TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Benke
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Dom Ago 06, 2006 7:54 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20386 Mensagem por Benke » Seg Out 05, 2009 10:41 pm

Beronha escreveu:
Carlos Mathias escreveu:O que? Vamos comprar mais Super Tucanos???? :roll:
Carlos, vc tem alguma impressão, lá no fundinho? :mrgreen: que o lula fez cagada dia 7/set ?

Pows, a tal da lingua é o chicote da bunda, o lula perdeu uma ótima oportunidade de ficar quieto...
O rafale levou, mas, essa proposta sueca é algo que sempre sonhamos (ate vc :mrgreen: )
Grande Beronha!!




ars longa vita brevis
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20387 Mensagem por DELTA22 » Seg Out 05, 2009 10:43 pm

DBader escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Gripen NG Brasil será mais nacional do que o AMX, diz Saab
Acho que a pergunta que cabe nesse momento é: o Brasil prefere comprar um avião brasileiro ou um avião francês? :?

[]s,
Douglas Bader
Pô, meu, não força né... Vai ficar subestimando a inteligência do pessoal aqui até quando??? :evil:

[]'s
Delta, "o impaciente com contos infantis".




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20388 Mensagem por orestespf » Seg Out 05, 2009 10:44 pm

AlbertoRJ escreveu:Reparem uma coisa:
O que na proposta divulgada pela Saab é concreto e o que é promessa?
O que é realizável e o que é claramente um jogo de cena, como a compra de Gripens NG para a Força Aérea Sueca, por exemplo?
Vamos nos colocar no lugar de quem vai ter que gastar bilhões e de quem vai operar os aviões pelos 30 anos seguintes.
Se fossem vocês a fazer a escolha, o que fariam?

Por isso é que vai dar Rafale.

[]'s
Alberto, pense assim você está saindo com um puta gata, dá conta do recado, ela está satisfeita, então lhe pergunto: você vai alugar um helicóptero, comprar um tonel de pétalas de rosas e jogar sobre a casa dela toda semana? É isto que está acontecendo!

Não tenho absolutamente nada contra o Gripen NG, sou apenas (radicalmente) contra a proposta dos suecos, ofendem a inteligência alheia (ou burrice, se quiserem me chamar assim, aceito).

Porém, porém, porém, se os franceses não conseguirem honrar formalmente o prometido pelo Sarkozi, um abraço, aí opto pela minha segunda opção que é... :twisted: :twisted:

Mudando um pouco, o que você quis dizer em se colocar no lugar de quem vai operar pelos próximos 30 anos? A FAB ou o Brasil???


Grande abraço,

Orestes




Avatar do usuário
Antunes
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 234
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 5:48 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20389 Mensagem por Antunes » Seg Out 05, 2009 10:44 pm

orestespf escreveu:
“Nós propomos que o Gripen NG seja produzido no Brasil, para o Brasil e para o mercado mundial”.
De que forma isso aconteceria??? Afirmações assim seriam devolvidas com perguntas do seguinte tipo: A SAAB está abrindo mão de seu mercado mundial em favor do Brasil?

Isto não é coisa que se diga, coisa de amador, só pode. Até porque a tiazinha não é muito boa na tradução. :mrgreen: :mrgreen:
A Suécia pode oferecer uma parceria muito ampla, muito além do Gripen NG Brasil. Entre outras coisas, não estamos procurando um comprador e sim um parceiro”, disse.
E de que forma? Frase bonitas, mas vazias não causam impacto, não em quem deveria.

(Edit): espero que não seja sugestão de "turismo erótico" (não sou eu que estou dizendo, apenas livre leitura de frases soltas). Muito infeliz esta parte, muito infeliz... Em diplomacia palavras são fundamentais, e como!!!
"Nós temos o apoio do Parlamento, se o Brasil decidir adquirir o Gripen NG, a Suécia participará disso e nós também iremos comprar essas aeronaves no futuro”.
Sei... O Brasil então se transformaria no produtor mundial do Gripen NG e a Suécia seria compradora. Depois dizem que os cara são bons... :lol: :lol: :lol:
“Por enquanto, o Parlamento decidiu que nós deveremos ter 100 aeronaves [Gripen C/D]. A decisão sobre a frota futura acontecerá em breve, mas o número ainda não está definido”, disse.
Tá, mas e aí? A parte quente não foi respondida, por quê? Simples, porque não há resposta que convença.
“Agora é a oportunidade perfeita para uma parceria perfeita. A proposta que nós entregamos hoje (2/10) é uma proposta revisada da primeira e o que nós oferecemos é uma solução completa para a FAB. Nós propomos que o Gripen NG seja produzido no Brasil, para o Brasil e para o mercado mundial. Uma parceria de longo prazo e uma maneira de desenvolvermos tecnologias”, afirmou.
Oportunidade perfeita pra quem? Ah, tá, pra SAAB e para os suecos. :twisted: :twisted:

A FAB tem cada uma... Sabe muito bem como fazer um FX da vida, já me disseram que se faltar letra latina vão usar letras gregas, as letras em cirílico, etc. Sabedoria é isso, uso e abuso das letras dos alfabetos mundo a fora. :lol: :lol:
De acordo com Svensson, a proposta sueca prevê 175% de offsets. Ele informou também que 40% do desenvolvimento da aeronave seria de responsabilidade da indústria brasileira, que teria, porém, acesso e total participação nos 60% de atividades restantes.
Putz! Dediquei grande parte de minha vida aos estudos da matemática, aí me aparece alguém falando em "175%" de algo que não se sabe o que é. Para aqueles que compreendem o que estou dizendo sabe o quanto tal besteira é ofensiva, os caras devem achar que o Brasil não sabe fazer contas... Mas se esquecem que a matemática brasileira quando comparada...
Suécia também se compromete a “avaliar a possibilidade de compra” do KC-390 e do Super Tucano, ambos da Embraer, para equipar a Força Aérea local.
Isto é uma ofensa! Como uma empresa privada ousa falar em nome do Estado sueco? Total desrespeito a lógica, diplomacia e inteligência alheia.
“[A proposta] oferece um casamento perfeito baseado em habilidades complementares e excelência tecnológica. O compromisso da Suécia para com o Brasil oferece independência e não dependência. O pacote exclusivo de compensações industriais significa um envolvimento direto de empresas brasileiras no desenvolvimento, produção e manutenção do Gripen NG Brasil. Isto irá criar e manter oportunidades de trabalho em alta tecnologia no Brasil”, concluiu.
Como falar em independência se eles ainda não se viram livres dos 50% do Gripen NG em peças e equipamentos de procedência americana? Ah, tá, os brasileiros...

O resto é muito simplório, tá bom assim, mantém-se o nível. :roll: :roll:
“Por tudo isso, eu diria que o Gripen NG Brasil seria um avião mais brasileiro do que o AMX”, disse aos repórteres ao lembrar que o Brasil ficou responsável por apenas 30% do projeto AMX.
:lol: :lol: :lol:

Os cara são tão bons em marketing que ousam comparar o Gripen NG ao AMX, aquele apelidado de F-32, por ter custado duas vezes mais do um F-16. :lol: :lol: :lol:


E tem gente que gosta disso... :lol: :lol: :lol:

Sinto muito, mas me envergonho pelos caras, são tão puros que chegam ao grau da inocência...

E fico me perguntando, por que você perde tempo com isso, Orestes, vá trabalhar e pare de perder tempo com besteiras, meu!!! :lol: :lol:
Me desculpem essa em off, mas essa propaganda mostra a inocencia dos Suecos. Desculpe avacalhar baseado em seu post Orestes.



Abraços




"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20390 Mensagem por orestespf » Seg Out 05, 2009 10:46 pm

Antunes escreveu: Me desculpem essa em off, mas essa propaganda mostra a inocencia dos Suecos. Desculpe avacalhar baseado em seu post Orestes.

Abraços
O Orestes já está "avacalhado" (virou moda), Antunes, não esquenta. :mrgreen: :mrgreen:




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20391 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 05, 2009 10:46 pm

Mas meu Deus do céu, isso é óbvio. Os caras não sacaram que isso só é impressionante prá entusiasta azul e prá mídia ????
Será que eles acham que o pessoal que vai decidir vai se influenciar com essas coisas de "avião brasileiro" ?
Aí quando o MinDef solta as suas os caras choram. :roll: :?




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20392 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Out 05, 2009 10:48 pm

Caramba, estão surgindo dúvidas de coisas que eu pensei estarem bastante claras no texto. Eu provavelmente tenho que melhorar muito minha redação.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20393 Mensagem por DBader » Seg Out 05, 2009 10:48 pm

AlbertoRJ escreveu:O que na proposta divulgada pela Saab é concreto e o que é promessa?
Tudo o que está na proposta é promessa. A partir do momento em que o Brasil optar por esta proposta, as promessas vão se concretizando. Com a proposta da Dassault é a mesma coisa: promessa de transferência de tecnologia. Se o Brasil não optar pela proposta da Dassault, a transferência de tecnologia não se concretizará.

O compromisso de aquisição do Gripen NG está na proposta sueca. Se o Brasil optar por ela, a suécia comprará o Gripen NG. Se não optar, não comprará. Não acredito que nada foi apresentado "de boca", com certeza está tudo por escrito e deverá ser cumprido sob pena de multa, como qualquer contrato.

[]s,
Douglas Bader




Imagem
Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20394 Mensagem por DBader » Seg Out 05, 2009 10:53 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Caramba, estão surgindo dúvidas de coisas que eu pensei estarem bastante claras no texto. Eu provavelmente tenho que melhorar muito minha redação.
Acho que não adianta melhorar o texto. Existe uma predisposição de alguns em duvidar de tudo o que é dito pela Saab e pelo Governo Sueco. Tudo o que eles falam é mentira, portanto, não há nada que possa ser feito. Por outro lado, tudo o que o francês fala é verdadeiro. "Transferência total e irrestrita de 100% do avião" é algo que parece crível para alguns.

Paciência. :roll:

[]s,
Douglas Bader




Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20395 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Out 05, 2009 10:53 pm

orestespf escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Reparem uma coisa:
O que na proposta divulgada pela Saab é concreto e o que é promessa?
O que é realizável e o que é claramente um jogo de cena, como a compra de Gripens NG para a Força Aérea Sueca, por exemplo?
Vamos nos colocar no lugar de quem vai ter que gastar bilhões e de quem vai operar os aviões pelos 30 anos seguintes.
Se fossem vocês a fazer a escolha, o que fariam?

Por isso é que vai dar Rafale.

[]'s
Alberto, pense assim você está saindo com um puta gata, dá conta do recado, ela está satisfeita, então lhe pergunto: você vai alugar um helicóptero, comprar um tonel de pétalas de rosas e jogar sobre a casa dela toda semana? É isto que está acontecendo!

Não tenho absolutamente nada contra o Gripen NG, sou apenas (radicalmente) contra a proposta dos suecos, ofendem a inteligência alheia (ou burrice, se quiserem me chamar assim, aceito).

Porém, porém, porém, se os franceses não conseguirem honrar formalmente o prometido pelo Sarkozi, um abraço, aí opto pela minha segunda opção que é... :twisted: :twisted:

Mudando um pouco, o que você quis dizer em se colocar no lugar de quem vai operar pelos próximos 30 anos? A FAB ou o Brasil???


Grande abraço,

Orestes
Orestes,
Me refiro aos dois!
A FAB, que correria o risco de ser a única operadora desse avião e o país que se envolveria em um programa de um avião regulado por um tratado assinado entre a Suécia e os EUA.

Abraços




Alberto -
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20396 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Out 05, 2009 10:55 pm

AlbertoRJ escreveu:
orestespf escreveu: Alberto, pense assim você está saindo com um puta gata, dá conta do recado, ela está satisfeita, então lhe pergunto: você vai alugar um helicóptero, comprar um tonel de pétalas de rosas e jogar sobre a casa dela toda semana? É isto que está acontecendo!

Não tenho absolutamente nada contra o Gripen NG, sou apenas (radicalmente) contra a proposta dos suecos, ofendem a inteligência alheia (ou burrice, se quiserem me chamar assim, aceito).

Porém, porém, porém, se os franceses não conseguirem honrar formalmente o prometido pelo Sarkozi, um abraço, aí opto pela minha segunda opção que é... :twisted: :twisted:

Mudando um pouco, o que você quis dizer em se colocar no lugar de quem vai operar pelos próximos 30 anos? A FAB ou o Brasil???


Grande abraço,

Orestes
Orestes,
Me refiro aos dois!
A FAB, que correria o risco de ser a única operadora desse avião e o país que se envolveria em um programa de um avião regulado por um tratado assinado entre a Suécia e os EUA.

Abraços
Ué, mas não está dito lá que a Suécia vai comprar também se o Brasil comprar? Tem até no áudio. :?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20397 Mensagem por DELTA22 » Seg Out 05, 2009 10:56 pm

...as promessas vão se concretizando.
Viva o gerundismo tipo bagre na graxa!!! :lol: :lol: :lol: :lol:




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20398 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Out 05, 2009 10:56 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Caramba, estão surgindo dúvidas de coisas que eu pensei estarem bastante claras no texto. Eu provavelmente tenho que melhorar muito minha redação.
Vinícius, se fui eu quem interpretou de forma errônea, por favor, faça as devidas correções.

[]'s




Alberto -
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20399 Mensagem por orestespf » Seg Out 05, 2009 10:56 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Caramba, estão surgindo dúvidas de coisas que eu pensei estarem bastante claras no texto. Eu provavelmente tenho que melhorar muito minha redação.
Vinícius, muito sério agora, não percebi espaço para dúvida alguma em seu texto, achei excelente, pelo menos tive a sensação (forte) que você foi o mais fiel possível no que foi dito na tal entrevista/coletiva. Errei? Uma coisa é analisar que foi dito por eles, outra coisa é questionar o seu papel enquanto jornalista (este eu não questiono, me pareceu ótimo).


Grande abraço; parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho!!!

Orestes




Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20400 Mensagem por Mapinguari » Seg Out 05, 2009 10:56 pm

orestespf escreveu:
“Nós propomos que o Gripen NG seja produzido no Brasil, para o Brasil e para o mercado mundial”.
De que forma isso aconteceria??? Afirmações assim seriam devolvidas com perguntas do seguinte tipo: A SAAB está abrindo mão de seu mercado mundial em favor do Brasil?

Isto não é coisa que se diga, coisa de amador, só pode. Até porque a tiazinha não é muito boa na tradução. :mrgreen: :mrgreen:

Talvez não tenha ficado claro, mas creio que ele se refere a algo como a participação da África do Sul no Programa Gripen, onde vários componentes e sistemas são produzidos na África do Sul para TODOS os Gripen C/D, incluindo os suecos e os de outros países. O mesmo aconteceria com a participação do Brasil no Gripen NG.
A Suécia pode oferecer uma parceria muito ampla, muito além do Gripen NG Brasil. Entre outras coisas, não estamos procurando um comprador e sim um parceiro”, disse.
E de que forma? Frase bonitas, mas vazias não causam impacto, não em quem deveria.

Concordo que deveriam ter definido em que termos isso aconteceria.

(Edit): espero que não seja sugestão de turismo erótico. Muito infeliz esta parte, muito infeliz... Em diplomacia palavras são fundamentais, e como!!!
"Nós temos o apoio do Parlamento, se o Brasil decidir adquirir o Gripen NG, a Suécia participará disso e nós também iremos comprar essas aeronaves no futuro”.
Sei... O Brasil então se transformaria no produtor mundial do Gripen NG e a Suécia seria compradora. Depois dizem que os cara são bons... :lol: :lol: :lol:

Vamos nos remeter à minha primeira réplica, lá em cima. Se eles oferecem a produção de 80% da célula do Gripen NG no Brasil, eles certamente comprariam os caças deles produzidos em nossa linha de montagem. Não vejo sentido em duas linhas de montagem.
“Por enquanto, o Parlamento decidiu que nós deveremos ter 100 aeronaves [Gripen C/D]. A decisão sobre a frota futura acontecerá em breve, mas o número ainda não está definido”, disse.
Tá, mas e aí? A parte quente não foi respondida, por quê? Simples, porque não há resposta que convença.

Não deve ser um número muito grande a ser adquirido, se sair uma decisão neste sentido. Pode ser coisa para uns dois esquadrões ou uma Ala, talvez até desativando modelos mais antigos quando os NG forem entregues, para manter o total de 100 Gripen NG e C/D.
“Agora é a oportunidade perfeita para uma parceria perfeita. A proposta que nós entregamos hoje (2/10) é uma proposta revisada da primeira e o que nós oferecemos é uma solução completa para a FAB. Nós propomos que o Gripen NG seja produzido no Brasil, para o Brasil e para o mercado mundial. Uma parceria de longo prazo e uma maneira de desenvolvermos tecnologias”, afirmou.
Oportunidade perfeita pra quem? Ah, tá, pra SAAB e para os suecos. :twisted: :twisted:

A FAB tem cada uma... Sabe muito bem como fazer um FX da vida, já me disseram que se faltar letra latina vão usar letras gregas, as letras em cirílico, etc. Sabedoria é isso, uso e abuso das letras dos alfabetos mundo a fora. :lol: :lol:

Não esqueça dos ideogramas orientais. As possibilidades tendem ao infinito.
De acordo com Svensson, a proposta sueca prevê 175% de offsets. Ele informou também que 40% do desenvolvimento da aeronave seria de responsabilidade da indústria brasileira, que teria, porém, acesso e total participação nos 60% de atividades restantes.
Putz! Dediquei grande parte de minha vida aos estudos da matemática, aí me aparece alguém falando em "175%" de algo que não se sabe o que é. Para aqueles que compreendem o que estou dizendo sabe o quanto tal besteira é ofensiva, os caras devem achar que o Brasil não sabe fazer contas... Mas se esquecem que a matemática brasileira quando comparada...

Bom, aqui o que eu entendo é que, se o Brasil investir US$ 1 bi na compra dos caças, a Suécia investe US$ 1,75 Bi no Brasil.
Suécia também se compromete a “avaliar a possibilidade de compra” do KC-390 e do Super Tucano, ambos da Embraer, para equipar a Força Aérea local.
Isto é uma ofensa! Como uma empresa privada ousa falar em nome do Estado sueco? Tal desrespeito a lógica, diplomacia e inteligência alheia.

Bom, quem tava falando aí era o Ministro da Defesa da Suécia, não? Ele não fala em nome do governo sueco?
“[A proposta] oferece um casamento perfeito baseado em habilidades complementares e excelência tecnológica. O compromisso da Suécia para com o Brasil oferece independência e não dependência. O pacote exclusivo de compensações industriais significa um envolvimento direto de empresas brasileiras no desenvolvimento, produção e manutenção do Gripen NG Brasil. Isto irá criar e manter oportunidades de trabalho em alta tecnologia no Brasil”, concluiu.
Como falar em independência se eles ainda não se viram livres dos 50% do Gripen NG em peças e equipamentos de procedência americana? Ah, tá, os brasileiros...

Orestes, isso já foi mais do que respondido no fórum. A transferência de tecnologia a que se referem é a de domínio sueco. A FAB sabe da existência de equipamentos americanos no caça, como motor, HUD, APU, e outros, mas não deve ver isso como problema, ou ele não estaria na Short List, não?

O resto é muito simplório, tá bom assim, mantém-se o nível. :roll: :roll:

Sem comentários.
“Por tudo isso, eu diria que o Gripen NG Brasil seria um avião mais brasileiro do que o AMX”, disse aos repórteres ao lembrar que o Brasil ficou responsável por apenas 30% do projeto AMX.
:lol: :lol: :lol:

Não acho a comparação incorreta, se o Brasil tiver, efetivamente, participação no desenvolvimento e/ou fabricação de partes da aeronave (com tramsferência de tecnologia) e não apenas montagem.

Os cara são tão bons em marketing que ousam comparar o Gripen NG ao AMX, aquele apelidado de F-32, por ter custado duas vezes mais do um F-16. :lol: :lol: :lol:

E que, se não me engano, agregou bem mais à indústria brasileira do que a compra pura e simples do F-16 poderia agregar.

E tem gente que gosta disso... :lol: :lol: :lol:

Sinto muito, mas me envergonho pelos caras, são tão puros que chegam ao grau da inocência...

Talvez essa pureza e inocência seja uma virtude não desejada dos suecos enquanto a malícia, a esperteza e o "estamos abertos a qualquer negócio" seja visto com bons olhos nos franceses pelos que decidem. Vá saber... :shock:

E fico me perguntando, por que você perde tempo com isso, Orestes, vá trabalhar e pare de perder tempo com besteiras, meu!!! :lol: :lol:

Isso, só você poderá responder. :mrgreen:




Mapinguari

Imagem
Responder