TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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czarccc
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20566 Mensagem por czarccc » Ter Out 06, 2009 11:55 am

Beronha escreveu:Parem com isso, abram uma cerveja, relaxem....
[003] [003]

[009] [009]




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DELTA22
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20567 Mensagem por DELTA22 » Ter Out 06, 2009 12:16 pm

DBader escreveu:
ninjanki escreveu:Douglas,

Você perguntou se os franceses tinham alguma fábrica/laboratório de desenvolvimento de microchips, chipsets e outros. Pois aí está. Agora tá difícil de entender?
Ou você acha que no mundo, só americanos, japoneses e chineses sabem fazer chips???? Quem faz os chips da antena AESA do radar novo do Rafale é a Thales, em solo francês, e com tecnologia francesa. E os suecos, fazem a antena? Oque irão fazer se a Selex der pra trás, como fizeram Thales e Raytheon(e isso pode acontecer, se houver pressão dos outros parceiros do Eurofighter...)?

Allan
Nunca falei de microchips, mas de processadores. Chip até o Brasil faz. Esse assunto já se esgotou quando foi dito que a indústria de tecnologia francesa "faz inveja ao Silicon Valley". Eu é que sou ignorante. Da próxima vez vou comprar um computador francês, com processador francês e com sistema operacional francês.

[]s,
Douglas Bader
Bom, se é assim, e levando em consideração toda a transferencia de tecnologia prometida pela Suécia para o Brasil, eu também vou comprar um computador brasileiro, com processador brasileiro e sistema operacional brasileiro??? :twisted: :twisted: Isso é que vai ser ToT!!! :lol: :lol:

[]´s.




Editado pela última vez por DELTA22 em Ter Out 06, 2009 12:52 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20568 Mensagem por czarccc » Ter Out 06, 2009 12:22 pm

Como pude observar, a avaliação das partes dadas a conhecer ao grande público sobre as propostas (podendo conter incoerências com as reais propostas, que ainda, caso escolhidas, podem não ser cumprindas) ao FX2 nos remete, como foi amplamente dito em posts anteriores, ao achismo do achismo. Acho possível ou crível isso ou aquilo. Enfim, CREIO nisso ou naquilo. Diante da constatação dos foristas digo, não era exatamente isso desde o início, durante todo o processo? Claro!

Imaginei então os pontos extremos, de acordo com esses critérios:

Quadro Ursinhos Carinhosos:

Os EUA aprovam em votação emergencial três emendas contitucionais e alteram sete leis federais e anunciam transferência total de tecnologia ao Brasil, não sendo versão FMS (degradada), dentro da proposta da Boeing dos F-18 E/F Super Hornet (Bem que poderia ser os F-22 ou pelo menos os Silente Eagle!)!

A França cumpre integralmente com sua proposta anunciada de transferência total de tecnologia a preços compatíveis aos pagos pela suas forças armadas.

A SAAB financia completamente o projeto Gripen NG, cumprindo todos os prazos com maestria, vendendo-os pela metade do preço. A suécia descobre as maiores reservas de petróleo do mundo em águas rasas em sua ZEE e encomenda 300 Gripens NG. :mrgreen:

Nesse caso a escolha seria mais difícil ainda. Os EUA teriam ao seu favor a excelente qualidade da máquina em vários aspectos, excelente manutenção, elevada variedade de armamentos modernos, com total transferência de tecnologia, além do grande peso estratégico de ser aliado preferencial da principal potência mundial. A França ofereceria um excelente caça multifuncional, incluindo capacidade de ataque nuclear, com total transferência de tecnologia, além de uma aliança estratégica menos assimétrica. A SAAB forneceria conhecimento no projeto on the job, excelente vantagem, além de menores custos de operação e aquisição. Todos dariam participação de destaque em projetos de próxima geração ao Brasil.

Plano B: Os russos, depois de porre daqueles, decidem que tem que se aliar a todo custo ao Brasil. Oferecem o PAK-FA, que já está, secretamente em produção, com transferência de tecnologia total. O PAK-FA é reportado como sendo capaz de abater um F-22 a 500 km de distância com o rastro de suas potentes turbinas (no setor traseiro!) e possui um grande botão vermelho escrito: Total destruição do mundo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Tá, reconheço que o Plano B é demais até mesmo para o Quadro Ursinhos carinhosos! :D

Quadro evil papagali:

Os F-18, comprdos de prateleira, chegam sem turbinas. EUA alegam que assim que elas forem necessárias elas serão enviadas da área 51 ao Brasil em menos de 5 minutos via FD-38 Super Disc (FD = Flying Disc).

Os Rafales custam olho da cara e dois dedos do pé. Na primeira manutençaõ mais extensiva os franceses cobram cinco vezes o valor do contrato de aquisição. Saito infarta.

Os Gripens NG chegam, depois do profícuo período de 20 anos de seu desenvolvimento, com alguns percalços. Devido ao contigênciamento de parte do orçamento de US$ 5 bilhões para seu desenvolvimento no ano fiscal de 2028, e problemas na décima terceira tentativa de parceria da SAAB com alguém que saiba fazer antenas AESA, os aviões chegam sem radar, mas a SAAB garante que sua nova parceria com a Timor Eletronics desenvolverá em curto prazo este importante sensor. Os motores também se encontram na área 51!

Plano B: Brasil compra da Colombia os caças Advanced Gavilan, representando um marco na coperação regional no ambito do projeto Sul-Sul implementado pelo Brasil.

Foi divertido fazer!! Espero que gostem!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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soultrain
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20569 Mensagem por soultrain » Ter Out 06, 2009 12:46 pm

Já agora e adiantando-me, a parte de semicondutores da Ericsson, é a ST-Ericsson que é detida a 50% pela.....

STMicroelectronics

E a STM, é detida maioritáriamente pela companhia Francesa Areva, que por sua vês é detida por uma muito mais interessante e pouco conhecida a CEA :

The Commissariat à l’énergie atomique or CEA, is a French “public establishment related to industrial and commercial activities” whose mission is to develop all applications of atomic energy, both civilian and military. CEA is headed by the high-commissioner for atomic energy (currently Catherine Cesarsky), and by a board headed by the general administrator. The missions of the CEA are equivalent to those of the United States Department of Energy. Its yearly budget amounts to 3.3 billion euros.

CEA was created in 1945; since then, the successive high-commissioners have been Frédéric Joliot-Curie, Francis Perrin, Jacques Yvon, Jean Teillac, Raoul Dautry, René Pellat, Bernard Bigot and the incumbent.

It conducts fundamental and applied research into many areas, including the design of nuclear reactors, the manufacturing of integrated circuits, the use of radionucleides for curing illnesses, seismology and tsunami propagation, the safety of computerized systems, etc.

It has one of the top 10 supercomputers in the world, the Tera-10.

It is divided into 5 directions, or divisions:

* the division of nuclear energy;
* the division of technological research;
* the division of life sciences;
* the division of sciences of matter;
* the division of military applications, which builds the nuclear weapons of the French military and designs the power plants of the nuclear submarines of the French Navy

Contents

* 1 Facilities
o 1.1 Civilian research centres
o 1.2 Research centres for military applications
* 2 External links

Facilities
Civilian research centres

* CEA Saclay, Essonne (48°43'30?N 2°09'01?E? / ?48.725135°N 2.150346°E? / 48.725135; 2.150346, headquarters since 2006) and the associated National Laboratory GANIL at Caen - Calvados
* CEA Fontenay-aux-Roses, Fontenay-aux-Roses, Hauts-de-Seine
* CEA Grenoble, Grenoble, Isère
* CEA Cadarache, Cadarache, Bouches-du-Rhône
* CEA Valrhô, Marcoule and Pierrelatte, Gard

Research centres for military applications

* CEA DAM Île-de-France, Bruyères-le-Châtel, Essonne
* CEA Cesta, Gironde
* CEA Valduc, Côte d'Or
* CEA Le Ripault, Indre-et-Loire


[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20570 Mensagem por Bender » Ter Out 06, 2009 12:58 pm

DELTA22
Se você não sabe, sempre fui torcedor do NG, mas algumas informações subestimaram o que eu considerava sincero e acabei colocando o caça na vala comum igual ao Rafale (o F-18 nunca considerei). Hoje, te digo que não creio em promessas de nenhuma das 3 propostas. Fazer o que, não me transmitiram confiança e seriedade, só marketing. Foi decepcionante, sinceramente!

Agora a política (geopolitica, na verdade) vai falar mais alto. E ai, a proposta do NG não vai bem aqui. Não é "digerida" pelo governo, assim como eu também não a digiro. Sorte pra SAAB na India!
Penso igual ao amigo,aliás eu sempre pensei mas só fiquei sabendo agora :mrgreen:


Abraços!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20571 Mensagem por Franz Luiz » Ter Out 06, 2009 1:26 pm

czarccc escreveu:Como pude observar, a avaliação das partes dadas a conhecer ao grande público sobre as propostas (podendo conter incoerências com as reais propostas, que ainda, caso escolhidas, podem não ser cumprindas) ao FX2 nos remete, como foi amplamente dito em posts anteriores, ao achismo do achismo. Acho possível ou crível isso ou aquilo. Enfim, CREIO nisso ou naquilo. Diante da constatação dos foristas digo, não era exatamente isso desde o início, durante todo o processo? Claro!

Imaginei então os pontos extremos, de acordo com esses critérios:

Quadro Ursinhos Carinhosos:

Os EUA aprovam em votação emergencial três emendas contitucionais e alteram sete leis federais e anunciam transferência total de tecnologia ao Brasil, não sendo versão FMS (degradada), dentro da proposta da Boeing dos F-18 E/F Super Hornet (Bem que poderia ser os F-22 ou pelo menos os Silente Eagle!)!

A França cumpre integralmente com sua proposta anunciada de transferência total de tecnologia a preços compatíveis aos pagos pela suas forças armadas.

A SAAB financia completamente o projeto Gripen NG, cumprindo todos os prazos com maestria, vendendo-os pela metade do preço. A suécia descobre as maiores reservas de petróleo do mundo em águas rasas em sua ZEE e encomenda 300 Gripens NG. :mrgreen:

Nesse caso a escolha seria mais difícil ainda. Os EUA teriam ao seu favor a excelente qualidade da máquina em vários aspectos, excelente manutenção, elevada variedade de armamentos modernos, com total transferência de tecnologia, além do grande peso estratégico de ser aliado preferencial da principal potência mundial. A França ofereceria um excelente caça multifuncional, incluindo capacidade de ataque nuclear, com total transferência de tecnologia, além de uma aliança estratégica menos assimétrica. A SAAB forneceria conhecimento no projeto on the job, excelente vantagem, além de menores custos de operação e aquisição. Todos dariam participação de destaque em projetos de próxima geração ao Brasil.

Plano B: Os russos, depois de porre daqueles, decidem que tem que se aliar a todo custo ao Brasil. Oferecem o PAK-FA, que já está, secretamente em produção, com transferência de tecnologia total. O PAK-FA é reportado como sendo capaz de abater um F-22 a 500 km de distância com o rastro de suas potentes turbinas (no setor traseiro!) e possui um grande botão vermelho escrito: Total destruição do mundo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Tá, reconheço que o Plano B é demais até mesmo para o Quadro Ursinhos carinhosos! :D

Quadro evil papagali:

Os F-18, comprdos de prateleira, chegam sem turbinas. EUA alegam que assim que elas forem necessárias elas serão enviadas da área 51 ao Brasil em menos de 5 minutos via FD-38 Super Disc (FD = Flying Disc).

Os Rafales custam olho da cara e dois dedos do pé. Na primeira manutençaõ mais extensiva os franceses cobram cinco vezes o valor do contrato de aquisição. Saito infarta.

Os Gripens NG chegam, depois do profícuo período de 20 anos de seu desenvolvimento, com alguns percalços. Devido ao contigênciamento de parte do orçamento de US$ 5 bilhões para seu desenvolvimento no ano fiscal de 2028, e problemas na décima terceira tentativa de parceria da SAAB com alguém que saiba fazer antenas AESA, os aviões chegam sem radar, mas a SAAB garante que sua nova parceria com a Timor Eletronics desenvolverá em curto prazo este importante sensor. Os motores também se encontram na área 51!

Plano B: Brasil compra da Colombia os caças Advanced Gavilan, representando um marco na coperação regional no ambito do projeto Sul-Sul implementado pelo Brasil.

Foi divertido fazer!! Espero que gostem!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Eu gostei. Bom exercício mental. :D

Franz Luiz




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20572 Mensagem por DELTA22 » Ter Out 06, 2009 1:29 pm

Bender escreveu:DELTA22
Se você não sabe, sempre fui torcedor do NG, mas algumas informações subestimaram o que eu considerava sincero e acabei colocando o caça na vala comum igual ao Rafale (o F-18 nunca considerei). Hoje, te digo que não creio em promessas de nenhuma das 3 propostas. Fazer o que, não me transmitiram confiança e seriedade, só marketing. Foi decepcionante, sinceramente!

Agora a política (geopolitica, na verdade) vai falar mais alto. E ai, a proposta do NG não vai bem aqui. Não é "digerida" pelo governo, assim como eu também não a digiro. Sorte pra SAAB na India!
Penso igual ao amigo,aliás eu sempre pensei mas só fiquei sabendo agora :mrgreen:


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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20573 Mensagem por Edu Lopes » Ter Out 06, 2009 3:03 pm

Lula diz que só conhece a proposta da França para venda de caças ao Brasil

Publicada em 06/10/2009 às 13h19m
Eliane Oliveira


ESTOCOLMO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que só conhece oficialmente a proposta da França (da empresa Dassault, que produz o Rafale) na disputa do contrato para a compra de aviões de combate. Os Estados Unidos (Boeing) e a Suécia (Saab) também já apresentaram propostas. Segundo Lula, a decisão será tomada de acordo com as necessidades do Brasil.

- Temos que tomar conta do pré-sal, da Amazônia, dos 15mil km de fronteira seca, de 8 mil km de costa marítima e agora tem essa história de piratas da Somália - justificou o presidente.

Nesta terça-feira, Lula será recebido pelo primeiro-ministro da Suécia , Fedric Reinfeldt, que defende a candidatura da Saab, fabricante do Gripen, como fornecedora das 36 aeronaves que servirão para modernizar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo a ministra de Comércio da Suécia, Ewa Björling, o assunto estará em pauta.

Na segunda-feira, em Buenos Aires, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que o país estava mais inclinado à empresa francesa Dassault do que à suíça Saab e à americana Boeing na disputa por um contrato para a compra de aviões de combate devido à oferta de transferência irrestrita de tecnologia.

Antes de decidir sobre qual modelo o Brasil vai comprar para renovar a frota de caças da Força Aérea Brasileira (FAB), Lula deverá convocar o Conselho de Defesa Nacional. O relatório final sobre os três modelos em disputa deverá ficar pronto até o fim deste mês.

Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/1 ... 931163.asp




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20574 Mensagem por Marino » Ter Out 06, 2009 3:07 pm

- Temos que tomar conta do pré-sal, da Amazônia, dos 15mil km de fronteira seca, de 8 mil km de costa marítima e agora tem essa história de piratas da Somália - justificou o presidente.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20575 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 06, 2009 3:08 pm

Agora a política (geopolitica, na verdade) vai falar mais alto.
Justamente por isso a campanha para voltar o foco da discussão ao passado, a rélez hardware.

Repararam que absolutamente ninguém toca no assunto relações geoestratégicas, principalmente uma certa torcida pequenininha?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20576 Mensagem por soultrain » Ter Out 06, 2009 3:12 pm

a segunda-feira, em Buenos Aires, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que o país estava mais inclinado à empresa francesa Dassault do que à suíça Saab e à americana Boeing na disputa por um contrato para a compra de aviões de combate devido à oferta de transferência irrestrita de tecnologia.

essa imprensa informada...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:





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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20578 Mensagem por soultrain » Ter Out 06, 2009 3:13 pm

Se um meio como a Globo erra numa coisa tão pequena e tão difundida, o que dizer do resto????





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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20579 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 06, 2009 3:52 pm

Se fabricar caça aqui dá garantia de vitória, tem um concorrente para a proposta sueca, só que com um Avião.
Nossa proposta contém um grande programa da transferência tecnológica que envolve o ciclo completo da manutenção e reparação da aeronave e seus sistemas no Brasil, incluindo a produção do Su-35 no Brasil. Simultaneamente nós declaramos que a transferência das várias tecnologias envolvidas somente pode ser limitada pela capacidade técnica e financeira das empresas receptoras brasileiras.
E agora?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20580 Mensagem por ninjanki » Ter Out 06, 2009 4:35 pm

DBader escreveu:
ninjanki escreveu:Douglas,

Você perguntou se os franceses tinham alguma fábrica/laboratório de desenvolvimento de microchips, chipsets e outros. Pois aí está. Agora tá difícil de entender?
Ou você acha que no mundo, só americanos, japoneses e chineses sabem fazer chips???? Quem faz os chips da antena AESA do radar novo do Rafale é a Thales, em solo francês, e com tecnologia francesa. E os suecos, fazem a antena? Oque irão fazer se a Selex der pra trás, como fizeram Thales e Raytheon(e isso pode acontecer, se houver pressão dos outros parceiros do Eurofighter...)?

Allan
Nunca falei de microchips, mas de processadores. Chip até o Brasil faz. Esse assunto já se esgotou quando foi dito que a indústria de tecnologia francesa "faz inveja ao Silicon Valley". Eu é que sou ignorante. Da próxima vez vou comprar um computador francês, com processador francês e com sistema operacional francês.

[]s,
Douglas Bader
Douglas,

Me desculpe o tom, mas qual é o seu problema? Quero dizer, estamos aqui falando de caças, de aviõnicos e sistemas eletrônicos embarcados, de radares e sistemas associados, e você me vem com essa de computador francês???? Oque tem uma coisa haver com a outra???? Há várias empresas no mundo capazes de projetar processadores, dos mais diversos tipos e propósitos, e várias delas estão na França. As empresas citadas fazem processadores/microchips/chipsets ou o nome que você quiser dar para as mais diversas aplicações, desde processamento de sinais, vídeo, dados, até telecomunicações, radares e, porque não, processadores genéricos. Claro que em termos de processadores genéricos, não são dominantes no mercado comercial, mas acho que isso não tem nada haver com capacidade tecnológica, talvez com viabilidade econômica de competir com Intel, AMD, Texas, entre tantas outras. E ainda assim, competem em diversas áreas mais especializadas. Acho que você só está querendo ganhar a discussão, a despeito dos fatos... E certamente tem tecnologia para fabricar processadores de alta performance, visto que muitas vezes são contradadas por empresas de mercado para produzir chips com designs exclusivos, em tecnologia compatível com as melhores foundries do mundo... A Alcatel, por exemplo, projeta e fabrica roteadores e switches para dados, com altíssima velocidade e capacidade de processamento, com chipsets desenvolvidos por eles para tarefas específicas, que competem com produtos americanos, chineses, etc...

Francamente...

Allan

ps. O Silicon Valley não é o centro do universo, nem todas as empresas de tecnologia americanas estão lá, até porque o custo de vida e do metro quadrado na região, e a regulação do governo da califórnia levaram várias empresas a se mudar de lá para outros estados, ou países.

Allan




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