Virgínia Silveira
São José dos Campos
_+
_
_
"O Super Tucano já foi produzido, certificado e operado com sucesso e em combate, não só no Brasil, mas também na Colômbia", disse uma fonte. Outro ponto a favor do Super Tucano é a sua capacidade para carregar armamentos. O AT-6B tem capacidade para transportar 500 quilos de carga paga enquanto o Super Tucano pode carregar até 1,5 toneladas e equipamentos de missão.
A versão básica do Super Tucano custa entre US$ 10 milhões e US$ 15 milhões. Segundo uma fonte ligada à Embraer, o governo de Angola comprou em maio deste ano seis Super Tucano. É a primeira vez que a empresa realiza a venda de uma aeronave de defesa no continente africano.
No pedido de informações emitido pela USAF existe uma previsão de que as entregas iniciais das aeronaves aconteçam a partir de 2012 e que o primeiro esquadrão esteja operacional no ano seguinte. "Por enquanto só existe um pedido de informações para as empresas, o que não implica em nenhuma obrigação contratual por parte do governo dos Estados Unidos."
Caso a Embraer consiga concretiza a venda de 100 Super Tucano para a USAF, a empresa teria que, pela legislação americana, instalar uma linha de fabricação das aeronaves nos Estados Unidos. Essa não seria uma dificuldade para a Embraer, tendo em vista que a empresa brasileira já está montando uma nova instalação em Melbourne, na Flórida, para atender a operação de aviação executiva.
Além da Força aérea dos Estados Unidos, a Marinha deste país também estuda a possibilidade de adquirir aeronaves Super Tucano. O modelo já vem sendo testado há mais de um ano pela Marinha americana para provar conceito como aeronave de apoio aéreo próximo, destinado as forças de operações especiais em conflitos._
_
_
_
+
.
Isso havia sido noticiado aqui? Angola?
Será que esse repórter não está se confundindo com aquela DOAÇÃO de Tucaninhos para o governo de Moçambique?
'' O Ministério da Defesa de Angola está a negociar com a construtora aeronáutica brasileira Embraer a aquisição de seis aviões de reconhecimento e patrulha Super Tucano para reforçar a frota da Força Aérea. O negócio está praticamente fechado e custará cerca de 62 milhões de dólares, valor que poderá aumentar.
Em Maio de 2005, durante uma visita a Brasília, o Presidente José Eduardo dos Santos acordou com o seu congénere brasileiro Lula da Silva a concessão de uma linha de crédito de 580 milhões de dólares para financiar compras angolanas de equipamento diverso, nomeadamente aviões para fins comerciais, executivos e militares fabricados pela Embraer.
Angola comprometeu-se, na ocasião, a liquidar a factura através do fornecimento de 20 mil barris de petróleo por dia.''
Quando vi os detalhes dos poucos embargos tecnológicos "abertos ao publico" que os U.S.A. fizeram ao nosso país comecei a espumar a boca!!
video:
Jà vimos tudo isso antes senhores, toda esta historia da carochinha e sempre a mesma, abrem uma concorrencia (Embraer R-99) para “amaciar a carne” em um disputa no paìs em que concorrem (SIVAM), depois dizem que nao era nada assim e que nos entendemos mal!!! Sempre foi assim, no FX2 será o mesmo!!!
Toda esta encomenda do ALX é conto do vigário!!
Friday, October 02, 2009 India's Next Ab-initio Trainer Competition
Indian Air Force chief Air Chief Marshal PV Naik announced yesterday that the government would soon be putting out a tender for 80 ab-initio trainer airplanes. The six airplanes shown above are understood to be the tentative contenders for the competition. An additional 80-100 are to be of a type (HTT-40) developed and manufactured independently by HAL. HAL has, incidentally, put out its own RFI to all the above airplanes' manufacturers for a technical assistance/JV tie-up for the indigenous ab-initio trainer that will succeed the highly faulty HPT-32. For now, to the great consternation of the families of a lot of pilot cadets, an Air Vice Marshal of the Indian Air Force is studying the feasibility of conducting a quick stop-gap refurbishment of the HPT-32 fleet to push them for four-five years more.
Ainda acho difícil a Embraer levar essa, a não ser que seja pra entregar todo o projeto pra os ianques. Eles não vão ficar dependendo de nada da Embraer e fornecedores nacionais.
"A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona".(Eduardo Galeano)
Creio que o ST é o único dentre os concorrentes que se encaixa perfeitamente para a missão que o vencedor da concorrencia realizará.
É o único que foi desde o inicio projetado para ser um caça-bombardeiro leve (ao contrário dos concorrentes que são meros treinadores), e por causa disso o ST vem de fábrica com armamento fixo (duas metralhadoras .50), blindagem da nacele de pilotagem e outros pontos sensiveis, existe versão monoplace (menor risco de perdas humanas e maior alcance por causa do tanque extra), previsão para operação de mísseis ar-ar, uso de FLIR, etc....
Levando os fatos acima em consideração, o ST não tem concorrentes direto!
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
Sei lá mas as vezes acho que o Super Tucano esta bem acima de seus concorrentes, não conheço pessoalmente os outros, mas quem conhece o ST sabe do que estou falando ele é um bombardeiro que serve como treinador e não um treinador puro, tanto que ele é muito diferente do Tucano.
Algum dos concorrentes ja teve batismo de fogo fora o ST claro?
Jobim diz que EUA mostrou disposição de comprar avião de combate da Embraer
FÁBIO AMATO
da Agência Folha, em São José dos Campos
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem que os governos do Brasil e dos EUA estão discutindo um acordo de cooperação na área de defesa. De acordo com Jobim, os norte-americanos mostraram disposição de comprar cem aviões de combate Super Tucano, fabricado pela Embraer, caso a parceria seja firmada.
"A Embraer se habilitou em uma concorrência internacional nos EUA. Essa concorrência poderá ser afastada se nós firmarmos com os EUA um acordo de cooperação na área de defesa", disse o ministro, durante evento em São José dos Campos (91 km de São Paulo).
Jobim não deu detalhes do acordo negociado. Segundo ele, os termos estão sendo analisados pelo Itamaraty.
Ainda de acordo com o ministro, não há relação entre estas negociações e o programa FX-2, de renovação da frota de caças brasileiros. Entre as empresas concorrentes está a norte-americana Boeing.
O principal cliente do Super Tucano é a FAB (Força Aérea Brasileira), que o utiliza no treinamento de pilotos e no Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia). O avião foi desenvolvido a pedido do governo brasileiro e tem como base o Tucano, usado em treinamento de pilotos.
A Embraer disse que não vai se pronunciar sobre o assunto.
Não é a troco de nada.
Tropas americanas estão morrendo em buracos ao redor do mundo, sentindo falta de um avião que faça o que o ST faz.
Quando soldados americanos morrem, a necessidade é outra. querem o melhor, o que vai matar os inimigos e salvar vidas americanas.