FIGHTERCOM escreveu:Caro Czarccc,czarccc escreveu: Wesley,
É uma suposição que fiz, pois me é inviável fazer uma pesquisa com amostra numérica e qualitativamente relevante. Digo isso baseado no contato com vários militares em Anápolis quando lá morei. E NENHUM sequer tinha ouvido falar disso, inclusive um mecânico de Mirage III, de quem era mais próximo, que visitava toda semana. Em um churrasco na Vila dos Sargentos ouvi uma história de um dos maiores especialistas em mísseis da FAB. Ele contava às gargalhadas que o pessoal da mectron havia perdido meses em um sistema de movimentação das aletas do Piranha que só foi resolvido quando por ocasião de um treinamento que ele ministrava em SJC foi contactado pela empresa, conhecendo bem como funcionava esse sistema nos Magic deu o auxilio crucial para o proceguimento do projeto. Ele também não sabia dos embargos... Não é uma amostra tão grande, mas me pareceu uma tendencia. Além disso cito o post do colega Fracoorp para mostrar algumas estatísticas: O vídeo do Brigadeiro Venâncio já foi postado aqui umas 10 vezes. Essa lista o colega Francoorp postou em uns 4 tópicos diferentes. A 3 dias atrás dois dos vídeos tinham em torno de 150 visualizações, os outros não passavam de 100. Agora vejamos. Somos mais de 3 mil foristas. O único vídeo que tem percentual de viualizações razoável com relação ao número de foristas é o do Brigadeiro Venâncio, depois de intensa campanha. Eu espalhei ele por onde pude. Portanto não necessariamente a maioria dos DBistas sabe disso. Por outro lado a FAB possue em torno de 60 mil membros. O número de visualizações fica mais insignificante ainda. Somos mais de 190 milhões de brasileiros...
É claro que o youtube não é o único meio de propagação dessa informação (existe o boca a boca), mas é provavelmente o de maior alcance e capilaridade e serve pelo menos de indício de quão difundido isso é. Porque quando alguém ouve sobre isso e fica sabendo que há um vídeo no youtube, certamente o procurarão. Portanto acho razoável minha suposição de divulgação ínfima, apesar de não possui dados que respaldem "científicamente" essa suposição.
Saudações
Eu por exemplo, não cheguei a assistir a grande maioria dos vídeos acima, mas tive a oportunidade de ver a apresentação em PPT do Brigadeiro Venâncio, que já tinha sido disponibilizada há algum tempo aqui no DB. E como notícia ruim se espalha fácil, achei estranho esse possível desconhecimento por parte dos oficiais da FAB.
Abraços,
Wesley
Faz sentido seu argumento Wesley. Apesar de acompanhar o FX desde a primeira concorrência cancelada, sou novato aqui no DB. Não sabia que já havia sido postado aqui o PPT. De qualquer forma o que disse é apenas uma suposição baseada em minha experiência pessoal. Talves nem todos tenham se atentado para isso como reclamaram o Gerson e o skyway, mas isso é pura especulação minha. Vi muitos foristas surpresos com os vídeos, mas o fórum está sempre crescendo e foristas novatos, como eu, naturalmente se surpreenderiam. Enfim, vc tem um bom ponto. Gostaria de ressaltar a cordialidade de suas respostas, sempre se atendo a argumentos sobre o tema em discussão e à lógica. Parece que eu adentrei o fórum em uma "tempestade". Senti agressividade em alguns posts, inclusive meus na hora do sangue quente.
Saudações