ao DB com o intuito de discutir, de aprender ou ensinar alguma coisa, de ter um debate saudável.
Sem querer apontar o dedo, tenho uma forte impressão de que vieram pra introduzir de forma "forçada" opiniões a respeito do Gripen NG Brasil no grupo infelizmente ainda restrito de pessoas interessadas por defesa e que discutem aqui no DB. Lógico que não sou nem extrato de pó de peido de borboleta pra ter pretensão de julgar alguem, é só a impressão que tenho, mas nada que eu possa reavaliar e mudar o foco como vejo isso.
Ora...volto minha cabeça para os dias pré-tufão...não me permiti sair de lá na verdade. Por que? Porque parece que era um consenso no DB que as coisas tinham que ser avaliadas de forma séria, discutidas em um nível alto e com qualidades de informações igualmente altas. Tenho a opinião que a qualidade e a seriedade de alguns(graças a deus não todos) baixou um pouco de nível...e por conta disso os tópicos vem sendo trancados com frequência, advertências e suspensões tem sido despachadas tambem com frequência e a moderação deve estar arrancando os pentelhos com pinça.
O que temos de concreto sobre o FX?
Pré-tufão: Avaliação técnica da FAB fechada desde final de julho
TUFÃO: Governo sinaliza preferência pelo Rafake durante visita do Sarkozy e em pleno dia da independência...dia da INDEPENDÊNCIA...
Pós-tufão: Supostos tropeços e confusões em declarações e notas oficiais e oficiosas, criando mal estar nas relações com os concorrentes e forçando uma melhora das propostas.
Até o dia de hoje: Concorrentes matando cachorro a grito e chamando urubú de meu loiro pra tentar ter a melhor proposta e levar esse bolo pra casa.
Então pessoal, pra que essa confusão toda no DB? Pra que essas discussões exaltadas? Pra que impor opiniões e principalmente, de onde estão surgindo esses "membros" que "parecem funcionários" da SAAB tentando mudar a opinião especializada ao seu favor?
Não existe motivo pra isso... Eu falei aqui nos dias seguintes ao 7 de setembro, e sei que os membros atentos leram, que daquele dia até o anuncio final, ia ser um Deus nos acuda, com mídias publicando noticias tendenciosas, pessoas fazendo campanha e muuuuuito lobby, seja lobby honesto ou não. Bom, eu devia jogar mais na mega sena....
E nesse mesmo post eu falei o que eu ia fazer...ia me sentar e esperar toda essa confusão passar, ia só ficar olhando e esperando...por que por mais que tenha confusão, certas coisas não podem ser modificadas se vc não quiser que sejam. Eu sabia, e sei, que iam fazer de tudo pra mudar minha opinião, e a opinião das pessoas interessadas. E a ultima coisa que falei no post foi.....sentem e relaxem, já deu Rafale.
Um abraço a todos.
PS: Todas as aspas tem um motivo para estarem alí...eu não sou um "maníaco das aspas"...ops...de novo..rsrsrs